Aumentar views no YouTube: 10 dicas gratuitas para aplicar ainda hoje

Atualizado há mais de 3 semanas

Aumentar views no YouTube é o desejo de todo produtor de vídeos, certo? Existem práticas que parecem simples, mas que apresentam resultados surpreendentes — e será que você as conhece?

Este post reúne dicas que você pode aplicar em seu negócio quanto hoje. É possível, por exemplo, utilizar tags ou criar playlists.

Além disso, algumas estratégias utilizadas na produção de conteúdo para o seu blog, como a pesquisa de palavra-chave, podem ser aplicadas também.

Por isso, confira o nosso conteúdo e se prepare para aumentar as views em seu canal do YouTube.

1. Escolha boas palavras-chave

Para se posicionar bem no Google, é necessário escolher a palavra-chave ideal para o seu conteúdo — e não poderia ser diferente no YouTube. Antes de planejar ou editar qualquer vídeo, é necessário fazer uma pesquisa eficiente.

O termo ou a expressão escolhida será fundamental para direcionar o mecanismo de busca da plataforma e trazer mais visualizações para o seu negócio.

As ferramentas de SEO que você utiliza em seu dia a dia, com o SemRush, o Ubbersugest e o Adwords, são fundamentais nessas horas.

Lembre-se do Google Trends também, pois ele indica os termos mais buscados em um determinado período. Com essas informações em mãos, você cria conteúdos melhores e define os tópicos de seus próximos vídeos.

2. Use tags

Assim como as keywords, as tags ajudam o algoritmo da rede social a reconhecer o que os usuários encontrarão em seus vídeos. Saiba também que elas ajudam na indexação do seu conteúdo.

Faça com que as informações sejam simples e fáceis de serem entendidas. É válido utilizar a palavra-chave principal e escolher termos auxiliares, que estão relacionados ao tópico abordado também.

Portanto, você não vai dar o vacilo de não utilizá-las, né?

3. Foque nos primeiros 5 segundos

Os momentos iniciais de seu conteúdo merecem toda a sua atenção, principalmente os primeiros 5 segundos. É durante esse tempo que o espectador decide se assistirá o seu vídeo ou não.

Alguns YouTubers cometem o equívoco de colocar propagandas e vinhetas nesse período, e você não pode fazer o mesmo.

Quem não se preocupa com isso acaba perdendo views para outros canais, pois a concorrência é alta e literalmente mora ao lado. Quer ver só?

Basta abrir qualquer vídeo no YouTube e analisar o conteúdo da barra lateral direita. Em um piscar de olhos, o visitante pode encontrar outro vídeo mais interessante abandonar a sua página.

Veja como isso é importante na imagem abaixo. Diversos conteúdos são ofertados ao expectador enquanto ele assiste ao seu conteúdo. O menor sinal de desinteresse pode ser fatal nessas  horas. 

aumentar views no youtube 2

Além de reduzir a retenção da audiência, que é o tempo médio que as pessoas assistem ao seu vídeo, isso faz com que o engajamento do público caia e você perca credibilidade com o espectador. 

Por isso, entregue o máximo de valor possível nos primeiros 5 segundos e prenda a atenção do seu público.

Você pode, por exemplo, fazer um resumo do que será tratado no decorrer do vídeo e dizer que, ao final, você responderá os comentários do vídeo anterior ou, utilizando o gatilho mental da curiosidade, dizer que contará um segredo para reduzir custos na empresa.

As possibilidades são variadas. Portanto, use a sua criatividade e garanta mais views no YouTube.

4. Faça imagens de thumbnail marcantes

Provavelmente, você já assistiu um vídeo por causa de uma boa imagem de capa, certo?

As chamadas thumbnails servem para atrair a atenção do público e devem ser bem desenvolvidas por quem deseja aumentar as views no YouTube. Nessas horas, você tem duas opções.

No primeiro caso, você pode utilizar um frame do próprio vídeo, que inclusive é sugerida pela própria plataforma. Na outra possibilidade, é possível criar uma Thumbnail personalizada.

Em ambas as situações, lembre-se de criar uma thumbnail que seja direta, dizendo o que o usuário deve esperar do seu vídeo.

PS: quer criar Thumbails com facilidade? Então, conheça o Adobe Sparks agora mesmo!

5. Crie playlists

As playlists servem para que os produtores digitais criem conteúdos em sequência. Isso quer dizer que você pode fazer uma série sobre emagrecimento ou como vender mais: a escolha está em suas mãos.

Os benefícios das playlists são variados:

  • fazer com que o usuário assista vários vídeos sem que seja necessário dar play ou trocar de tela;
  • criar listas segmentadas para cada tópico;
  • organizar os conteúdos do seu canal e facilitar a experiência do espectador;
  • aumentar o tempo de permanência do canal;
  • influenciar o algoritmo do YouTube na escolha dos vídeos relacionados.

6. Utilize as suas redes sociais

Você já deve estar cansado de ouvir que as redes sociais são ótimas para trazer tráfego para o seu blog, ganhar notoriedade no mercado e criar laços com clientes.

E essa ideia também é válida para aumentar as views no YouTube.

Uma simples postagem no Instagram, por exemplo, pode trazer centenas ou milhares de visualizações para um de seus vídeos.

E não para por aí. Ao trazer mais pessoas para o YouTube, o algoritmo da plataforma entende que os seus conteúdos como porta de entrada para novos usuários, melhorando o rankeamento orgânico do seu canal e aumentando o número de indicações.

7. Tenha influenciadores digitais como parceiros

Hoje em dia, é quase impossível que você não tenha ouvido falar dos digital influencers, as personalidades das redes sociais. Eles compartilham conteúdos relevantes para os seguidores e podem focar em vários nichos, desde beleza até tecnologia.

Alguns empreendedores contratam o serviço de influenciadores digitais para vender produtos, e você pode utilizá-los para ter mais views no YouTube.

Imagine se o Whindersson Nunes, o maior Youtuber brasileiro, fizesse um vídeo de react de conteúdo seu. Provavelmente, milhares de pessoas correriam para o seu canal, a fim de conferir o seu vídeo, não é mesmo?

Portanto, encontre o influenciador digital adequado para o seu negócio e veja suas views aumentarem.

8. Mantenha regularidade em suas postagens

Essa é mais uma comparação entre a produção de conteúdos para blogs e o YouTube que você deve se lembrar: ser regular em suas publicações.

Empreendedores que têm um público fiel estabelecem dias e até horários específicos para lançarem seus vídeos. Cometer o erro de publicar um vídeo hoje e outro daqui a 2 meses é algo que você deve evitar a todo custo.

No começo, é normal ter dúvidas sobre as melhores datas e datas. Por isso, é importante realizar testes e ver como o público reage. Após isso, você consegue melhorar a sua estratégia e aumentar views no YouTube.

Alguns canais postam vídeos todos os dias, outros publicam 3x por semana. O importante é manter regularidade e ser fiel ao seu calendário editorial.

9. Incentive os comentários

Estimular a conversa entre os usuários é outra maneira para impulsionar o crescimento do seu canal. Ao final de cada vídeo, estimule a interação nos comentários e deixe que os viewers conversem entre si ou até mesmo façam perguntas para você.

Atente-se apenas para evitar discussões, spams e comentários maldosos. Aproveite esse momento e veja as críticas que o seu canal recebe também. Elas são fundamentais para o seu futuro, já que você pode se basear nesses comentários e melhorar o seu posicionamento e a sua produção.

10. Aproveite os seus vídeos no blog

Colocar vídeos em posts é uma ótima estratégia para aumentar o tempo de permanência dos visitantes do seu blog. Além de deixar o conteúdo mais completo, você oferece uma nova forma das pessoas adquirirem conhecimento.

Estamos adotando essa dica para aumentar views no YouTube no blog do eNotas, e alguns resultados são surpreendentes.

Em nosso post sobre como emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), colocamos o seguinte vídeo:

Ao analisar os dados do YouTube e de nosso blog no dia 09/11/2018, temos:

Visualizações orgânicas da página como emitir NFS-e:

visualizações post nfse

Número de views do vídeo no YouTube:

views youtube

Se você dividir o número de views do vídeo pela quantidade de acessos do post e multiplicar por 100, descobrirá que quase 20% dos visitantes viram o vídeo.

E a imagem abaixo irá surpreendê-lo ainda mais:

aumentar views youtube

É isso mesmo que você viu. 90% de todo o tráfego do vídeo foi externo nas últimas 48 horas.

Em outras palavras, quem quer ter mais views no YouTube precisa colocar vídeos em seus blog posts imediatamente, correto?

Conclusão

Assim como em todas as outras redes sociais, você deve produzir conteúdos atraentes, que agregam valor aos seus expectadores.

Lembre-se de que é muito importante monitorar as consequências de qualquer atitude que você tomar também. Você pode não acertar de primeira. E acredite: isso acontece com muitos empreendedores, e não será diferente com você.

Mas não se preocupe. Os erros nos mostram onde precisamos melhor, por isso, sempre monitore o desempenho de seu perfil no YouTube. O crescimento orgânico das views pode demorar um pouco, mas é importante ser persistente e sempre buscar formas de melhorar o seu canal.

Com este post, você aprendeu dicas simples para aumentar views no YouTube. Coloque-as em prática quanto antes, comece a obter resultados positivos e pare de perder tempo.

O que você achou do nosso artigo? Qual outra dica você conhece? Conta para a gente no espaço abaixo!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.