8 dicas essenciais para bombar o Instagram do seu negócio

Atualizado há mais de 3 semanas

Quando alguém pergunta o que é preciso fazer para bombar o Instagram a gente responde com três palavras: estratégia, criatividade e presença.

É importante agir de forma planejada, ter um conteúdo interessante, ser constante, além de rápido nas respostas. É simples? Na verdade não. Para ter efetividade, você vai precisar realizar algumas ações pontuais.

É sobre elas que vamos falar no post de hoje. Descubra como dar um upgrade no seu Instagram!

1. Criação da base orgânica

Essa dica se aplica a quem está começando no Instagram. Antes de iniciar qualquer processo, você precisa da sua base orgânica. Isso quer dizer que são aqueles seguidores que você vai conquistar na raça. Então, é muito importante pedir ajuda a todos que te conhecem: amigos, familiares, profissionais.

Nesse começo, é preciso compreender quem é o seu público e segmentar as indicações. Produza o conteúdo certo para cativar estes primeiros usuários. Isso fará toda a diferença para o seu sucesso na rede.

2. Monitoramento das ações

Dando sequência às dicas que vão bombar o perfil do seu negócio no Instagram, vamos falar um pouco sobre o monitoramento. De modo geral, o que você precisa fazer é observar tudo.

Defina métricas, faça comparações e utilize os números disponíveis pela própria rede social para entender que tipo de post deu mais certo, os melhores horários e as hashtags do momento.

Compare seus resultados de agora com os de ontem e amanhã saberá qual caminho percorrer!

3. Importância da persona

O antiquado termo “público-alvo” não abrange completamente o que é uma persona e como ela pode ajudar na estratégia por trás do seu Instagram.

Mas como criar uma persona? Crie um perfil fictício, dê um um nome, descreva os interesses, idade, hobby de um personagem que seria seu “cliente ideal”, “cliente sonho” ou cliente mais comum.

Porém, nunca se baseie no “achismo”. Observe o mercado e os números do seu nicho de atuação. Entreviste seus clientes e leads, converse com as pessoas, faça pesquisas nas redes sociais em grupos de interesses comuns com o seu produto ou serviço.

Essa persona vai ser a sua base para buscar seguidores e também para conceber a estratégia de conteúdo. É para ela que seu Instagram estará se comunicando, desde o início.

Tente se aproximar do seu “cliente ideal” para estabelecer como a sua empresa poderá solucionar um problema que ele possui.  

Se você não sabe por onde começar, indicamos o Gerador de Persona, no qual toda a sua estratégia será documentada e você saberá claramente com quem se comunicar.

4. Valorização do conteúdo

Ao trabalhar o Instagram de forma estratégica, é preciso cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo.

Porém, não podemos esquecer de que o conteúdo é um dos pontos mais importantes. Ao estabelecer a sua persona, é hora de criar um materiais específicos para aquele perfil. Assim, você desenvolve uma relação com quem realmente precisa da sua solução.

Para começar, seu conteúdo deve ser bonito, único, criativo e estar em sintonia com o seu discurso. Nesse aspecto, as legendas dos posts também contam muito. Escreva um bom texto e tenha cuidado com os deslizes de português, pois isso pode depor contra o seu negócio.

Você deve levar em conta a premissa de que o perfil da sua empresa tem que se posicionar como especialista no seu segmento de atuação. A qualidade das suas publicações é o que vai possibilitar que seu público encontre você e ajude a bombar o seu Instagram.

5. Imagem de qualidade

O Instagram é uma rede social de total apelo visual, podendo ser uma foto, um vídeo, uma arte, um stories ou uma live. Mas o que chama a atenção mesmo é a qualidade da imagem – da harmonia das cores ao formato correto.

Faça um trabalho bonito, considerando que o Instagram pode ser a porta de entrada para a sua empresa encontrar o cliente adequado. E lembre-se: “a primeira impressão é a que fica”.

6. Automação no Instagram

Existem diversas ferramentas para bombar o Instagram, porém, nem todas conseguem resultados confiáveis.

Você precisa utilizar uma plataforma que atue diretamente na busca de seguidores. Para isso, é necessário ter uma base orgânica construída para usá-la. A partir de uma estratégia bem definida de público, ela é capaz de segmentar a busca apenas por usuários que realmente te interessam.

A ferramenta possibilita a definição de referências como localização, hashtags e perfis comuns ao seu negócio.

Além disso, um software de automação inteligente possui um dashboard com gráficos que mostram a evolução da sua conta no Instagram, algo que pode ajudar muito na fase de monitoramento.

7. Interação constante

Para promover uma verdadeira troca de informações e experiências com os seus usuários, é crucial interagir com eles.

Responda rápido aos comentários e mensagens e converse de igual para igual. Essa aproximação vai ajudar a sua empresa a fidelizar os seguidores e ainda aumenta suas chances de torná-los potenciais clientes.

8. Construção de um planejamento

No marketing digital, documentar as atividades é fundamental para que os resultados sejam alcançados. Depois disso, você saberá como chegou lá, o que é preciso ser melhorado e o que deve ser mantido.

Nesse sentido, quando falamos de Instagram, é importante criar um cronograma de postagens. Use os conteúdos de forma variada e conectados ao contexto da sua persona. Evite repetições e tente tornar a sua página cativante, com posts e stories constantes.

O Instagram tem se tornado uma das principais ferramentas de fortalecimento de uma marca. São milhares de usuários todos os dias, portanto, as chances de você encontrar o perfil do seu negócio são grandes.

As possibilidades são inúmeras, mas sem estratégia fica mais difícil desenvolver ações que realmente façam você vender mais. Afinal, esse é o objetivo de qualquer negócio, não é mesmo?

Então, siga as dicas para bombar o Instagram e aproveite as oportunidades que essa rede apresenta. Agora descubra 9 canais para aumentar o tráfego do seu site ainda hoje!

*Guestpost produzido pela equipe do Bume.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

  1. Como sempre um excelente trabalho, me chamo Wagner Santos e sou profissional de seo a mais de 6 anos. Amei seu texto super completo e rico em valor.
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    Ass. Wagner Santos http://www.revistademarketing.com.br

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