Descubra as 8 melhores ferramentas para criar landing pages

Você, possivelmente, já sabe que uma das páginas mais importantes de qualquer negócio online é a landing page. Por isso, para te ajudar, listamos as melhores ferramentas para você criar landing pages facilmente - ainda hoje.

Mas não se engane, o foco dela não é ser linda e maravilhosa, mas sim, conectar com seu público-alvo.

E mais do que conectar, ela deve instigar a ação que você quer que o visitante execute.

Então, para te ajudar nessa tarefa, relacionamos plataformas de criação de página muito utilizadas em todo o mundo.

Confira as 8 melhores ferramentas do mercado.

O que é landing page?

Landing page tem como objetivo principal ser uma página de conversão que apresenta uma oferta ao usuário com foco específico: fazê-lo realizar uma ação.

Isso pode ser desde fornecer seu e-mail para acessar algum conteúdo exclusivo até comprar um produto. Ou ainda ligar para a sua empresa e solicitar uma oferta especial.

No mundo SaaS, de lojas virtuais e infoprodutores, é bastante comum essas páginas servirem para vender diretamente, ou seja, levar o visitante até o checkout.

Geralmente, ela é composta de título, oferta, formulário e CTA (call-to-action ou chamada para a ação).

Os formulários são utilizados como moeda de troca, já que o leitor receberá algo - como um guia ou vídeo-aula - depois de fornecer as informações solicitadas na landing page.

É comum esse tipo de incentivo ser chamado de isca digital.

É importante não exigir muito do visitante nesse momento pois cada informação adicional diminui as chances dele prosseguir.

Com uma boa landing page, você consegue gerar leads qualificados, conhecer melhor o seu público e vender muito. 

Pontos principais de uma boa ferramenta de criação de landing pages

  • Oferecer bons modelos (templates) de página pronta, sem muito efeito ou firula que podem fazer seu visitante perder o foco na sua mensagem;
  • Ser intuitiva o suficiente para você não perder dias pedindo ajuda sempre que precisar adequar algo em suas páginas;
  • Permitir realizar testes A/B (split test) para identificar o que mais funciona;
  • Permitir acompanhar o desempenho das páginas com facilidade;
  • Oferecer um leque grande de integrações, principalmente com ferramentas de automação de marketing;
  • Gerar páginas otimizadas que carregam rapidamente de forma que você possa mensurar.

8 ferramentas para criar landing pages

Agora vamos ao que interessa! É hora de conhecer quais são as 8 melhores ferramentas para criar landing pages do mercado.

Levantamos algumas características que julgamos importantes e de destaque em cada uma delas. Continue acompanhando e confira!

1. Instapage

Criar landing pages Instapage

O Instapage oferece mais de 100 templates customizados e responsivos para você criar a sua landing page como preferir. Você ainda escolhe a fonte do seu texto entre mais de 5 mil opções e conta com 33 milhões de imagens.

Há a possibilidade de criar o seu próprio layout ou fazer o download de algum do ThemeForest e inserir na plataforma.

Utilizando os mecanismos de clicar e arrastar, você posiciona como preferir os itens e seleciona os botões de CTA, vídeos e contagem regressiva.

É possível também receber e-mails ou notificações no dashboard quando converter leads. E ainda oferece testes A/B a partir do plano Pro.

A sua landing page pode ser publicada diretamente no domínio do Instapage, no seu domínio próprio ou no WordPress pelo plugin da ferramenta.

Ela oferece um plano gratuito com poucas funcionalidades e outros mais completos que custam $29, $55 ou $127 por mês.

2. Unbounce

Criar landing pages Unbounce

A Unbounce é uma ferramenta parecida com o Instapage, pois utiliza o mesmo mecanismo de “clicar e arrastar” para criar as landing pages.

Cada elemento pode ser customizado de acordo com a sua necessidade e não é preciso saber nada de programação para fazer isso.

Assim que você publica a sua landing page pelo plugin do WordPress ou em qualquer domínio, ela já estará adequada aos dispositivos móveis.

Outro fator de destaque no Unbounce é que ele faz a substituição dinâmica de texto para corresponder com a busca da sua persona. Isso aumenta o índice de qualidade do Google Adwords e as suas conversões.

Além disso, a ferramenta já direciona os clientes para uma página de agradecimento ou de confirmação. Você ainda tem a opção de realizar testes A/B.

A Unbounce tem custo alto, já que o plano básico tem o valor de $79/mês, mas a plataforma oferece a versão de teste gratuita por 30 dias.

3. LeadPages

Criar landing pages LeadPages

O principal diferencial do LeadPages é que ele consegue coletar os dados dos leads por meio de pop-ups, mídias sociais, mensagens de texto e e-mails.

Você também tem a opção de escolher entre milhares de layouts, mas o mais interessante é que eles são divididos por categorias. Por exemplo, saúde e fitness, escritores e blogueiros ou beleza. Eles podem fazer parte do seu plano ou devem ser comprados.

O LeadPages se integra às principais ferramentas do mercado, como Mailchimp, Hubspot, Salesforce, Google Analytics, Facebook Ads, Paypal, Google Adwords e muitas outras.

Ele oferece pacotes mensais, anuais ou para 2 anos, sendo que o mais barato custa $48/mês.

4. Thrive Landing Page (parte do Thrive Themes)

Criar landing pages Thrive Themes

O Thrive Themes é uma ferramenta de temas e plugins para o WordPress voltada para tudo que é "orientado à conversão".  

Essa é uma das nossas preferidas e é a que utilizamos aqui no eNotas.

Ela é com certeza a solução mais flexível do mercado hoje​, só que você precisa ter sua própria instalação do WordPress. Não é só assinar e publicar sua página em minutos. 

Para você ter ideia da flexibilidade, nós criamos com ela todas as nossas páginas, desde landing pages à posts do blog passando por páginas de obrigado e entrega de conteúdo rico.

Ela possui um produto específico para a criar landing pages, chamado de Thrive Landing Pages. É possível escolher entre milhares de templates prontos ou até mesmo criar o seu do zero.

Você pode inserir imagens, vídeos, depoimentos, contagem regressiva, integrar ao Google Maps e ainda alterar o HTML ou CSS da sua página, caso tenha necessidade.

Também é permitido configurar para que os dados sejam direcionados para a sua plataforma de e-mail marketing.

Além dos recursos para landing pages, ela também oferece testes A/B dos títulos dos seus posts, um editor intuitivo para o WordPress, uma plataforma para captação de leads com a possibilidade de criar pop-ups para atraí-los e muito mais.

E o mais interessante: quando se adquire o plano do Thrive Themes você tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma. E o custo não é tão alto se comparado às outras ferramentas listadas: $19 por mês.

5. Wishpond

Criar landing pages Wishpond

A Wishpond é uma estratégica ferramenta para quem precisa criar landing pages. Porém, a plataforma ainda oferece outras possibilidades de marketing, como pop-ups e formulários, sorteios, promoções e automação de marketing.

E, quando for desenvolver a sua landing page, você terá acesso a mais de 50 layouts gratuitos que podem ser customizados facilmente.

Outra funcionalidade é adicionar links de auto-envio nos seus e-mails para que os leads possam se registrar imediatamente nos webinars, workshops, eventos, sem que tenham que fornecer mais informações.

O plano básico da Wishpond custa $49/mês e você tem a opção de testar gratuitamente por 14 dias.

6. Klick Pages

Criar landing pages Klick Pages

O Klick Pages é totalmente focado em performance. Por isso, ele disponibiliza aplicações simples e fáceis de usar. Você cria as suas landing pages com poucos cliques e altera cada elemento como preferir.

Essa ferramenta também tem como objetivo ajudar na sua organização e gerenciamento de tarefas. Por essa razão, é possível criar e subpastas para encontrar as suas páginas rapidamente.

É possível ainda criar a sua landing page do zero ou utilizar templates prontos que o Klick Pages oferece.

Além disso, a plataforma oferece a proteção de conteúdo. Neste caso, é permitido hospedar uma página que só será vista pelo lead se ele estiver cadastrado na sua lista de e-mail.

Outra vantagem é o acesso a um link inteligente para direcionar para outros endereços, de acordo com o dia, data, hora e segundo que você escolher.

Suponhamos que você vá fazer uma apresentação ou treinamento. Assim, quando o usuário entrar no site ele será direcionado para a página de inscrição antes de iniciar o “evento”. Se a pessoa acessar depois, ela será informada que a ação já terminou, mas que poderá participar de outras futuramente.

O Klick Pages é brasileiro e o plano para iniciantes custa R$67 por mês.

7. Optimize Press

Criar landing pages Optimize Press

O Optimize Press é bem conhecido, porém ele não foca somente em landing pages. Com ele, você cria páginas de vendas, área de membros e tem a possibilidade de completar funis de vendas e aumentar a autoridade do blog.​

Assim como as demais ferramentas mostradas neste post, você cria a sua landing page facilmente com o Optimize Press, pode customizá-la como desejar e tem a opção de publicá-la no WordPress ou em qualquer outro domínio.

Ao editá-la, você terá acesso a mais de 40 diferentes elementos com diversos estilos e opções, como títulos, blocos para depoimentos, progresso, contagem regressiva, vídeo, áudio e muito mais.

O Optimize Press não é barato, mas possui diversos recursos. O plano mais simples custa $97 ao mês.

8. Launch Rock

Criar landing pages Launch Rock

Com o Launch Rock, você cria landing pages bem chamativas em menos de 10 minutos. O foco dele é oferecer funcionalidades práticas, que atraiam o usuário e que gerem curiosidade.

Por isso, ela é mais voltada para algo que será lançado em breve - “launching soon”. Ela não apresenta tantas funções como as demais ferramentas que já listamos, porém é bem mais barata.

Além disso, existe um plano gratuito, que conta com poucos templates ou por apenas $5/mês você contrata o pacote profissional

Como criar landing pages que convertem?

Agora que você já conferiu as melhores ferramentas para criar landing pages, é hora de saber como conseguir gerar leads e clientes com a sua. Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso observar alguns pontos:

  • A landing page possui apenas uma única função: converter o usuário.
  • Evite distrações com menus, links e barras de pesquisa.
  • Foque na transformação/benefícios de sua oferta, não no produto em si.
  • Testemunhos sobre sua oferta, produto ou empresa são ótimas provas sociais.
  • O objetivo é capturar o lead? Peça apenas o fundamental no formulário.
  • A página de agradecimento (thank you page) é uma oportunidade de fazer outra oferta ou pedir para o usuário adicionar seu e-mail na agenda.
  • Defina um CTA bem claro. 
  • Acompanhe as métricas e adapte a página de acordo com elas.
  • Faça testes A/B constantemente para descobrir o que mais funciona para a sua realidade.

Agora é com você

As landing pages são uma das melhores maneiras de atrair o seu público e gerar leads qualificados.

Com essas plataformas que listamos, você consegue criar uma página atrativa e que gere engajamento. Mas, não se esqueça de pensar nas necessidades da sua persona e nos seus objetivos. Aproveite as nossas dicas e faça a sua agora!

Agora queremos saber de você! Você utiliza alguma outra ferramenta? Então, deixe o seu comentário e conte pra gente!

Aproveite também para conferir quais são as 11 ferramentas para automatizar e gerenciar o seu negócio agora mesmo.​

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