9 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer

20 de fevereiro de 2017
ferramentas de automação de marketing

O marketing digital oferece inúmeras possibilidades, entre elas estabelecer uma relação cada vez mais próxima com o seu cliente. E nada é mais eficaz que o bom e velho email, não é mesmo? Mas além dele, existem outros meios que precisam ser monitorados. Por isso, é essencial conhecer quais são as ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado.

Redes sociais, blogs, sites, nutrição de leads e muito mais! Pode parecer complicado no primeiro momento, mas nada de perder noites de sono por isso. Utilize mecanismos inteligentes que fazem todos os procedimentos para que a sua empresa se destaque no ambiente online.  

Ficou curioso? Então, confira quais são os 9 softwares de automação de marketing que você precisa conhecer agora mesmo. E uma delas é gratuita, acredita?

1. Leadlovers

Com o slogan “Ame o seu lead e o seu amor será correspondido”, a Leadlovers é uma plataforma de automação digital que foca no relacionamento entre marca e cliente. Portanto, é ideal para empreendedores digitais que buscam vender mais pela internet.

Entre as diversas funcionalidades que a plataforma oferece, podemos citar a hospedagem de domínios ilimitados e criação de páginas personalizadas. E o mais interessante: você pode inserir o seu curso online dentro da Área de Membros.

Ela integra com as principais plataformas de afiliado do mercado, como a Hotmart – e também – com os mecanismos de pagamentos, como o Pagseguro e o Paypal. Tudo isso sem precisar sair do Leadlovers! Realmente é uma ferramenta para se apaixonar, não é mesmo? Para quem está começando um novo negócio, o plano profissional de R$154/mês é o ideal.

2. Active Campaign

O objetivo da Active Campaign é facilitar a vida do usuário, principalmente para aqueles não compreendem muito bem os processos. Ele apresenta os procedimentos de maneira visualmente atrativa e bem amigável. E é esse método que utilizamos aqui no eNotas.

No mercado das ferramentas de automação de marketing, ela tem uma aplicabilidade de destaque: consegue acessar o local em que o lead estava quando recebeu o seu email. Isso pode ser eficaz para traçar novos caminhos.

Ainda analisa o comportamento do  usuário na rede, bem como as interações com as redes sociais que podem ser relacionadas como o e-commerce, sites e blogs. E tem mais: tudo em tempo real.

Os planos se baseiam na quantidade de contatos, iniciando com 500 por uma versão básica de US$9.

3. Infusionsoft

O trabalho da Infusionsoft é concentrado nas pequenas empresas com a finalidade de fazer com que elas percam menos tempo perseguindo os contatos. Fatores que evitam aborrecimentos e tarefas monótonas.

É uma das ferramentas de automação de marketing que permite enviar emails personalizados, fazer disparos e acompanhar o comportamento do consumidor. Além disso, ainda faz a criação de landing pages e é possível modificar a campanha de acordo com a sua necessidade. O plano mais barato custa US$199 por mês.

4. Mailchimp (gratuita)

Mesmo focado basicamente em email marketing, o Mailchimp oferece algumas funcionalidades de automação. Como exemplo, podemos citar qualificação e nutrição de leads, estratégias para reter clientes que abandonam o carrinho e agendamento de envio.

Além disso, possui uma integração estratégica ao monitorar quais campanhas específicas o consumidor acessou no seu site. E tem mais: é gratuita. Entre tantas alternativas de ferramentas de automação de marketing, se você está com receio de gastar sem antes testar, esta pode ser uma opção.

Em contrapartida, se você quer enriquecer as suas estratégias, pode ser proveitoso integrar com o Zapier, um meio que possibilita a ligação entre as aplicações web de maneira fácil e rápida, não sendo necessária a contratação de um programador.

A versão gratuita permite até 5 zaps (integração com outros softwares, como o Mailchimp) e 100 ações por mês (venda, captura de email, etc).

5. RD Station

O RD Station é referência quando o assunto é email marketing e ferramentas de automação de marketing. Criado pela Resultados Digitais, ele possui uma análise completa dos leads, baseada no perfil e interesse de cada um. Além disso, tem um suporte na criação de conteúdo considerando a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra.

Ainda é possível gerenciar as suas mídias sociais, blogs, landing pages e SEO. E o mais importante: você não precisa de um programador para fazer tudo isso, a plataforma é simples e de fácil  usabilidade! Ela é brasileira e possui  mensalidades a partir de R$329.

6. Hubspot

A Hubspot é uma das mais completas ferramentas de automação de marketing, principalmente quando se fala em marketing digital e marketing de conteúdo. Ela permite fazer muito mais do que simplesmente enviar emails. É possível enviar notificações internas, pontuar leads e até mesmo criar uma página específica para cada visitante.

O foco é fazer o seu cliente ser encaminhado para a próxima etapa do funil de vendas naturalmente. Além disso, em todo o processo é possível verificar a eficácia dos emails, se eles estão atingindo os objetivos esperados e o que é preciso modificar.

É uma das plataformas mais famosas e ainda disponibiliza os serviços de CRM e vendas. O software pode ser contratado a partir de US$200.

7. Autopilot

Como o próprio nome diz, a premissa do Autopilot é transformar os processos de email marketing e nutrição de leads em procedimentos totalmente automáticos. O principal diferencial é que ela monitora a jornada dos consumidores, o que possibilita o desenvolvimento de estratégias personalizadas para cada um deles.

E  vai além: cria conteúdos específicos também para aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, SMS e até cartas no momento certo da jornada do usuário.  É uma das ferramentas de automação de marketing mais completas disponíveis atualmente. 

O Autopilot ainda transforma visitantes anônimos em leads e clientes de maneira prática. A plataforma captura os dados por meio de um código de rastreamento (cookie) quando a pessoa está no seu site, blog, apps e até no Facebook. O plano básico custa US$20 por mês.

 8. SharpSpring

A SharpSpring tem como foco facilitar o trabalho das agências para que elas não repassem para o usuário final o valor do serviço de email marketing. Assim, ela já disponibiliza essa alternativa dentro das suas assinaturas mensais.

Entre as principais vantagens, podemos citar a integração com o CRM, o abandono de carrinho de loja online sem cobrar mais nada por isso. Os valores dependem de negociação entre a agência e o cliente.

 9. Wishpond

O Wishpond tem como propósito impactar o usuário por meio da sua bela interface. Tem como serviços disponíveis a nutrição de leads, emails personalizados, segmentação e relatórios em tempo real.

Tem como forte diferenciação o sistema CRM integrado com outros mecanismos, como o seu e-commerce, Mailchimp, SurveyMonkey, Slack e outras. A assinatura básica está no valor de US$44/mês.

A automação de marketing se tornou uma das principais estratégias para quem deseja ver o seu negócio crescer e atrair mais clientes. Porém, existem diversas plataformas que oferecem o serviço, veja qual delas se encaixa melhor às suas metas e objetivos de venda.

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