As 12 melhores ferramentas de CRM que todo profissional de vendas precisa conhecer

As ferramentas de CRM surgiram para auxiliar empreendedores que precisam conciliar o relacionamento com clientes com milhares de outras tarefas essenciais.

Afinal, o que move qualquer tipo de negócio? Se você pensou em cliente, acertou em cheio! Não adianta ter um produto ou serviço incrível se ninguém se interessa em comprá-lo, não é mesmo?

Mas, se você ainda trabalha e se atrapalha com planilhas extensas e confusas, saiba que está perdendo um tempo precioso! Hoje existem sistemas avançados de CRM que tornam o seu processo de vendas muito mais eficiente.

Então, conheça os melhores softwares de CRM e escolha qual deles atende as necessidades da sua empresa. (Link em cada subtítulo). 

Antes de tudo, o que é CRM?

CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. O objetivo desse software é aplicar estratégias totalmente focadas no cliente de maneira automatizada.

Mas, como assim? O CRM faz com que a sua empresa tenha informações detalhadas sobre cada cliente. Ele também apresenta as interações já realizadas para que você estabeleça um relacionamento cada vez mais personalizado com o usuário.

Na maioria dos soluções, os dados são fornecidos em tempo real, o que facilita a gestão do seu negócio. Você consegue acompanhar a jornada do seu lead e sabe o melhor momento para vender algo a ele.

Ou ainda, se ele já for cliente, de acordo com o seu comportamento e preferências, você pode oferecer um desconto para um novo produto, por exemplo.

Para ser mais específico, o CRM armazena dados como nome, endereço, telefone dos usuários. O software também monitora o relacionamento da pessoa com a sua empresa, como visitas ao seu site, ligações telefônicas realizadas, emails trocados e ainda auxilia no follow-up (acompanhamento para as próximas ações).

Se você utilizar um sistema de automação de marketing integrado ao CRM, também terá acesso aos conteúdos que o usuário acessou. Assim, você terá ainda mais certeza se ele está pronto ou não para uma oferta.

Com essas informações, você oferece algo que o lead realmente tenha interesse, já que o software gerencia e analisa as interações, antecipa as necessidades e melhora a captação de novos clientes.

As ferramentas de CRM que iremos apresentar nesse texto funcionam tanto para grandes empresas quanto para as pequenas e médias, que sentem dificuldades de acompanhar os usuários manualmente. Acompanhe!

Ferramentas de CRM: os 12 melhores sistemas

1. Pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta de gerenciamento de vendas que auxilia pequenas equipes de vendas a tornarem seus processos mais eficientes. O software visa atender as necessidades dos vendedores em primeiro lugar. Atualmente, o Pipedrive atende mais de 50 mil empresas em todo o mundo.

Características:

  • Planejamento de ações para que nenhum negócio caia no esquecimento;
  • Visualização dos estágios em um funil de vendas, permitindo que você entenda onde estão todas as suas oportunidades e as mova de acordo com o momento do usuário.
  • Acompanhamento total das interações com os clientes, desde as conversas realizadas até as pessoas envolvidas nelas.
  • Lembrete para realizar as próximas ações, como follow-up por email ou ligação telefônica.
  • Layout simples, intuitivo e personalizável.
  • Ferramenta estrangeira.

Preço: planos que variam de 10 a 63 dólares anualmente ou de 12 a 75 dólares por mês.

Esse é o software que utilizamos aqui no eNotas e nos atende muito bem, principalmente pelo custo-benefício e uma variedade interessante de funcionalidades.

2. Hubspot CRM

A Hubspot é uma das empresas mais famosas do mundo e é referência quando o assunto é Inbound Marketing. Porém, ela também oferece um software de CRM bem completo e gratuito.  

Características:

  • Permite instalar um plugin no Gmail ou Hotmail para acompanhar as informações dos emails em tempo real.
  • Por meio de um painel, você arrasta os leads de acordo com o estágio no funil de vendas.
  • Classificação dos negócios em ganhos e perdidos, acesso a compromissos marcados e contratos enviados anteriormente.
  • Apresentação do desempenho de cada ação em relação às metas estabelecidas.
  • Controle total do relacionamento com os clientes via email, mídias sociais ou qualquer tipo de chamada.
  • Organização das interações com os usuários em uma linha do tempo e se estiver sincronizado com o Hubspot Marketing, você descobre quais informações o lead consumiu para chegar até você.
  • Empresa estrangeira.

Preço: gratuito

3. Salesforce

O Salesforce é uma das ferramentas de CRM mais conhecidas do mundo. O software automatiza tarefas, emite alertas e facilita a gestão da equipe de vendas, marketing e atendimento.

Características:

  • Gráficos de desempenho em tempo real e customizáveis.
  • Notificações instantâneas sobre os melhores leads.
  • Área de trabalho intuitiva com recomendações e orientações.
  • Plataforma personalizável de acordo com o seu processo de venda.
  • Veiculação de campanhas direcionadas para expandir o negócio.
  • Painel simples no qual você pode mover o lead de acordo com o seu funil de vendas.
  • Previsão de vendas com relatórios, gráficos e informações bem completas.
  • Acompanhamento dos casos mais importantes de suporte.
  • Ferramenta estrangeira.

Preço: planos de 25 a 300 dólares por mês.

4. Agendor

A Agendor é uma plataforma de aprimoramento em vendas que ajuda milhares de vendedores a alcançarem todo o seu potencial. Inicialmente, a empresa foi criada para ajudar o pai dos fundadores a se organizar e vender melhor. Ele usava agendas de papel com anotações e planilhas, até que, um dia, o carro que havia estacionado na rua durante uma visita a um cliente foi roubado, junto com uma pasta com informações de clientes e vendas.

Características:

  • Notificações de visitas e tarefas.
  • Painel com funil e pipeline de vendas visual e em tempo real.
  • Apps para IOS e Android que não necessitam de conexão com a internet.
  • Histórico de clientes centralizado.
  • Relatórios com análises detalhadas das ações realizadas.
  • Comunicação simples e fácil com os membros da equipe de vendas.
  • Análise do desempenho de vendedores e representantes.
  • Funcionalidades personalizadas para cada tipo de cliente.
  • Ferramenta brasileira.

Preço: Para até 2 usuários é gratuita e possui uma versão de teste de 14 dias. Ainda oferece 6 meses grátis para startups e empresas juniores e 12 meses para ONGs. Depois disso, é preciso verificar nos planos que variam com o número de usuários.

5. Freshsales

O Freshsales tem como objetivo unir telefone, email, monitoramento do cliente, lead scoring e outras interações em único ambiente.

Características:

  • Envio de emails e ligar para clientes diretamente do aplicativo do Freshsales, informando você sobre quem abriu, clicou, quando e quantas vezes.
  • Fases classificatórias de leads separadas no pipeline de vendas.
  • Relatórios limpos e reais como dados de conversão de leads.
  • Sincronização automática de leads ou clientes entre o Freshsales e o MailChimp.
  • Possibilidade de criar emails personalizados e deixá-los salvos na plataforma.
  • Acesso a métricas e desempenho de emails.
  • Listagem automática de emails de clientes em potencial e contatos que precisam de resposta.
  • Plataforma estrangeira com suporte em português.

Preço: plano gratuito para até 10 usuários. Outras opções com mais funcionalidades variam de 15 a 59 dólares por mês e 12 a 49 dólares por ano.

6. Nectar CRM

O NectarCRM é um software brasileiro para gestão do relacionamento com o cliente em vendas B2B. O programa foca em aceleração da previsibilidade de receita e entrega de indicadores, tanto predefinidos quanto por Business Intelligence.

Características:

  • Criação de processo de vendas personalizado ou adesão aos modelos tradicionalmente usados no mercado.
  • Organização da carteira de leads de clientes.
  • Gestão dos usuários no pipeline de vendas.
  • Programação e registro de follow-ups, sendo envio e recebimento de emails, ligações telefônicas, tarefas, compromissos e feedbacks.
  • Integrado ao Pipz, RD Station, Ramper, Meetime, Exactsales, Google Calendar, Gmail e soluções de listas de emails.
  • Migração dos principais CRMs do mercado e API própria.
  • Plataforma brasileira.

Preço: os planos variam de R$70 a R$150 por usuário.

7. Moskit

O Moskit é voltado para equipes de vendas que precisam aumentar a produtividade e fechar mais negócios. O sistema foi pensado para ser um CRM completo e fácil de usar. O foco é atender realmente as necessidades dos clientes e diminuir perdas.

Características:

  • Funil de vendas adaptado ao seu processo de vendas com dados precisos e atualizados para verificar como os negócios estão evoluindo.
  • Informações completas das redes socais do seu lead, o que faz com que você saiba exatamente com quem está falando.
  • Agendamento de atividades para que o seu cliente nunca fique sem atendimento ou retorno.
  • Integrado ao Google Agenda.
  • Relatórios completos sobre a área comercial.
  • Software brasileiro.

Preço: R$40 por mês a cada usuário.

8. Plug CRM

O Plug CRM é uma ferramenta de CRM online simples e completa, voltada para pequenas e médias empresas que desejam aumentar as conversões com simplicidade e sem dor de cabeça.

Características:

  • Integração com softwares de finanças, marketing e projetos, como RD Station, Runrun.it, Google Agenda, MailChimp e outras.
  • Customização do funil de vendas, dos campos, dos modelos de email e da proposta.
  • Oferece 10 tipos de relatório, incluindo o Plug Live, que reúne informações sobre o seu time de vendas, negócios e relacionamento.
  • Envio de emails dentro da plataforma.
  • Vários canais de suporte, além de treinamento toda semana e conteúdos para te ajudar a ganhar mais.
  • Sistema de gestão com funcionalidades exclusivas: multivendas, gatilhos, gestão por equipes, gestão por produtos/serviços, cadastro de previsão de fechamento, relatórios semanais por e-mail, etc.
  • Software de CRM brasileiro com painel de relatório de gestão à vista.

Preço: os planos dependem do número de usuários, começando a partir de R$32,90.

9. Ploomes

O Ploomes é uma ferramenta de CRM que possui funcionalidades simples para organizar a sua gestão, economizar tempo e trazer resultados reais.

Características:

  • Geração de propostas comerciais totalmente personalizáveis;
  • Novas funcionalidades serão lançadas em breve, como customização de formulários, funis múltiplos e mais.
  • Plataforma intuitiva e simples de utilizar.
  • Segmentação de leads com etiquetas.
  • Integração com o seu site.
  • Centralização dos clientes e histórico das interações.
  • Planejamento de compromissos e follow-ups.
  • Registro de visitas e acompanhamento de todas realizadas pela sua equipe.
  • Suporte próximo e rápido.
  • Ferramenta brasileira.

Preço: planos variam de R$30 a R$60 por usuário ao mês.

10. netSAC

A netSAC é a empresa que representa o Vtiger CRM no Brasil, sendo uma ferramenta mundial. A plataforma é baseada em tecnologia web que tem como objetivo gerir o relacionamento com o cliente de forma totalmente funcional, moderna e intuitiva.

Características:

  • Ferramenta intuitiva e adaptável.
  • Processos com funil de vendas e informação sobre leads.
  • Funcionalidades para atendimento ao cliente e equipes de service desk, gerenciamento de projetos e integrações com sistemas de telefone.
  • Integrações com ferramentas de email marketing e inserção de pedidos de vendas.
  • Geração de propostas online e app para smartphones.
  • Plataforma estrangeira com empresa representante no Brasil.

Preço: planos que variam de R$39,90 a R$119,90.

11. SinglePoint.CRM

SinglePoint.CRM é uma solução na nuvem desenvolvida para ajudar negócios a gerenciarem suas áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente. É uma ferramenta muito flexível e que pode ser adequada a cada tipo de negócio.

Características:

  • Por meio de inúmeros recursos de rastreabilidade, é possível controlar emails, propostas comerciais, visitas por geolocalização e interações por telefone.
  • Todas as interações ficam armazenadas no histórico do cliente.
  • Principais funcionalidades de vendas: propostas padronizadas, relatórios gerenciais com todas as atividades da equipe, gestão da fila de leads e ciclo de vida da venda.
  • Principais funcionalidades de marketing: importa e segmenta mailings com a ferramenta Database Marketing, cria pesquisas de satisfação online, envia email marketing e monitora as taxas de abertura e cliques, faz automação de marketing.
  • Principais funcionalidades de atendimento: portal web para abertura de chamados, criação de catálogo de serviço por tipo de chamados, organização do atendimento por cliente, monitoramento em painel com a central de atendimento, padronização e procedimentos por workflow.
  • Sistema brasileiro.

Preço: necessário entrar em contato com consultores pelo site.

12. Jeenga

A Jeenga é uma plataforma de CRM e automação de marketing que visa o sucesso do cliente. A ferramenta é multicanal e permite fazer a gestão da jornada do cliente em 360º.

Características:

  • Cadastramento de contatos e comportamentos para enviar push web, push mobile, email, SMS e chamadas telefônicas no mesmo software.
  • Listas dinâmicas que permitem segmentar o público por comportamento.
  • Realização de campanhas para clientes que abandonaram o carrinho voltem a comprar.
  • Programação de campanhas e acompanhamento de resultados em tempo real.
  • Ferramenta brasileira.

Preço: solicitar via contato pelo site.

Essas ferramentas de CRM são as principais e mais completas do mercado. Pare de perder tempo com processos de vendas manuais, que acabam complicando a sua vida e fazendo você perder importantes oportunidades.

Escolha qual desses softwares faz mais sentido para a sua empresa, principalmente em relação ao custo-benefício. Aproveite para acompanhar a jornada completa do seu lead e conquiste novos clientes.

Você já conhecia essas ferramentas de CRM? Utiliza alguma? Deixe seu comentário. Confira também o nosso artigo sobre as 14 melhores ferramentas para Instagram que vão impulsionar o seu negócio.

  • Victoria disse:

    Olá! O conteúdo é muito bom, mas faltou aqui uma plataforma gratuita de gestão de empresas Bitrix24, tem rastreamento de tempo livre, gráficos Gantt, Kanban, dependências de tarefas e cobrança. E também tem um módulo de gerenciamento de clientes completo (CRM) com automação e CRM Marketing.

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