As 14 melhores ferramentas para Instagram que vão impulsionar o seu negócio

Os números do Instagram não param de impressionar: 700 milhões de usuários ativos por mês e mais de 95 milhões de fotos e vídeos compartilhados todos os dias. Então, não dá para negar a importância desse canal, não é mesmo?

E, para quem vende na internet, essa mídia tem se transformado em um poderoso meio para atrair leads e clientes. O usuário é fisgado por imagens que informam, contam histórias e fortalecem uma marca.

Diante de tanta popularidade, adotar estratégias para atrair o público correto e aumentar o engajamento nessa rede é fundamental.

Por isso, hoje listamos as 14 melhores ferramentas para Instagram que todo empreendedor precisa conhecer. E atenção: elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de negócio. Confira!

Ferramentas para atrair seguidores

1. Gerenciagram

O Gerenciagram funciona como se o usuário trabalhasse diariamente das 8h às 0h seguindo todos os amigos de seus concorrentes ou perfis similares.

Características:

  • Curte e segue automaticamente os seguidores dos concorrentes;
  • Curte fotos por perfil, hashtags e localizações que você escolher;
  • Faz uma média de 30 mil ações por mês, o que chama a atenção do seu público-alvo e aumenta a interação no Instagram;
  • Programa fotos e stories para serem postadas nos dias e horários que você definir;
  • Envia mensagens automáticas (directs) apresentando o seu negócio aos novos seguidores;
  • Organiza e responde todos os comentários de forma rápida e fácil;
  • Fornece relatórios em tempo real com as taxas de conversão e o crescimento do perfil.

Preço: teste grátis por 5 dias e planos a partir de R$37,90.

2. Bume

O Bume é um sistema amigável que busca, de maneira orgânica, seguidores no Instagram que sejam interessantes para a sua empresa. De acordo com as suas configurações, o sistema interage com as pessoas para conquistar usuários reais e segmentados para a sua conta.

Características:

  • Conquista novos seguidores de maneira orgânica;
  • Encontra a audiência que melhor se encaixa ao seu negócio, de acordo com as suas definições de perfis de referência, localizações, hashtags e gênero;
  • Envia mensagens automáticas (directs) para os seus usuários;
  • Possui a opção “Deixar de Seguir” que pode ser utilizada a qualquer momento;
  • Permite administrar várias contas do Instagram ao mesmo tempo;
  • Apresenta relatórios em tempo real para controlar as interações que a plataforma irá realizar e acompanhar os resultados obtidos;

Preço: teste grátis e os planos variam de R$79 a R$294/mês.

Código promocional: ENOTAS9. Insira agora e pague R$9,00 no primeiro mês de assinatura do Bume.

3. Perforgram

O objetivo do Perforgram é auxiliar a gerenciar as suas postagens do Instagram de maneira que a sua marca esteja cada mais forte na rede. É um aplicativo web que oferece diversas ações automatizadas de engajamento.

Características:

  • Agenda publicações de fotos, stories, vídeos e álbuns automaticamente;
  • Segue usuários, deixa de seguir, curte publicações e faz comentários no Instagram;
  • Envia mensagens diretas para os novos seguidores;
  • Permite segmentar as ações por meio de hashtags, localização e perfil dos usuários;
  • Atribui a velocidade da tarefa de acordo com os requisitos e necessidades escolhidos por você;
  • Fornece relatórios para acompanhar o desempenho das atividades na rede;

Preço: planos variam de R$49,90 a R$174,90.

4. Postgrain

O Postgrain, antes chamado de Instamizer, é uma ferramenta para gerenciamento de contas do Instagram. Com ela, é possível responder comentários e mensagens diretas, ter acesso a relatórios e administrar diversos perfis com facilidade.

Características:

  • Gerencia múltiplas contas ao mesmo tempo e com praticidade;
  • Responde mensagens diretas e comentários no Instagram;
  • Agenda publicações de fotos, vídeos, stories de acordo com a sua preferência;
  • Possui uma interface intuitiva e fácil de usar;
  • Permite compartilhar os perfis entre a equipe sem precisar informar senha;
  • Apresenta relatórios para mensurar os resultados de cada perfil.

Preço: planos a partir R$19,90 por mês.

5. Social Mídia Brasil (Instaboom)

O Social Mídia Brasil, que antes era chamado de Instaboom, tem como foco formar um público-alvo no Instagram. Essa ferramenta não demanda um esforço seu, já que ela mesma faz o trabalho necessário para que você conquiste usuários reais.

Características:

  • Busca seguidores reais para o seu perfil;
  • Faz pesquisa de referência para descobrir qual público tem mais a ver com o seu negócio e os monitora diariamente;
  • Apresenta relatórios informando qual perfil possui um maior engajamento com a sua marca;
  • Fornece dados sobre localização e gênero dos seguidores;
  • Envia relatório completo ao fim de cada mês informando os resultados obtidos.

Preço: planos a partir de R$69,90 por mês. 

6. Instazood

O Instazood tem como propósito atrair pessoas reais para o seu Instagram, ou seja, quem realmente tem interesse pelo seu negócio e que pode gerar vendas. Por meio do robô da ferramenta, é possível fazer diversas interações na rede social sem que você tenha que fazer o trabalho manualmente.

Características:

  • Plataforma estrangeira, mas possui interface em português;
  • Monitora as atividades no dashboard ao permitir que você cheque o seu status, comece ou pare alguma ação simultaneamente e adicione contas/perfis;
  • Segmenta por localização, hashtags e perfil;
  • Agenda postagens e apresenta relatório dos resultados das ações;
  • Faz diversas ações automaticamente, como curtir, comentar e seguir atividades de acordo com as características que você determinar.

Preço: 9,99 dólares por mês para 1 perfil.

Ferramentas para gerenciamento  

7. mLabs

A mLabs permite que você gerencie o seu Instagram e outras redes sociais em um só lugar. O objetivo é fazer com que a sua tarefa de produzir e publicar posts nas mídias sociais seja mais simples.

Características:

  • Agenda publicações diversas incluindo o stories do Instagram;
  • Responde os directs diretamente pela plataforma;
  • Cria fluxos de trabalho automatizados, registrando todas as alterações e data de aprovação dos posts;
  • Cria grupo de hashtags e assinaturas para as publicações;
  • Agenda o mesmo conteúdo para postar em diversas mídias sociais;
  • Apresenta relatórios da evolução da conta e análise de concorrentes.

Preço: teste grátis por 7 dias e planos a partir R$12,90 por mês para 1 perfil.

8. Etus

A Etus é uma ferramenta profissional completa para gerenciar as redes sociais. Em relação ao Instagram, ela permite agendar publicações, ter acesso a relatórios completos e até mesmo utilizar o SAC para responder as mensagens.

Características:

  • Cria relatórios personalizados completos do Instagram;
  • Permite comparar o desenvolvimento dos concorrentes para determinar melhor dia e horário de postagem;
  • Possibilita exportar relatórios em PDF;
  • Agenda stories, imagens, vídeos, links ou qualquer outro conteúdo que seja do seu interesse;
  • É possível salvar post como rascunho;
  • Possui sistema de repost, localização, assinatura e calendário sazonal;
  • SAC no Instagram: responder direct do Instagram e de outras redes sociais em uma única caixa de entrada;
  • Insere marca d’água com a sua logo em todas as publicações automaticamente;
  • App para IOS e Android.

Preço: planos a partir de R$8,91 por perfil.

9. Postcron

O Postcron é uma plataforma de agendamento de posts em todas as redes sociais, inclusive no Instagram. O objetivo é economizar tempo, aumentar o seu tráfego e envolver o seu público.

Características: 

  • Agendamento de postagens em todas as redes sociais;
  • Permite agendar todas as publicações no Instagram de forma manual ou centenas de postagens de uma vez;
  • Utiliza planilhas do Excel para deixar tudo programado de acordo com a sua necessidade;
  • Ferramenta autorizada pelo Instagram para publicar, já que segue todas as orientações dessa rede social. Portanto, a sua conta não corre o risco de ser bloqueada.
  • Possui suporte 100% em português.

Preço: planos variam de R$24 a 679 por mês.

Ferramenta para compartilhamento

10. Repost

Como o Instagram não possui o recurso de compartilhar postagens, o Repost é uma ótima ferramenta para fazer essa tarefa. Ele é um app disponível para IOS e Android.

Características:

  • Compartilhamento de postagens no Instagram;
  • Você copia a URL da publicação original e insere dentro do app;
  • A postagem aparece com os créditos e mensagem original de quem publicou;
  • Interessante “republicar” conteúdos que façam sentido para a marca e a sua persona no Instagram.

Preço: gratuito

Ferramentas para análise e monitoramento

11. Followers Insight

O Followers Insight é um aplicativo disponível para IOS e Android que possibilita que você descubra quem são os usuários que interagem com o seu perfil, quais pararam de te seguir ou te bloquearam.

Características:

  • Identifica usuários que bloquearam ou pararam de seguir no Instagram;
  • Descobre quem são os usuários que mais interagem com a sua marca;
  • Gerencia e rastreia múltiplas contas para ter você ter insights;
  • Monitora seguidores leais;
  • Envia agradecimentos para os seus melhores usuários;
  • Permite obter diversas opiniões relativas ao seu perfil.

Preço: gratuito

12. Iconosquare

O Iconosquare é uma das ferramentas para Instagram mais completas, pois proporciona analisar a performance da sua conta, de acordo com métricas da presença da marca.

Características:

  • É o Analytics do Instagram, no qual permite verificar a performance dos posts e stories;
  • Monitora diversas contas do Instagram, o conteúdo divulgado e controla os comentários;
  • Segue determinadas hashtags ou grupos específicos;
  • Responde a comentários individualmente, marca como lidos e deleta os inapropriados;
  • Analisa como está o crescimento de seguidores e permite visualizar diariamente quantos você ganhou ou perdeu;
  • Detecta quais usuários estão interagindo mais com o seu perfil;
  • Descobre a localização dos seguidores;
  • Identifica quando os usuários estão online no Instagram para você promover post e adotar estratégias específicas;
  • Mensura qualquer tipo de engajamento nos posts, como curtidas, comentários, visualizações de vídeo e links salvos;
  • Descobre quais filtros e hashtags mais influenciam no comportamento da sua audiência;
  • Oferece relatórios em tempo real para descobrir como os posts estão performando.

Preço: planos a partir de 9 dólares por mês para 1 perfil do Instagram.

13. SocialRank

O SocialRank é uma plataforma bem conhecida para análise das informações dos seus seguidores. É uma das ferramentas para Instagram que mais fornecem dados sobre os usuários.

Características:

  • Informa número de seguidores e quantidade de posts publicados para cada pessoa que segue o seu perfil;
  • Apresenta quais são os usuários mais influentes e mais engajados com a sua marca;
  • Permite inserir as pessoas em listas para que você possa fazer estratégias mais específicas para cada público;
  • Possibilidade de filtrar os usuários por localização, hashtags, palavras-chave, emojis, atividade, número de seguidores e muito mais.

Preço: gratuito para obter apenas dados e demais recursos os planos começam a partir de 49 dólares por mês.

14. Crowdfire

O Crowdfire é uma ferramenta bem interessante para quem deseja crescer no Instagram. E quem não quer, não é mesmo?

Você conecta o seu perfil e todos os demais canais de comunicação que você possui, incluindo blog e site na plataforma e depois ela analisa a sua conta e mostra como você pode melhorar os seus resultados.

Características:

  • Monitora todos os canais de comunicação da sua marca;
  • Orienta como você pode conquistar mais seguidores e mais engajamento no Instagram e em outras redes sociais;
  • Guia na execução de algumas tarefas rápidas e personalizadas para alcançar as suas metas, mais visitantes, mais cliques.
  • Agenda publicações no Instagram;
  • Auxilia na criação de anúncios no Instagram;
  • Encontra os usuários corretos para a sua marca, de maneira que eles se mantenham engajados e conectados ao seu perfil.
  • Indica pessoas com perfis parecidos com os seus seguidores e que possuem chance de seguir você também.

Preço: gratuito

Essas ferramentas para o Instagram fornecem diversas informações sobre os seus seguidores, o que permite que você desenvolva estratégias para converter esses usuários em clientes.

Vale destacar outros números: dentre os 700 milhões de usuários no mundo, 59% estão na plataforma diariamente, incluindo 35% que visitam várias vezes por dia.

Sendo assim, se você atua no mercado digital, é bem provável que o seu lead ou possível cliente esteja nessa rede que se torna cada vez mais popular entre os brasileiros.

Então, utilize a plataforma que mais se encaixa ao seu negócio e mantenha uma comunicação estratégica com o seu público.

E aí, você ja conhecia essas ferramentas para Instagram? Quer entender melhor sobre o assunto? Então, confira o nosso passo a passo completo de como anunciar no Instagram agora mesmo!