17 ferramentas para produzir conteúdos épicos para o seu blog

Produzir conteúdo para a web vai muito além de simplesmente escrever. É fundamental conhecer a persona para entregar algo que gere valor para ela e, consequentemente, aumente a autoridade da sua marca.

Isso quer dizer que aplicar estratégias de marketing de conteúdo exige esforço, dedicação e muito estudo. Além disso, entender sobre língua portuguesa, empreendedorismo e negócios auxilia a entregar um texto que realmente faça a diferença para o seu público.

E, diante de tantas atividades, executar as tarefas manualmente é totalmente inviável. Por isso, listamos as melhores ferramentas para produzir conteúdos utilizadas e testadas pelo nosso time de marketing. E o melhor: todas são gratuitas (link em cada título)! Vamos lá?

Ferramentas de palavra-chave

1. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é a principal referência quando o assunto é palavra-chave. A plataforma apresenta média de buscas mensais, concorrência e lance sugerido (no caso de campanhas do Google Adwords).

Você ainda pode fazer pesquisas mais específicas, excluir determinados termos, fazer download dos relatórios e muito mais.

Para acessar a ferramenta, você deve ter uma conta no Google Adwords. Porém, se você não tiver uma campanha rodando, os dados não serão precisos.

Por exemplo, quando você busca o termo “marketing de conteúdo”, a média de pesquisas mensais é entre 1 mil e 10 mil, conforme a imagem abaixo:  

Ferramentas para produzir conteúdo

Se alguma campanha estivesse ativa, o resultado seria detalhado. Por isso, é recomendável utilizar também outras ferramentas para produzir conteúdo que apresentaremos abaixo.

2. Keywordtool.io

O Keywordtool.io apresenta as buscas mais realizadas no Google, como se fosse o autocomplete do próprio buscador. Porém, na versão gratuita não é possível verificar o volume de pesquisas, CPC e a concorrência.

Mas, mesmo assim ainda é uma ferramenta extremamente útil, pois ela apresenta insights que você pode abordar no próprio conteúdo ou em outros. Lembre-se sempre de colocar “Portuguese - Brazil” para fazer as pesquisas.

Confira os resultados para o termo “marketing de conteúdo”:

Ferramentas para produzir conteúdo

3. Answer the Public 

Você já ouviu falar na ferramenta Quora? O Answer the Public é bem parecido com ela. Traduzindo, o nome seria algo relacionado a “Resposta do Público”. E tem coisa melhor do que saber o que a sua persona quer descobrir sobre determinado assunto?

Dessa forma, você realmente consegue criar um conteúdo que vai interessar e gerar valor para a sua audiência. Além de mostrar os questionamentos de acordo com a palavra-chave pesquisada, o Answer the Public mostra os primeiros resultados no Google para aquelas perguntas.

Veja o nosso exemplo:

Ferramentas para produzir conteúdo

Observação: tivemos que cortar a imagem para apresentar melhor no blog, mas a ferramenta apresenta vários outros resultados.

4. Google Trends

Aqui no eNotas, gostamos bastante do Google Trends. Ele mostra as tendências para os termos pesquisados, consultas e tópicos relacionados, região de maior interesse e outras informações. 

Ainda é possível comparar várias palavras-chave e verificar qual obteve melhor resultado em um determinado período.

Aqui comparamos “marketing de conteúdo” com “marketing digital”:

Ferramentas para produzir conteúdo

5. Google Auto Suggest

Esse é famoso autocomplete do Google, algo extremamente básico, mas muito relevante para quem produz conteúdos para a web. Quando você fizer uma pesquisa, vá ao final da página e verifique os resultados.

Confira o nosso exemplo:

Fereramentas para produzir conteúdos

A mesma ideia serve para a pesquisa dentro do buscador, veja:

Fereramentas para produzir conteúdos

Com essas buscas, você aprimora o seu conteúdo e tira ideias que podem valorizar a sua marca e o seu texto em si.

Ferramentas de SEO

6. SEMrush

O SEMrush é uma plataforma muito completa de análise de SEO. Com ela, você examina as palavras-chave do seu site, os concorrentes orgânicos e pagos, backlinks, as buscas relacionadas e muito mais.

Essa é uma ferramenta que deve ser estar presente no dia a dia de qualquer profissional de marketing. Com ela, você analisa os números do seu blog, compara com os concorrentes, analisa quais palavras-chave eles estão rankeando e tem insights para melhorar o seu desempenho.

Apesar da versão paga possuir vários recursos, a gratuita ainda atende bem. Porém, você pode fazer 10 pesquisas por dia e depois o acesso é bloqueado.

Ferramentas para produção de conteúdos

7. Ahfers

O objetivo do Ahrefs é fazer uma análise aprofundada de SEO do seu site, por isso, é amplamente indicada para quem trabalha com marketing de conteúdo. Assim como o SEMrush, a ferramenta é paga, mas possui uma versão gratuita de teste.

Você pode fazer o seu cadastro e utilizar a plataforma por 7 dias sem pagar nada, depois disso é cobrado 99 dólares por mês, caso você não cancele o plano.

Porém, mesmo depois que você cancela o pagamento mensal, você ainda tem acesso a inúmeros dados dentro da plataforma. Existem algumas limitações, mas ainda assim a versão gratuita é bem completa.

Você verifica como está o tráfego do seu blog, backlinks, palavras-chave, posicionamento na SERP (na busca do Google), análise dos concorrentes, resultados pagos e muito mais.

Ferramentas para produção de conteúdos

8. Yoast para WordPress

Se você utiliza o WordPress, precisa conhecer o plugin Yoast. Ele avalia o seu texto completamente, analisando o título SEO (para o Google), as imagens, a escaneabilidade, a legibilidade, o tamanho da headline, a URL, a palavra-chave, a meta-descrição e outros fatores. 

Abaixo você confere alguns exemplos do que é explorado:

Ferramentas para produzir conteúdos

Ferramenta de relevância nas redes sociais

9. Buzzsumo

Depois que você determinou qual será a palavra-chave do seu conteúdo, é interessante conferir quais textos possuem melhor engajamento nas redes sociais, considerando compartilhamentos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. E esse trabalho é feito pelo Buzzsumo. 

Na versão gratuita, os 10 melhores resultados são apresentados. Veja:

Fereramentas para produzir conteúdos

Assim, você analisa quais conteúdos tiveram melhor engajamento nas redes sociais e considera o que você pode melhorar no seu.

Ferramentas de texto

10. Máquina de Títulos

Você já definiu a palavra-chave do texto e quais assuntos serão abordados, então agora é hora de passar para a próxima fase: a criação do título ou headline.

Esse é um momento de extrema importância, pois é o título que vai fazer o leitor se interessar pelo seu conteúdo. Ele é a primeira impressão e a chance de prender o usuário.

Mas, a gente sabe que tem momentos em que o cérebro não produz tanto e acontece o bloqueio criativo. Já bateu aquele desespero quando nenhuma ideia surge? A Máquina de Títulos pode te ajudar muito nisso!

Você insere três palavras-chave e são apresentadas várias sugestões de títulos para o seu blog. No exemplo abaixo, utilizamos os termos “marketing de conteúdo”, “produção de conteúdo” e “marketing digital”.

Vale ressaltar que a ferramenta não é um algoritmo perfeito, por isso alguns erros gramaticais podem aparecer. Mas aí é só você corrigir e adaptar ao seu contexto.

Fereramentas para produzir conteúdos

11. Avaliador de títulos

O Avaliador de Títulos é uma incríve ferramenta para produzir conteúdos e serve para saber se a sua headline tem chances de gerar tráfego, conversões e engajamento, de acordo com as práticas recomendadas de SEO.

A plataforma avalia o tamanho, tipo e teste de skimming do seu título e ainda orienta como você pode melhorar o que for necessário.

Fereramentas para produzir conteúdos

12. Dicionário de Sinônimos

Um dos fundamentos para usabilidade do usuário é evitar palavras repetidas, mas é bem comum que isso aconteça no desenvolvimento de um conteúdo. Então, uma dica é utilizar o Dicionário de Sinônimos, que apresenta variações do termo em vários sentidos.

Agora não tem mais desculpa para repetir uma palavra diversas vezes, deixando o texto cansativo, não é mesmo?

Ferreamentas para produzir conteúdos

Dica extra: utilize também o Dicionário Criativo e o Dicionário de Antônimos.

13. Language Tool

O Language Tool é bem útil quando o seu texto está finalizado. Mesmo você lendo e relendo várias vezes, ainda é possível passar algum errinho, já que os nossos olhos vão “blindando” alguns elementos. Por isso, essa ferramenta é bem interessante para revisão.

Você insere o seu conteúdo na plataforma, seleciona o idioma, o país e clica em “Verificar texto”. Então, o Language Tool mostra erros de concordância, digitação, pontuação e repetição de termos.

Vale ressaltar que a plataforma não é perfeita em relação à grafia, mas vale muito a pena utilizar. Revisar o texto é sempre essencial e essa ferramenta ajuda bastante.

Produzir conteúdos Language Tool

Ferramentas de análise de tráfego

14. Google Analytics

Depois que o conteúdo foi publicado no seu blog, é hora de começar analisar o perfil do seu público, a origem do tráfego, quais textos estão sendo mais visitados, quanto tempo os usuários ficam na sua página, como estão as suas conversões.

Esses dados e vários outros você encontra no Google Analytics. Essa é uma plataforma que deve fazer parte da rotina de qualquer profissional que produz conteúdo para web.

Ferramentas para produzir conteúdos

15. Google Search Console 

Como o usuário chegou até o meu conteúdo? Você já teve essa dúvida? O Google Search Console serve para sanar essa questão e muitas outras. A ferramenta identifica quais foram as palavras-chave utilizadas na busca do Google para encontrar o seu post.

Dessa forma, você compreende a real necessidade do usuário, pode melhorar o seu texto e criar outros para abordar demais pontos.

A plataforma ainda avalia a indexação do seu site, a velocidade para dispositivos móveis e aponta otimizações que você deve fazer para que os resultados sejam mais satisfatórios.

Ferramentas para produção de conteúdos

Ferramentas de edição de imagens

16. Canva

Já falamos aqui que um bom título é essencial para qualquer conteúdo, porém não podemos deixar a imagem de lado. Atualmente, existem ferramentas de imagens gratuitas no mercado que atendem praticamente qualquer tipo de negócio.

E, se você precisar fazer uma edição básica, recomendamos a utilização do Canva. Ele possui templates customizados, possibilidade de inserir texto, cortar a foto e muito mais. Você precisa apenas fazer um cadastro e começar a criar as artes.

Ferramentas para produção de conteúdos

17. Fotor

Se você trabalha com conteúdo, é bem possível que já precisou cortar, redimensionar ou colocar algum efeito em uma imagem, não é mesmo? Para essas tarefas básicas indicamos a utilização do Fotor, uma ferramenta simples e muito útil.

Com ela, você pode alterar alguns detalhes da foto para que ela fique dentro do que você deseja, desde inserir texto, borda até corrigir manchas e suavizar a pele.

Aqui no eNotas usamos essa plataforma com frequência por ser extremamente fácil e prática.

Produzir conteúdos Fotor

O marketing de conteúdo surgiu para fazer com que os questionamentos dos usuários sejam realmente respondidos. Por isso, é fundamental desenvolver textos de qualidade e que gerem valor para o público da sua marca.

Para auxiliar nesse trabalho, utilizar ferramentas para produzir conteúdos é essencial, já que poupa tempo, otimiza o seu trabalho e melhora a sua produtividade.

Você já conhecia essas plataformas? Utiliza alguma outra? Conte pra gente nos comentários!