Hotmart: tudo o que você precisa saber

Atualizado há mais de 1 semana

A Hotmart é uma plataforma bem completa para quem deseja criar e vender produtos digitais como e-books, cursos online, vídeos, assinaturas, dentre outros. Ela é a “queridinha” dos produtores e afiliados e não é à toa.

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post!).

A ferramenta possui uma estrutura robusta que permite produzir e vender com qualidade e segurança.

Mesmo oferecendo uma infinidade de funcionalidades, ela possui muitos adeptos por oferecer um excelente custo-benefício —  tanto para grandes produtores, quanto para os que estão entrando agora nesse mercado.

É importante ressaltar que trabalhar com produtos digitais não significa “ganhar dinheiro fácil”, como muitos pensam. É necessário trabalhar duro para colher frutos no futuro, assim como qualquer outro tipo de negócio.

Pensando em te ajudar a oferecer o melhor para os seus clientes, criamos um artigo especialmente para explicar como funciona a Hotmart. Tire suas dúvidas sobre taxas, vantagens, como vender, notas fiscais e muito mais. Vamos lá?

O que é a Hotmart?

Criada em 2011, a Hotmart é uma plataforma que intermedeia a venda de produtos digitais. Você cria o conteúdo, hospeda no site e começa a vender, seja diretamente, por coprodução ou afiliado.

Insert Video

Quem é afiliado vende o produto e recebe uma comissão.

Por exemplo, você vende um curso de culinária na internet e o seu afiliado possui um blog com bastante tráfego que trata exatamente do assunto. Então, ele vende o seu produto e recebe a porcentagem em cima de cada venda.

Esse é um cenário bem interessante já que o blog é especializado na sua área de atuação, ou seja, o público que está ali tem grandes chances de se interessar pelo seu curso.

Por outro lado, se você vende um produto em que há mais pessoas envolvidas no processo de criação, você também utiliza o método de coprodução na Hotmart, no qual cada um recebe o comissionamento de acordo com o seu percentual.

A Hotmart é indicada para quem?

A Hotmart trabalha com venda de produtos online e é indicada para produtores digitais, coprodutores e afiliados.

Além disso, recentemente, a plataforma lançou a funcionalidade de venda de produtos físicos para alguns usuários. 

Insert Content Template or Symbol

Como vender com a Hotmart?

A Hotmart oferece várias possibilidades de pagamento, tanto para vendas avulsas quanto para cobranças recorrentes.

Uma boa dica é analisar se o formato escolhido se encaixa na proposta do produto. De nada adianta oferecer o pagamento à vista, sendo que você trabalha com clubes de assinatura, em que os recebimentos são realizados por determinado período, não é mesmo?

Veja as opções oferecidas pela Hotmart e escolha a que mais se encaixa em sem perfil:

Cartão de crédito via HotPay

No HotPay, sistema de pagamentos exclusivo da Hotmart, as vendas podem ser realizadas em até dois cartões de crédito.

Em caso de parcelamento em até 12 vezes (definido por você no ato do cadastro do produto), há cobrança de R$2,49 em cada parcela, que é paga pelo cliente. O valor mínimo para cada parcela é de R$9.

Todo vendedor deve disponibilizar, obrigatoriamente, o cartão de crédito como forma de pagamento. Nas compras realizadas com parcelamento, você recebe o valor integral do produto e as taxas de parcelamento são repassadas diretamente à administradora do cartão.  

Cartão de crédito via PayPal

Transações realizadas pelo cartão de crédito via PayPal podem ser parceladas em até 3 vezes.

Esse método de pagamento é opcional, ou seja, você pode ou não inseri-lo em sua página de vendas. No entanto, lembre-se de que quanto mais opções oferecer, mais vendas poderá realizar.

Débito online via HotPay

O débito online do HotPay funciona como uma transferência online. Muitos compradores se interessam pelas compras realizadas em débito online, uma vez que não há a necessidade de possuir cartões de crédito ou emitir boletos bancários.

A modalidade é disponibilizada apenas para compras à vista e também é opcional ao vendedor.

Boleto bancário via HotPay

Como uma quarta opção, a Hotmart disponibiliza o pagamento via boleto bancário.

Nessa modalidade, não há cobrança de taxa extra para o comprador, já que o valor é disponibilizado em sua conta HotPay após a compensação bancária do documento. Esse prazo é de até 4 dias úteis.

Quais são as principais funcionalidades da Hotmart?

Veja como a Hotmart pode otimizar as suas vendas, são dezenas de facilidades exclusivas:

Hotmart Analytics

Não basta produzir ou vender. Você deve saber como, onde e para quem você deve segmentar suas estratégias. E é exatamente o que a Hotmart propõe aos seus usuários por meio do Hotmart Analytics, .

Todos os visitantes da sua página de vendas, site ou checkout são analisados e as informações obtidas são transformadas em gráficos e tabelas.

Esse rastreamento de dados, que é totalmente gratuito, auxilia o empreendedor a avaliar quais opções funcionam e, principalmente, quando é hora de mudar o foco.

Hotmart Club

O Hotmart Club é a plataforma EAD da Hotmart, que permite você hospedar seus cursos online em uma interface intuitiva, segura, customizável e responsiva. A ferramenta conta com mais de 1 milhão de usuários entre produtores e alunos.

Inicialmente, ela foi desenvolvida para ser uma área de membros para usuários da Hotmart, mas foi preciso ir além para facilitar a hospedagem dos produtos online. Isso proporcionou ao produtor o gerenciamento do seu trabalho em um único local.

O objetivo é oferecer um ambiente de fácil de utilização. Portanto, não é preciso ter conhecimentos avançados em design e programação. Nesse sentido, o Hotmart Club dá uma ajuda e tanto, já que as funções são bem simples.

Período grátis

É comum que os compradores não se sintam seguros para fazer a compra de um produto digital, principalmente se o valor dele for alto. Nesses casos, uma boa saída é oferecer um período grátis.

Hospedando seu produto na Hotmart, seus visitantes poderão usufruir de um período de testes, que será definido por você. Quando esse prazo chegar ao fim, e caso o usuário tenha gostado, ele continuará tendo acesso ao produto.

Os dados são colhidos antes do período de testes e, após finalizado, a cobrança é iniciada automaticamente.

Checkout Builder

Já imaginou ter um checkout totalmente customizado que realmente seja a cara do seu negócio? O Checkout Builder da Hotmart te ajuda nisso!

Com ele, você tem à disposição vários modelos de layouts para alta conversão. Além disso, é possível customizar os checkouts para smartphones, melhorando ainda mais a experiência do usuário.

Mantenha a sua identidade visual e verbal até mesmo no ato do pagamento e conquiste mais clientes!

Insert Custom HTML

Club Sales

O Club Sales é um verdadeiro acelerador de conversões. Com ele, você pode criar anúncios e ofertas dentro da sua área de vendas, entregando exatamente aquilo que os seus visitantes buscam.

Essa é uma funcionalidade que aproveita ao máximo o seu funil de vendas, garantindo as melhores ofertas para aqueles que já são seus compradores e confiam no que você produz.

Hotmart Playbox

Segundo uma pesquisa realizada pela Provokers para Google e Meio & Mensagem, o consumo de vídeos online no Brasil cresceu 90% em 3 anos. E mais: 86% das pessoas disseram que assistiram vídeos na web pelo menos 1 vez ao mês.

Você já pensou em aliar essa demanda ao seu processo de checkout? É exatamente o que propõe a Hotmart Playbox.

Com o checkout  integrado ao seu player de vídeos, você atinge seu cliente no momento exato. Assim, as chances de não perder a conversão são bem maiores.

Também há vantagens para o cliente, é claro. Ele não precisa interromper a exibição dos vídeos para adquirir uma nova oferta, pode fazer a ação enquanto consome o seu produto digital. Bacana, não é?

HotPay

Você tem compradores em outros países e não sabe como receber as suas vendas? O HotPay dá conta do recado.

Ele permite que sejam realizados pagamentos de qualquer lugar do mundo, em qualquer moeda e o repasse ao produtor ou afiliado é feito em moeda local.

Por exemplo, você pode fazer uma venda em dólar, mas receberá o valor em real, de acordo com a cotação do dia e as taxas relacionadas.

O HotPay permite que as vendas sejam realizadas no cartão de crédito e boleto bancário.

Quais são as taxas para quem vende com a Hotmart?

A Hotmart não cobra para fazer cadastros e nem mensalidades. Você vai pagar uma porcentagem à plataforma apenas depois que a venda for concluída. 

Os valores correspondem às taxas de serviço, que são representadas pela Taxa de intermediação e/ou a Taxa de licença, descontdas do valor final da venda do produto. 

Taxa de intermediação e taxa de licença

A taxa de intermediação ou taxa Hotmart é cobrada em todas as transações aprovadas e pode variar de acordo com o valor de venda do produto (porcentagem sobre o valor do produto) e a moeda paga na comissão.

Já a taxa de licença é um valor fixo cobrado de acordo com a moeda paga na comissão em todas as transações aprovadas, representada pela licença de uso da Hotmart. 

Os valores aplicados nessas taxas obedecem a diferentes regras, definidas pela moeda de comissão e valor da transação (classificados como transações gerais ou microtransações). 

A seguir você encontrará os valores de acordo com transações consideradas gerais ou microtransações.

Valores da taxa

Os valores das taxas de transações gerais podem ser observadas a seguir: 

Moeda de Compra e Comissão

     Taxa Hotmart

USD

     9.9% + 0,50 USD

EUR

     9.9% + 0,50 EUR

GBP

     9.9% + 0,50 GBP

BRL

     9.9% + 1,00 BRL

 

Para receber os pagamentos de comissões da Hotmart, é possível fazer saques na plataforma. Neste artigo, é possível entender melhor como funciona o saque e as taxas.

Hotmart emissão de nota fiscal

Muitas pessoas tem uma dúvida em relação as vendas na Hotmart: emissão de nota fiscal.

Inclusive, muitos produtores e afiliados cometem um grande erro ao emitirem suas notas fiscais para a Hotmart?

A plataforma é apenas uma intermediadora entre os envolvidos no processo de venda, permitindo que produtores, afiliados e clientes façam as transações em único ambiente.

Sendo assim, você —  enquanto produtor digital —  deve emitir a sua nota fiscal para o consumidor final, ou seja, para quem o serviço foi prestado. 

No caso dos afiliados, o documento fiscal deve ser gerado diretamente para o produtor digital, com o valor da comissões recebidas.

Ah, e as notas fiscais devem ser individuais. Se você fez 50 vendas para 50 clientes diferentes, por exemplo, cada um deles deve receber um documento fiscal.

Entenda melhor essa questão no nosso artigo: Você precisa emitir nota fiscal para a Hotmart para declarar seus ganhos como produtor digital?

Lembre-se que mesmo se tratando de vendas pela internet, as transações são respaldadas pela lei fiscal brasileira, assim como os outros tipos de venda.

Automação de nota fiscal

Na Hotmart, emissão de nota fiscal não precisa ser uma dor de cabeça para empreendedores. 

Esse processo pode ficar muito mais fácil com um emissor automático de notas fiscais eletrônicas, como o eNotas

Integrado à Hotmart, assim que uma venda for concluída, a nota fiscal é emitida automaticamente.

O eNotas possibilita a emissão de notas fiscais em diferentes momentos:

  • Após uma venda ser realizada;
  • Depois do período de garantia.

Você ainda pode configurar para enviar a nota fiscal diretamente para o email do seu cliente assim que ela for gerada.

Tudo 100% automático! Isso otimiza ainda mais o seu tempo enquanto produtor digital ou afiliado.

A integração “automágica” entre Hotmart e eNotas ainda permite que você tenha acesso aos números do seu negócio de forma prática através da “Visão do contador”.

Você pode baixar os relatórios em XML, PDF ou planilha do Excel e enviar diretamente ao profissional contábil.

Hotmart nota fiscal

A Hotmart é uma plataforma completa para quem é produtor digital ou afiliado. Assim, seus cursos online são hospedados de forma segura e você tem acesso a relatórios, checkouts personalizados, área de membros e muito mais.

Agora que você entendeu como funciona a Hotmart, é hora de saber como emitir nota fiscal na Hotmart

Insert Content Template or Symbol

Perguntas Frequentes

O que é a Hotmart?

É uma plataforma que intermedeia a venda de produtos digitais.

O que é Hotmart Pocket?

É um aplicativo de celular que permite que produtores e afiliados visualizam o andamento de suas vendas na Hotmart. Está disponível para iOS e Android.

Quais são as taxas cobradas pela Hotmart?

Para produtos com valor maior que R$ 10,00, a taxa é de 9,90% + R$ 1,00. Para produtos com preço inferior ou igual a R$ 10,00, o valor é de 20%

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

  1. Foi falado sobre a forma de pagamento (taxas, saques, etc.) mensais para afiliados pessoa física. E para os produtores digitais, qual a forma de recebimento?

  2. Quem vende um curso com a hotmart é obrigado a dar 7/15 ou 30 dias para o cliente,e tem alguma chance de ser fraude algum curso que esteja na plataforma hotmart???

  3. A retirada mensal do afiliado que divulga produto dos outros é apenas R$ 1.900 ? Não entendi essa parte, se eu gerar engajamento pra lançar produto de alguem e vender muito acima desse valor eu nao saco nunca ?

    1. Ei Michel, bom dia!

      O limite de saque mensal de R$ 1.900,00 é só para pessoa física.

      Se você continuar como pessoa física e faturar mais do que esse valor, terá que esperar até o próximo mês para sacar.

  4. Cadastrei meu produto na Hotmart mas dá erro ao clicar em COMPRAR, o suporte da hotmart é PÉSSIMO, algum profissional poderia me dar uma luz?
    Estou há uma semana aguardando a solução do meu problema e nada!!!

  5. Planejo ingressar na carreira de escritor. Livros infantis e adultos (literatura). É possível vender e-books literários na hotmat ou só pode vender curso?

  6. Como você trabalha com marketing digital, eu deixei um recado gravado em vídeo para você ok.
    Esta ai nesta página que deixei no campo site.

  7. Gostei do texto, gostaria de entrar na área de marketing e começar no hotmart, porém não faço ideia por onde começar. Alguém poderia me orientar???

  8. quero saber se é possivel eu colocar um curso de segurança na plataforma e poder emitir o certificado … tem alguma metologia pra isso

    1. Olá, Brenda! Geralmente, o processo de cadastro pode levar até 3 dias úteis. Você poderá iniciar suas vendas apenas após este prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.