Como importar o certificado digital no seu computador?

Você deve achar que importar o certificado digital para o seu computador é algo super fácil e é verdade! Porém, é comum que algumas pessoas esqueçam de marcar determinadas opções que vão fazer toda diferença na hora de utilizar o arquivo.

Por isso, criamos esse passo a passo para explicar como obter o certificado digital sem ter problemas futuros. Importando o arquivo corretamente, você pode utilizá-lo para diversas situações, inclusive para emitir nota fiscal eletrônica. 

Nesse caso, estamos falando do modelo A1, o modelo que o eNotas suporta com tranquilidade. Acompanhe! 

Passo 1

Assim que você comprar o seu certificado digital, terá acesso ao arquivo. Ao clicar nele, o Assistente de Importação de Certificados será aberto automaticamente. O primeiro passo é marcar a opção "Usuário Atual".

importar o certificado digital

Passo 2

Selecione o nome do arquivo do certificado que está no seu computador e clique em "Avançar". 

importar o certificado digital

Passo 3

Digite a senha e em seguida atenção! É imprescindível selecionar a opção: "Marcar esta chave como exportável. Isso possibilitará o backup ou o transporte das chaves posteriormente."

Dessa forma, quando você for exportar o certificado para utilizar no eNotas, por exemplo, a chave privada será baixada no formato .pfx, que é o modelo suportado pela nossa plataforma. 

importar o certificado digital

Passo 4

Marque a opção: "Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado." 

importar o certificado digital

Passo 5

Para finalizar, clique em "Concluir". 

importar o certificado digital

Passo 6

Clique em "OK".

importar o certificado digital

Importar o certificado digital para o seu computador é uma tarefa bem simples, basta ter atenção ao selecionar as opções. Assim, você pode utilizar o arquivo normalmente no eNotas para emitir as suas notas fiscais automaticamente.

Agora, é importante também que você saiba Como baixar o certificado digital do seu navegador? Confira o nosso passo a passo para exportar do Google Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox!