5 dicas simples para vender cursos online

Atualizado há mais de 3 semanas

A tecnologia é um elemento essencial na vida das pessoas. Seu uso tem se tornado uma forte tendência na educação, gerando um mercado promissor para quem quer vender cursos online. Essa modalidade EAD oferece novos recursos e possibilidades para algo que antes parecia ser inacessível para boa parte da população

O ensino online permite que as pessoas se conectem com conteúdos e informações em qualquer lugar e horário. E, para fazer com que esse negócio caminhe para frente, é preciso trabalhar de forma estratégica.

Portanto, se você busca otimizar processos e ter mais lucro com seus cursos online, está no lugar certo. Separamos 5 dicas para tornar o seu processo de venda objetivo, organizado e dinâmico.

1. Estude o seu mercado e a concorrência

É fundamental saber como o mercado em que você irá atuar está funcionando, assim como entender quais são os seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.

Portanto, procure saber o que está dando certo, e em cima disso, faça ainda melhor. Isso faz parte do processo estratégico em busca de um diferencial para gerar mais destaque para o seu negócio.

2. Faça uma análise do público-alvo

Analisar o seu público-alvo é uma das etapas mais importantes para quem quer vender cursos online. Sem conhecer seu mercado em potencial, você não saberá quais atitudes tomar e como se aproximar de sua persona.

Nessa etapa, você deve ser crítico e procurar analisar a fundo as necessidades do usuário. Essas informações serão utilizadas a seu favor no momento em que iniciar a venda dos cursos online.

Compreenda quais são os desejos e fraquezas da sua persona. Assim, você terá um produto totalmente focado em quem precisa dele.

Além disso, quando iniciar as suas vendas, deixe claro o que o aluno aprenderá naquele conteúdo e aproveite para destacar os benefícios trazidos por seu curso.

3.  Invista na divulgação

Um dos grandes desafios encontrados por empreendedores do mundo EAD é o momento da divulgação, seja por não usar todos os canais disponíveis ou por não usá-los de maneira correta.

A divulgação é fundamental em qualquer estratégia de venda. Com ela, é possível criar diferentes táticas para ser encontrado por seus alunos e, assim, aumentar as matrículas do seu conteúdo.

Veja algumas mídias que você pode utilizar para melhorar a divulgação do seu curso online:

Email marketing

Utilize mensagens segmentadas para conquistar a sua persona e fazer com que ela se interesse pelo seu produto. No marketing digital, trabalhar com email marketing ainda é considerada uma das formas mais eficientes para obter resultados satisfatórios.

Redes sociais

Faça das redes sociais um canal de gerar um diálogo mais próximo com seus alunos. Dentre as opções existentes, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, é importante usar as mais relevantes e adequadas ao seu negócio.

Busque aquelas em que os usuários têm mais chances de se interessar pela sua marca e que possam contribuir em algum ponto com a identificação com a sua empresa, resultando em novas oportunidades.

Links patrocinados

O Google Adwords e o Facebook Ads são ferramentas com um potencial grande para trazer bons resultados em um período curto de tempo.

A publicidade paga é um excelente canal para vender cursos online, pois, com ela, você irá conseguir novos alunos de forma instantânea, a partir de uma campanha bem otimizada.

O ideal é trabalhar esses canais de divulgação de maneira integrada, no qual todos eles se mostram importantes para a conquista do seu objetivo: captar cada vez mais usuários.

4. Personalização

A personalização é uma etapa muito importante da estratégia de vendas de cursos online e jamais deve ser deixada de lado. Por isso, lembre-se de adequar o layout para tornar a sua abordagem ainda mais pessoal e fortalecer a identidade da sua marca.

A forma como os alunos consomem os seus materiais, sejam eles slides ou videoaulas, influencia diretamente nos seus resultados e engajamento. Portanto, prepare um conteúdo atrativo para sua audiência.

Não fique na zona de conforto, templates prontos estão batidos. Crie o seu próprio visual para tornar a sua aula ainda mais dinâmica, demonstrando o cuidado que você teve ao criá-la.

Ter um material personalizado e bem estruturado facilita (e muito!) todo o processo de absorção do conteúdo, tendo um usuário mais engajado e, consequentemente, um e-learning de sucesso.

5. Plataforma LMS

O uso de uma plataforma para gerenciar os seus cursos online, como a LMS (Learning Management System), proporciona um melhor aproveitamento para os alunos, gestores e professores, além de auxiliar nos demais processos.

A ferramenta LMS que você utilizar irá influenciar diretamente na venda de seus cursos online. E quanto mais completa ela for, mais recursos você poderá oferecer a todos os envolvidos.

Portanto, lembre-se de optar por uma solução que possibilite a hospedagem, gerenciamento e comercialização dos materiais em um mesmo lugar.

O ensino online está mudando a maneira como a interação entre as pessoas é feita, assim como a forma em que os conteúdos são consumidos. Quanto mais possibilidades você oferecer ao seu atual ou futuro aluno, mais fácil será para vender seus cursos online.

*Artigo desenvolvido pela equipe da Edools.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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