Vender mais na Black Friday: 12 dicas imperdíveis para o seu negócio

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso guia e descubra 12 dicas imperdíveis para você colocar em prática e vender mais na Black Friday!

A Black Friday é uma velha conhecida do comércio brasileiro. Originada nos Estados Unidos, ela é realizada na última sexta-feira do mês de novembro no mundo todo, criando várias oportunidades para atrair clientes e melhorar a performance de um negócio.

Em 2021, os dois dias da Black Friday fecharam com vendas totais de R$ 5,4 bilhões no comércio eletrônico, crescimento de 5,8% em relação ao ano passado, informou a Neotrust.

E não pense que apenas esse setor pode se beneficiar. Produtores digitais, sites de assinatura e outras plataformas de vendas devem aproveitar a Black Friday para criar promoções únicas, que otimizam o engajamento do mercado.

Neste post, vamos apresentar 12 Dicas Imperdíveis que te ajudarão a vender mais na Black Friday. E por fim, traremos uma SUPER DICA para você fechar as suas vendas com chave-de-ouro, confira!

1. Prepare o seu site

Você já ficou acordado de madrugada esperando a última sexta-feira de novembro começar para aproveitar os descontos e as ofertas, mas desistiu porque os sites das lojas não paravam de cair?

Pois bem, essa situação é frustrante tanto para o consumidor quanto para quem vende, algo que pode atrapalhar o desempenho do seu negócio.

Portanto, se você deseja vender mais na Black Friday, sua atenção precisa estar voltada para o desempenho do seu site, focando no aumento das conversões.

Vale ressaltar que falhas de comunicação com o servidor, problemas com o acesso em dispositivos mobile e a falta de capacidade para suportar um grande número de visitantes são os principais erros!

Um estudo feito pela Sofist, constatou dados que preocupam. Verificou-se que o varejo online brasileiro sofreu em 2021 uma perda de R$ 8,1 milhões em apenas 12 horas, entre a Black Friday.

O estudo contemplou o monitoramento de 116 lojas virtuais, entre 22h da quinta-feira anterior a Black Friday de 2021 até às 10h do dia 26 de novembro, o dia que o comércio celebra a data.

A Sofist indicou que a indisponibilidade pode ter ocorrido por erros técnicos e ter havido uma demora de mais de 45 segundos para carregar o site. Normalmente, algo acontece quando a página está sobrecarregada de acesso.

Então, não perca tempo nem dinheiro, prepare a sua loja virtual corretamente e evite dores de cabeça para poder se preocupar apenas em vender mais na Black Friday.

2. Promova Upsell para vender mais na Black Friday 

O upsell é uma estratégia para otimizar o ticket-médio do negócio, oferecendo uma nova oferta após a realização de uma compra.

Quando você vai em uma lanchonete de fast food, por exemplo, há quase sempre uma oferta de um refrigerante ou uma batata frita maior, certo? Essa é uma prática utilizada por várias lojas, e não apenas os negócios digitais.

Agora, imagine que o seu cliente comprou um curso de jardinagem na Black Friday. Instantes depois da compra, você pode oferecer outro curso ou um e-book sobre as principais plantas que um jardim deve ter.

Apesar de ser um exemplo fictício, o upsell é uma boa tática para vender mais na Black Friday 2022 e possibilitar uma melhor experiência ao seu cliente.

Curiosidade

Leia o nosso conteúdo sobre as as diferenças entre Cross Sell e Down Sell e aprenda  como aplicar essas técnicas em conjunto com o upsell em sua empresa!

CUIDADO!

O upsell não pode ser confundido com venda casada. Essa prática ocorre quando você condiciona uma oferta a compra de um outro produto.

A venda casada é ilegal!

3. Ofereça vários meios de pagamento

Imagine a frustração de um consumidor ao colocar um produto no carrinho e não encontrar o meio de pagamento desejado, seja o boleto, ou a bandeira do cartão de crédito que ele tem.

Esses casos geram uma experiência negativa, que é péssima para a imagem da sua marca no mercado.

Assim sendo, ofereça diversos meios de pagamento em sua loja virtual. Você não precisa manter todas as opções durante o ano inteiro, mas é válido fazer esse esforço para vender mais na Black Friday.

Entre as principais opções para pagamento, são sugestões:

E caso você note que um meio de pagamento novo foi bastante utilizado nesse período, considere mantê-lo em seu negócio, beleza?

4. Faça uma boa campanha de mídia paga

As campanhas de mídia paga derrubam as barreiras para a comunicação entre empresas e consumidores. A partir delas, o seu negócio pode alcançar um público altamente segmentado, de acordo com os seus interesses nas redes sociais.

Hoje em dia, existem inúmeras plataformas para investir, como o Facebook Ads, o Instagram Ads e o Google Ads. Portanto, crie uma estratégia que atraia os consumidores ideais para o seu site.

E lembre-se: nunca foque os seus esforços em apenas uma plataforma e divida o seu investimento com sabedoria para poder vender mais na Black Friday divulgando sua campanha em todas as redes. 

Curiosidade

Nós disponibilizamos um conteúdo informativo sobre como anunciar no Instagram, não deixe de conferir!

Ah... não se esqueça de utilizar outras ferramentas das redes sociais para divulgar conteúdos especiais também, como por exemplo, o Instagram Stories.

5. Reforce o seu estoque

Como você já percebeu, a Black Friday movimenta milhões de reais. Desse modo, empreendimentos B2C (Business-to-consumer), como os e-commerces, devem reforçar os estoques, evitando a frustração do consumidor.

Antes de comprar de seus fornecedores, faça uma previsão de consumo durante a Black Friday e não compre mais do que o necessário. Além do mais, quem não toma esse cuidado, acaba gastando mais do que deve e não consegue ter bons lucros.

Afinal, não tem como vender mais na Black Friday 2022 sem um estoque reforçado, né?

6. Respeite o consumidor

Provavelmente, você já ouviu as expressões “Black Fraude” e “Tudo pela metade do dobro”, não é mesmo?

Infelizmente, algumas lojas criam campanhas de má-fé, em que os preços são aumentados dias antes da Black Friday e reduzidos durante a sexta-feira.

Com isso, os anúncios de promoções forjadas ganharam muito destaque nos noticiários em anos anteriores.

Saiba que existem sites que monitoram a variação de preços de inúmeros produtos na internet. Com isso, os consumidores estão mais atentos aos falsos descontos.

Se você não quer sofrer consequências, como depoimentos no Reclame Aqui ou postagens negativas sobre a sua empresa em redes sociais, é essencial respeitar o consumidor, oferecendo descontos verdadeiros, que realmente valem a pena.

Lembre-se que vender mais na Black Friday por meio de mentiras pode afetar sua empresa o ano todo.

7. Crie um senso de urgência

Os gatilhos mentais já são amplamente utilizados para melhorar o número de vendas e não poderia ser diferente na Black Friday.

Um simples contador regressivo de tempo em seus anúncios promove o gatilho da escassez e aumenta o desejo de consumo dos visitantes. Por isso, crie um senso de urgência em suas campanhas.

Só não cometa o erro de colocar contadores regressivos mais de uma vez em um mesmo produto. Quando o tempo se esgotar, o preço deve retornar para o valor normal.

Como nada foge dos olhares dos consumidores na internet, essa tentativa, se mal implementada, pode mais atrapalhar do que vender mais na Black Friday.

8. Treine os seus funcionários

Uma empresa só alcança bons números quando é formada por trabalhadores capazes de superar desafios e superar metas com facilidade.

Dessa maneira, o treinamento de seus colaboradores é uma prática que nunca pode ser deixada de lado — principalmente para vender mais na Black Friday 2022.

Como o fluxo de clientes é maior durante essa época, é preciso ter atenção redobrada no atendimento.

Caso algo de errado aconteça no seu site, como problemas na hora de finalizar a compra, alguns consumidores podem ficar de ânimos esquentados.

Nessas horas, a central de ajuda do seu empreendimento deve estar qualificada para contornar a situação o mais rápido possível.

E os benefícios dos treinamentos de funcionários não param por aí: quando um consumidor é atendido corretamente em uma situação problemática, ele se sente mais confortável e confiante para retornar e comprar mais.

Portanto, descubra quais são as maiores dores dos seus consumidores, treine a sua equipe e seja preciso tirar dúvidas e solucionar problemas durante a Black Friday.

9. Crie landing pages otimizadas com SEO… com antecedência

Ter uma landing page própria para a Black Friday é uma boa maneira de segmentar o seu público e aumentar as conversões. Ao criá-la com antecedência, você pode perguntar ao seu nicho:

  • como os avisos de promoções devem ser enviados (Ex.: email ou SMS);

  • quais mercadorias eles desejam comprar (Ex.: livros ou cursos online);

  • quanto eles estão dispostos a gastar.

Com essas informações em mãos, é possível criar campanhas mais precisas e focadas no desejo de cada cliente.

Não se esqueça de utilizar as cores preto e vermelho, a fim de atrair a atenção do visitante também.

Utilize um call-to-action (CTA) para que os clientes se sintam importantes e fiquem sabendo primeiro dos descontos, como nestes exemplos: "Ficar sabendo antes de todo mundo" ou "Receber promoções em primeiro lugar".

Lembre-se de trabalhar o SEO de suas páginas, para que ela também ganhe tráfego orgânico e possa gerar mais vendas de forma barata!

10. Monitore o seu desempenho

Muitos compradores ficam alertas para comprar mercadorias no primeiro minuto da sexta-feira. Alguns sites focam os seus esforços nos momentos iniciais, visando o aumento das conversões — e não há nada de errado nisso.

Contudo, o seu planejamento pode não acontecer como esperado e o número de vendas não alcançar as metas esperadas nas primeiras horas. Desse modo, é muito importante que você acompanhe a performance de sua loja na Black Friday.

É possível, por exemplo, programar promoções, disparos de emails e outras campanhas de marketing durante o decorrer do dia inteiro.

Lembre-se de que você também pode criar preços especiais para quem comprar algo em sua loja mesmo após a Black Friday.

Algumas lojas chamam esse período de “Ressaca de Black Friday”. A partir disso, você consegue atrair novos consumidores depois da data também.

11. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes

Se você oferece um produto com um valor desproporcional ao mercado, as suas chances de vender mais na Black Friday serão pequenas.

E, apesar de não ser novidade, situações desse tipo são bem comuns no mercado. Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes.

A ideia é agir com antecedência de modo a facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

Uma dica de boa prática nesse sentido é avaliar o valor de frete e o prazo de entrega dos principais concorrentes. Além do preço, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores do comércio eletrônico.

Afinal, não adianta ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo, não é mesmo?

Curiosidade

Confira o nosso conteúdo sobre como fazer análise de concorrência e arrase nas suas vendas!

12. Respeite os prazos indicados para a entrega

Não é preciso dizer que a Black Friday é uma das principais datas de atração para novos clientes, né? Portanto, que momento mais é importante para aproveitar e fidelizar esses consumidores?

Nesse cenário, você não pode marcar bobeira! E, para isso, uma das principais estratégias é cuidar para que a entrega seja feita dentro do prazo!

Evite reclamações e entregue um serviço de ponta. Pode ter certeza que isso elevará a imagem do seu e-commerce junto ao público.

Acredite! Muitas empresas atrasam o envio dos produtos nessa época. Você seguindo a data estabelecida já estará à frente da concorrência e, claro, deixará a sua clientela satisfeita e esperando por uma nova oportunidade para comprar com você!

Super Dica! Planeje sua estratégia de marketing digital

A última sexta-feira de novembro é uma data muito especial para o comércio. Durante a ela diversas lojas fazem campanhas de marketing e promoções diferenciadas, a fim de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já compraram algum produto ou serviço.

E claro, vender mais na Black Friday!

Pequenos, médios e grandes empreendimentos devem se preparar corretamente nessas horas.

Oferecer o preço mais barato já não é um diferencial para se destacar. O aumento do número de vendas depende de uma série de fatores, como:

  • capacidade de atendimento dos funcionários;

  • landing pages otimizadas;

  • estoques adequados às expectativas de consumo;

  • oferta dos meios de pagamentos mais utilizados pelos clientes;

  • site com design responsivo e capaz de suportar grande quantidade de acessos.

Como você pode perceber, qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados e isso não é diferente quando estamos falando do meio digital.

Então, não deixe para realizar um planejamento, tanto de estratégias de venda, quanto de campanhas em cima da hora. Faça tudo isso com uma antecipação mínima de 30 dias.

Uma boa dica prática nesse sentido é trabalhar em ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual.

Além do que, vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, certo?

Dentro desse panorama, você também pode analisar a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação.

Abaixo, seguem algumas sugestões que também podem te ajudar a vender mais na Black Friday:

  • Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.

  • Para aqueles que já compraram na sua loja, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode acabar trazendo resultados positivos.

  • Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu Produto Campeão (“carro-chefe” com um bom desconto).

Portanto, não perca mais tempo, busque logo colocar em prática as dicas deste post e você verá como é possível obter bons resultados e melhorar a performance do seu negócio na Black Friday.

Dica bônus: emita notas fiscais de TODAS as suas vendas

A emissão de notas fiscais é essencial para manter o negócio legalizado e garantir tranquilidade em sua rotina de trabalho. Saiba que é a partir desse documento fiscal que você recolhe impostos e respeita as legislações tributárias do nosso país.

Se você não as emitir corretamente, prepare-se para enfrentar dores de cabeça, pois a sonegação de impostos é crime,  gera multas e, em casos mais graves, até a prisão.

Desse modo, emita notas fiscais de todas as vendas realizadas na Black Friday — e em outros períodos também.

Como você sabe, nessa época do ano, as negociações são maiores, por isso é fundamental automatizar o fluxo de emissão de notas fiscais.

Pense no tempo que você gastará entrando no site da prefeitura e preenchendo todos os campos manualmente. Vender mais na Black Friday é sinal de muito trabalho, mas tem muita coisa que dá pra automatizar, não acha?

E tem mais! Caso algum erro seja cometido, você terá retrabalho para substituir ou cancelar notas fiscais.

Em vista disso, utilize uma plataforma completa de emissão automática dos seus documentos fiscais, que está integrado aos principais meios de pagamentos do mercado.

E é nesse cenário que surge o eNotas, o software ideal para quem quer automatizar a emissão de notas fiscais eletrônicas, ficando livre de muitos processos burocráticos e, assim, ter mais tempo para focar em outras partes importantes do seu negócio e vender mais!

Com a nossa solução, você será capaz de emitir NF-e, por exemplo, em todo o Brasil! E a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e), inclusive em municípios sem webservice, como: Valinhos, Santana de Parnaíba e Barueri.

E não é só isso! O eNotas gerencia automagicamente as instabilidades das prefeituras e conta com um código de serviço municipal nacionalizado.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com os diferentes tipos e formatos de códigos exigidos pela prefeitura, como CNAE e item da lista.

Se você vende na internet e está disposto a vivenciar a melhor experiência da galáxia em emissão de notas fiscais, então… você não pode deixar de conhecer o eNotas.

Ao tomar essa atitude, você não precisa se preocupar com a emissão e o envio das notas para os seus clientes. Nós cuidamos das notas, para você cuidar do seu negócio!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

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