Como utilizar vídeos online na estratégia de vendas e aumentar sua base de clientes

Atualizado há mais de 3 semanas

Você já parou para pensar sobre seu consumo de conteúdo na internet? Talvez tenha passado despercebido, mas muito provavelmente, a maior parte do tempo que você passa no mundo online é assistindo a vídeos.

Como podemos ter certeza disso? Bom, segundo dados, hoje o vídeo é responsável por nada mais nada menos do que 69% do tráfego da internet e a previsão é de que, até 2018, esse número cresça para 79%.

Além disso, quando pensamos em empresas, os vídeos já são uma realidade. Eles garantem aspectos como conversão, engajamento, redução de custos e até mesmo induzem a compra.

Um dos maiores motivos disso é o fato das pessoas preferirem consumir conteúdo em formato de vídeo. Com isso, sites como o Facebook passam a mostrar mais os produções audiovisuais ao invés de textos ou fotos.

Pensando nesse contexto em que é preciso se adaptar à demanda do cliente, vamos discorrer aqui sobre algumas das melhores maneiras de utilizar vídeos para aumentar suas vendas.

Vamos lá?

Primeiro passo: planeje sua estratégia

Apesar da preferência por vídeos e seu consumo crescente na internet, isso não quer dizer que você pode simplesmente adotar essa estratégia de uma hora para a outra.

Pensar dessa forma pode te trazer inúmeros problemas – como de adaptação ao público ou até mesmo do formato de vídeo – e te levar a tentativas frustradas e nada lucrativas.

Por isso, antes de mais nada, planeje-se! É importante que você pesquise e estude seu negócio e audiência que deseja atingir (mesmo se já tiver feito isso).

Para ter um direcionamento melhor antes de pegar o roteiro e ligar a câmera, você pode se orientar por alguns pontos, como o perfil do seu cliente, sua linguagem e seu lugares de frequência na internet.

Além disso, outro quesito que pode te ajudar é olhar para o próprio planejamento de marketing da sua empresa. Com isso, você consegue visualizar o que está realizando efetivamente. Assim, é possível identificar as necessidades do seu negócio e as melhores oportunidades para encaixar vídeos.

Onde inserir vídeos na sua estratégia

Depois de estudar seu público e sua estratégia já vigente, é hora de decidir onde você vai efetivamente inserir os conteúdos audiovisuais.

1. No site institucional

Você sabia que 60% das pessoas que visitam uma página web clicam em um vídeo antes de ler uma palavra sequer do texto? Pois é exatamente pensando nisso que inserir um vídeo institucional no site da sua empresa é uma boa estratégia.

Se você já tem textos que explicam o que o seu negócio é e faz, a dica é que você os transforme em produções audiovisuais. Assim, mais pessoas vão conhecer a sua empresa e, a partir daí, podem se sentir mais inclinadas a investir em sua solução.

Além disso, você também pode aproveitar para explorar cases de sucesso e mostrar para os visitantes que os clientes da sua empresa vêm colhendo resultados com o que você oferece.

2. Com os clientes

Se você mantém um contato direto com seus clientes, esse é mais um local em que pode usar vídeos para fortalecer e dinamizar essa relação.

Nesse caso, é possível utilizá-los em e-mails para se apresentar e ofertar seus serviços, ou até mesmo para conectar os clientes com pessoas influentes da sua empresa. Assim, você estará incentivando esses prospects a fechar negócio.

Com o vídeo se caracterizando como a forma mais clara e objetiva de se comunicar com o público, ele passa a ser uma ótima forma de melhorar seu contato com os clientes.

3. Em infoprodutos

O mercado de infoprodutos é uma tendência já consolidada no ambiente online, e esse é mais um local onde você pode usufruir do poder do vídeo.

A começar pelos próprios infoprodutos que se fazem de peças audiovisuais – como vídeo aulas, webinars e screencasts. Você pode inserir vídeos em outros materiais ricos também, quando possível.

Investindo nessa forma de conteúdo mais aprofundado e denso em forma de vídeo, você consegue reafirmar e fortalecer seu vínculo de autoridade em um determinado assunto. Isso faz com que você possa aumentar também a sua base de leads – uma vez que a moeda de troca dos infoprodutos é o contato do cliente interessado nele.

4. Nas Redes Sociais

Como citamos, as redes sociais já têm algoritmos que fazem com que os vídeos tenham uma visibilidade melhor do que outros tipos de materiais. Por isso, eles têm mais chance de alcançar o feed do público do que imagens ou textos.

Além disso, quando aliada ao bom uso de CTAs (calls to action), essa estratégia pode se tornar uma porta de entrada para levar os seus contatos das redes sociais para o seu blog ou canal de vídeos.

Fique de olho nos resultados

Por fim (mas, definitivamente, não menos importante), você deve sempre se preocupar em acompanhar os resultados que suas ações estão tendo. Com uma boa análise, você vai saber como otimizar o seu conteúdo em vídeo para torná-lo mais eficiente e lucrativo para o seu negócio!

A verdade é que a capacidade de aumentar as suas vendas é apenas um dos benefícios que o vídeo pode representar para a sua empresa. E é exatamente pensando em te mostrar como você pode transformar a estratégia audiovisual em renda que a gente te indica o guia para ganhar dinheiro com seu conteúdo em vídeo. Esperamos que ajude! 😉

*Artigo produzido pela equipe da Samba Tech.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.