Como a PM3 rapidamente se tornou referência no mercado de produto com a ajuda da eNotas
PM3
A PM3 é uma empresa fundada por três gestores de produto com a visão de tornar o mercado brasileiro de tecnologia uma referência mundial em Product Management. A PM3 foi fundada em Março de 2018. Ou seja, completou recentemente seus quatro anos de existência. Hoje, faz parte do Grupo Alura e já conta com mais de 17 mil alunos impactados.
Mas como a PM3 conseguiu em tão pouco tempo se tornar uma grande referência no mercado de produto brasileiro? Não existe receita certa para o crescimento, mas inspiração você com certeza encontrará por aqui. Então, vamos ver como foi essa jornada da PM3 com ajuda da eNotas?
17 mil alunos
4 anos como cliente
A sabedoria para automatizar os processos necessários e não perder tempo, foi fundamental, e a eNotas esteve presente para colaborar com a emissão das notas fiscais.
Vivencie a melhor experiência em automação fiscal da galáxia!
A PM3
Cursos 100% online e por demanda
5 cursos em seu repertório
Sempre investindo em pesquisas de mercado
“Aqui, costumamos dizer que pensou em produto, pensou PM3!”
Khyani Miranda
Se você ainda não ouviu falar da PM3, é importante esclarecer alguns pontos sobre a empresa e sua jornada. A PM3 é uma escola que fornece cursos de forma 100% online e por demanda, são cursos gravados com os maiores especialistas em produto do Brasil, dos quais os alunos podem consumir no momento que preferirem. Além das aulas on demand, os alunos podem alinhar a teoria à prática, com atividades ao vivo individuais e em grupo.
Hoje, a PM3 conta com 5 cursos em seu repertório sendo eles Product Management, Product Growth, Product Discovery, Product Marketing e Product Analytics, sendo este último recém-lançado.
O time da PM3 está sempre trabalhando para entender as necessidades do mercado e descobrir novas maneiras de ajudar. Assim, está sempre investindo em pesquisas de mercado. Por isso, o plano é que seja lançado mais um novo curso em 2022. Além disso, a ideia é ter um evento para comunicar ao mercado sobre as novidades da área de produto e como isso está sendo refletido nos cursos da PM3.
“É bem difícil encontrar uma pessoa que atua na área de produto e não conhece a PM3. Aqui, costumamos dizer que pensou em produto, pensou PM3!” diz Khyani Miranda, integrante do time de marketing da PM3.
Escala do crescimento
mentalidade ágil
processos mais enxutos e escaláveis
Entender o que o mercado realmente precisa
E o que foi responsável por todo esse crescimento em tão pouco tempo? Bem, sempre dizemos por aqui que fórmula mágica não existe. No entanto, algumas estratégias podem ter ajudado, e Khyani contou algumas delas para nós.
Um dos primeiros exemplos apontados foi a mentalidade ágil que sempre esteve inserida na cultura da empresa para tornar os processos mais enxutos e escaláveis.
Pensando nisso, a PM3 sempre trabalhou com sistemas low code e no code, contando com fornecedores externos para lidar com as questões que não fazem parte do core business da empresa, proporcionando escalabilidade na entrega sem perder a eficiência.
Outra estratégia citada por Khyani foi o grande investimento em discovery que a PM3 faz (e sempre fez). Entender o que o mercado realmente precisa e qual a melhor maneira de entregar isso não é algo que vem de maneira intuitiva, mas sim como resultado do investimento em pesquisas e esforços direcionados para essa estratégia.
Inovar o mercado
Gargalo na educação brasileira: oportunidade e propósito
A ideia de criação da PM3 surgiu da carência da informação de gestão de produtos no Brasil, uma área que já é bem consolidada no mercado exterior. No entanto, em solos tupiniquins ainda está tracionando. Diante disso, os fundadores identificaram esse gargalo na educação e viram não apenas uma oportunidade, mas também um propósito.
Há cerca de 5 a 7 anos, os cursos de produto no Brasil eram escassos. Encontravam-se opções apenas presencialmente na cidade de São Paulo, o que levava o aluno a gastar grandes quantias para se especializar.
Nessa mesma época, era até possível encontrar na internet, mas a maioria era em inglês. Um fator problemático, visto que de acordo com levantamento da organização não governamental British Council, apenas 5% da população brasileira fala inglês.
Outro importante ponto é que as informações em inglês usam de base cases internacionais, o que acaba prejudicando o ensino, visto que a cultura corporativa e a lógica de consumo de produtos no Brasil é bem diferente.
Pensando nisso, a PM3 conta, em seus cursos, com muitos profissionais referências no mercado vindos de empresas como Google, Instagram, VTEX, RD Station e muitas outras, trazendo os cases brasileiros e otimizando o aprendizado.
Desde o início com a eNotas
Diferencial:
atendimento rápido
da eNotas
eNotas: serviço
sem preocupações
Desde o início a PM3 faz a automatização de emissão fiscal com a eNotas, sendo clientes desde 2018.
"Ver que existe essa possibilidade de fazer a integração entre sistemas e fazer a automatização da emissão de notas fiscais, para mim, é o mundo moderno! É outra realidade, pena que ainda tem gente que não conhece." diz Roberta Marton, Analista Financeiro na PM3.
Desde o início da PM3 a venda de cursos foi feita no modelo de assinaturas, sendo realizadas cobranças mensais sem consumir o limite do cartão de crédito dos nossos alunos. Atualmente, essa venda é realizada com o valor integral do curso e o parcelamento feito pelo cartão de crédito. Nos dois casos, a eNotas conseguiu assumir o desafio da automatização de notas fiscais.
“Essa emissão facilita muito o trabalho, o processo é mais acompanhar, e essa parte de analisar depois é muito mais fácil do que participar da emissão” reforça Roberta.
Rumo às estrelas!
Parceria de sucesso e
crescimento escalável
Com a parceria
da eNotas
Em 4 anos de parceria, passamos por muitas situações. E, claro, em alguns momentos foi necessário acionar o suporte da eNotas. A Roberta ainda nos conta mais detalhes sobre esses casos:
“Tenho só que elogiar o suporte, todas as vezes que preciso de algo, o atendimento é sempre rápido. Quando é algo que não conseguem me ajudar na hora, sempre informam para quem será direcionado e me dão um parecer, nunca tive problema de esperar muito tempo ou não ter um problema resolvido.”
Assim como a PM3, a eNotas também tem o propósito de facilitar a vida de seus clientes, proporcionando menos tempo lidando com burocracias e mais tempo para lidar com o que realmente importa: o seu negócio. Por isso, acreditamos que essa parceria ainda alcançará muitas estrelas!
Se sentiu inspirado por essa história de sucesso da PM3? Faça como ela e outras grandes empresas como Conta Azul, JusBrasil, Superlógica e faça parte da melhor experiência em automação de nota fiscal da galáxia. Sim, da galáxia. Venha conhecer o eNotas!