Um dos recursos mais valiosos de uma empresa são os colaboradores, afinal, são eles que fazem a máquina girar. Essas pessoas passam grande parte do seu tempo se dedicando às tarefas que foram propostas. O Treinamento Corporativo é uma forma de retribuição que contribui para potencialização do desenvolvimento da equipe.
Esse guia tem como finalidade responder todas as suas dúvidas sobre o assunto. Quem são os responsáveis por implementar o treinamento corporativo? Quais benefícios possui? Quais passos devem ser seguidos? Para todas essas respostas e várias outras, continue acompanhando esse artigo.
O treinamento corporativo é parte fundamental da gestão empresarial. Isso proporciona uma otimização de cada profissional e gera maior qualidade e rendimento do seu produto final. Colaboradores adquirem maior responsabilidade e confiança para tomadas de decisões e tudo isso acarreta em maior produtividade e, consequentemente, mais lucro para sua empresa.
Agora vamos entender um pouco sobre os conceitos do treinamento corporativo?
O que é treinamento corporativo?
O treinamento corporativo é uma prática da educação corporativa que tem como finalidade desenvolver habilidades relacionadas ao cargo do colaborador e aos objetivos estratégicos da empresa.
Pode ser ministrado pela própria empresa ou por profissionais especializados e é dedicado a desenvolver o lado profissional do colaborador, fazendo com que ele se mantenha mais empenhado e motivado, trazendo diversos benefícios para a empresa. O treinamento corporativo pode ser aplicado a qualquer cargo, seja mais baixo ou de liderança, com adaptações a cada função.
Grandes empresas como Google e Apple implementaram o treinamento corporativo e hoje essa prática é adotada por vários tipos de empresas dos mais diversos setores e portes.
Visto isso, vamos ver alguns benefícios que esse tipo de planejamento pode trazer para sua empresa?
Benefícios do treinamento corporativo
Como citado anteriormente, a empresa só ganha benefícios ao oferecer o treinamento corporativo para seus colaboradores. Confira alguns:
Aumento de produtividade
Um colaborador com os conhecimentos em dia sabe exatamente como realizar seu trabalho da melhor forma, levando menos tempo para realizar as tarefas propostas e, consequentemente, consegue realizar mais atividades em um menor período de tempo. Isso torna o colaborador mais produtivo.
Melhora do clima organizacional
Colaboradores que têm acesso constante a treinamento e que estão sempre renovando seus conhecimentos se sentem valorizados pela empresa, trazendo uma melhora na rotina e no clima organizacional.
Incentivo à inovação
Colaboradores que dominam corretamente suas atividades e funções, conseguem realizar suas tarefas de forma exemplar dentro da sua área de atuação e possuem acesso às mais novas informações do mercado, afinal o mundo não para de se atualizar a cada segundo. Isso faz com que eles consigam analisar de forma crítica os processos e propor melhorias e inovações aos processos da empresa.
Diminuição do turnover
O turnover é a taxa de rotatividade dos funcionários. Ela é medida de acordo com o número de colaboradores que entram e saem da empresa durante um determinado período. Os benefícios citados anteriormente impactam positivamente os colaboradores, fazendo com que sejam diminuídas as chances de pedidos de demissão na empresa, pois quando o colaborador está satisfeito não só com remuneração, mas com o conjunto completo, ele consegue enxergar um futuro longo na empresa.
Esses são apenas alguns dos benefícios de um treinamento corporativo e outros podem ser citados, como por exemplo:
Destaque entre a concorrência;
Melhor qualificação dos profissionais;
Retenção de talentos;
Economia para empresa.
Todos esses benefícios contam como uma grande parcela para os colaboradores se sentirem importantes dentro da empresa. Mas quem é o responsável por implementar o treinamento corporativo dentro da empresa?
O papel do RH no treinamento corporativo
Como dito no início deste artigo, os colaboradores são parte vital da empresa, e quem “cuida” deles é o setor de Recursos Humanos. O papel do RH é promover um melhor ambiente de trabalho para que os colaboradores possam executar suas responsabilidades de forma plena.
Geralmente é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos a criação, implementação e manutenção do plano de treinamento corporativo. Os treinamentos podem ser propostos por gestores, com o objetivo de reciclagem, apresentação de novidades do setor, ou por outro motivo que o gestor julgue necessário, ou pelo próprio RH, que pode reforçar os valores da empresa, a conduta ética, ou por qualquer outro motivo.
Também cabe aos colaboradores solicitarem treinamentos caso sintam necessidade. O treinamento em si pode ser por diversos motivos e com vários objetivos.
Qual a necessidade de um treinamento corporativo?
Em um treinamento corporativo existem quatro áreas fundamentais que são impactadas.
A transmissão de conhecimento e informações sobre os colaboradores: a comunicação interna é uma das atividades mais executadas dentro de uma empresa, ou pelo menos deveria ser. Ao ser realizada de forma correta, é extremamente efetiva e impacta positivamente a empresa como um todo. Um treinamento focado em melhorar a comunicação interna, por exemplo, pode trazer mais fluidez nas rotinas internas e maior autonomia para os colaboradores.
A otimização de habilidades já existentes e o desenvolvimento de novas: uma vez que seu time se sente capacitado para a realização das atividades, os resultados são alcançados de forma mais objetiva e rápida. Isso ajuda a reduzir possíveis falhas durante o processo.
A troca de comportamentos negativos por positivos: ao tratar abertamente sobre o comportamento no local de trabalho, é criada uma cultura empresarial que é capaz de levantar a moral da equipe. Os colaboradores se sentem mais dispostos a contribuírem de forma positiva para o crescimento da empresa.
Boas ideias são criadas a partir de desenvolvimento de conceitos: como papel da empresa, é necessário que os colaboradores sejam posicionados e alinhados com os mesmos objetivos. Ao desenvolver conceitos bem definidos, os colaboradores possuem uma visão mais clara sobre os objetivos e a partir daí surgem boas ideias capazes de transformar o futuro da empresa.
Tipos de treinamento corporativo
Os treinamentos corporativos servem não apenas para preparar as pessoas para executar tarefas imediatas, mas também para futuras posições. Os principais tipos de treinamento, quando aplicados às necessidades corretas, mudam as atitudes e comportamentos dos colaboradores e resultam em times mais preparados. Alguns tipos de treinamento são:
Onboarding
Ao chegarem novos colaboradores na equipe, eles precisam ser integrados ao time já existente. A melhor forma de fazer isso, é por meio de um treinamento onboarding. Nesse treinamento, o novo colaborador fica ciente dos objetivos da empresa, das suas responsabilidades e todo o resto que lhe diz respeito.
Habilidades técnicas
Um time competente é formado por colaboradores que possuem a melhor capacidade de executar determinadas atividades. Esse tipo de treinamento é focado exclusivamente nas técnicas operacionais e em como executá-las.
Motivação
O caminho mais rápido para elevar a moral do time é por meio de um treinamento motivacional. Ao elaborar um plano de treinamento que engloba esse tipo de treinamento, é criado um ambiente de alta performance, onde os colaboradores se sentem motivados a realizarem suas tarefas rotineiras.
Liderança
A criação de novos líderes traz benefícios a longo prazo. Esse tipo de treinamento tem como objetivo desenvolver e aprimorar a habilidade de liderança e é focado em estabelecer a capacidade de administrar pessoas dentro da rotina da empresa. O objetivo é criar novos líderes, impactando diretamente no clima organizacional.
Soft skills
As Soft Skills são habilidades necessárias que estão atreladas à personalidade, como por exemplo assiduidade, comprometimento, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outros. Com um treinamento voltado para essa área, é possível ensinar essas habilidades e preparar o colaborador para qualquer situação.
Gamificação
A gamificação traz uma realidade de recompensa dentro da empresa. Os colaboradores estão sujeitos ao consumo de conteúdo seguido por recompensa ou punição, semelhante à um videogame. Além de trazer diversão durante o processo, com a gamificação a empresa consegue avaliar de forma efetiva o conhecimento de seus colaboradores, podendo realizar posteriormente outros tipos de treinamentos voltados para os gargalos apresentados pela gamificação.
Esses foram alguns tipos de treinamentos corporativos. O melhor tipo será escolhido de acordo com a necessidade da sua equipe, e, se tudo estiver alinhado, o objetivo é alcançado: melhora da sua equipe!
Para que os treinamentos sejam feitos da forma correta, é necessário seguir alguns passos.
Quatro passos para os treinamentos corporativos
Ao longo dos anos, pesquisadores sobre o assunto chegaram a um consenso em relação à melhor forma de estruturar um treinamento corporativo, para que a abordagem seja a melhor. Esse consenso se dividiu em quatro passos.
Primeiro passo: Identificar as necessidades da equipe
A empresa apresenta seu objetivo para a equipe, que, por sua vez, realiza o melhor que pode para atingi-lo. Algumas vezes a equipe encontra barreiras e dificuldades que são capazes de atrapalhar o processo e a melhor forma de reduzir isso é encontrar a causa primária. As necessidades da sua equipe são o ponto de partida para um treinamento eficaz.
Segundo passo: Curadoria de competência
Uma vez que foram identificados os parâmetros fundamentais para criação do treinamento, é a hora de fazer um levantamento de habilidades que precisam ser atingidas ou melhoradas. Esse é o momento ideal para realizar uma pesquisa junto ao seu time para entender o que pode ser melhorado, realizar buscas na internet e verificar relatórios sobre a evolução da rua equipe. Isso tudo vai te ajudar a seguir o próximo passo.
Terceiro passo: Construção de conteúdo
Agora com os dados em mãos, é necessário criar módulos rápidos para solucionar a adversidade identificada e coordenar o aprendizado do colaborador, ou seja, ele precisa ser capaz de, entre o conteúdo, encontrar a sua dúvida e saná-la.
Esse é um bom momento para ter uma Plataforma EAD Corporativa. Nessa plataforma você coloca todo o material referente às dúvidas apresentadas, habilidades a serem desenvolvidas, é possível criar trilhas de aprendizagem e muito mais! A Plataforma EAD foi desenvolvida justamente para isso: os recursos se adequam às suas necessidades e te ajudam a ter sucesso no treinamento corporativo.
Quarto passo: Feedback
O feedback é importante tanto por parte da empresa, quanto por parte do colaborador. O papel da empresa é avaliar a melhora da equipe em relação ao período anterior. Já o papel dos colaboradores é dar o feedback para a empresa em relação ao conteúdo, se ainda restaram dúvidas, se os materiais utilizados foram suficientes, e qualquer outra observação pertinente ao curso.
Entendendo tudo isso, vamos falar um pouco sobre a inovação nesse meio.
O impacto da tecnologia no treinamento corporativo
A tecnologia chegou para ajudar diversas áreas, e com o aprendizado não seria diferente, pois não é possível ignorar a facilidade que algumas inovações trouxeram para a gente. Utilizar uma Plataforma EAD para o seu treinamento corporativo é aceitar a inovação e agregar melhores resultados à rotina empresarial.
A flexibilidade da tecnologia melhora o engajamento dos colaboradores, facilita o aprendizado com estudos, constroem um senso de carreira profissional dentro da empresa e ainda gera economia para a empresa.
O conteúdo pode ser apresentado das mais diversas formas: videoaulas, webinários, questionários, avaliações, gamificação, pílulas de conhecimento, interação por meio de chats e fóruns e muito mais! Na Plataforma EAD todos esses recursos estão disponíveis e prontos para serem aplicados à sua empresa.
Plataforma EAD: A melhor plataforma de treinamento corporativo
A Plataforma EAD é focada em proporcionar o melhor treinamento com as melhores métricas de conhecimento. A plataforma foi construída e melhorada ao longo dos anos, adicionando outras funcionalidades que facilitam a metrificação do conhecimento do seu colaborador e você, como empresa, possui todos esses dados.
Oferecendo aos seus colaboradores uma plataforma completa, personalizável e com funcionalidades que nenhuma outra tem, o treinamento deixa de ser maçante e o colaborador passa a ter vontade de aprender.
Durante todo o treinamento, é possível engajar seus colaboradores por meio de pílulas de conhecimento, onde não é necessário nem que ele esteja logado na plataforma, mas você saberá que ele assistiu o conteúdo.
É possível avaliar o progresso de cada colaborador, seja por percentual de visualização, por resultados em questionários e até mesmo por interesse em baixar o material.
A Plataforma EAD está pronta para atender as necessidades de sua empresa. A implementação do treinamento pode ser feita de forma rápida e descomplicada.
Com esse guia completo e definitivo, falta apenas você dar o primeiro passo para começar a treinar seus colaboradores.
Conclusão
O treinamento corporativo é uma ferramenta importantíssima para sua empresa mostrar aos funcionários o quando ela se importa com eles e, como consequência, você obtém uma melhora no desempenho da equipe e nos resultados.
O que você está esperando para começar a treinar seus colaboradores? Agende uma demonstração com a Plataforma EAD e garanta seu sucesso!