Para quem deseja trabalhar como afiliado, há dois principais modelos que você pode seguir: o afiliado árbitro e o afiliado autoridade.
Enquanto o afiliado árbitro investe em anúncios no facebook ads e google ads para gerar tráfego para os seu site e página de vendas.
O Afiliado autoridade é o modelo focado basicamente em construir uma audiência, gerar valor para o seu público e atuar como um verdadeiro expert do seu nicho.
Portanto, neste artigo vamos aprofundar ainda mais o seu conhecimento no modelo de afiliado autoridade e como este modelo pode ser excelente para você começar a ganhar dinheiro até sem gastar nada, apenas com a sua audiência.
Além disso, você vai conhecer em detalhes quais são os canais mais rápidos para construir sua audiência.
O Que é um Afiliado Autoridade?
Como informado no começo deste artigo, o afiliado autoridade trabalha com foco principal na construção de audiência, podendo reunir tanto estratégias orgânicas quanto pagas.
Ou seja, para construir autoridade o afiliado pode apostar em produção de conteúdo e crescimento de audiência de forma orgânica como Blog, Canal no Youtube, Instagram e outras redes sociais.
Além disso, ele pode investir em anúncios para fazer distribuição de conteúdo pela internet para captar e atrair novos seguidores para alavancar sua audiência.
Entenda o que você precisa na prática.
O que é necessário para ter autoridade?
Existem basicamente duas formas de se criar autoridade no mercado de forma geral.
Ou você possui sólidos resultados no seu nicho de mercado, e isso o qualifica como uma autoridade dentro do seu mercado.
Ou você cria conteúdo massivamente sobre um determinado assunto, o que aumenta a percepção de valor e conhecimento que você tem.
Como Construir Autoridade? Onde colocar energia?
Quando se opta por criar um posicionamento online, você está determinado a atuar no seu nicho de mercado por um longo tempo.
Mas como fazer isso de maneira assertiva?
Veja agora como construir autoridade nos canais certos!
Blog
Se existe um oceano azul dentro do marketing digital, em específico, do marketing de afiliados é trabalhar com Blog e SEO.
Digo isso, pois a grande maioria dos afiliados autoridades acabam optando por estratégias de construção de autoridade mais rápidas, como Youtube e Instagram.
Porém, esquecem que grande parte do volume de pesquisas ainda segue no google através de textos.
Para desbravar este oceano azul, você precisa estudar e aplicar Marketing de Conteúdo aliado a otimização de SEO on page e off-page para seu site aparecer nos resultados de pesquisa.
Realizar a pesquisa de palavras-chave e criar conteúdo de forma otimizada, pensando sempre na experiência do usuário.
Youtube
Também faz parte da família Google, fazer vídeos para o Youtube tem o poder de alcançar uma massa enorme de pessoas.
Isso porque cada vez mais os resultados de pesquisas orgânicas vem apresentando tanto resultados de textos quanto de vídeos.
Se o Blog requer o estudo aliado a prática do Marketing de Conteúdo somado à otimização de SEO, no Youtube é a mesma coisa.
O que muda de fato é o modelo de entrega do conteúdo e a otimização para o Youtube entregar o seu vídeo organicamente.
Mas é fato que o Youtube é sem dúvidas um dos melhores canais para construção de audiência e de autoridade para o afiliado.
Instagram
Mesmo com o surgimento de outras redes sociais como o TikTok, o Instagram permanece como uma das principais redes sociais mais utilizadas.
Todo afiliado que deseja construir autoridade precisa criar conteúdo para o Instagram.
Tenha uma biografia bem elaborada, crie stories diariamente, incentive e mantenha sua audiência engajada com o conteúdo que você entrega.
Estimule o engajamento com enquetes, envio de mensagens no perfil, comentários e curtidas.
Qual o segredo para crescer organicamente e construir sua audiência sendo afiliado?
Para que o seu crescimento como afiliado autoridade seja constante e crescente, você precisa focar em 3 pilares essenciais para o sucesso.
Domine o algoritmo da rede que você cria conteúdo
Para que as redes sociais como o Instagram e Facebook entreguem um determinado conteúdo, o próprio sistema possui um algoritmo responsável por elencar a ordem que cada publicação irá aparecer no feed e stories de cada usuário.
Tudo isso baseado em interações, engajamento, curtidas, compartilhamentos e envio de mensagens.
Já no Google e no Youtube o algoritmo também está presente. Para você dominar as principais técnicas de otimização de conteúdo para estes mecanismos de buscas, você precisa aprender a aplicar técnicas de SEO.
Aprenda a fazer o algoritmo das redes sociais e do Google trabalharem por você.
Tenha em mente que gerar valor vem antes de fazer uma oferta
Um erro muito comum dos afiliados autoridade logo no começo da jornada criando conteúdo, é realizar a oferta de um produto sem ter construído uma audiência, sem ter gerado valor suficiente que gere uma oferta.
Entenda, as vendas online acontecem por meio da geração de valor e relacionamento. Quando a sua audiência confia no que você diz, elas já estão preparadas para comprar de você.
Ofereça materiais gratuitos
Criar e disponibilizar materiais gratuitos é uma grande oportunidade de gerar valor e alcançar mais pessoas organicamente.
Material gratuito ou a isca digital precisa de fato conter a informação ou transformação que você prometeu no título da capa.
Como você pode ter compreendido, o modelo de afiliado autoridade é muito vantajoso, principalmente considerando que teoricamente ele investe menos dinheiro em anúncios para realizar uma venda na internet, uma vez que ele gera conteúdo e valor para sua audiência de forma recorrente.
Além disso, você aprendeu como é possível construir audiência sendo um afiliado autoridade através dos melhores canais sociais da internet.
Agora que você já domina tudo que diz respeito à construção de autoridade para um afiliado, é hora de colocar a mão na massa e construir a sua.
Se você gostou deste conteúdo, escreva um comentário e diga o que você ainda não sabia acerca deste assunto.
Para obter bons conteúdos e vender como afiliado iniciante, temos que criar conteúdos atrativos, que audiência sinta a necessidade e a confiança de comprar através seu link.
Isso mesmo, Caio!
A qualidade dos conteúdos é muito importante para que o público veja valor no trabalho do afiliado 🙂
Ótimo artigo. Vou trabalhar na busca de conhecimentos mais aprofundados de Marketing do conhecimento e otimização de SEO on page. Obrigado.
Obrigada, Ulisses! É sempre bom investir em técnicas de SEO 😉