agile-squad
TECH

Agile Squad: o que é e como otimizar o trabalho do seu time com o modelo

Atualizado há mais de 1 semana

As novidades não param de aparecer no mundo. A todo instante, mais e mais ideias inovadoras, criativas e surpreendentes surgem.

Isso de maneira geral. E, no mundo corporativo, não é diferente. 

Um dos nomes que mais representa isso é o Agile Squad. Um modelo de gestão para aumentar a produtividade e a eficiência das entregas de projetos, muito empregado, principalmente, nas startups.

Talvez, o Agile Squad nem seja mais uma novidade, mas ele ainda é algo novo para muita empresa que ainda não encontrou a melhor forma de aumentar a sua produtividade.

Quer conhecer mais? 

Fique no texto e descubra mais do Agile Squad.

O que é um Agile Squad? 

Para entender o Agile Squad, é preciso voltar um  pouco no tempo. Mas, não muito. 

Antes, uma breve contextualização. 

É comum ver empresas que trabalham de forma segmentada dentro de um propósito. Setores que, separadamente, desenvolvem seus serviços em prol de um projeto. 

Nesse contexto, você tem as equipes de marketing, de finanças, de RH, de gestão… todas funcionam cada uma em seu próprio setor e, assim, dão vida à empresa. 

Há não muito tempo, o Spotify percebeu uma maneira de trabalhar com equipes multidisciplinares. Em um só time, o streaming colocou pessoas de diferentes áreas. 

Nascia o Squad – de esquadrão, em inglês. 

A empresa se deu conta dessa necessidade graças ao seu rápido crescimento e percebendo que, cada vez mais, era preciso entender as necessidades de seus clientes e atender, de modo rápido e personalizado.

Organizando seu time em equipes autônomas de até 8 pessoas de diferentes áreas, o Spotify viu sua eficiência crescer e diminuir os ruídos de comunicação entre seus colaboradores. 

Por que usar essa metodologia? 

Crescimento de eficiência e diminuição de ruídos. 

Duas vantagens que o Spotify viu no começo da implantação das Agile Squad e que ainda podem ser encontradas por quem aplica essa metodologia em sua empresa. 

Mas não são as únicas. 

Agilidade

Com equipes separadas, a empresa vê uma série de entraves que podem impedir que determinados processos sejam realizados com agilidade. 

O marketing que precisa do aval do finanças, que avalia com a gestão, que pede opinião para o RH…

Os caminhos geralmente são grandes. No Agile Squad, tudo se resolve ali dentro mesmo, graças à sua formação multidisciplinar. 

Produtividade

E no caso acima, o resultado é a produtividade. Com menos entraves e mais agilidade entre os setores da empresa, é possível fazer mais tarefas sem se preocupar que alguma demanda fique travada em algum lugar.  

Engajamento

Esse certamente é um dos pontos a favor do Agile Squad que mais impressionam. 

Acompanhando cada passo do desenvolvimento do projeto, as pessoas se veem mais próximas do resultado final e empenhadas a alcançá-lo.

Colaboração

O Agile Squad é formado por pequenos grupos multidisciplinares, como você já viu. 

E, por isso mesmo, a colaboração entre si é maior, graças a conseguirem enxergar a importância de cada um no projeto. 

Com cada equipe desenvolvendo seu próprio projeto, de maneira autônoma, todos os integrantes podem acompanhar de mais perto o seu processo, se aproximando mais dos objetivos entre si. 

Isso gera mais valorização dos esforços mútuos e das diferentes funções de cada um. 

Capacitação

O caráter multidisciplinar do Agile Squad e o envolvimento de cada um dentro de uma equipe, faz com que as pessoas consigam aprender melhor as funções do outro. 

Diferente, por exemplo, do modelo tradicional de trabalho, em que os setores focam nos próprios resultados, com pessoas que fazem serviços semelhantes. 

Autonomia

Aqui, uma vantagem que precisa ser trabalhada bem. Se, por um lado, a autonomia dá um poder de dono aos envolvidos em um projeto, ela deve ser bem preparada.

Como assim?

Uma autonomia sem preparo não tem dimensão da importância de um trabalho, principalmente para o cliente final. 

Por isso, antes de adotar o Agile Squad em sua empresa, prepare sua equipe com uma boa educação corporativa, própria para desempenhar essa metodologia!  

Como funciona o Agile Squad?

Como você já leu ao longo do texto, um squad é composto por pessoas de diferentes setores de uma empresa. 

Para isso, é preciso ter alguém que “orquestre” os trabalhos nela. Uma espécie de líder mesmo. 

É preciso, porém, afastar a ideia de uma hierarquia dentro dos esquadrões. Esse líder apenas será o responsável por manter a ordem e o bom andamento do projeto. 

O Agile Squad é formado por aproximadamente 8 pessoas dentro de cada grupo, mas, dentro da empresa, os squads também são organizados entre si, em conceitos chamados de Tribe, Chapter e Guild.

Tribe

As tribes são um conjunto de Squads que trabalham para desenvolver um mesmo projeto ou possuem alguma afinidade entre si. 

Associar as squads em tribes facilita o andamento em determinado projeto, ainda mais se a empresa for de grande porte. 

É interessante, até, que as tribes sejam organizadas com as squads próximas de si, fisicamente falando. 

Chapter 

Aqui, é uma organização transversal às squads. 

Esse é um agrupamento em que todos os integrantes possuem a mesma função em suas respectivas squads. 

No Agile Squad, essa organização é importante para que todos os seus integrantes possam trocar ideias, experiências e insights, aumentando o fluxo de aprendizado em uma empresa.

Guild

Já esse tipo de características reúne pessoas de diferentes squads e funções, sem depender de quantidade de cada integrante dentro do mesmo time. 

Eles são independentes de estrutura e o que os une é determinado tipo de assunto. 

Que tal otimizar seus processos?

O Agile Squad é mais um processo que se baseia na metodologia ágil, tal como o Scrum, que potencializa os projetos de uma empresa, engaja seus componentes, que são de diferentes setores e funções. 

Com essa metodologia, a empresa só tem a ganhar. 

Bem como se adquirir tecnologia que possibilita a otimização de processo mais… “burocráticos”, por assim dizer. 

E se você está interessado em soluções desse tipo, o convite é para conhecer o  eNotas gateway. Acesse o link e confira! 

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.