Ana Laura Lobo: como a empresária e gerente de projetos decolou com o eNotas
Ana Laura Lobo tinha 15 anos quando decidiu empreender pela primeira vez. Anos depois, a jovem tem mais de 750 alunos em mais de 15 países consumindo seus infoprodutos e 15 clientes que atende mensalmente com gestão mensal e consultorias.
Para ela, esse é só o início de uma jornada empreendedora que já conta com três empresas em plena expansão. Conheça a história de Ana Laura Lobo e como ela está dominando o mercado digital no nicho de gestão de negócios e projetos.
750 alunos
15 clientes
A sabedoria para automatizar os processos de gestão e não perder tempo, foi fundamental, e a eNotas esteve presente para contribuir com a emissão das notas fiscais.
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Empreendedora desde sempre
Desejo de empreender
Gestão de projetos e planejamento
Mercado digital no radar
“Tínhamos concorrência, mas como trabalhávamos no digital, a empresa tinha site, redes sociais e se comunicava com a galera mais jovem, saímos na frente da galera do tradicional, que só tinha seu ponto de venda físico”.
Ana Laura Lobo
Ana Laura é graduada em Moda e Publicidade e Propaganda, graduações que cursou como bolsista do Prouni e com financiamento do Fies. Atualmente, está cursando um MBA em Gestão de Projetos, área em que já atua há algum tempo.
No entanto, sua jornada empreendedora iniciou-se muito antes. Ela começou a trabalhar ainda na adolescência, para complementar sua renda. “Com 15 anos, eu abri a minha primeira empresa: uma confecção de camisetas personalizadas, negócio que mantenho até hoje”.
A confecção é especializada em camisetas estampadas de artistas. Ana Laura pesquisava nas redes sociais, como Tumblr, Twitter, e Facebook, para saber quais artistas geravam mais interesse do público
Posteriormente, Ana Laura começou a produzir camisetas para formandos do ensino médio e da faculdade, e os clientes indicavam seu trabalho para outras pessoas, contribuindo para o desenvolvimento do negócio.
Desde aquela época, ela sabia da importância e do potencial da atuação no digital, e sempre buscou mostrar seu trabalho por lá.
“Tínhamos concorrência, mas como trabalhávamos no digital, a empresa tinha site, redes sociais e se comunicava com a galera mais jovem, saímos na frente da galera do tradicional, que só tinha seu ponto de venda físico”.
O negócio foi crescendo e se manteve firme durante anos. Porém, com a pandemia, a trajetória profissional de Ana Laura estava prestes a passar por uma reviravolta.
Uma nova oportunidade
Versatilidade para atender os clientes
Crescimento expressivo no digital
Criação de infoprodutos
Com o isolamento social provocado pela pandemia, Ana Laura enfrentou um grande desafio: com todos em casa, os pedidos de camisas diminuíram drasticamente.
Logo, ela tinha que encontrar uma solução para se manter financeiramente. Na área de moda, uma de suas formações, os empregos estavam escassos. Então, a jovem decidiu apostar em sua formação em publicidade e propaganda.
“Eu fiz estágios em agências de publicidade e sempre gostei de criar conteúdo e fazer planejamentos. Então comecei a trabalhar como social media em uma startup na pandemia”.
No trabalho, Ana desenvolveu ainda mais seus conhecimentos em planejamento. A empresa em que trabalhava criava conteúdos para Instagram, YouTube, Pinterest, TikTok, Twitter e outras redes sociais. Foi nesse campo que ela se destacou. De criadora de conteúdo, Ana Laura se tornou gerente de projetos de conteúdo.
Foi nesse momento que ela enxergou uma oportunidade e a colocou em prática. Abriu sua própria empresa, chamada “Ana Laura Lobo”, para atuar como gestora de projetos freelancer. “Então, além de trabalhar na startup, eu dava consultoria e pegava alguns projetos específicos para fazer planos de ação”.
A empreitada deu certo, e depois de um tempo, o marido de Ana Laura, Matheus, também começou a atuar em seu negócio.
Eles decidiram atender mais projetos, e diversos clientes os procuraram. Logo, Ana Laura percebeu a necessidade de contratar uma equipe e focar somente em seu negócio.
Nesse momento, os conhecimentos multidisciplinares adquiridos em seu trabalho na startup foram fundamentais.
“Eu conseguia trabalhar no administrativo, no marketing, nas finanças, na gestão de projetos e publicidade. Comecei a gerenciar projetos de infoprodutos, eventos, abertura e fechamento de empresas, campanhas de publicidade”
Com essa bagagem, ela conseguiu estruturar sua empresa e conquistar clientes.
Administrando 3 empresas
Materiais de qualidade em um nicho com alta demanda
A jornada de Ana Laura não para por aí. Com a retomada das atividades depois da pandemia, ela decidiu reativar sua empresa de confecções.
“Hoje não temos uma equipe fixa na confecção. Trabalhamos em projetos selecionados, como: press kits, ecobags e uniformes. A confecção se tornou minha terceira fonte de renda”.
Simultaneamente, a empreendedora tem sua empresa como infoprodutora, a Ana Laura Lobo, em que também atua como professora. “Essa empresa reflete minha personalidade e minha marca pessoal, é onde eu dou aula, produzo meus infoprodutos, ebooks, cursos, mentorias e consultorias”.
Um de seus infoprodutos é o “Pack de Trellos”, em que disponibiliza templates de quadros no Trello, uma das maiores ferramentas de gestão de projetos.
“As pessoas acabavam não sabendo como usar o Trello e montar seus projetos, então eu criei uma ferramenta que tem modelos de quadros prontos, todos com a minha metodologia”.
Outro ponto que merece destaque é a produção de ebooks, focados em gestão e planejamento.
“Temos um ebook voltado para trabalho com gestão de projetos, destinado para quem quer trabalhar na área de gestão de projetos ou já trabalha, e quer se posicionar melhor”.
Ana destaca que a gestão de projetos é uma competência necessária para se posicionar como líder e ter boas oportunidades. Ela afirma ainda que é necessário ter um conhecimento básico de gestão para trabalhar em cargos plenos, sênior, líder, coordenador e head.
Hoje, a empreendedora tem cerca de 750 alunos, em mais de 15 países, incluindo estrangeiros da Argentina, Bolívia e Alemanha.
Por fim, Ana Laura tem sua empresa de gestão de negócios e projetos, em que atua com cerca de 15 clientes mensalmente para planejamentos, estruturação, organização de fluxos, entre outras atuações. Para isso, ela conta com uma equipe.
Matheus, seu marido, é o gerente administrativo e financeiro. Ela conta ainda com uma assistente, a gerente de Marketing e Infoprodutos e sua assistente, a gerente comercial e de influenciadores e sua assistente, a designer e uma gestora de conteúdo.
Seus clientes são os infoprodutores, plataformas de e-commerce, autores em lançamento de seus livros, eventos presenciais, influenciadores, criadores de conteúdo e demais figuras do mercado digital.
A empresa está passando por uma reestruturação, e em breve adotará um novo nome e branding: ALL, as iniciais de Ana Laura Lobo, e que em inglês, pode ser traduzida para “tudo”, o que remete a proposta do negócio em ser uma solução completa para negócios digitais.
Além disso, Ana Laura também ministra treinamentos em empresas, com foco em planejamento e gestão. Um tópico muito abordado por ela é a organização de agenda.
Seus conhecimentos partem, inclusive, de sua própria experiência, já que ela precisa conciliar três empresas, diversos clientes, produção de infoprodutos e sua vida pessoal.
Por isso, a organização do tempo é um pilar fundamental em sua vida.
O eNotas
Diferencial: atendimento rápido da eNotas
eNotas: serviço sem preocupações
Quando atuava somente com a confecção, Ana gerava a nota fiscal de produto por meio de uma plataforma.
Porém, diante do desenvolvimento de seus empreendimentos, a necessidade de emitir notas fiscais de serviço e o aumento do volume de vendas, Ana sabia que precisava de uma solução fiscal prática e eficiente. No começo, emitia as notas de serviço pelo site da prefeitura, mas enfrentou dificuldades.
“Emitir no site da prefeitura era complicado demais. Precisávamos emitir nota de produto físico, nota de produto digital e de serviço. Nos encontrávamos em uma situação em que não tinha como ficar emitindo nota fiscal manualmente”.
Foi conversando com clientes que Ana Laura descobriu uma solução para seus problemas.
“Eu trabalho em contato direto com infoprodutores, e eles conhecem e usam o eNotas. Fazendo uma pesquisa, optamos por essa plataforma tanto pelos recursos oferecidos, quanto pelo suporte, custo-benefício, e a indicação de nossos clientes”.
Desde então, Ana Laura e sua equipe não enfrentam mais desafios na emissão fiscal, e conseguiram ter mais tranquilidade para focar no negócio.
“Gostamos muito da solução, e ela deixou tudo mais automatizado. As notas dos infoprodutos são geradas automaticamente, não precisamos fazer nada. Nossos serviços estão todos configurados e basicamente só mudamos o valor, dependendo do que o cliente fechar”.
Só o começo
Ana Laura ainda quer expandir e explorar novos caminhos. Em breve, pretende lançar a ALL, que será a nova identidade de sua empresa de gestão de negócios e projetos.
Ela afirma que, atualmente, todos os processos são concentrados nela. Com o crescimento de sua equipe e aumento do número de clientes, surgiu a necessidade de reestruturar.
“Ana Laura Lobo vai ser a fundadora, mas existe uma equipe inteira que faz o negócio acontecer”, explica.
Ela planeja ainda lançar um curso sobre o Trello, tema que é frequentemente requisitado por seus clientes. Além disso, Ana vai oferecer ainda uma imersão de planejamento.
Para a eNotas, é um prazer participar de uma jornada tão inspiradora. Se você quiser fazer como a Ana Laura e conquistar mais liberdade para fazer seu negócio crescer, conte com uma automação como o eNotas emissor.