Você já sabe que o Google é o maior buscador da internet. Sabe também que é ele quem determina as maiores regras para o marketing digital, graças aos seus algoritmos de buscas.
É por essas e outras que a plataforma é uma espécie de guru para quem produz conteúdos digitais.
A sua plataforma para textos, o Google Docs, é utilizada por muita gente que cria e compartilha textos com outras pessoas, antes de publicar de fato.
Muitos desses usuários já conhecem os atalhos Google Docs, que facilitam ainda mais o uso da plataforma e de suas funcionalidades. Além de ajudar muito a encontrar aquele recurso que pode ser mais demorado para achar no layout da plataforma.
Fique por aqui e descubra quais são aqueles que farão você ser mais produtivo e para fazer os seus textos com praticidade e eficiência.
O que é o Google Docs?
Um dos diversos produtos que o Google fornece é uma ferramenta de texto similar ao Word, da Microsoft e ao Writter do BrOffice.
Ele permite que você crie textos na nuvem e que compartilhe a produção com outros usuários independentemente de onde eles estejam, sem necessidade de pagar ou fazer download e que funciona tanto online quanto offline.
O Docs permite o compartilhamento desses trabalhos por meio do Google e com toda a funcionalidade que o buscador oferece, sem se esquecer da praticidade e da facilidade de uso.
Ele oferece todo o tipo de recurso que outras plataformas de texto possuem:
- links;
- títulos;
- sumário;
- salvamento automático;
- e muito mais!
A ferramenta é muito usada para produção de texto em geral. Aqui na eNotas, por exemplo, utilizamos o Google Docs para escrever e salvar conteúdos — inclusive este que você está lendo!
Quais são os melhores atalhos de Google Docs?
O fato que, certamente, atrai tantos adeptos ao Google Docs passa por suas funcionalidades. E como são muitas e boa parte desses usuários gostam de praticidade, existe uma série de atalhos que permitem utilizar muitos recursos que o Docs oferece.
Por isso, você descobrirá quais são e como eles podem ser armas poderosas a favor de sua produtividade!
Atenção: vale lembrar que esses atalhos Google Docs podem não funcionar em alguns idiomas ou em determinados perfis de teclado. As dicas a seguir são todas pensadas para uso em PC.
1. Criar novo documento
Para usar os atalhos Google Docs você precisa, claro, de estar em um documento. E para tal, basta acessar de seu navegador o link “docs.new”.
Ele abrirá uma página em branco, bem como a primeira imagem deste post.
2. Contagem de palavras
Muito produtor de conteúdo trabalha sob demanda de palavras. E bem como o Word ou o Writer, o Google Docs oferece uma ferramenta que acompanha o número de palavras escritas no documento até então.
Para isso, basta pressionar Ctrl + Shift + C.
Ah, você trabalha é com número de caracteres? Sem problema! Esse atalho do Google Docs também te mostra essa contagem.
3. Negrito, itálico e sublinhado
Essas três formatações são as mais comuns para quem escreve em um editor de texto e, claro, que elas estão presentes também na plataforma do buscador e possuem atalhos Google Docs.
Para tornar o texto negrito, basta pressionar ao mesmo tempo, Ctrl + B, mantendo sempre o texto selecionado ou realizando a ação antes de digitar o que deseja ter em negrito.
Já para tornar o texto em itálico, o processo é o mesmo e o atalho, desta vez, é o Ctrl + I. E para sublinhar um trecho, Ctrl + U.
4. Inserir link
Para inserir um link com um atalho Google Docs, é bem simples. Selecione o texto em questão e pressione Ctrl + K. Depois, é só inserir o endereço na caixa que surgirá em sua tela.
5. Abrir o link
E para não mover o mouse e abri algum link, você sabe como fazer?
É bem fácil com um atalho. Para abrir qualquer hiperlink de um texto no Docs, basta selecionar o texto e pressionar Alt + Enter.
6. Selecionar tudo
Outro recurso bem comum nas ferramentas de edição de texto é a seleção. Um atalho permite que você selecione todo seu conteúdo sem precisar sair arrastando o mouse do início ao fim – o que pode ser um pouco trabalhoso e nada prático em conteúdos extensos, não é?
Para isso, basta selecionar Ctrl + A.
7. Quebra de página
Muitas vezes, é preciso quebrar páginas em seu texto. E fazer isso manualmente, apertando Enter inúmeras vezes, é trabalhoso e meio chato, não acha?
Por isso, quando quiser fazer a ação em um arquivo do Google Drive, aperte apenas Ctrl + Enter.
8. Localizar e substituir
O recurso é muito usado por quem revisa texto ou mesmo por quem deseja encontrar uma palavra-chave ao longo do seu conteúdo.
Você pode não apenas localizar como também fazer substituições. E para facilitar a sua vida ainda mais, basta você usar o atalho Google Docs Ctrl + H.
9. Inserir comentário
Os comentários são ótimos recursos para quem trabalha em arquivos compartilhados como os que o Google oferece. Com eles, é possível indicar qualquer consideração no conteúdo sem precisar mudá-lo.
Quando corrigimos um texto, utilizamos essa funcionalidade para propor mudanças sem alterar o conteúdo original. Assim, quem escreve pode analisar o que foi pedido e mudar o que for necessário.
E para inserir um comentário em seu texto, basta usar o atalho Google Docs Crtl + M.
10. Abrir um documento
Outro atalho Google Docs bem prático, você pode abrir um documento em seu Drive pelo teclado. Para isso, basta pressionar Ctrl + O.
11. Copiar, recortar e colar
Seriam estes os recursos de edição mais populares para quem edita textos?
Sendo ou não, eles também possuem seus atalhos Google Docs, que não mudam para outros programas: para copiar, Ctrl + C. Para recortar, Crtl + X. E para colar, Ctrl + V.
12. Aumentar e diminuir a fonte do texto
Você pode não gostar do tamanho da fonte que está utilizando. Para aumentá-la, selecione o que deseja e pressione Ctrl + > (em alguns teclados, é preciso pressionar o Shift).
Agora, se quiser diminuir, basta apertar simultaneamente Ctrl + < (em alguns teclados, é preciso novamente pressionar o shift).
13. Sobrescrito e subscrito
Outro atalho Google Docs que pode ser bem prático. Para sobrescrever um texto, basta pressionar Ctrl + . (ponto final).
Agora, para subscrever, aperte Ctrl + , (vírgula).
14. Salvar
Sabe um atalho que não existe no Google Docs? O de salvar.
Por quê?!? Porque ele salva tudo automaticamente. Ou seja, você não precisa se preocupar com isso.
Estes foram os principais atalhos Google Docs que podem facilitar muito sua vida na hora de produzir um texto. É claro que existem inúmeros e que você pode acessar um catálogo completo por esse suporte que o próprio Google oferece.
Agora, você sabe como usar de forma estratégica o maior buscador da internet? Então, continue com a gente e entenda como pesquisar no Google com resultados assertivos e atalhos
Muito bom Gabriel, parabéns!
=)
qual atalho para deixar palavras em caixa alto? Obrigada
Olá Caroline!
Para o Word, o comando é Shift + F3.
Grande abraço!
Oi, Rafael! Muito Obrigada pelas dicas. Me ajudaram muito!! Agora estou com uma dúvida: Como fao pra voltar à escrita normal depois de colocar “sobrescrito”
Olá!
Basta tirar a seleção, clicando novamente.
Abraço!
Achei, Rafael! Muito obrigada!
Muito bom, facilitou bastante!
Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo te ajudou, agradecemos pelo feedback!! 🙂