Atualizações Instagram: manual completo para bombar na rede social

Atualizado há menos de 1 semana

Estar por dentro das atualizações do Instagram é essencial para quem quer se destacar! As novidades que a rede promove sempre estão em consonância com as tendências de mercado e, claro, com o gosto e preferência dos usuários.

Algumas novidades, portanto, são nada mais do que resultados dessas tendências. Venha conhecer um pouco dessas atualizações no Instagram para poder bombar seu perfil em 2025.

Novidades do Instagram em 2025

As novidades do Instagram em 2025 já começaram a surgir. Possivelmente, você já percebeu que algumas coisas mudaram na rede social.

Mas, para não perder nada, confira esse guia com as principais novidades que aparecerão em 2025.

Notas de comunidade

As Community Notes são uma velha conhecida do X (antigo Twitter) e deverão substituir as verificações de fato.

Algo que foi inclusive anunciado por Mark Zuckerberg, dono da Meta, no começo do ano.

As notas de comunidade nada mais são do que contextos inseridos pelos próprios usuários em publicações com possíveis mentiras ou com imprecisões na informação.

Essa medida dá mais liberdade ao próprio usuário em reconhecer o que é uma fake news ou uma potencial mentira nas redes.

A nota de comunidade será aplicada no Instagram, Facebook e no Threads.

Criação de imagens por IA nos Stories

Essa novidade do Instagram para 2025 tende a aproveitar o boom das IA, mas, agora, no próprio aplicativo da rede social.

Essa novidade já pode ser conferida no WhatsApp. Por meio da Meta AI, o usuário pode ter acesso às respostas e pedir a criação de imagens dentro da conversa com o robô.

A atualização nos Stories ainda não está disponível a todo mundo, apenas nos EUA, mas ela deverá ficar em uma aba chamada “Imagine” e permitirá que você crie a imagem no próprio publicador do formato.

Feed vertical

Essa novidade com certeza pegou todo produtor de conteúdo desprevenido — ainda mais se ele prezava por um feed organizado!

Mas, na verdade, isso era um teste da plataforma que estava acontecendo desde agosto de 2024.

O que antes era um quadrado (1:1) no feed do perfil, agora é um retângulo de proporção 4:5.

Isso é uma adequação ao que, segundo o próprio CEO do Instagram, Adam Mosseri, a experiência do usuário no dia a dia, que pouco publica fotos com a proporção quadrada.

Segundo Mosseri, a adequação do que se postava no feed (4:3 para fotos e 9:16 nos vídeos) ao que se via no perfil (1:1) era um pouco brutal.

Com o novo formato, será mais fácil mostrar o conteúdo.

Vale dizer que o usuário pode escolher os formatos de seus conteúdos na hora de publicar e até mesmo reajustar o conteúdo no feed para o formato antigo.

Instagram Blend

O Feed Cooperativo funciona como uma personalização baseada no gosto de duas pessoas que compartilham muito conteúdo.

Basicamente:

  • Você convida um amigo para criar um Blend;
  • O Instagram cria um feed de Reels exclusivo para vocês dois, com base nos seus interesses em comum;
  • A inteligência artificial do Instagram sugere Reels que vocês provavelmente gostarão, com base nos vídeos que vocês já curtiram, salvaram ou compartilharam.

O Blend é um espaço privado, apenas você e seu amigo podem ver o feed de Reels compartilhado.

Atualizações do DM

A mensagem privada, ou DM, passará por algumas mudanças em 2025:

  • Agendamento de mensagens: você poderá agendar o envio de uma mensagem com até 29 dias de antecedência;
  • Tradução automática: mensagens em outros idiomas poderão ser traduzidas de forma instantânea para a língua que desejar — o banco de dados é de 99 idiomas diferentes;
  • Fixação de mensagem: o usuário poderá fixar até três mensagens no topo da DM;
  • Músicas compartilhadas: os usuários poderão compartilhar entre si, faixas de áudio do catálogo do insta, podendo ser enviados na própria DM;
  • Convites via QR code: aqueles usuários que são administradores de grupo poderão criar QR codes para adicionar outras pessoas ao seu grupo.

“Deslike”

Apesar do nome, o novo botão que o Instagram deve disponibilizar em breve será um sinalizador privado de que determinado conteúdo não agradou.

O botão será uma seta apontada para baixo. Diferente da curtida, não será visível — aparentemente — o número de pessoas que não gostaram do conteúdo.

Novo algoritmo que privilegia pequenos produtores.

Uma novidade indicada para 2025 é que o algoritmo do Instagram dê relevância a perfis com menos números de seguidores na aba explorar.

A ideia é mostrar cada vez mais conteúdos aderentes ao gosto do usuário, mesmo que feitos por pessoas com um pequeno número de seguidores.

Ainda que seja uma novidade em 2025, essa tendência já pode ser observada há mais tempo. Desde 2024, a empresa testa esse novo algoritmo e, esse ano, isso deverá ser ainda mais evidente.

Tendências de social media para ficar de olho

As tendências desse ano para redes sociais como um todo devem aproveitar assuntos em voga já há algum tempo, como IA, mas também ter algumas novidades interessantes para quem produz conteúdos.

Aba de vídeos curtos no Google, crescimento do TikTok para público B2B, IAs mais estratégias para produção de conteúdo e o AIO devem ser alguns deles.

Confira.

Aba de vídeos curtos no Google

Essa é uma novidade que tem sido testada no público dos EUA. A aba de vídeos curtos do Google é uma iniciativa recente da empresa para facilitar a busca e o consumo de vídeos curtos, como os populares no TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts.

Essa nova funcionalidade busca organizar e apresentar esses conteúdos de forma mais eficiente nos resultados de pesquisa do Google.

Ou seja, os vídeos curtos ganharão ainda mais destaque e relevância na SERP do Google e consequentemente ajudarão a tirar dúvidas dos usuários.

É fundamental que produtores de conteúdo se atenham a práticas de otimizações para aparecerem nesse ranqueamento, seja com técnicas de SEO ou mesmo de AIO, como você verá a seguir.

Foco no Tiktok

Por falar em vídeos curtos, o TIkTok segue como a principal rede social nesse segmento, por mais que Instagram, YouTube e Facebook estejam investindo forte.

Só que a rede social ainda não conquistou definitivamente o público B2B. Por isso, uma das tendências para o ramo nesse 2025 é conciliar o aumento do interesse pelos vídeos curtos a estratégias de empresas para empresas.

A ideia é tentar uma forma de humanização nesses conteúdos, mais objetivos e centrados em estratégia, para um público mais exigente de argumentos empresariais.

Confira também: O que é a creator economy e como fazer parte desse mercado 

IA estratégia

A IA já não é uma tendência, mas é preciso ressignificar seu uso e, sobretudo, observá-la como uma ferramenta de produtividade e, também, de criatividade.

Seja para automatizar tarefas mais mecânicas, a IA já é uma importante fonte de inspiração de insights que podem desprender aquela ideia que tem dificuldade de sair da imaginação.

Usá-la como essa poderosa fonte de novos conteúdos, de como alcançar o público e fazer com que o trabalho do social media seja mais inventivo, será uma das grandes tendências desse mercado em 2025.

AIO — otimizações para buscas em resultados para IA

Se você está habituado a SEO, precisa incorporar, agora, o AIO.

A Artificial Intelligence Optimization (Otimização para Inteligência Artificial) é um conceito que representa uma evolução do SEO (Search Engine Optimization) tradicional, adaptando as estratégias para atender às novas formas de busca e interação proporcionadas pela inteligência artificial.

Ela tem certa relação com o crescimento das buscas por voz e dos assistentes virtuais, por isso, concentra em fornecer respostas diretas e relevantes às perguntas dos usuários.

Isso exige a criação de conteúdo que responda às perguntas de forma clara e objetiva.

Dicas para bombar o perfil

Quer bombar em 2025 com as novidades para Instagram e outras redes sociais? Então, siga essas pequenas dicas de como aproveitá-las da melhor maneira possível.

  • Vídeos curtos: invista em vídeos curtos e dinâmicos, como Reels e TikTok. Eles têm tudo para dominar o engajamento neste ano;
  • Conteúdo autêntico: Não perca o seu propósito e seja você mesmo. Mostre sua personalidade. Conteúdo genuíno gera mais conexão com o público;
  • Interatividade: diversifique os tipos de entrosamento que possui com seu público. Use enquetes, perguntas e lives para interagir com seus seguidores e criar um senso de comunidade;
  • Conteúdo útil: compartilhe informações relevantes e úteis para o seu público. Isso aumenta sua credibilidade e atrai seguidores interessados;
  • Tenha consistência: publique conteúdo regularmente para manter seu público sempre engajado;
  • SEO para IA: otimize seu conteúdo para buscas por IA, usando palavras-chave relevantes e respondendo a perguntas frequentes;
  • Parcerias: colabore com outros criadores de conteúdo e influenciadores para alcançar um público maior;
  • Social Commerce: explore as ferramentas de compra nas redes sociais para vender seus produtos ou serviços.

Gostou das dicas? Não esqueça que as atualizações do Instagram sempre são acompanhadas por novas tendências e gosto dos públicos.

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Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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