9 canais para aumentar o tráfego do seu site ainda hoje

Atualizado há mais de 3 semanas

Você investiu horas ou até dias produzindo um conteúdo incrível, mas percebeu que não conseguiu aumentar o tráfego do seu site?

Ou ainda, publicou uma página de vendas e precisa atrair potenciais compradores rapidamente? Saiba que não é preciso esperar meses para atingir esses objetivos.

As técnicas de SEO e marketing de conteúdo são comprovadamente eficientes, porém são de longo prazo. Então, se você estiver com pressa, elas não vão te ajudar nesse momento.

Você pode conseguir milhares de visitas no seu blog sem precisar gastar muito ou ter que aguardar um longo tempo para ver os resultados aparecerem.

E aí, ficou curioso? Então, conheça os 9 canais mais utilizados no mercado para aumentar o seu tráfego.

1. Google Adwords

Quando você faz uma pesquisa no Google e os primeiros resultados retornam anúncios, isso quer dizer que eles foram criados no Google Adwords.

Essa é uma das ferramentas mais famosas do mundo. Afinal, 100 bilhões de buscas são realizadas por mês no site. Portanto, não dá para a sua empresa ficar de fora, não é mesmo?

Nela, você seleciona em quais canais o seu anúncio vai ser divulgado: na rede de pesquisa (aquela que você vê quando digita alguma palavra no Google) ou na rede de display (nos banners que aparecem em determinados portais). O pagamento é feito por CPC, ou seja, custo por clique.

Lembre-se de utilizar o Google Keyword Planner para fazer uma análise de quais palavras-chave são as ideais para alavancar as suas vendas e aumentar o tráfego. 

Pontes fortes:

  • É o maior mecanismo de busca do mundo;
  • Opção de escolher para divulgar na rede de pesquisa ou rede de display,
  • Análise de palavras-chave e concorrência no Google Keyword Planner.

2. Facebook Ads

O Facebook é a rede social mais popular no mundo e conta com 1,28 bilhões de usuários diariamente. E tem mais: 76% das pessoas utilizam a mídia para encontrar conteúdos interessantes.  

Logo, o Facebook Ads tem que fazer parte da sua estratégia de marketing. Divulgar o seu blog ou site nesta rede social fará com que você atinja a sua persona e, consequentemente, aumente o tráfego.

A plataforma permite que você defina o seu orçamento como diário ou vitalício. Você paga por CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil visualizações/impressões). Além disso, é possível fazer uma segmentação bem assertiva do seu público, o que vai ajudar (e muito) para você aumentar o seu tráfego. 

Pontos fortes:

  • Baixo custo,
  • Alta segmentação do público-alvo, de acordo com os interesses deles,
  • É a rede social mais popular no Brasil.

3. Instagram Ads

Assim como o Facebook, o Instagram têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Somente no Brasil, são 29 milhões de usuários ativos por mês. Estamos atrás apenas dos Estados Unidos.

Além de conseguir anunciar no feed de notícias, você ainda pode atrair o seu público pelo Instagram Stories. Você pode anunciar pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook ou dentro do Instagram mesmo.

Pontos fortes:

  • Baixo custo,
  • Alta segmentação de público-alvo,
  • Rede social em grande crescimento no Brasil.

Para te ajudar, confira o post de como anunciar no Instagram.

4. LinkedIn Ads

O LinkedIn é uma rede social profissional que oferece grandes oportunidades. Apesar de ser considerada mais cara para anunciar do que Facebook e Instagram, essa mídia tem como benefício encontrar leads qualificados.

Isso acontece porque a segmentação do público é bem específica. Portanto, é possível mostrar os seus anúncios para um grupo de profissionais de determinada área de atuação, ou de acordo com o tamanho da empresa ou ainda considerando a localidade e idade das suas personas.

Além disso, pelo LinkedIn, você consegue acompanhar e se conectar com empresas e profissionais que são o foco do seu negócio. Também tem acesso às novidades do mercado e pode ler posts de influenciadores e líderes de opinião.

Pontos fortes:

  • Conquista de leads qualificados,
  • Segmentação bem específica,
  • Relacionamento com profissionais e empresa do setor de atuação.

5. Youtube Ads

Você já deve ter percebido que os vídeos têm se transformado em um dos meios de comunicação mais atrativos dos últimos tempos. E os números comprovam isso: somente no Brasil são 85 milhões de pessoas que assistem a vídeos online, sendo que 82 milhões acessam pelo Youtube.

Logo, anunciar nesse canal pode ser uma estratégia interessante e certamente vai trazer mais tráfego para você, mas vale ressaltar alguns pontos:

  • Foque em campanhas atrativas, como storytelling, caso contrário o usuário irá “pular” o seu anúncio assim que for possível.
  • Os anúncios “puláveis” permitem que o usuário pule o vídeo depois de 5 segundos. Portanto, a visualização conta quando o vídeo é assistido por 30 segundos ou até o final.
  • Os anúncios “impossível pular” não deixam que o usuário pule o vídeo, porém eles não aumentam a contagem de visualizações.

Um vídeo bem feito, atrativo e que se conecta com o seu público pode ser uma grande oportunidade de divulgar a sua marca e aproximar da sua persona. Você ainda pode inserir um CTA e filtrar bem para quem o anúncio será exibido.

Pontos fortes:

  • É umas mídias mais populares do Brasil.
  • A atração por vídeos aumenta a cada dia.
  • Storytelling é uma estratégia que funciona muito bem nesse canal.

6. Bing Ads

Apesar do Google ser o maior buscador do mundo, o Bing é uma fonte de pesquisa utilizada por muitos, principalmente por ser o navegador padrão da Microsoft, que possui milhares de usuários mundialmente.

Por ser um motor de busca menos acessado, a concorrência é mais baixa. Portanto, pode ser uma estratégia interessante para promover os produtos e serviços da sua empresa com custo menor

Além disso, você pode transferir a sua campanha do Google Adwords para o Bing Ads facilmente e também paga por CPC (custo por clique).

Pontos fortes:

  • Baixa concorrência
  • Navegador padrão da Microsoft
  • Transferência de anúncios do Google Adwords para o Bing.

7. Yahoo Ads

O Yahoo Ads possui a mesma ideia do Bing Ads: baixa concorrência, melhores oportunidades e um custo mais baixo.

Faça uma análise de mercado, pense na gestão do seu negócio e compreenda se a sua persona está nesta rede e veja se vale a pena investir nela.

Pontos fortes:

  • Baixa concorrência.
  • Baixo custo.

8. Taboola

Sabe aqueles anúncios que você vê depois que lê algum texto, nos assuntos recomendados? Existem diversos tipos, mas é comum os que se relacionam com a sua localidade, como: “Mulher de Belo Horizonte ganha dinheiro com vendas pela internet”. 

Essa prática é chamada de native ads ou Publicidade Nativa e uma das maneiras de fazer isso é pelo Taboola. Funciona assim: você insere um conteúdo na plataforma e ela vai disparar para os sites do seu interesse.

A ideia é mostrar a sua divulgação em portais relacionados ao seu negócio. Por exemplo, se você trabalha com atividades físicas, o anúncio aparecerá em sites ou blogs que tratam do assunto.

Você também pode se tornar um afiliado no Taboola, ao permitir que a barra de artigos relacionados seja instalada no seu blog ou site.

Pontos fortes:

  • Divulgação do seu conteúdo em sites de assuntos relacionados,
  • Possibilidade de tornar-se afiliado,
  • Conteúdo visível nos principais portais do país.

9. Outbrain

O Outbrain tem uma proposta semelhante ao Taboola ao promover o seu anúncio em portais de grande acesso, como Veja, Exame, Época e Folha de São Paulo.

Você seleciona um orçamento diário, no mínimo de R$200 e um custo por clique. Assim, você paga apenas pelas visitas que receber, até que o seu orçamento seja atingido

A plataforma permite a distribuição apenas de conteúdos informativos ou de entretenimento. Dessa forma, você direciona para o seu site e aumenta o tráfego consideravelmente.

O Outbrain também oferece a possibilidade se tornar um afiliado e monetizar o seu blog ou site.

Pontos fortes:

  • Segmentação de acordo com interesses e localização do público,
  • Divulgação do conteúdo em sites com grande visibilidade na internet,
  • Possibilidade de tornar-se um afiliado.

Escolha a fonte de tráfego ideal para você

Agora que você conheceu as maneiras mais comuns para aumentar o tráfego do seu blog ou site, é preciso ficar atento a uma questão importante: você não precisa investir em todas essas mídias pagas.

Pense na sua persona, faça uma análise de mercado e compreenda se o seu público acessa esses canais. Mesmo algumas delas sendo relativamente baratas, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?

E aí, gostou dessas maneiras para aumentar o tráfego do seu site? Então, aproveite também para conhecer as 8 melhores ferramentas para criar landing pages.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Para utilizar Taboola e Outbrain o site precisa de algum requisito? tipo igual o ads do google, ou em qualquer site pode ser usado? no caso eu tenho um blog pessoal (esse aqui: concursospublicoabertos.com.br) ele é feito em wordpress.
    atenciosamente, Felipe

  2. Taboola realmente é uma ótima ferramente, não é barato e nem para quem está iniciando. Mas fundamental pra engajamento e lucros. Ótimo blog.

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