Aumentar o tráfego orgânico no blog: 9 dicas simples e eficientes

O tráfego orgânico é representado pelas visitas que chegam ao seu blog ou site por meio de ferramentas de buscas, como o Google.

Por não ter custo direto, muitos empreendedores desejam aumentar o tráfego orgânico no blog. Por isso, é muito importante melhorar o seu posicionamento na primeira página do Google, por exemplo, para ter mais visitas, captar mais leads e ganhar notoriedade no mercado.

Este post mostra para você 9 dicas simples, mas que mostram bons resultados quando aplicadas corretamente. Você vai relembrar alguns conceitos que todo empreendedor precisa dominar sobre o mundo digital também.

O que é o tráfego orgânico?

O termo tráfego orgânico define as visitas de um site que foram geradas sem funções pagas, ou seja, quando seus clientes chegam até você por uma ação espontânea.

Esse tráfego pode ser otimizado por meio de técnicas SEO, que têm o objetivo de atrair o interesse do visitante e engaja-los à compra de algum produto ou serviço, em muitos casos.

Qual é a importância do tráfego orgânico?

Diversas vezes, fazemos pesquisas no Google, não é mesmo? Você já reparou que sempre tendemos a clicar nas primeiras respostas que aparecem?

O tráfego orgânico é importante justamente por isso. Ele irá te colocar no topo das pesquisas. Com isso, o seu blog tem mais visibilidade e é facilmente encontrado pelos leitores.

Normalmente, o maior atrativo para que as empresas invistam em tráfego orgânico é o fato de não ser necessário investir grandes quantias financeiras, já que ele pode ser garantido com técnicas de SEO.

A produção de conteúdos de qualidade é outro fator importante também. Blog posts ricos, que tiram as dúvidas e ensinam ao leitor o que ele deseja, são reconhecidos pelos mecanismos de busca.

Ao produzir esses materiais, você mostra ao Google, por exemplo, que o seu blog tem autoridade no assunto e tem grandes chances de ranquear entre as primeiras posições.

Desse modo, é essencial estar preparado para aumentar o tráfego orgânico no blog

9 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu Blog:

Com essas dicas você vai aprender técnicas para aumentar o tráfego orgânico no blog, engajar e satisfazer seus clientes.

1. Otimize o SEO

Você já sabe que boas práticas de SEO ajudam no ranqueamento do seu conteúdo na web, certo? Mas como isso é possível?

Abaixo, você encontra algumas dicas para melhorar o SEO do seu blog com atitudes simples:

Título

A escolha das palavras do seu título faz toda diferença. E não pense que isso é uma tarefa fácil. Encontrar o melhor título para o seu conteúdo pode exigir várias tentativas. Por isso, não espere acertar de primeira.

Nessas horas, utilize ferramentas, como o Google Keyword Planner ou o Ubersuggest. Elas fornecem informações valiosas para que você encontre as palavras-chave ideias para aumentar o tráfego orgânico no blog, como:

  • volume de pesquisa;
  • conteúdos que ranqueamento em primeiro lugar para o termo em análise
  • dificuldade de ranqueamento;
  • ideias de outras palavras-chave;
  • e muito mais.

Outra observação importante é, quando for escrever é interessante selecionar as palavras mais relevantes no início da frase onde serão lidos primeiro. Uma boa dica é evitar criar títulos com mais de 60 caracteres, uma vez que os buscadores são menos objetivos acima desse valor. 

Imagens

A utilização de imagens em postagens ajuda o algoritmo do Google a identificar que seu conteúdo é relevante, mas não adianta apenas escolher qualquer imagem ou colocá-la incorretamente. Escolha uma imagem que tem relação com o assunto do post e chame a atenção do visitante.

Quando inserir uma foto, é importante se atentar ao tempo de carregamento dela. Imagens pesadas fazem com que a sua página demore para carregar, atrapalhando a experiência do leitor. Por isso, é essencial compactá-la.

Existem diversos sites para fazer isso. Aqui no Blog da eNotas utilizamos o Compress.

Outro aspecto importante é nomear as imagens com uma breve descrição do que elas representam, e sempre optar por imagens de boa qualidade e resolução.

O campo chamado “alt img” deve conter a palavra-chave para melhorar o seu posicionamento.

Conteúdo

Sempre que iniciar um conteúdo, é aconselhável deixar uma breve descrição do que será exposto, mas não de forma genérica e sim um texto explicativo. Esclareça as principais dúvidas do leitor e vá direto ao assunto.

Lembre-se de despertar a curiosidade de quem está lendo.

Ainda sobre as repetições, tome cuidado ao inserir as palavras-chave no texto. Para evitar problemas, utilize sinônimos, variações e termos que estão relacionados ao assunto.

O Dicionário de Sinônimos Online é uma ferramenta gratuita, que pode te ajudar nessas horas.

2. Conheça sua persona

Um aspecto fundamental para que sua estratégia SEO dê certo é conhecer bem sua persona.

Redigir um texto sem saber quem quer atrair é basicamente um desperdício de tempo e de dinheiro. Com isso, o seu conteúdo se torna genérico e não soluciona as dores de ninguém, fazendo com que você atinja poucas pessoas.

Para conhecer melhor a sua persona, analise quem compra os seus produtos e serviços. Identifique as suas características e encontre relações nesses dados.

Empresas que vendem para o público jovem devem utilizar linguagens e canais de comunicação diferentes de gestões voltadas para os mais velhos.

De nada adianta, por exemplo, criar Stories no Instagram bem trabalhados se a sua persona não acessa a rede social.

Ou seja, quanto mais informações você tiver da sua persona, mais assertivo e interessante será seu conteúdo.

3. Diversifique seu conteúdo

Um fator que ajuda bastante a aumentar o tráfego orgânico no blog é a diversificação de conteúdo relevante.

Quando você escreve um texto, certa parcela do público é atraída. Saiba que existem pessoas que preferem materiais visuais, como infográficos e vídeos. Como cada um tem a sua preferência, você diversificar tudo o que é postado no blog.

Nem todo mundo que assiste um vídeo de 3 minutos, por exemplo, está disposto a ler um texto de 1000 palavras. Por isso, a diversificação de conteúdo é importante, por atrair um número maior de pessoas.

O nosso post sobre como emitir nota fiscal de serviço tem um vídeo e um conteúdo risco. Com isso, damos o poder de escolha ao leitor: é ele que define qual será a melhor forma para aprender sobre o assunto.

4. Compartilhe seus conteúdos em redes sociais  

Outro modo eficiente de aumentar o tráfego orgânico no blog é o compartilhamento em redes sociais, já que intensifica o número de visitas do seu conteúdo.

Muitas pessoas passam grande parte do dia na web. Segundo o SocialMediaToday, o tempo médio gasto na web nas principais redes sociais é:

  • Facebook: 35 minutos
  • YouTube: 40 minutos
  • Snapchat: 25 minutos
  • Instagram: 15 minutos
  • Twitter: 1 minuto.

Por isso, o compartilhamento é importante para levar um conteúdo de qualidade onde as pessoas estão. Além do mais, fica fácil para os seus seguidores compartilharem as suas postagens com amigos e colegas de trabalho.

5. Faça parcerias de guestpost

Uma parceria de guestpost é uma boa forma de atrair visitantes orgânicos para o seu blog.

E isso funciona do seguinte modo: você encontra um parceiro que tenha um público-alvo parecido com o seu e redige um conteúdo para ser publicado no site ou blog dele.

Nesta publicação, além do conteúdo, podem ser inseridos links que redirecionam para a sua página ou redes sociais como call to action. O mesmo funciona com o parceiro no seu site.

A partir disso, você atinge pessoas que não conhecem o seu blog ou produto, que é ótimo para aumentar o seu tráfego orgânico, certo?

Quando você convida um especialista em determinado assunto para escrever no seu site um artigo, é transmitida credibilidade para o conteúdo. Quando isso passa a ser algo habitual, você tem materiais diversos, de qualidade e que geram autoridade.

6. Linkagem interna

Essa técnica consiste em citar um conteúdo em outro dentro do seu blog.

Imagine um profissional que tem um blog sobre dicas tributárias. Um de seus posts fala sobre a sonegação fiscal e ele deseja melhorar o seu posicionamento no Google.

Como esse é um assunto muito importante para o sucesso de qualquer empresa, ele cria uma série de artigos que abordam temas relacionados, como os principais erros tributários que empreendedores de alto impacto devem evitar.

Em cada material, ele utiliza a palavra-chave “sonegação fiscal” e coloca um link para o conteúdo desejado.

Apesar de ser uma situação fictícia, você pode perceber que a linkagem interna mantém o leitor no blog e faz com que ele aprenda mais sobre o assunto.

Quando você mostra para o leitor que tem conteúdos relevantes em assuntos que possam interessá-lo, ele se sente incentivado a permanecer no seu site. Isso é ótimo para aumentar as visitas orgânicas no seu domínio.

7. Torne o seu site responsivo e escaneável

Um site responsivo é flexível e se adapta ao tamanho de tela do leitor, seja em um tablet, seja em um celular.

Para que o seu blog ser considerado responsivo, é preciso que o usuário navegue sem dificuldades. O conforto para visualizar o conteúdo deve ser uma de suas prioridades.

Uma maneira simples de tornar seu conteúdo responsivo é adequar os parágrafos utilizando a escaneabilidade, que é uma técnica de formatação do texto.

Quando fizer um texto, o melhor modo de formatá-lo é à esquerda da página. Isso facilita a maneira como o leitor visualiza o texto. Lembre-se de que o tempo de leitura também é reduzido.

Outra dica de escaneabilidade é escrever parágrafos curtos. Ao tomar esse cuidado, você facilita a experiência ao ler o seu conteúdo, principalmente quando os textos são visualizados em um celular, por exemplo.

Faça com que os seus parágrafos tenham, no máximo, 5 ou 6 linhas.

8. Crie anúncios pagos

Quando falamos de tráfego orgânico, você não deve excluir as visitas gerados por anúncios pagos. Muito pelo contrário, os dois se complementam. 

O tráfego orgânico se refere às visitas realizadas por pesquisas espontâneas do seu cliente. Em outras palavras, ele precisa realizar uma pesquisa para te achar.

Já os anúncios pagos vão até ao seu consumidor. Eles não precisam realizar uma busca para encontrar o que você produz.

Os anúncios pagos trazem visitantes para o seu blog. Com conteúdos relevantes, é possível ganhar a confiança do leitor e fazer com ele volte ao seu domínio nas próximas vezes ou até favorite o seu blog.

Isso quer dizer que investir em tráfego pago é uma estratégia para vender mais e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico no blog.

9. Atualize posts antigos

Uma prática muito interessante é a revisão e atualização de posts antigos.

Quando postamos algo, por mais incrível que seja o conteúdo, chega um momento que ele já não está ranqueando bem. Com o passar do tempo, o conteúdo se torna desatualizado.

E acredite: isso acontece com todas as áreas do mercado, principalmente, com quem atuam  no mundo digital.

Para não perder posições, é necessário sempre:

  • atualizar o conteúdo;
  • adaptar a linguagem;
  • trazer novidades;
  • incluir diversificação de material, como vídeos ou infográficos.

Conclusão

Com este conteúdo, você conheceu mais sobre tráfego orgânico e a sua importância. Você também ficou por dentro de dicas práticas para aumentar

Agora é com você! Coloque as dicas em prática e veja como aumentar o tráfego orgânico no blog é simples.

Gostou desse conteúdo? Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo digital: Facebook, Instagram e LinkedIn

About the Author

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.

>