6 benefícios da nota fiscal eletrônica para quem atua no mercado digital

Atualizado há mais de 3 semanas

Você já parou para pensar quanto tempo perderia se ainda tivesse que emitir os seus documentos fiscais manualmente? Certamente seriam horas e horas. Por isso, hoje vamos falar dos benefícios da nota fiscal eletrônica, modelo que modernizou os processos fiscais.

A NF-e garante agilidade e praticidade, já que tudo pode ser feito pela internet de qualquer lugar que você ou o responsável por essa tarefa estiver.

Sabemos que falar de nota fiscal é algo que gera muitas dúvidas e dor de cabeça, porém vale ressaltar que emitir o documento é obrigação de quase todos os empreendedores, seja de quem vende online, seja quem vende em lojas físicas.

Por isso, o post de hoje vai te mostrar os pontos positivos da NF-e para o seu negócio digital. Você vai ver que ela é prática, segura e ainda pode ser automatizada. Confira!

1. Aumento da produtividade 

Ao contrário do que muitos imaginam, a nota fiscal eletrônica auxilia muito na sua produtividade.

Como você não precisa preencher o documento manualmente (à caneta), o procedimento se torna bem mais ágil e simples, pois tudo é feito pela internet. Além disso, essa versão possibilita que você automatize a emissão de NF-e.

Afinal, mesmo utilizando o modelo eletrônico, temos que admitir que a tarefa ainda é bem burocrática. O motivo disso é que as nossas leis fiscais e tributárias são as mais complexas do mundo.

Portanto, se você deixar essa atividade no piloto automático, utilizando um emissor especializado, terá tempo para focar em estratégias para fazer o seu negócio crescer e ainda consegue se manter legalizado.

Dessa forma, você não vai precisar lidar com os problemas e instabilidades nos sites das prefeituras e nos sistemas da Sefaz que são recorrentes, infelizmente.

Até mesmo municípios estruturados, como São Paulo, já chegaram a ficar mais de 24 horas fora do ar. Exemplos como esse acontecem com frequência e podem fazer com que você perca a data de emissão da sua nota e depois tenha que arcar com taxas de parcelamento e multas.

2. Redução de custos

O modelo digital faz com que você não tenha gastos com papel, impressão e armazenamento, fatores que geram uma economia considerável para a sua empresa. Esse é um dos grandes benefícios da nota fiscal eletrônica. 

E tem mais: não é preciso contratar um profissional especificamente para lidar com a emissão da nota fiscal, já que esse trabalho será realizado pelo software de NF-e, como o eNotas. Portanto, você diminui os custos com contratação de pessoal que geralmente são bem altos, não é mesmo?

Com o processo automatizado, o próprio sistema encaminha os documentos para os seus clientes no momento em que você desejar, seja antes ou depois da garantia incondicional.

Sendo assim, você consegue investir em outras áreas que merecem atenção, como email marketing, qualificação de leads, marketing de conteúdo e muito mais.

3. Menor margem de erro 

Não podemos negar que quando o trabalho é feito por uma pessoa sempre existe chance de erros, concorda? E isso é bem comum quando a emissão de NF-e é feita manualmente. Nessa situação, o empreendedor às vezes pode ser multado por notas emitidas incorretamente.

Hoje, se você utiliza a nossa plataforma de emissão automática, as chances de erros são bem menores. Além disso, o próprio sistema consegue lidar com diversas situações, o que melhora a gestão e a contabilidade do seu negócio.

4. Melhor controle dos números da sua empresa 

Dentro da plataforma de NF-e, você gerencia o seu empreendimento. No seu dashboard, é possível visualizar o seu faturamento e ainda ter uma projeção de quanto pagará de impostos naquele determinado período.

O seu contador também tem acesso para que ele faça a sua contabilidade adequadamente, sem que nenhuma informação seja omitida ou esquecida.

5. Equipe mais motivada 

Por ser uma tarefa extremamente repetitiva, é comum que funcionários que trabalham exclusivamente com a emissão de NF-e peçam demissão, já que essa é uma ação muito monótona.

Em contrapartida, quando o procedimento é automático, a sua equipe pode desenvolver projetos mais eficientes e de qualidade. Os funcionários podem ser realocados para atividades que exigem um esforço maior, como atendimento, marketing, vendas e finanças.

Ao se sentirem mais importantes para o crescimento da empresa, a sua equipe provavelmente terá alegria para fazer o trabalho.

6. Integração simples com o seu meio de pagamento 

Um dos princípios básicos de quem atua no mercado digital é facilitar a vida do cliente, ou seja, oferecer diversos meios de pagamento é um diferencial.

E se fosse possível fazer uma integração simples com eles e o seu sistema de nota fiscal? Hoje isso já é realidade. Softwares inteligentes, como o eNotas, permitem que você tenha acesso às suas vendas e aos seus documentos fiscais em um único ambiente.

Assim, quando o cliente comprar o seu produto e a venda for autorizada, a nota fiscal será gerada automaticamente. Interessante, não é mesmo? Aí você precisa apenas continuar escalando o seu negócio!

Veja como funcionam as integrações com a iugu, Pagar.me e Boleto Simples.

Vantagens da NF-e para o seu negócio digital

Agora que você chegou até aqui vamos relembrar todos os benefícios da nota fiscal eletrônica para a sua empresa, vamos lá:

  1. Aumento da produtividade
  2. Redução de custos
  3. Menor margem de erro
  4. Melhor controle dos números do negócio
  5. Equipe mais motivada
  6. Integração simples com o seu meio de pagamento

A nota fiscal eletrônica é essencial para qualquer tipo de empresa que queira escalar e não tem tempo de fazer esse processo manualmente. Automatizando a emissão, você consegue dar atenção a fatores que realmente fazem a diferença.

Lembramos também que é sempre importante contar com o auxílio do seu contador, pois é ele quem vai orientá-lo como gerir o seu empreendimento da melhor forma.

Aproveite as inúmeras possibilidades que a internet oferece e faça o seu negócio se destacar no ambiente online.  

O que achou dos benefícios da nota fiscal eletrônica? Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para descobrir 5 dicas essenciais para emitir NF-e corretamente.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.