Você sabe o que é um checkout minimalista?

Atualizado há mais de 3 semanas

Você sabia que quanto mais informações você solicita no checkout, maiores são as chances de você perder uma venda?

Os números comprovam. Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research, checkouts complexos são o motivo de 11% dos abandonos de carrinhos.

Diante de tantas informações exigidas, os usuários acabam desistindo de fazer a ação, o que diminui as suas conversões e ainda pode abrir caminho para os seus concorrentes. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Por isso, o post de hoje vai te explicar o que é um checkout minimalista e como ele pode aumentar as suas vendas.

Quer saber mais? Então, continue acompanhando!

O que é um checkout minimalista?

O checkout minimalista é aquele que apenas os dados extremamente necessários são solicitados na hora de aprovar uma compra.

Você já passou pela situação de querer comprar um produto ou serviço, mas quando vai fazer o processo tudo é tão extenso que acaba desistindo? Seja por falta de tempo ou preguiça mesmo? Certamente isso também já ocorreu com o seu cliente. Mas, com o checkout minimalista isso não acontece.

Por exemplo, se você vende pela internet e entrega um produto ou serviço online, qual é a necessidade de pedir o endereço?

Além disso, é preciso considerar que grande parte das compras é feita por impulso e se você exige muita informação o usuário acaba desistindo.

A situação ainda piora se o seu meio de pagamento solicita mais itens do comprador para a aprovar a venda. Portanto, fique atento à isso!

Por que você deve adotar o checkout minimalista?

O estudo da Forrester Research apontou também que a obrigação de preencher inúmeros dados corresponde a 14% das desistências de compra. Os redirecionamentos de páginas também desanimam muito os usuários.  .  

E ainda, de acordo com uma pesquisa da SaleCycle, 23% dos consumidores afirmam que abandonam o carrinho por terem que criar uma conta.

Por isso, vale aquela máxima: menos é mais! Menos dados são mais conversões!

Como você pode melhorar o seu checkout?

Separamos algumas dicas para você melhorar o seu checkout e ainda aumentar as suas conversões. Confira!

  • Não permita que nenhuma distração atrapalhe o seu processo de compra.
  • Não coloque links, imagens ou qualquer outro item que não tenha como objetivo único convencer o usuário a concluir a compra.
  • Se a imagem que está pensando incluir não tem um objetivo certeiro, como ser uma prova social (testemunho) ou passar segurança por estar em um meio de pagamento conhecido, descarte!
  • Apresente claramente o seu CTA (call-to-action). Se você tiver um e-commerce, por exemplo, faça o usuário identificar facilmente o carrinho e como calcular o frete.
  • Aposte em um checkout responsivo, aquele que se adequa a qualquer tipo de tela, seja smartphone, tablet ou desktop. Um estudo da H1 2016 State of Mobile Commerce Report, da Criteo, mostrou que as compras por mobile cresceram 70% no Brasil somente no primeiro semestre de 2016, em comparação ao mesmo período de 2015.
  • Foque em um checkout transparente, aquele em que todos os dados estão dispostos em uma única página.

Lembre-se que o seu cliente pode desistir da compra se você exigir tantas informações. Portanto, para que solicitar tantos dados se eles muitas vezes não são realmente necessários?

A melhor solução é focar em um checkout minimalista. Afinal, o seu objetivo é vender mais e mais, não é mesmo?

Temos certeza que a adoção de um checkout minimalista vai trazer mais eficiência para a sua empresa. E, se você tem um negócio online, aproveite também para saber como emitir nota fiscal eletrônica de uma venda na internet.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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