O que é coprodutor digital e como ele pode ajudar seu negócio?

Atualizado há mais de 3 semanas

Confira abaixo a narração completa do nosso post:

Ganhar dinheiro na internet é certamente o desejo de muita gente. Alguns abrem seus próprios e-commerces, outros criam cursos on-line. E tem aquele que é coprodutor digital!

Todos sabem da facilidade em se trabalhar pela web e das inúmeras vantagens que isso proporciona. O “problema” está no leque de opções que existem e que podem ser escolhas nem sempre simples de se fazer. 

Como uma boa opção, o coprodutor digital gera muitas dúvidas, mesmo sendo já uma escolha bem popular no mercado digital. 

Por isso, neste texto, você tirará dúvidas e saberá mais sobre essa forma de ter lucro na internet.

O que é o coprodutor digital?

Não é difícil adivinhar quando a própria palavra explica o seu significado, certo?

O coprodutor digital é aquele que produz, em parceria com outro produtor, um produto digital. 

E quando você lê “criam juntos”, não pense que, necessariamente, a produção de um produto é feita a quatro mãos. 

Muitas vezes, dois coprodutores atuam em diferentes expertises. 

Você, por exemplo, pode criar um produto, mas não saber como lançá-lo no mercado. Por isso, precisa de uma outra mente para ajudá-lo nessa parte, e então, esse outro indivíduo ganharia parte dos royalties do produto como coprodutor digital. 

Essa parceria pode também ter um tempo determinado, sempre dependendo da sua vantagem e da plataforma que escolher para realizar a coprodução. 

As possibilidades são tão grandes que abrem todo um mercado de parcerias, como o editor de produtos digitais, uma pessoa especialista em transformar uma ideia em um produto digital viável. 

Por exemplo: você pode ter uma ideia para desenvolver algo dentro da área automobilística, mas não tem ideia de como pôr isso em prática no mundo digital. 

O editor de produtos digitais seria o seu coprodutor que faria a sua ideia sair do papel e subir na nuvem.

Quais os benefícios de ser um coprodutor?

A principal vantagem do coprodutor digital é sempre poder ter contato com outras pessoas de diferentes áreas, sobretudo aquelas que ele ainda não domina. 

Isso dá a sensação de mutualismo e afasta aquela impressão que produtores digitais são sempre pessoas solitárias. 

Mas, certamente, a maior vantagem em ter um coprodutor digital é suprir uma necessidade sobre uma área que você não domina para alavancar as vendas sobre seu produto. 

Trabalhando com outra pessoa em um mesmo projeto, aumenta as chances de sucesso. Isso porque, cada um poderá focar em suas expertises, criando um produto mais rico e de melhor qualidade. 

Além disso, é possível dividir as tarefas e garantir que tudo seja executado no prazo. Isso garante também uma maior economia para cada coprodutor no lançamento e venda do produto. 

Os custos serão divididos e será possível investir mais no início, o que poderá gerar um retorno ainda maior. 

A rapidez é uma outra vantagem. Um projeto pode demorar dias (quando não meses ou mesmo anos!) para sair do papel e ser lançado. 

Ter mais que uma pessoa cuidando de áreas diferentes, economiza tempo e aumenta a segurança de que todo o processo terá menos riscos ao ser lançado. 

Qual a diferença entre coprodutor e afiliado?

No começo desse texto, você leu que são algumas possibilidades para se ganhar dinheiro e, agora que já conheceu um pouco sobre coprodutor digital. Acredito que deva estar se perguntando: seria o afiliado algo parecido? 

Bom, na verdade, o afiliado é aquela pessoa em que ajudará a divulgar o seu produto em um dos seus canais, como um digital influencer, ou seja, por uma rede social, um blog, site, canal do Youtube, enfim...

Diferente do coprodutor digital, ele não precisa conhecer o produto tão a fundo. Geralmente, ele faz parte de uma estratégia que o responsável pelo marketing elabora. 

Portanto, enquanto o coprodutor é de fato um especialista no produto, e de parte de seu desenvolvimento em qualquer sentido, o afiliado é aquele que ajuda a divulgar, “emprestando” seu espaço para poder falar mais do produto e gerar leads.

Obviamente, o “emprestado” requer as aspas, até porque o afiliado recebe pelo serviço. 

Como é a atuação do coprodutor na Hotmart?

Outro ponto que você leu ainda há pouco foi sobre a plataforma. É por ela em que você pode encontrar outro coprodutor digital e realizar todas as negociações envolvendo o projeto. 

E uma das principais plataformas para coprodutores é a Hotmart

Lá, você encontra as melhores condições para desenvolver um produto, dividindo conhecimentos e com a segurança que todos terão garantidos a sua participação no projeto. 

A Hotmart possui algumas regras principais para coprodutores, que são: 

  • O número de coprodutores é ilimitado, mas o coprodutor principal deve ficar com ao menos 30% da receita.
  • Os coprodutores têm participações pré-definidas pelo produtor principal. Ele pode adicionar mais pessoas como coprodutores, desde que não atinja o mínimo de 30% para si, como você leu ainda há pouco. 
  • O coprodutor principal é o responsável pelo produto, respondendo pela parte tributária, fiscal e, claro, legal do projeto. Não importa quantos coprodutores existam.  
  • O produtor principal é quem pode alterar as configurações do produto. Os demais apenas podem consultar o histórico de vendas, mas não o que foi mudando no produto.
  • O coprodutor principal quem define se outro coprodutor pode vender o produto como afiliado. Nesse caso, a pessoa deve receber como coprodutora e ainda ter comissões como afiliado. 

A Hotmart permite que todo o processo seja muito claro e seguro para todos no processo, de forma prática e muito fácil.

É possível lançar um produto com mais assertividade, mesmo não conhecendo estratégias de marketing?

Sim! E não é só com marketing! É com qualquer área que você não sente que possui conhecimento necessário para obter sucesso! 

Com todas essas informações, você certamente já tem uma base para conseguir tirar do papel aquele seu projeto, mesmo que lhe falte alguma expertise para poder ter sucesso com ele, certo?

Mas... se um produto é realizado por diversas pessoas, mesmo que para áreas diferentes, como fazer com a nota fiscal? 

Será que é preciso ser MEI para ser coprodutor digital?

Se você fez essas perguntas, leia esse texto sobre nota fiscal para coprodutores e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!


Perguntas Frequentes

O que é o coprodutor digital?

O coprodutor digital é aquele que produz, em parceria com outro produtor, um produto digital.

Quais os benefícios de ser um coprodutor?

A principal vantagem do coprodutor digital é sempre poder ter contato com outras pessoas de diferentes áreas, sobretudo aquelas que ele ainda não domina.

Qual a diferença entre coprodutor e afiliado?

O afiliado é aquela pessoa em que ajudará a divulgar o seu produto em um dos seus canais, como um digital influencer. Enquanto o coprodutor é de fato um especialista no produto, e de parte de seu desenvolvimento em qualquer sentido.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.