Como anunciar no Instagram Ads? Passo a passo completo

Atualizado há mais de 1 semana

Ouça abaixo o post a seguir e saiba como fazer um anúncio no Instagram Ads:

Anunciar no Instagram Ads pode ser uma maneira eficaz de conseguir audiência e relevância para o seu negócio. A rede social é uma das mais queridinhas do Brasil, com 113 milhões de usuários.


Por isso, muitas empresas têm visto essa mídia como uma grande oportunidade de negócio. Em 2023, o Ads do Instagram teve US$ 21 bi de receita! Para anunciar no Instagram Ads, você precisaa seguir alguns passos: 

  • Crie um perfil comercial: com esse modelo de perfil você tem acesso a ferramentas estratégicas;
  • Defina seu objetivo: pode ser gerar brand awareness, gerar tráfego, aumentar os leads. 
  • Escolha o tipo de anúncio: pode uma imagem, vídeo, carrossel ou stories;
  • Defina o orçamento: escolha o valor diário ou total do investimento;
  • Monitore seu anúncio: acompanhe o desempenho da campanha e faça ajustes se necessário.

Quer saber como colocar tudo isso em prática? Confira o passo a passo e saiba como conseguir mais visibilidade na rede!



Como usar o Ads no Instagram?

Para usar o Ads do Instagram, o primeiro e mais fundamental dos passos é ter uma conta no Meta For Business. Configure o perfil de sua empresa com todos os dados necessário, sempre adicionando aquelas que podem fazer seu potencial cliente conhecê-la melhor.

Caso você já tenha uma conta no Instagram, você pode integrar e já deixar tudo configurado com as informações que já existem por lá.

Depois de deixar tudo pronto, é a hora de criar o seu Ads. Para isso, siga o processo a seguir:

1. Escolha seu objetivo

Antes de criar o seu anúncio, você precisa ter muito bem definido o seu objetivo. Basicamente, o porquê de querer divulgar sua empresa na rede social.

Você tem algumas opções aqui. As principais são:

  • Ganho de tráfego;

  • Alcance de marca;

  • Conversões;

  • Envolvimento.

Cada uma dessas opções precisa ser feita a partir de um objetivo maior da sua empresa, sempre alinhado com métricas que se possam atingir com o recurso e investimento envolvidos.

Quer saber melhor sobre algumas das principais métricas do Insta? Confira: Taxa de engajamento no Instagram: como calcular e melhorar essa métrica 

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Simule em tempo real as copies dos seus anúncios de acordo com cada plataforma. É simples e rápido. 

2. Personalize seu público

Outro passo importante na criação do Ads no Instagram é a definição do público: para quem o anúncio deve ser mostrado. A plataforma te dará algumas opções para você identificá-lo:

  • Localização;

  • Idade;

  • Gênero;

  • Interesses;

  • Formas de interação.

Você pode fazer escolhas amplas ou mais específicas, como, por exemplo, no caso da localização.

Se o seu público for mineiro, por exemplo, é possível “incluir” Minas Gerais e “excluir” São Paulo e Rio de Janeiro na localização.

Em “Direcionamento Detalhado”, você estabelece esses dados demográficos, interesses ou comportamento do seu público. Assim, o anúncio será otimizado e atingirá quem realmente você precisa.

Lembre-se de que, dependendo do objetivo de seu anúncio, quanto mais específico, melhor. Você pode fazer um detalhamento mais avançado em “Conexões”, é possível definir direcionamentos ainda mais detalhados, baseando-se nas páginas do Facebook e Instagram, que possuem as seguintes opções:

  • Pessoas que curtem a sua página;

  • Amigos das pessoas que curtem a sua página;

  • Excluir pessoas que curtem a sua página.

Ou nos aplicativos:

  • Pessoas que usam o seu app;

  • Excluir as pessoas que usam o seu app;

  • Ou relacionado aos seus eventos:

  • Pessoas que responderam ao seu evento;

  • Excluir pessoas que já responderam ao seu evento.

Ainda é possível fazer uma combinação avançada, na qual você determina para quem especificamente a sua divulgação aparecerá.

E lembre-se: salve esse público para utilizá-lo em outras campanhas de ads no futuro.

Confira também: Instagram insights: o que é e como consultar 

3. Defina quais são as redes sociais do anúncio

Com a Meta é um verdadeiro conglomerado de redes sociais, você pode escolher para qual delas quer anunciar.

Para o seu anúncio ser veiculado somente no Instagram, é necessário definir isso em “Posicionamentos”. Caso você tenha interesse em manter o Facebook também, você pode selecionar “Posicionamentos automáticos”.

4. Estipule seu orçamento

O orçamento de suas campanhas é muito importante, por motivos óbvios. Mas aqui, você pode determinar a maneira como o seu investimento é gasto.

Haverá opções de diário ou vitalício (valor total gasto na veiculação do anúncio). Depois, defina a programação da campanha.

Quando você clicar em “mostrar opções avançadas”, terá que considerar alguns critérios de grande relevância.

Para qualquer objetivo, você deve determinar se o valor do lance será automático ou manual. Também é possível escolher se a cobrança será feita por impressão ou CPC (custo por clique).

Essa opção não aparece no “Alcance”, mas em outros objetivos ela consta, como em “Tráfego”. 

Aí você faz a programação: veicular anúncios o tempo todo ou veicular de acordo com uma programação. Por fim, defina o tipo de veiculação, que pode alternar entre “padrão” e “acelerada”.

5. Atente-se ao formato

Lembre-se de que você pode ter algumas alternativas para anunciar, conforme a sua escolha de rede social.

Antes de anunciar de fato, escolha entre iniciar um anúncio totalmente do zero ou impulsionar algum conteúdo existente.

Como você já sabe, em “Alcance” é possível escolher patrocinar no Feed ou Stories. Se você selecionou Feed do Instagram, os formatos disponíveis são:

  • Carrossel;

  • Imagem Única;

  • Vídeo Único;

  • Apresentação Multimídia;

  • Canva.

Você ainda pode escolher patrocinar Stories e Reels. No primeiro, você pode optar por fazer anúncio de imagem ou vídeo, enquanto no segundo, vídeo.

Em seguida, você adicione a sua página do Facebook e a conta do Instagram para o anúncio ser divulgado. Além disso, você determina o texto e adiciona a URL, caso necessário.

Ao clicar em opções avançadas, você ainda pode criar um píxel para rastreamento, otimização e remarketing.

6. Acompanhe os anúncios

Tudo configurado e escolhido? É hora de publicar e acompanhar a sua campanha.

Antes, se você ainda não tiver configurado a forma de pagamento, esse será o momento. Coloque o seu CPF e o endereço.

Então, selecione a forma de pagamento: cartão de crédito, Paypal ou boleto bancário. Clique em “Continuar”.

Mas, se você quiser configurar a forma de pagamento antes de criar o anúncio, basta acessar o Gerenciador de Negócios, ir em “Configurações” e clicar em “Faturamento e formas de pagamento”.

Feito, está pronto! O seu anúncio foi criado! Para acompanhar o desenvolvimento dele, vá em “Gerenciador de Anúncios”. Lá você consegue analisar o alcance, o custo por clique, quanto já foi gasto e vários outros detalhes.

Sempre analise com cuidado. Afinal, você não quer perder dinheiro, não é mesmo? Se for necessário, pare o anúncio, crie outro e altere o que for preciso.

Quais são as melhores dicas para criar um anúncio infalível no Instagram?

Após acompanhar o passo a passo de como anunciar no Instagram, é hora de conferir algumas dicas para que você tenha muito sucesso.

1.      Utilize imagens de qualidade

O Instagram é uma rede social focada totalmente no visual. Portanto, nada de postar imagens ou vídeos sem qualidade. Foque em conteúdo que chame a atenção e gere impacto no usuário.

Faça isso de maneira criativa, para instigar o usuário e que ele possa seguir a ação que você estipular.

2.      Crie textos envolventes

Apesar de ser uma rede social muito visual, o texto é importante. Comece pelas legendas, com uma linguagem apropriada para o seu público e que o cative instantaneamente.

Mostre como seu produto ou serviço resolve os problemas do cliente, faça CTAs diretos e objetivos.

Você pode fazer isso criando um senso de urgência, usando frases como “por tempo limitado” ou “ofertas especiais”.

3.      Aposte nas hashtags

As hashtags são um recurso muito conhecido no Instagram. Por isso, aposte nelas ao produzir o seu conteúdo, já que assim uma lista é criada com todos os usuários que postaram determinados termos.

Essa é uma alternativa estratégica para adotar assuntos que estão nas trends e hypados, o que fará com que outras pessoas descubram a sua foto e, consequentemente, o seu perfil. Portanto, o alcance da sua marca será maior.

Hora de anunciar!

Com conteúdo de qualidade e com fotos marcantes, é possível gerar engajamento e aumentar a taxa de conversão do seu negócio criando anúncios no Instagram.

Faça os anúncios de Instagram de forma que eles sejam naturais, sem muita apelação para não causar estranheza no usuário e ele possa se encantar.

Se quiser continuar a entender como a rede social pode te ajudar, confira essas 9 ferramentas de automação para Instagram que vão impulsionar o seu negócio 

Graduanda em publicidade & propaganda | social media

Comentários

  1. Criei o anúncio no Instagram e efetuei o pagamento normalmente, porém já fazem dois dias e até agora não ativou. Poderiam me ajudar?

    1. Larissa, geralmente o anúncio é ativado um pouco depois de ser criado. Você chegou a receber uma notificação avisando que o anúncio foi aprovado? Senão, acesse o seu Gerenciador de Anúncios e verifique o status do anúncio, lá você pode ter alguma informação. Ou senão, entre no anúncio criado e veja se o Facebook está apontando algum erro, pode ser que isso não deixe o seu anúncio rodar. Espero que tenha ajudado! Abraços!

      1. Karine, estou querendo promover fotos da minha loja de roupa no gerenciador de negocio, só que escolhi a forma de boleto, sera que posso msm assim efetua o pagamento em forma de boleto já que não pode mudar de opção?

  2. Excelente Karine! Acredito que o melhor caminho para impactar pessoas na rede atualmente, em qualquer setor de negócio seja a associação do Facebook com o Instagram, essa fusão traz resultados muito bons. Já para quem atua na internet, é indispensável ter um blog que produza informação de qualidade e traga mais tráfego para o negócio, interligando com as redes sociais, é claro.

    1. Thalia, tudo bem? Na hora de criar o seu anúncio, você viu se a postagem estava patrocinada na visualização? Se sim, ela deu certo, pois não tem como você pagar por um anúncio e não aparecer que ele está patrocinado.

  3. Boa noite! Como eu faço para promover minha foto para divulgar aqui no Rio e aparecer para as demais pessoas daqui do rio e ter um bom resultado?

  4. Olá,

    Quero criar meu anúncio diretamente no instagram, mas não consigo alterar a moeda.
    No gerenciador de anúncios ela já está em Real, mas quando começo a criar o anúncio diretamente no instagram não consigo alterar.
    Pode me ajudar? Obrigada.

  5. Não consigo fazer o patrocínio da minha foto pelo instagram. Faço todos os passos e quando chega na última etapa, a última aba fica em branco, não carrega. O que eu faço??

  6. Criei um anúncio para 30 dia mas me arrependi e apaguei, será cobrado muta? Irão cobra o volor total? Depois promovi outra postagem por dois dias será cobrado a mais?

    1. Ei Lucas! Tudo bem?

      Como a plataforma é self-service, você só irá pagar o que consumir, ou seja, só pagará pelos cliques recebidos nos anúncios enquanto eles estavam ativos. Fique tranquilo, pois não será cobrada multa, o valor a ser pago será exatamente o que está sendo mostrado na sua conta de anúncios 🙂

  7. Excelente artigo! Mas é possível “sugerir” o envio de anúncios SOMENTE para os seguidores (e curtidores) do perfil de meus concorrentes no Instagram? Obrigado!

  8. Oi Gabriel, td bom? pode me tirar uma dúvida por gentileza? Eu quero anunciar aqui no Brasil pelo face ADS meu serviço nos Estados Unidos( exterior). Neste caso, o valor do anúncio feito aqui é em Real mesmo? ou pelo público estar fora, vão cobrar pela moeda de lá?
    ex. vou anunciar 200 reais de anuncio por 10 dias…vão converter em dólar ou este valor terá validade normal em real?

  9. Oooi tudo bem?
    Já não sei a mais quem recorrer! Meu boleto para anunciar no Instagram já está pago, porém na hora de promover não tem essa opção pra escolher, embora mostre que tenho 120 reais de crédito para usar, mas na hora de escolher não tem essa opção! O que faço?

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