Como emitir notas fiscais eletrônicas para o meu ERP?

Atualizado há mais de 3 semanas

A prestação de serviços recorrentes está se tornando cada vez mais comum para os consumidores. Isso acontece devido às facilidades e à comodidade que esse tipo de ação oferece. 

Alguns serviços são utilizados de forma regular, como o pagamento de uma fatura de internet ou telefonia, mensalidades de academias, ou o seguro de veículos, por exemplo. Esses valores geralmente são preestabelecidos, assim, você já sabe exatamente quanto será cobrado.

Por serem atividades que já fazem parte da rotina do consumidor, seria muito mais simples se as cobranças fossem enviadas de forma automatizada, sem a necessidade de um cadastro mês a mês.

As facilidades também se estenderiam ao consumidor, caso o pagamento fosse realizado automaticamente e ele não tivesse que se preocupar com o pagamento de forma isolada. 

Para tornar os processos mais ágeis e facilitar as cobranças das empresas e o pagamento do consumidor, foram desenvolvidos os sistemas de gestão, também conhecidos como ERPs. Eles são grandes facilitadores no dia a dia das empresas, como veremos a seguir. 

Facilidades oferecidas pelos ERPs

A adesão destes sistemas tem as mais variadas funções, como: controlar o estoque, criação rápida de relatórios e consulta dos antigos, registro de particularidades, facilitação da cobrança entre vários outros. 

Estes sistemas se encarregam da rotina burocrática, administrativas e financeiras, possibilitando que o empresário tenha o foco em estratégias e não tenha a necessidade de realizar processos cotidianos de forma manual. 

Sabe-se que uma boa gestão e um financeiro bem estruturado permite que a empresa se mantenha por anos no mercado, mas, da mesma forma, deslizes nessa área podem fazer com que elas fechem as portas.

Por esta razão, é necessário estar atento a tudo o que acontece e a compilação dessas informações facilita o dia a dia e a tomada de decisões assertivas.

OS sistemas de gestão administrativa e financeiro devem ser bem avaliados antes de qualquer decisão ser tomada. Eles são determinantes no sucesso ou fracasso de uma empresa, visto que esses são os principais pilares e as principais decisões permeiam essas temáticas.

Uma vez que o administrativo ou financeiro não sejam acompanhados de perto, podem acontecer imprevistos fatais para o negócio.

ERPs de gestão e pagamentos

O ERP de gestão tem como função simplificar a rotina administrativa da empresa. Ele compila todos os dados em um só lugar, facilitando a tomada de decisões e o acompanhamento dos resultados.

Este tipo de sistema permite realizar ações como o acompanhamento de cadastros, controle de saída e entrada de colaboradores, cadastro de novos clientes, diferenciação de planos e outros.

Em apoio a este tipo de sistema, e buscando tornar a gestão empresarial ainda mais eficiente, foram criados também os ERPs de pagamento. Eles possuem o foco na cobrança das mensalidades, cadastros simplificados, valores, periodicidade, fornecimento de relatórios rápidos e mais.

A união destes dois sistemas permite que o cliente seja cadastrado e tenha todos os seus dados compilados em um único local. 

Então é possível saber quais foram os clientes que adquiriram determinadas soluções, suas preferências de compra, a periodicidade e o meio de pagamento preferido, a partir da análise dos dados oferecidos pelo sistema.

A automatização destes processos tornam os fluxos de informações mais eficiente, possibilitando até mesmo o cadastro e envio automático dos tipos de notas fiscais baseados nos dados e preferências fornecidos durante o cadastro, como veremos mais à frente.

O que são as notas fiscais eletrônicas

A Nota Fiscal Eletrônica, também conhecida como NF-e, é um documento gerado pelas empresas que realizam transações comerciais, como a venda de produtos ou serviços. 

Elas são geradas de forma digital e cadastradas automaticamente, junto aos órgãos responsáveis pela conferência e legislação da aquisição de produtos e serviços.

Por que emitir Notas Fiscais eletrônicas?

Com o objetivo de facilitar e melhorar a fiscalização das empresas, o governo criou o projeto das Notas Fiscais eletrônicas, tornando o processo transacional mais simples para o empreendedor e para ele.

A nota fiscal, como já dito, é um documento obrigatório. Ela torna o processo de venda e compra de produtos e serviços mais formal.

As informações tributárias devem constar no documento, atribuindo a ela validade jurídica, possibilitando que ela seja utilizada para a fiscalização de órgãos governamentais e o recolhimento de impostos.

Um dos objetivos inclusive da criação dessas notas eletrônicas é o combate à sonegação fiscal.

Emissão de notas fiscais eletrônicas

Devido o foco dos ERPs serem a facilitação nas atividades de rotina da empresa, eles podem se complementar entre si. Ou seja, um sistema de gestão pode ser integrado a um sistema de cobrança, fazendo com que todas as informações estejam no mesmo lugar.

Alguns ERPs de cobrança recorrente, possuem integração também com sistemas de emissão de notas fiscais. Dessa maneira, é possível colocar no próprio cadastro a necessidade da emissão da nota e ela é feita de forma automática puxando os dados já fornecidos. 

Logo que a cobrança é enviada para o cliente, no caso de boletos, ou debitada no cartão de crédito, no caso da cobrança recorrente, a nota fiscal eletrônica é emitida e enviada.

A partir desse processo não é necessário realizar o cadastro manual junto ao Secretaria da Fazenda, baixar o arquivo, localizar o destinatário e enviar. A automatização do sistema deixa tudo mais simples.

Ter um combo com sistemas de gestão, pagamento e emissão de nota fiscais no mesmo lugar, torna o dia a dia da empresa mais dinâmico, já que tudo está a fácil acesso.

Assim as atividades podem ser desenvolvidas sem a necessidade de perder muito tempo na aquisição das informações.

Emissão com facilidade e segurança

O eNotas é um sistema especializado na emissão de notas fiscais, e pode ser integrado a outros facilitadores de gestão, como o sistema de cobrança recorrente, Galax Pay,  e vários outros.

Seu ERP estará seguro ao fornecer os seus dados e a emissão será registrada junto aos órgãos responsáveis. Veja agora mesmo como  automatizar a emissão de suas notas fiscais. Confira!

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.