Os cursos online são uma realidade no mercado brasileiro. Eessa forma de aprendizado deu a oportunidade de muita gente aprender no conforto de casa, com a flexibilidade que muitas vezes cai bem.
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Por isso mesmo, saber como vender cursos online virou uma virtude para muito empreendedor que viu, nessa maneira, uma possibilidade de ganhar dinheiro.
Basicamente, você vende cursos de duas maneiras: criando o seu ou sendo afiliado. E esses dois jeitos precisam de muita estratégia.
Confira melhor sobre como vender cursos online, quais as principais plataformas e estratégias.
Como vender cursos online
Para vender cursos online, você pode ser tanto um infoprodutor — criando as suas aulas e as divulgando — ou ser um afiliado, quando participa divulgando o material para conseguir ganhar por comissão de vendas.
Ambas as estratégias dão certo. O importante é saber como divulgar o seu produto e contar com ferramentas inteligentes para orientar esse processo.
Saiba mais sobre Marketing de Afiliados: o que é e como fazer!
Os dois métodos podem se valer das seguintes ferramentas e dicas para impulsionar as vendas de cursos online. Confira!
1. Tenha um público-alvo
O público-alvo é aquele nicho de pessoas para a qual você direciona as suas vendas. Não adianta pensar que o curso será para todo mundo! É preciso direcionar bem o produto para ter mais assertividade nas vendas.
Seja um nicho de empreendedores, de produtores artesanais ou de uma estamparia de camisa.
Mesmo que seu tema seja amplo, é importante direcionar o conteúdo, porque, dessa forma, você poderá atender às demandas com mais precisão.
Por isso mesmo, é importante conhecer o público, saber quais são suas principais dores, como consome aquele conteúdo, os desafios que ele tem na carreira e quais são os temas nas quais ele mais precisa entender.
2. Crie canais de divulgação
Basicamente, seja como afiliado ou infoprodutor, tenha canais para que você possa divulgar o curso online.
Alguns dos canais mais comuns são:
- Redes sociais;
- Blog;
- Site;
Em cada um deles, há uma estratégia diferente de divulgação em que você pode potencializar as vendas se aproximando de seu público-alvo.
Independentemente do canal que focará, crie conteúdos de qualidade, compreendendo o que for de interesse do seu público e que possa de alguma forma valorizar o que tem divulgado.
3. Tenha um site
Como você leu, o site é um dos canais em que você pode divulgar seja seu infoproduto ou um local em que você tenha conteúdos para trabalhar os links de afiliados que possui.
O site é um local ideal em que você pode criar campanhas de marketing, seja colocando landing pages, criando CTAs para o seu link de afiliado ou sendo a plataforma na qual possuirá as aulas de seu curso.
4. Dê ou ofereça aulas grátis para gerar demanda
Essa é uma estratégia que o produtor do curso de online oferece uma pequena demonstração de suas aulas.
Torne essas aulas um aperitivo, algo que possa instigar seu público a se interessar pela aula e adquirir o curso todo.
Para os afiliados, essa estratégia requer se transformar em uma espécie de consultor, criando mentorias, webinars, por exemplo, em que você aborda o tema do curso gratuitamente divulgue seu link.
Melhores plataformas de vender cursos online
Todas as dicas acima podem ser consolidadas quando há uma boa plataforma de cursos online para hospedar seu produto.
Ou mesmo, para achar os cursos perfeitos para você divulgar como afiliado.
Antes de seguir, confira onde vender infoprodutos como afiliado!
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Conheça as estratégias que vão te ajudar com as campanhas de tráfego pago e com a análise das métricas.
Mas, quais seriam elas? Confira 5 dicas:
- Hotmart;
- EADBox;
- Udemy;
- Twyngo;
- Eduzz.
Hotmart
A Hotmart é uma das pioneiras no mercado de vendas de cursos online e atualmente é também uma das expoentes como plataforma para afiliados.
Com a Hotmart, o empreendedor — seja um afiliado ou infoprodutor — possui uma plataforma completa, independente do seu perfil.
Para afiliados, a Hotmart oferece toda uma estrutura que vai desde a escolha dos produtos que deseja divulgar ao gerenciamento de pagamentos e emissão de notas, com a eNotas.
Além de oferecer todo o suporte de estratégia de marketing e transparência nas transações financeiras.
Para o infoprodutor, há suporte de hospedagem de cursos e de gerenciamento de vendas de módulos. Claro, com toda a estrutura que um curso online requer, dando um ambiente completo de aprendizagem para o aluno.
EADBox
A EADBox é uma plataforma focada em cursos online. Com especialistas disponíveis para ajudar na criação de seu curso, a plataforma ainda disponibiliza recursos para divulgação de seu negócio.
Algumas ferramentas da EADBox envolvem relatórios completos, soluções específicas para EAD e gestão de desempenho, por exemplo.
Udemy
A Udemy é uma das plataformas de cursos online mais versáteis do mercado. Um grande destaque da empresa é a criação de uma comunidade de alunos e especialistas que podem trocar conhecimentos.
Ela ainda disponibiliza recursos para empresas hospedarem seus cursos, seja direcionado ao público ou interno.
Para criar um curso online na Udemy, é preciso ter ao menos 30 minutos de conteúdos em vídeo, disponibilizar ebooks e materiais de apoio e um vídeo introdutório.
Twyngo
Outra empresa que desponta como uma plataforma para vender cursos online, a Twyngo oferece recursos com indicadores de desempenho, controle de participantes, trilha de aprendizado e gamificação.
Além disso, ela possibilita que seu curso online seja visto de qualquer dispositivo, seja no computador ou no celular.
Eduzz
Por fim, a Eduzz possibilita tanto a criação de cursos online como a divulgação por afiliado.
Aliás, o afiliado conta com uma vitrine completa de cursos online para a qual ele pode trabalhar, além de possibilitar o link de afiliado exclusivo.
Outro ponto positivo é a possibilidade de integração entre afiliado e produtor.
Estratégias de marketing e vendas
Para potencializar suas vendas de curso online, é preciso uma boa estratégia.
Por isso, pegue algumas dicas de melhores estratégias de marketing e vendas para o seu curso online.
Crie webinars
Os webinars são transmissões em vídeo em que um especialista debate determinado tema. A vantagem desse formato é a integração com público, que pode discutir e perguntar ao vivo.
Além da facilidade de criação, bastando uma plataforma de transmissão em vídeo. Claro, com a preparação de materiais, seja para disponibilizar ou para apresentar.
Ofereça materiais gratuito
Os materiais gratuitos são uma ótima forma de você oferecer um “aperitivo” no curso.
Além disso, eles são uma estratégia de captação de leads, que é quando você oferece algo em troca dos dados da pessoa e começa a fornecer outros conteúdos para gerar conversão.
Alguns dos materiais gratuitos mais populares:
- Ebook;
- Infográficos;
- Checklist;
- Kits;
- Aulas gratuitas.
Obviamente, esses materiais precisam ser uma forma de vender o seu curso, ou seja, instigar a pessoa a comprar as suas aulas.
Crie anúncios pagos
Uma das maneiras mais eficientes de gerar conversão é com mídia paga. Os anúncios conseguem chegar ao seu público de maneira muito assertiva.
Graças a segmentação e a configuração que você dá, ele pode reconhecer o interesse do público, ofertando o anúncio conforme esse o gosto do público.
Dessa maneira, é possível ter uma qualificação do público melhor e, então, gerar mais vendas.
É claro que a mídia paga é um investimento que, muitas vezes, pode ser caro. Mas vale lembrar que uma boa estratégia de ads recompensa o valor em conversão.
Por isso, sempre esteja atento a métricas como CAC, ROI e CPC, por exemplo.
Conte com mecanismos que ajudem a automatizar seus processos
Por fim, conte com o auxílio de recursos que possam automatizar processos que, muitas vezes, são manuais. Logo, demorados.
Processos de gestão fiscal, por exemplo, são importantes e precisam ser feitos para manter o seu negócio legalizado, independente se você é um infoprodutor ou afiliado.
Por exemplo, a emissão de nota fiscal. O seu preenchimento é obrigatório e deve ser feito sempre que uma venda é consumada.
Para ter mais tempo para se dedicar ao seu negócio digital, é crucial ter a tranquilidade de estar regularizado.
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