70% das empresas brasileiras usam o WhatsApp como parte da estratégia de vendas e marketing, segundo dados da RD Station. Por isso, criar links para WhatsApp é algo que todo empreendedor precisa saber como fazer.
O WhatsApp é um dos principais canais de comunicação entre os brasileiros e pode ser uma ferramenta poderosa para aproximar o empreendedor e o cliente.
O aplicativo de mensagem instantânea sabe disso e possibilita de algumas maneiras que essa conversa seja direta, como a criação de link para WhatsApp.
Confira algumas dicas para usar o link do WhatsApp em sua estratégia.
Como criar link para o WhatsApp?
A maneira mais fácil de criar um WhatsApp é usar “https://wa.me/” e acrescentar o seu telefone depois da última barra, com o 55 e o DDD, caso de ser um número brasileiro.
Por exemplo, se você for de Belo Horizonte, onde o DDD é 31, ficaria algo como: https://wa.me/5531998877665.
Ferramentas para criar link
Apesar de ser uma ferramenta bem simples, algumas empresas podem preferir usar uma URL mais amigável.
URL amigável nada mais é do que um endereço fácil de ser lido. E por isso mesmo mais fácil de ser lembrado.
Aí entram algumas ferramentas que ajudam a personalizar esse endereço. As mais indicadas são os encurtadores de URL.
Basta você colocar o link gerado com o seu número de WhatsApp e personalizar uma URL mais curta.
Por exemplo, o Abrir Link além de encurtar a URL, ainda permite que você crie um endereço próprio.
O resultado, seria https://abrir.link/ExemploeNotas
Outros encurtadores podem fazer a mesma tarefa, como a TinyURL.
Como criar link com mensagem automática
Outra possibilidade é criar um link de WhatsApp com uma mensagem automática. É uma maneira de facilitar ainda mais a comunicação, já oferecendo à pessoa um texto pronto para ela começar a conversar.
O ideal é que essa mensagem seja curta, para que a URL não fique muito grande. Usando o exemplo de até agora, uma frase como “Quero comprar!” o endereço ficaria:
https://wa.me/5531998877665?text=Quero%20comprar
Fácil né? Basta adicionar depois do número um ? text= e o texto, mas separando as palavras com %20, que é um código para espaços em branco num link.
Bom, mas sinceramente? Digitar isso pode causar erros, não é? Sem falar que é trabalho.
Algumas plataformas oferecem uma ferramenta para facilitar sua vida. Como a RD Station. Por esse link, você acessa um formulário, coloca seu número, e-mail, cargo e a mensagem que deseja personalizar.
Após fazer esse link de mensagem, você pode encurtar e personalizar a URL. Mas, lembre-se, só funciona com o endereço do wa.me primeiro. Se tentar colocar com o texto de mensagem no link encurtado, não funcionará!
Dicas para usar o link
O link do WhatsApp pode ser usado em diferentes tipos de estratégia. Não há uma regra específica, desde que você aproveite para se aproximar com seu cliente ou potencial comprador.
Confira algumas dicas.
Use WhatsApp Business
A primeira das dicas vale não só para usar o link de WhatsApp, mas sim para todo o seu negócio e estratégias de campanha.
O Business tem muitos recursos que podem auxiliar na automatização desse canal, facilitando muito seu trabalho, principalmente se você quiser alcançar muitas pessoas.
Além disso, também permite que seu negócio crie recursos mais completos pelo WhatsApp, como catálogo de produtos.
Então, antes de mais nada, faça uma conta profissional e use o Business! Não esqueça de preencher o seu perfil com todas as informações de sua empresa, para o usuário poder ter tudo o que precisa para se convencer de uma compra.
Confira também: Vender pelo WhatsApp: 7 dicas práticas para converter mais
Bio das redes sociais
A ideia é que os seus seguidores tenham outra possibilidade de falar com você, mas pelo WhatsApp, para além das DMs do Instagram, por exemplo.
Além do Instagram, o link pode ir como um botão no seu perfil do Facebook, naqueles que usam conta comercial, principalmente.
Nesse caso, você pode usar copies como: “Fale comigo”, por exemplo.
Botões de anúncio
Ao fazer uma campanha em Meta Ads ou mesmo no Google Ads, você pode adicionar o seu link para mais pessoas na internet.
Para isso, basta que o CTA de suas campanhas seja o link do WhatsApp. Tome cuidado apenas para não perder o controle das mensagens, já que um anúncio pode ter um alcance muito grande.
É fundamental ter uma certa dedicação para não deixar ninguém sem resposta.
Você pode criar copies que mostrem que é uma maneira eficaz e direta de se comunicar com sua empresa, como “fale com um especialista”, “compre pelo WhatsApp”, por exemplo.
CTAs em site
Os CTAs em site são ótimas formas de conversão. Em um site, mensagens para um WhatsApp podem ser uma maneira de o usuário tirar dúvidas sobre o seu produto, por exemplo.
“Fale com um consultor”, “tire suas dúvidas” são exemplos de copies para esse momento.
Se você gostou de saber como criar links para WhatsApp, talvez precise conhecer maneiras de como fazer seu trabalho de maneira mais otimizada. Por isso, descubra 14 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer