O ebook é um livro em formato digital, que possui a acessibilidade para ser lido em smartphones, tablets, computadores, e também pode ser impresso como um livro tradicional.
Os objetivos de criar um ebook são vários, e alguns de seus principais exemplos são: captar de leads, aumentar as vendas ou educar o mercado.
O conteúdo de um ebook é mais rico do que um post em blog, e tem a finalidade de entregar valor ao cliente e gerar mais autoridade. Embora pareça algo complicado, neste post, você aprenderá a criar um ebook de modo simples e com aparência profissional.
Importância de um ebook
O intuito principal de um ebook é educar o mercado a respeito de algum assunto. Ele serve como complemento para levar conhecimento ao público de maneira acessível.
Existem diversas maneiras de passar uma informação rápida para o leitor, como blog posts, por exemplo. Porém, esse tipo de informação normalmente não é muito aprofundada, gerando a necessidade de complementar o conteúdo para gerar leads.
Diante dessa necessidade de conteúdos mais ricos, o ebook é uma solução ideal, e possui os seguintes benefícios:
- baixo custo de produção;
- acessibilidade em diversos dispositivos;
- possibilidade de impressão;
- alcance maior do público-alvo;
Além das vantagens citadas acima, é possível utilizar o seu ebook para gerar renda e também para nutrir ou criar uma lista de emails no caso de um ebook gratuito. Essa é uma boa estratégia para conseguir informações valiosas sobre os seus futuros clientes.
Quando você produz um conteúdo didático que esclarece as dúvidas do leitor, ele tende a se fidelizar com a marca e com o autor.
Como os nichos de mercado tem objetivos diferentes, cada empresa solicita dados distintos antes de fornecer o livro digital. Contudo, algumas informações estão presentes em muitos formulários, como:
- nome completo;
- email;
- principal desafio;
- site da empresa.
A partir disso, é possível entender mais sobre cada lead e traçar estratégias adequadas para cada situação.
Ou seja, se você ainda não montou um ebook, o que está esperando?
10 dicas para atrair leads e ter mais clientes com um ebook
Você aprendeu o que é um ebook e qual a importância dele para a sua estratégia de marketing. Agora, descobrirá 10 dicas para criar um ebook e atrair mais leads.
1. Conheça a sua persona
O primeiro passo após decidir criar um conteúdo rico como o ebook é definir a persona.
Descreva bem o perfil do seu consumidor ideal. Trace os gostos e as preferências para que assim sejam criados conteúdos que de fato são relevantes e geram valor. Um ebook completo abre portas para que o leitor respeite a sua marca e fique propenso a adquirir um serviço ou produto.
2. Defina o tema
A determinação de um tema é outro aspecto fundamental. De nada adianta criar um conteúdo rico e extenso, se a sua persona não se identifica e não gera valor. Pense nos assuntos mais visitados em seu blog ou nas dúvidas que você respondeu em um webinar.
Considere as preferências e as dores de sua persona (por isso a etapa anterior deve ser o seu primeiro passo, ok?).
3. Crie o conteúdo
Para criar o conteúdo do seu ebook, serão necessárias muitas pesquisas. Pesquise a palavra-chave do ebook, variações dessas palavras, dê uma olhada nos conteúdos que já tem disponíveis sobre o mesmo tema e estude bastante.
Feitas as pesquisas, comece a criar o seu conteúdo. Existem diversas ferramentas para produção de conteúdo que podem ser o seu guia.
Ao redigir um conteúdo para ebook, é necessário criar parágrafos curtos e deixar um espaçamento entre um parágrafo e outro. Redigindo o seu conteúdo desse modo, você garante a responsividade em qualquer dispositivo, como nos smartphones.
Fique atento à segmentação do material. Crie intertítulos intuitivos, que facilitam o entendimento do leitor e atraem à sua atenção.
Um ebook sobre automação de Instagram, por exemplo, pode ser criado com os seguintes tópicos:
- O que é a automação do Instagram?
- Quais são os seus benefícios?
- O que você deixa de ganhar ao não utilizá-la?
- Quais são as principais ferramentas do mercado?
Por mais que esse tópico seja simples, em muitos casos, o leitor irá direto para o índice, buscando entender sobre o que se trata o material. Portanto, tenha crie bons títulos.
4. Ilustre o material
Após criar o conteúdo do seu ebook, é interessante ilustrá-lo para tornar a leitura mais dinâmica e rica.
Nesses momentos, existem algumas opções:
- contratar um designer para o empreendimento (se é que você já não tenha);
- encontrar um freelancer de design;
- utilizar ferramentas de criação de ebooks e imagens gratuitas na internet.
Caso opte por um banco de imagens gratuito, se atente aos direitos autorais, e dê os devidos créditos quando necessário.
5. Crie uma landing page
Landing page é uma página com o conteúdo voltado para a conversão de visitantes em clientes. Uma landing page não precisa ter muitas informações, e sim headlines voltadas para o CTA principal de download ebook, que é a chamada para ação.
Então considere os fatores de SEO antes de tomar qualquer decisão. Utilize a palavra-chave para qual você deseja ranquear. É possível fazer um resumo, com tópicos sobre os principais assuntos do material.
Descreva o que o leitor ganhará com a conversão e também aguce a sua curiosidade. Alguns empreendedores utilizam um contador regressivo, a fim de fomentar a escassez.
6. Estruture o ebook
A estruturação do ebook é essencial para garantir uma fluidez de leitura e facilidade de acesso às informações contidas no material.
A estrutura de um ebook consiste, em muitos casos, é formado por:
- capa: contém o título do ebook, uma imagem e uma assinatura;
- autor: breve descrição de quem está escrevendo o ebook, seja pessoa ou empresa;
- sumário: lista com os intertítulos e as suas respectivas páginas
- conteúdo em textos e imagem ou ilustração;
2 dicas valiosas
1. Aproveite para colocar links que direcionam o leitor até o seu blog ou site. Isso é uma forma de aumentar o tráfego orgânico do domínio e fidelizar mais pessoas.
2. Utilize também o cabeçalho e rodapé do seu ebook para ofertas e divulgação da empresa. Mas lembre-se de que o conteúdo não pode prejudicar a leitura do usuário.
7. Revise o seu conteúdo
Agora que o seu ebook está pronto, é necessário revisar todo o conteúdo, o design das páginas e realizar testes para garantir que o livro digital possui acessibilidade em diferentes dispositivos.
Uma boa prática na criação de um conteúdo é solicitar outras opiniões sobre o que foi produzido antes de divulgar. Compartilhe o material com os seus colegas de empresa ou até amigos. Escute a opinião de cada um e veja o que faz sentido ser alterado.
Na revisão do conteúdo, utilize plataformas que podem te ajudar com a ortografia do texto, como um buscador de sinônimos e corretor ortográfico.
Teste a landing page e veja se o formulário e automação estão funcionando corretamente também.
8. Divulgue nas redes sociais
Após tudo ficar pronto, é necessário divulgar o livro digital. Aposte nas redes sociais e veja como essa estratégia melhora a sua captação de leads.
O Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, têm públicos diferentes. Por isso, é importante tomar algumas precauções de publicar o ebook criado.
Essas estatísticas alteram de acordo com o nicho da empresa e o público-alvo, devido a isso, verifique o melhor dia e horário de postagem para o seu nicho.
De acordo com o Spout Social o engajamento do público no Instagram na segunda-feira é maior comparado aos outros dias da semana, do mesmo modo o melhor horário geral de interação é às 17 horas.
Já o Facebook tem horários diferentes. É melhor postar no Facebook nas quartas, das 12:00 h às 14:00 h, e nas quintas, das 13:00 h às 14:00 h.
Confira mais sobre o assunto no relatório da Sprout Social.
9. Crie um fluxo de nutrição
Ter um fluxo de nutrição significa manter contato com o lead que se inscreveu e realizou o download do seu ebook. Se o material for relevante, as chances de melhorar o relacionamento com o mercado são altas.
Quanto maiores forem os índices de abertura de email e de clique em links, melhores serão os resultados de suas campanhas. Isso significa que o público está interessado no assunto e que você pode utilizar essa oportunidade para vender o seu produto.
Apenas tenha cuidado nos intervalos de disparo de emails. Lotar a caixa de entrada é uma péssima ideal para quem quer escalar o negócio digital. Em outras palavras, evite o spam.
10. Acompanhe os resultados
O trabalho ainda não acabou. Após criar, diagramar e divulgar o ebook, chega o momento de acompanhar as métricas. Fique atento ao número de downloads e quantas pessoas interagiram com a sua automação de emails.
Se os resultados não forem satisfatórios, faça mudanças em seu conteúdo e em sua estratégia de publicação. Faça testes A/B na landing page e descubra aquela com a maior taxa de conversão.
Conclusão
Neste post, você aprendeu o que é um livro digital, qual é a sua importância para o planejamento de marketing e o passo a passo para criar um ebook. Portanto, pare de perder tempo: coloque em prática as dicas aprendidas e faça de tudo para colher bons resultados.
Gostou deste post? Aproveite para aprender mais sobre gestão de redes sociais!
Artigo interessante. Bem completo. Irá ajudar muitos os iniciantes.
Ótimas dicas Larissa!
Ebook é um recurso essencial no marketing digital nos dias de hoje, é sempre bom aprender novas estratégias para o seu uso.
Ótimo Artigo com certeza vai mudar a vida das pessoas.
=)
Muito bom!!
Gostei do texto, bem interessante, fazer ebooks é uma boa estratégia.
Muito legal! Boas informações sobre diversas áreas do marketing de maneira geral.
Que bom que gostou do conteúdo 🙂