Melhores dicas para criar um método e ganhar dinheiro

Atualizado há mais de 3 semanas

Basta navegar alguns minutos pela internet para encontrar conteúdos, materiais e aulas sobre métodos para aprender ou praticar alguma coisa ou alcançar algum objetivo.

O termo ficou muito popular nos últimos anos com o boom do mercado digital e das aulas online.

Se engana quem pensa que criar um método é puro modismo. Afinal, um método é uma forma ordenada de chegar a um resultado desejado.

E se você tem conhecimentos que podem permitir que as pessoas alcancem esse objetivo, você pode desenvolver um método! Basta organizar seus conhecimentos, dividir as informações e entender como entregar esses dados de forma eficiente. 

Para te ajudar nisso, preparamos um conteúdo para você entender de uma vez por todas como criar seu próprio método: baixe agora o guia de como criar o seu método.

Ou, nos acompanhe por aqui: 

O que é um método?

O termo "método" nada mais é do que a adoção de procedimentos ou meios para a realização de algo, seguindo um planejamento pré-definido.

Podem existir métodos para os mais variados objetivos como: método para economizar dinheiro, método para emagrecer com saúde, método para administrar o tempo, e por aí vai. 

Os métodos se popularizaram nos últimos anos principalmente por causa dos cursos de ensino à distância, já que criar uma metodologia é uma maneira de ensinar.

No mercado digital, o método seria uma forma de criar um curso, ebook ou infoproduto que ensina a fazer algo.

E se o seu objetivo for criar um produto digital, o método pode ser um formato interessante. Isso porque, neste modelo, o foco do produto já é bem delimitado, atraindo, portanto, pessoas que realmente tem interesse em 

E algo muito comum nos métodos encontrados pela web, ainda que sejam bem diferentes e cada um tenha sua particularidade, é que todos tem uma promessa de resultado. 

Basicamente, é um passo a passo que fará a pessoa a chegar do ponto A para o B. Esse ponto A é um estado inicial enquanto o B é o resultado. Isso requer também uma promessa, portanto. 

Qual a estrutura de um método?

Se o método é uma forma de ensinar algo, ele deve ter uma estrutura definida. Um passo a passo predefinido para guiar as pessoas pelo processo. 

Então, algo que é preciso ter em mente ao criar um método é que ele tem uma estrutura. Veja como ela funciona:

  • Promessa: um objetivo ou meta que o método fará a pessoa alcançar; o resultado final e o motivo pelo qual o método foi criado;
  • Público-alvo: a quem o método é destinado, afinal, nem todas as pessoas precisam se identificar com ele e sua promessa;
  • Finalidade: não basta resumir na promessa: detalhe qual a finalidade dela de modo prático;
  • Diferenciação: afinal, ela precisa ser única, fazer com que ela carregue um modelo especial e exclusivo seu;
  • Pilares do passo a passo: o modo como aplicar o método. Eles precisam ser bem didáticos e refletir a realidade de como fazer algo.

Como desenvolver um método?

É hora de criar o seu método.  Confira algumas dicas para ter um método claro e eficaz:

  1. Pesquise

Antes de tudo, você precisa fazer uma pesquisa para entender se a finalidade do método que você planeja desenvolver está alinhada ao que o seu público espera. Para quem ele quer mostrar resultado? Quais são as dores ou os problemas para serem sanados e solucionados?

Sem esse direcionamento, seu método não tem um embasamento claro. Seu método pode ter dado resultado para você, mas ele realmente é um desafio comum da sua audiência? Você descobrirá isso fazendo pesquisas.

  1. Determine a abordagem

Um método pode ter diversas abordagens, e a ideal para o seu método dependerá da sua área, público e a mensagem que você quer passar. Confira as principais abordagens: 

  • Método intuitivo: abordagem de técnicas que possam ser relacionadas a teorias relacionadas a lógicas de raciocínio, com conexões entre o estudo e casos práticos;
  • Método dedutivo: comprovação de fatos por leis abrangentes. Você valida sua técnica, por exemplo, com regras gerais já validadas pelo mercado ou mesmo pela academia;
  • Método dialético: atingimento de uma ideia por meio de contradições e contraposições de outras ideais. Você tem uma hipótese de resultado, por exemplo, comprovado por meio de situações análogas ou contraditórias a outros. 
  1. Crie um passo a passo claro

Com esse embasamento, é hora de desenvolver o passo a passo de como aplicar seu método. Vá, do início ao fim, explicando certo procedimento e como fazer determinada ação e abordando todas as possíveis dúvidas que seu público possa ter. 

E aqui você pode abusar dos diferentes formatos: use gráficos, ilustração, vídeos… todos eles facilitarão a vida do seu público para entender o seu método.

  1. Faça um lançamento

Com o seu produto pronto você já pode divulgá-lo no mercado! Existem alguns meios para você fazer isso, mas é necessário que você saiba que seu método é o seu produto e trate-o como tal. 

Ou seja, faça uma campanha de marketing, tenha plataformas adequadas e crie uma autoridade sobre o assunto na qual está tratando. 

Como divulgar seu método

Você criou seu método! Independente do formato, seja em vídeo aulas, ebooks ou cursos, você precisa também pensar em formas de divulgar o material e mostrar para o público que o método realmente pode ajudá-lo a alcançar um objetivo.

Sabemos como isso pode ser um desafio, então confira algumas dicas para tirar seu projeto do papel.

  1. Faça uma análise do público-alvo

Analisar o seu público-alvo é uma etapa crucial para vender seu conteúdo. Conhecendo a audiência almejada para seu método, você saberá quais atitudes tomar e como se aproximar do público.

Analise a fundo as necessidades do público, e entenda quais são os desejos e desafios. Assim, você pode divulgar seu produto focado em quem realmente precisa dele.

  1. Reforçe o objetivo 

Seu método precisa ajudar as pessoas a alcançarem um objetivo, certo? Então, enquanto você mapeia os conteúdos que serão abordados, precisa sempre lembrar sobre essa meta. Reforçe ao longo da divulgação e do conteúdo os motivos pelos quais as pessoas estão aprendendo o seu método

Isso é crucial para manter o engajamento do público, especialmente quando se trata de um objetivo que exige esforço. 

  1. Invista em copy

O copy é o diminutivo de copywriting. Trata-se de uma estratégia que utiliza persuasão para atrair o usuário a fazer uma conversão, ou seja, comprar um curso, assinar um produto, clicar em um botão, etc. 

Para divulgar seu método, é essencial entender um pouco de copywriting para saber como descrever e promover seu produto de forma atrativa. 

Para isso, é preciso pensar em como o seu público pensa: quais são seus desafios? O que ele procura? Qual o seu maior objetivo? Quais argumentos o fariam tomar uma decisão?

Considere tudo isso na hora de divulgar seu produto, seja nas redes sociais, em uma página de vendas, ou em anúncios.

Por que criar um método? 

Ensinar algo pode ser um desafio, que começa pela importância de captar a atenção do público para o que você está ensinando. 

Para que a pessoa tome a decisão de aprender ou absorver o conhecimento que você oferece, seu material precisa não somente ser interessante, mas ter um processo claro de como o aprendizado acontecerá.

E o método oferece justamente isso: um caminho com passo a passo para chegar a um determinado lugar.

Por isso, com um produto digital baseado em um método bem estabelecido, que ofereça resultados reais quando seguido, você pode se tornar uma autoridade no nicho em que atua. 

Se você quer entender como desenvolver o seu próprio método que pode ser um negócio lucrativo, nós temos a solução certa para você. 

Como criar um método e transformar seu mercado de atuação

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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