Como escolher um emissor de nota fiscal?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso guia e descubra como escolher o emissor de nota fiscal ideal para o seu negócio por meio das nossas 10 dicas matadoras sobre o assunto. 

Insert Custom HTML

Se você é um empreendedor ou pretende abrir o próprio negócio, então você está ciente do desafio que é tentar manter a sua empresa legalizada. Por isso, é importante saber como escolher o emissor de nota fiscal eletrônica ideal para o seu negócio.

A verdade, é que o Brasil é um dos países com as leis tributárias e fiscais mais complexas do mundo.

Isso faz com que pessoas que não se planejam corretamente, percam horas e até dias emitindo nota fiscal manualmente, ou lidando com burocracias desnecessárias.

Pensando nisso, vamos te dar 10 dicas para escolher o emissor de NF-e ideal, aquele que faça todo o trabalho “chato” para você. Confira!

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post!).

10 dicas para encontrar o emissor de nota fiscal ideal para seu negócio

Confira quais são os critérios que você deve levar em consideração na hora de contratar o seu emissor de NF-e:

1. Sistema totalmente automatizado

A primeira dica que nós damos é: automatize tudo que for possível na sua empresa. Isso pode ser desde a contração de um software para gerar NF-es, como também para:

Nada de ficar gerenciando tarefas manuais, que atrasam a sua vida e fazem você perder horas e horas. Por isso, procure empresas que trabalham de forma totalmente automatizada  — independentemente das características do sistema da prefeitura.

Isso inclui não só emitir a nota fiscal como encaminhá-la ao cliente e controlar cancelamentos de notas automaticamente.

Como cada prefeitura trabalha de uma forma, então, é importante verificar se o software consegue se comunicar de maneira automática com o sistema da cidade.

Isso significa que ele deve lidar com as suas particularidades sem exigir adaptações e nenhum processo manual.

A diversidade de sistemas municipais é tão grande que hoje existem até plataformas que oferecem API para NFS-e de forma unificada e automática. Isso inclui também cidades sem integração via Webservice, como Santana de Parnaíba ou Joinville.

Inclusive, em São Paulo, o certificado digital é opcional para emitir NFS-es automaticamente pelo eNotas!

2. Habilidade para tratar das instabilidades da prefeitura ou Sefaz

Infelizmente, é comum que os sistemas da prefeitura ou do estado (Sefaz) apresentem problemas e até fiquem fora do ar.

Portanto, é importante que o emissor consiga absorver as instabilidades e tente fazer a emissão quantas vezes for necessário, sem que você tenha que lidar com isso.

O eNotas, por exemplo, faz diversas tentativas até conseguir emitir a sua nota. Então, você não precisa se preocupar se o órgão está com algum problema.

3. Integração com o seu meio de pagamento

O emissor de nota fiscal eletrônica ideal deve se integrar naturalmente ao seu meio de pagamento. Veja como é fácil integrar pela Hotmart ou pela Iugu utilizando o software da eNotas:


Assim, se você vende pela internet, é fundamental que o emissor de NF-e seja conectado ao meio de pagamento que você oferece - e que preferencialmente esteja até embutido nele.

Desta forma, como “num passe de mágica”, você gerencia as suas notas em um mesmo ambiente!

Por exemplo, hoje, o eNotas é embutido à Hotmart, iugu, BoletoSimples, Vindi e Pagar.me.

Inclusive, se você ainda gera boleto manualmente, recomendamos que dê uma olhada em soluções para automatizar suas cobranças, como a iugu, Boleto Simples, Asaas, Gerencianet e Pagar.me.

4. Suporte especializado

O que adianta contratar uma plataforma extremamente eficiente se na hora de utilizá-la você se enche de dúvidas que não são respondidas? Um atendimento de qualidade deve ser a prioridade de qualquer negócio. 

E, em se tratando de nota fiscal, isso se torna ainda mais importante. Ainda mais se a nota fiscal emitida for a NFS-e.

Lembre que no caso dessa nota, cada prefeitura funciona de um jeito, pois cada município pode ter regras próprias para emissão desse documento.

Logo, é importante optar por um sistema com experiência comprovada e que poderá auxiliá-lo,  tanto em procedimentos exigidos apenas na sua cidade, quanto for necessária uma integração com muitas regiões.

5. Facilidade de comunicação com o contador

Os programas que emitem nota fiscal eletrônica permitem que você e o seu contador entendam exatamente o que acontece na sua empresa. Isso é feito por meio de relatórios que mostram o seu faturamento claramente.

É comum, o contador pedir os arquivos XMLs das notas fiscais. E, em alguns casos, até mesmo o volume de notas emitidas e canceladas. Então, tudo isso tem que ser facilmente extraído da aplicação.

O eNotas, por sua vez, permite a exportação dos XMLs/PDFs das notas em um arquivo CSV.

6. Envio automático da nota fiscal para o cliente

Já falamos aqui que você não deve perder horas com tarefas manuais. Então, o sistema deve conseguir enviar a nota fiscal para o cliente por e-mail automaticamente após a emissão, tanto seu PDF quanto o XML (que tem valor fiscal e jurídico).

E, se o seu cliente pedir o documento, você deve conseguir enviar com apenas 1 clique para e-mail indicado.

7. Importação facilitada de vendas ou notas fiscais

Em alguns casos, você pode precisar importar vendas realizadas offline ou por meios não tradicionais. Nesse contexto, o emissor deve permitir a importação de dados via arquivo, sem complexidade.

Dessa forma, se você faz vendas esporadicamente por um meio de pagamento não integrado, é só importar o arquivo e pronto!

8. Cancelamento automático de notas fiscais de vendas estornadas

Quando uma venda é estornada no meio de pagamento, por qualquer motivo que seja (garantia incondicional ou até chargeback), você precisa cancelar a nota fiscal caso ela já tenha sido emitida.

Se você já pagou a guia de impostos, então tente reaver o crédito do imposto com a ajuda do contador para abater nas próximas guias.

É importante também que o emissor marque as notas que a prefeitura não aceitou cancelar automaticamente.

9. Notas fiscais para co-produtores e afiliados

Atua com plataforma de afiliados? Então, você já deve ter sentido na pele a dificuldade para emitir notas fiscais para eles e para co-produtores. É muito comum ocorrer a bitributação nesses casos e você acabar pagando mais impostos do que deve.

O eNotas, por exemplo, emite as notas de acordo com o seu papel em cada venda, seja produtor, co-produtor ou afiliado. E ainda sabe exatamente em qual momento e para quem deve emitir determinado documento.

Caso você seja co-produtor, por exemplo, você pode configurar seu percentual na nossa plataforma e ela já fará a emissão proporcional ao seu volume de venda automaticamente.

Descubra como o eNotas gerencia automaticamente as NF-es dos coprodutores.

10. Menor importância ao preço

Optar por uma solução de NF-e exclusivamente pelo preço pode acabar saindo mais caro no final. Lembre-se que notas fiscais emitidas erradas ou no dia incorreto podem trazer muita “dor de cabeça” para o seu negócio.

Em outras palavras, esses problemas podem se traduzir em multas e taxas de parcelamento altas que afetarão diretamente o fluxo de caixa do seu empreendimento, além de afetar o Branding da empresa, diminuindo a autoridade da marca.


Ebook: 11 dicas essenciais para quem quer emitir Nota Fiscal sem complicação

Se você tem uma empresa, independentemente do porte, então você sabe que a emissão de notas fiscais é algo fundamental. 

Afinal, o que é nota fiscal eletrônica?

Existem vários tipos de notas fiscais. Esses documentos são obrigatórios após qualquer transação de venda, seja de prestação de serviço ou produto. Elas servem como um recibo e são utilizadas para recolhimento de impostos.

Curiosidade

Confira nosso conteúdo sobre tributos diretos e indiretos, e entenda a diferença de uma vez por todas!

O modelo eletrônico surgiu para substituir o papel tradicional, o que faz com que você ganhe (e muito) em agilidade para manter o seu negócio legalizado.

Assim, não é preciso ter gastos com uma grande quantidade de papéis, armazenamento, gráfica, etc.

Nota Fiscal Eletrônica de Serviço x Nota Fiscal Eletrônica de Produto: o que muda?


Existe uma grande diferença entre Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) — emitida por prestadores de serviço —,  e a Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e), bastante conhecida por e-commerces e lojas virtuais que vendem todo tipo de mercadoria física, veja:

Por exemplo: academias, hotéis, escolas, clínicas, soluções SaaS, planos de saúde e outros emitem a NFS-e. Esta nota é também conhecida como "nota fiscal municipal" e ajuda no controle fiscal do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Por outro lado, lojas virtuais, como Submarino, Americanas e Carrefour, geram a NF-e, apelidada de "nota de mercadoria" e ajuda no controle fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Cada uma dessas notas trazem seus desafios. Entretanto, a NFS-e é bem mais complexa quando você tem filiais em mais de uma cidade e depende das peculiaridades de cada prefeitura.

Então, uma alternativa inteligente é contratar um emissor de nota fiscal eletrônica de serviço que irá ficar responsável por fazer todo o processo de maneira automática.

Caso queira aprofundar um pouco mais no assunto, dê uma olhada neste post: como emitir os documentos para as suas vendas online

Porém, mesmo que a sua geração de nota fiscal esteja automatizada, lembre-se que é fundamental contar com o apoio de um contador, que vai cuidar da sua contabilidade e de assuntos relacionados.

Quem vende on-line precisa emitir nota fiscal.

Você só não precisa perder tempo com isso. Conheça a solução mais usada pelos maiores

do mercado.

Por que contratar um emissor de nota fiscal?

A contratação de um emissor de NF-e possui inúmeros benefícios para o seu negócio, entre eles:

  • Menor risco de se complicar com o fisco, já que o sistema faz todo o trabalho burocrático para você e evita ter prejuízos com altas multas.
  • Aumento de produtividade, pois você terá mais tempo para focar em estratégias de crescimento do seu negócio em vez de lidar com burocracias de emissão de notas fiscais.

E então, já utiliza um emissor de nota fiscal, ou ainda faz todo esse processo manualmente? 

Está na hora de você automatizar o seu negócio e passar a vivenciar a melhor experiência da galáxia em emissão de nota fiscal!


 

..
Insert Image
Insert Content Template or Symbol

Perguntas Frequentes

Por que contratar um emissor de nota fiscal?

Citamos vários benefícios no post, mas podemos adiantar alguns: menor risco de ser fiscalizado e mais tempo para focar em questões mais estratégicas.

É possível emitir NFS-e sem certificado digital?

Sim, desde que você conte com o emissor de nota fiscal certo para o seu negócio

Quais são os principais tipos de nota fiscal?

Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Existe algum emissor de nota fiscal que envia o documento automaticamente para o cliente por email?

Sim.

O preço deve ser o único fator considerado na análise?

Na verdade, você precisa analisar o custo-benefício. De nada adianta contratar a ferramenta mais barata se ela te deixa na mão toda hora.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.