Acompanhe o nosso post e descubra o motivo que você deveria utlizar desde já um encurtador de URL para as suas estratégias de marketing!
A URL é um recurso essencial e básico em todo o universo da internet. Ela é o endereço, o direcionamento para qualquer conteúdo disponibilizado na web.
Além disso, ela é um elemento chave na construção de estratégias de marketing, já que é um dos principais atributos para otimizar técnicas de SEO que existem hoje.
Só que às vezes esse elemento fica longo, complexo, difícil de ser assimilado. Muito além de ser esteticamente feio, ele pode atrapalhar a experiência do usuário em determinado conteúdo.
E por isso existe o encurtador de URL! São ferramentas que conseguem diminuir esse texto para, pelo menos, 20 caracteres.
Para entender melhor como funciona essa mecânica e o porquê utilizá-la, continue no texto que tudo estará explicado pra você.
Como funciona uma URL?
Primeiro, é preciso entender de uma vez por todas o que é essa tal URL.
A sigla significa Uniform Resouce Locator, que pode ser traduzido como Localizador Uniforme de Recursos.
Na prática, é de fato o endereço de algo na internet. Imagina, ter que passar a localização de um empreendimento para alguém. Você precisa do nome da rua, número, complemento, bairro, cidade, estado, país e um código postal. Às vezes, até de uma referência.
Na internet, a lógica é a mesma, só que de maneira diferente. Em vez dos nomes de rua, bairro, enfim, que se usa no nosso cotidiano, a URL faz isso por meio de códigos.
Esses códigos são sequências de protocolos, domínios e extensões que, juntas, se tornam únicas para cada conteúdo disponível na internet. Bem como para o seu local agora, onde você está.
Juntando todas aquelas informações de nome do endereço, ele é único no mundo.
Se para os usuários as URLs servem para achar um determinado conteúdo, o computador identifica o IP da página em questão, por meio do DNS (Domain Name Server), que converte a URL em um IP específico.
URL x Link
É possível que você tenha pensado em algum momento que esses dois nomes tenham o mesmo significado.
Você estaria errado.
Link é um texto que contém uma URL. Por exemplo, se você quiser saber o que é turnover, basta clicar no link para descobrir.
Ou seja, o link é a palavra em si que está sublinhada e em azul aqui no texto. Já a URL é o endereço da web. Seguindo ainda o exemplo acima, a URL daquele link seria: https://enotas.com.br/blog/turnover/ .
Talvez ela também fique azul e sublinhada. Isso significa que todo o conjunto de caracteres também representa um link de direcionamento.
O que é SEO? Por que ele é tão importante? E como evitar falhas? Se você ainda tem essas dúvidas sobre o assunto, este post é para você:
10 erros de SEO que você não pode cometer!
Qual a importância de encurtar uma URL?
Bom, você chegou ao cerne deste texto que é: por que usar encurtador de URL?
Lá no começo do texto você leu que, muitas vezes, essa URL fica extensa, grande demais e isso pode atrapalhar a experiência da pessoa que tem contato com o conteúdo.
Principalmente se ela está acessando por um smartphone.
Quer ver. Olhe esse exemplo:
https://www.facebook.com/enotasoficial/videos/718425008808213.
Olha o tamanho dessa URL que te levará para um vídeo no Facebook da eNotas. Gigante! Sem falar que não é nada amigável, mas isso é um problema do Mark Zuckerberg.
Já esse https://shre.ink/PiFtC é bem menor e te levará para o mesmo lugar. Pode conferir!
Existe encurtador de URL que consegue personalizar o endereço, fazendo com que ele seja muito mais amigável.
URLs curtas se tornaram uma necessidade no tempo em que o Twitter ainda tinha 140 caracteres apenas e esses endereços gigantes pegavam boa parte do texto.
Com o tempo, a rede social cresceu e começou a encurtá-las automaticamente, ainda assim, o encurtador de URL pode tornar o seu post muito mais interessante e ajudará o usuário de Smartphone sem fazer ele recorrer ao "ctrl+C/ctrl+V".
Quais as principais dicas de ferramentas que podem ajudar?
Bom, dito isso, como usar um encurtador de URL. Ou melhor, quais são os principais que se tem por aí?
Existe encurtador de URL pago e o gratuito e cada um possui algum diferencial. E usá-los é bem simples. Basta colocar a URL a ser encurtada em uma caixa de textos que a plataforma fará isso automaticamente.
E como existem muitos, você tem a indicação de três aqui embaixo.
Bit.ly
O Bit.Ly é, talvez, o encurtador de URL mais popular. Ele possui uma versão gratuita e uma paga, em que você pode ter informações preciosas sobre o desempenho dos links que gerar por meio dele.
Ele também dá um bom suporte para Marketing Digital e soluções para APIs.
Short Url
Já o Short URL é totalmente gratuito. Com as URLs encurtadas nele, você consegue fazer um bom rastreamento para saber do desempenho dos links compartilhados.
URL Grátis
O URL Grátis é um encurtador mais básico e permite que você os encurte seja qual for, desde as redes sociais àqueles endereços nada amigáveis que sempre estão presentes na internet.
E de validação de .XML, você entende?
Agora que você já sabe o porquê da importância do encurtador de URL e como ele aprimora a experiência do usuário com o seu conteúdo, fica com essa dica aqui:
Você sabe como usar o validador de XML?
O XML é o formato digital das Notas Fiscais, certo? E esse documento é fundamental para toda e qualquer organização.
Por isso, para saber como usar o validador de XML é imprescindível ! Nesse link, você descobrirá tudo e um pouco mais sobre o assunto! Acompanhe!