ERP para construção civil: o que é e quais são os melhores?

Atualizado há mais de 3 semanas

Empresas dos mais variados segmentos lutam para encontrar a melhor forma de se destacarem no mercado, sempre competitivo e com poucas margens para erros. 

Após uma forte turbulência causada pelos escândalos de corrupção, a construção civil deseja criar 1 milhão de empregos sem nenhum centavo de subsídios do governo. Em meio a isso, é fundamental estar preparado para superar desafios e garantir a qualidade no atendimento às demandas do mercado.

Nesse cenário, os sistemas de gestão para construção civil são ferramentas de integração de processos altamente inteligentes que permitem um maior desempenho da empresa, que lida menos com gestões “manuais” e vê custos e operações reduzidos. Claro, entendendo perfeitamente do negócio da empresa. 

Interessante, não é? 

Os ERPs são ótimas soluções para empreendimentos que querem se destacar no mercado e ampliar as possibilidades de relacionamento com o cliente, entregando resultados precisos.

Leia este post e entenda mais sobre um ERP para construção civil. 

Mas, afinal, o que é um ERP?

O termo é uma sigla em inglês, Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido para Planejamento de Recursos Empresariais. 

Resumidamente, um ERP é um software que oferece ferramentas que permitem uma gestão integrada de toda a empresa, eliminam atividades manuais e dá vantagens competitivas a qualquer tipo de empreendimento. 

Com isso, processos que antes eram complexos tornam-se simples, facilitando a vida do usuário. 

Deu para sentir um gostinho das vantagens que sua empresa pode ter usando um ERP para construção civil, não é? Descubra mais abaixo.

Automação de processos

Um dos grandes empecilhos de se desenvolver projetos estratégicos em uma empresa é a são as burocracias. Em muitos casos, a equipe perde foco e produtividade por causa de simples dificuldades na comunicação ou na obtenção de informações. 

O ERP entra como uma grande solução nessa jogada. A ferramenta reúne dados em um só lugar e conecta todos os setores do negócio. A partir disso, qualquer pessoa pode acessar documentos, configurar rotinas e acompanha o desempenho de cada um. 

Redução de custos

Você acabou de ler que os ERPs permitem que as atividades que os funcionários desempenham sejam realizadas automaticamente. Isso representa um dia a dia mais rápido e integrado, criando padrões para eliminar a perda de tempo e os famosos formulários em papel. 

Esses pontos facilitam a sua tomada de decisões, que, em muitas situações, também pode ser automatizada. Dessa forma, você e a sua equipe se preocupam apenas com questões estratégicas. 

No final, é possível investir mais e melhor nos pontos que necessitam de mais atenção e melhoria. 

Diminuição de erros

Com processos integrados, padronizados e realizados por inteligência artificial, os famigerados erros e retrabalhos são diminuídos severamente. Esse fator também é determinante para se reduzir os custos, por exemplo, e mais um motivo para você ter logo um ERP para construção civil. 

Clareza nos processos

Toda a rotina de sua empresa gera um número grande de processos para a plataforma. Por isso, deve ser difícil manipulá-los virtualmente, não é?

Nada disso! Os ERPs estão aí para ajudar, portanto, tudo é muito simples e rápido (pelo menos em boas plataformas, né!).

É necessário apenas se acostumar com o layout e a forma como as funções são apresentadas. 

O que um ERP para construção civil deve oferecer?

O mercado dos softwares de gestão é muito grande. E dentro dessa infinidade de possibilidades, existem opções que precisam atender especificamente o segmento da construção civil. 

Ainda que cada empresa do ramo tenha as suas características e particularidades, alguns recursos e ferramentas são básicas. Veja algumas.

Cadastro de fornecedores

Uma das facilidades de um ERP para construção civil é ter o armazenamento de dados de seus fornecedores. E você sabe bem que, nesse negócio, pode haver muitos nomes para serem guardados, o que não será uma dificuldade para o sistema de gestão para construção civil. 

Com o recurso, você acessa todos os dados facilmente e ainda consegue otimizar outros processos, como a emissão de notas.

Emissão de nota fiscal

Esse recurso aqui não pode faltar para ninguém. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ajuda a garantir a legalidade do seu negócio e garantir a confiança do mercado. Diversos processos são otimizados com a sua emissão, como o fluxo de caixa e a conciliação bancária, não importando o tipo de nota fiscal que você emite.

Gestão financeira

Aproveitando o assunto, não se esqueça de analisar como é a ferramenta de gestão financeira do ERP. Ele precisa entender realmente do seu negócio, lidando com o orçamento e garantindo a segurança das informações. 

A partir disso, você terá mais segurança para reduzir custos, comprar materiais e contratar funcionários. 

Cronograma de atividades 

Essa é uma das particularidades que envolvem empresas da construção civil. Toda construtora deve ter um cronograma alinhado às expectativas de seu cliente e que compreenda todo o ritmo da obra, respeitando os seus projetos. 

Mas não só: além de ser um “diário de obras” integrado, esse recurso ainda é totalmente simples, dispensando planilhas de Excel. 

O cronograma deve permitir a integração com outros setores para além da engenharia, como o de finanças e o de estoque, facilitando previsões de acordo com o escopo do projeto.

Gestão de contratos

Independentemente do porte da obra, qualquer uma lida com contratos que ou precisam ser respeitados ou ajustados de acordo com o andamento de uma obra.

Com um ERP para construção civil, fica fácil gerenciar esses documentos, que podem ser acessados a todo o tempo. 

Mapeamento de riscos

Toda obra deve ter a sua previsibilidade de riscos. O mapa de riscos evita danos maiores tanto ao projeto, quanto, principalmente, à saúde dos colaboradores. Além de também fazer previsões de investimentos e de possíveis custos caso haja algo errado. 

Pois bem, o ERP para construção civil precisa lidar com esse processo importante de maneira muito cuidadosa e inteligente. 

Ele deve recolher dados sobre o ambiente, as pessoas que estão envolvidas no trabalho e quais são os laudos que precisam existir para que aquele canteiro de obra esteja devidamente regularizado pelas autoridades.

Esse mecanismo precisa envolver todo o tipo de risco: os ergométricos, os biológicos, os químicos, os físicos e ainda analisar a intensidade que eles podem ocorrer, de acordo com o perigo que apresentam.

Atendimento especializado

Ainda que um ERP para construção civil sirva para facilitar a vida de sua empresa, uma hora ou outra você precisará de uma mão amiga. Nessas horas, o suporte deve estar preparado para solucionar problemas com agilidade. 

Manutenções e atualizações no sistema fazem toda a diferença também. Portanto, fique de olho na forma como a empresa lida com falhas e potencializa a vida de seus parceiros. 

Quais os melhores ERPs para construção civil?

Se você está se perguntando sobre quais seriam as marcas que reúnem todos esses recursos e que permitem muitas das vantagens que leu por aqui, essa é a hora de sanar as dúvidas.

Mas lembre-se: todas têm pacotes e plano adequados a um orçamento, que nem sempre abrangem os recursos ideais para a sua obra. Por isso, antes de julgar valor, pense no custo-benefício que cada uma proporciona.

TOTVS

ERP para construção civil - TOTVS

A TOTVS é uma das empresas de ERPs mais recomendadas do mercado, independentemente do ramo da companhia. A marca disponibiliza uma tecnologia de ponta, que age de acordo com o empreendimento, de forma personalizada para construtoras ou para incorporadoras e o mercado imobiliário.

Para mais detalhes, é preciso entrar em contato com a empresa.

Conta Azul

ERP para construção civil - Conta Azul

Já a plataforma da Conta Azul tem soluções tanto para construtoras quanto para escritórios de engenharia. O ERP para construção civil da Conta Azul oferece pacotes que farão as empresas ganharem em tempo, com centros de custos que permitem otimizar os resultados prestados ao cliente final.

O sistema de gestão para construção civil da Conta Azul é transparente e organizado, no que diz respeito à gestão financeira e ao cadastro de clientes. Oferece quatro tipos de planos diferentes, variando de recursos oferecidos a, claro, seus valores:

ERP para construção civil - Conta Azul - preços

Sienge

ERP para construção civil - Sienge

A Sienge é uma plataforma que oferece integração entre o canteiro e o escritório da construtora, sem ruídos e simplificadamente. 

Com ela, você consegue acompanhar todos os processos de suas obras, sem se esquecer dos relatórios, do controle de estoque e do fluxo de caixa. E claro, do acompanhamento do cronograma do projeto. 

Para saber como a Sienge pode te ajudar em sua obra, é preciso entrar em contato diretamente com a empresa.

Percebeu como um ERP para construção civil pode ser mais ajuda fundamental em sua obra?

Eles estão em toda a parte e auxiliam muitos empreendedores, dos mais variados ramos, como o varejo. Se você gostou deste conteúdo, continue com a gente de entenda mais sobre automação comercial!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Gabriel, boa tarde. Convido a você para conhecer nossa solução para construção civil. Somos uma empresa enxuta de Ribeirão Preto, em crescimento, e gostaria que você desse uma olhada em nosso ERP. Garanto que não será perda de tempo. me mande um e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.