Fazer uma empresa crescer no mundo virtual é um objetivo óbvio quando o assunto é empreendedorismo. Mas… como? Quando essa pergunta surge, é preciso falar sobre escalar um negócio digital.
Muitas vezes a velocidade de crescimento é um critério para saber se é possível investir em um empreendimento digital, e a escalabilidade permite entender como fazer isso sem comprometer seu time e atender as expectativas dos investidores.
Mas, escalar um negócio digital é desafiador e cheio de obstáculos necessários para superar. Sem perder a tração de crescimento.
Entender quais são esses desafios e o que fazer para superá-los será um determinante na vida de todo empreendedor digital.
Por isso, confira quais são esses desafios e como superar para escalar um negócio digital.
Por que escalar um negócio?
Escalar um negócio, por mais desafiador que seja, tem muitas vantagens que fazem com que o investimento de dinheiro.
A inovação tecnológica é uma das mais fundamentais. Para escalar um negócio, sobretudo digital, a tecnologia é primordial.
Por isso, o seu negócio precisará de plataformas que ajudarão no crescimento de maneira ordenada.
Essas plataformas auxiliarão na otimização de processos e ganho de tempo para que o gestor e outros líderes pensem em melhores estratégias para o crescimento.
Sem esquecer que essas plataformas permitirão analisar dados de maneira mais certeira e com mais previsibilidade.
Com uma maior inovação na tecnologia, será possível criar novas soluções para seu negócio, ter outras receitas e diversificar suas ofertas. O que poderá inclusive ampliar seu leque de clientes.
Outra vantagem é o valor de mercado. Um negócio escalável tem mais chances de crescimento acelerado, apesar dos riscos que ele pode apresentar.
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Quais os principais desafios de escalar um negócio?
Os riscos que os investidores veem em um negócio escalável passam por seus desafios.
Confira 4 principais desafios ao escalar um negócio digital e entenda como superá-los.
Falta de tempo para concluir todas as tarefas
A falta de tempo é um dos maiores problemas de empresas que querem crescer rápido. Afinal, é preciso escalar e isso requer que muitas demandas sejam cumpridas ao mesmo tempo.
É preciso entender, ainda, que muitas decisões precisam de dados que requerem uma análise profunda.
O que revela que muitas vezes essa falta de tempo não é apenas uma mão de obra escassa, mas sim falta de investimento em recursos que possibilitam esse acompanhamento geral e cruzamento de dados que possam ser traduzidos em tomadas de decisões.
Por isso, a solução é a automatização de tarefas. Sejam elas mais manuais ou mesmo aquelas que requerem interpretação de dados.
É possível encontrar plataformas com ferramentas que possibilitam a gestão de tarefas, o que pode ser primoroso para mapear operações que geram gargalos ou são repetitivas.
Mas, além disso, é interessante encontrar plataformas que eliminam processos manuais, que dependem de muito tempo e podem gerar erros.
E erros podem ser fatais. Por isso, automatize o que puder de seus processos e mantenha seus talentos focados em estratégias.
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Manter uma relação com os clientes
A sua base de clientes precisa de atenção. A boa relação com eles, além de criar um vínculo que ajudará sua marca, ainda pode ser uma porta para expansão de vendas.
Mas essa relação não pode ser feita de qualquer maneira e nem sem antes entender o que cada uma demanda.
Por isso, criar fluxos de comunicação pode fazer com que você atenda às necessidades de clientes de maneira estratégica e inteligente.
Como cada cliente, ou grupos deles, requerem atenção específica, ou melhor, você precisa atender a diferentes demandas vindo deles, o fluxo de comunicação será uma poderosa ferramenta para atingir pessoas diferentes com abordagens distintas.
E-mails e SMS, por exemplo, podem ser disparados de maneira específica, engajando seus clientes com ofertas especiais, comunicados de novas funcionalidades ou mesmo de produtos.
Administrar a postagem de conteúdos
As redes sociais são uma grande vitrine para os negócios digitais. Por isso, é preciso muita estratégia com elas.
Além disso, você precisa pensar em outros conteúdos, como postagens em blog, por exemplo.
Tudo isso carece de muito planejamento que, mais uma vez, demanda tempo. Uma má gestão desses canais pode ser algo bem ruim para quem quer escalar os negócios.
Por isso, o planejamento é a solução. E é aqui que você poderá pensar, por exemplo, em alocar seus talentos que antes estavam realizando tarefas manuais ou muito burocráticas.
Tenha um bom planejamento de marketing, nas redes sociais, blog ou qualquer outro canal, para que tudo tenha alinhamento e seja coerente.
Seu planejamento precisa pensar na jornada de compra do seu consumidor, na especificidade de cada canal, e no interesse que o conteúdo desperte nas pessoas.
Mais uma vez, algumas ferramentas ajudarão, como os gerenciadores de conteúdos.
Não se esqueça que para site e blog, você precisa contar com um planejamento de SEO para angariar boas posições no Google e conseguir qualificar seus leads.
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Regularizar o negócio
Por fim, um dos maiores desafios de escalar um negócio digital é a sua regularização. E muitos desvios podem acontecer no setor fiscal.
Por exemplo, emitir notas. Se você não faz isso, pode ter muitos problemas com impostos não declarados.
E se o seu negócio vende mais do que o seu regime tributário permite?
Pensar nisso tudo, além de requerer algum conhecimento, precisa dispensar certos processos que são manuais e que, feitos dessa maneira, podem gerar erros.
A própria emissão de notas é algo que pode ser automatizado, para não ser feito o preenchimento de dados, como a dedução de impostos, o seu disparo para o cliente final.
Cada processo desse requer atenção e pode gerar gargalos. Para emitir automaticamente, nada melhor que um software que faça isso de maneira integrada e inteligente.
Quer mesmo escalar seu negócio digital? Conheça a eNotas.