Escrita criativa: entenda o que é e como desenvolvê-la

Atualizado há mais de 3 semanas

Aprender escrita criativa é muito importante se você pretende alcançar resultados para a sua marca na internet. Muito embora associemos a palavra criatividade com as artes, esse nem sempre é o caso com a escrita criativa.

O termo pode ser utilizado para se referir à literatura, mas é parte integral do repertório de qualquer pessoa que pretende usar textos para cativar terceiros e contar histórias.

A redação publicitária é uma forma de escrita criativa e o Marketing de Conteúdo também. A verdade é que qualquer profissional, seja ele médico ou advogado, empreendedor ou designer, pode ver benefícios em aprender a escrever melhor.

Hoje vamos lhe mostrar algumas dicas para desenvolver a escrita criativa. Confira!

Consuma literatura (de todos os tipos)

Para escrever bem, é preciso ser um ótimo leitor. Muitas pessoas pulam essa etapa, acreditando que já construíram repertório o suficiente no Ensino Médio e na faculdade. Bons autores, porém, leem diariamente e fazem isso tanto para se tornarem escritores melhores quanto para se divertirem.

Não estamos falando que você precisa consumir um número específico de livros toda semana. Porém, se quiser escrever melhor, será preciso colocar os seus óculos de leitura e encarar os conteúdos que encontra pela frente.

Talvez já possua um bom repertório literário, embora nunca tenha parado para ler textos na internet e notar o quanto eles são diferentes de outros tipos de escrita criativa. É hora de perder o preconceito e começar a incluir na sua lista posts em blogs, e-books, materiais jornalísticos e obras de não-ficção.

Não são apenas os clássicos que vão o ajudar a construir um arsenal criativo. Lembre-se sempre disso.

Não espere por inspiração para escrever

Um erro que freelancers e produtores de conteúdo iniciantes sempre cometem é esperar a inspiração. Aquela versão do artista que procrastina e, de repente, é atingido por um raio que o torna um grande autor é balela.

Assim como em qualquer outra profissão, quem se dá bem são os criativos que insistem em escrever mesmo quando não há nenhuma grande ideia na cabeça.

É preciso passar a ver a escrita criativa como um aprendizado e a produção de textos como exercício. Nem todos os dias aquilo que escreverá estará pronto para a publicação e boa parte do seu trabalho ficará guardado em algum lugar na gaveta ou no computador.

O esforço feito para criar aquelas peças, porém, será registrado em seu cérebro e, com o passar do tempo, formará a experiência necessária para que consiga escrever sobre qualquer assunto e em qualquer circunstância.

Tire trinta minutos ou uma hora todos os dias para se dedicar à escrita.

Faça textos diferentes sobre o mesmo assunto

Outro exercício que vai fazer com que você escreva melhor é colocar as coisas em perspectiva. Se hoje fez o texto “Os prós de utilizar o transporte público”, amanhã faça “Os contras de utilizar o transporte público”.

Conseguir argumentar em ambas as direções é a principal característica de um bom escritor. Insista em uma pauta até que se torne um especialista nela.

Crie outra peça sobre os modais de transporte público, os países que mais utilizam esse tipo de locomoção, o que você aprendeu com a sua experiência em ônibus e metrôs, etc.

Para escrever mesmo quando não tiver inspiração, abordar um tema até dominá-lo por completo é uma ótima estratégia. Ela o incentivará a pesquisar sobre o assunto, a utilizar argumentações distintas e estruturas textuais complexas até que consiga escrever sobre aquela pauta com os olhos fechados.

Estude gramática e se aprofunde em seu idioma

Mas, se quiser mesmo transformar as palavras em seu instrumento, será preciso entendê-las e descobrir como a gramática permite que uma mesma história seja contada de várias maneiras.

Sem estudar o seu idioma, será impossível ser um bom redator, então tenha um dicionário por perto e também os seus velhos livros de Português da escola.Com mais conhecimento sobre a língua em que escreve,  será menos complicado criar conteúdos e eles só melhorarão com o tempo.

Revise seus textos frequentemente

Revisar textos também é uma maneira de desenvolver a escrita criativa. Ao fazer uma edição minuciosa daquilo que produziu, observando os erros, acertos e como algumas frases poderiam ser melhores para passar uma mensagem ao interlocutor, você aprende gramática e estrutura textual.

Esses são pontos que precisam estar afiadíssimos para que você se torne um especialista em escrita criativa.

Para que essa conferência corra bem, busque um certo distanciamento do conteúdo produzido. Espere pelo menos uma hora entre a redação e a revisão. Assim conseguirá ver o texto com novos olhos e perceber o que precisa ser ajustado ali.

Observe que peças são mais bem recebidas

Quantas pessoas leem seus textos atualmente? Elas compartilham esses conteúdos, os encontram no Google ou acessam links que você divulgou nas redes sociais?

Utilizar uma ferramenta como o Analytics vai ajudá-lo a entender que tipo de textos os seus visitantes consomem mais avidamente. E que fórmulas podem ser exploradas para impulsionar a sua produção textual.

Essas informações o ajudarão a conhecer melhor as personas que frequentam o blog da empresa e a definir se o site tem atingido o público correto. Acompanhar os textos publicados é parte de um bom Marketing de Conteúdo.

Crie uma estratégia para padronizar seus conteúdos

Para escrever bem na internet será preciso utilizar os recursos desse meio para destacar sua produção textual. Por exemplo, você já ouviu falar em SEO?

Otimização para buscadores é uma técnica que visa fazer com que seus os conteúdos apareçam como resultados no Google, trazendo pessoas para a sua página. Ela funciona melhor quando você tem uma estratégia de conteúdo que respeita sempre.

A distribuição de informação em subtítulos, utilização de palavras-chave e padronização do tamanho dos parágrafos é fundamental para conseguir destaque na internet.

Coloque essas técnicas a seu favor e padronize seus textos para obter fórmulas de sucesso.

É importante aprender escrita criativa para fugir de alguns erros muito comuns na produção textual. Principalmente quando nos especializamos, é normal passar a escrever peças técnicas demais, regadas de jargões e que dificilmente são atrativas para o grande público. Elas vão chatear o leitor, quando precisamos conquistá-lo.

Seguir as dicas contidas aqui vai te ajudar não apenas a escrever melhor, mas também a desenvolver um repertório que o permitirá produzir conteúdo para qualquer persona e finalmente atrair atenção para o seu negócio. Com treinos diários e dedicação, você também poderá se transformar em um especialista em redação web.

Conteúdos que não engajam e não prendem a atenção do leitor podem estar desacelerando o seu Marketing de Conteúdo. Então, confira 12 técnicas de Copywriting para melhorar o desempenho de seus conteúdos.

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