Eventbrite: tudo o que você precisa saber

Atualizado há mais de 3 semanas

*Em abril de 2020, a Eventbrite anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil.

Realizar eventos é uma maneira eficaz de atingir o seu público-alvo e, acima de tudo, compartilhar conhecimento. Plataformas como a Eventbrite te ajudam a otimizar esse processo.

O papel da ferramenta é facilitar no gerenciamento do seu evento. Assim, você ganha tempo para se dedicar à organização e demais detalhes que demandam energia e esforço.

Acompanhe nosso post de hoje e saiba como funciona a Eventbrite. Tire suas dúvidas e entenda como utilizá-la para controlar seus ingressos e inscrições. Interaja com seu público e alavanque seus negócios!

atenção

Devido à pandemia causada pelo COVID-19, a Eventbrite foi forçada a reduzir sua equipe em todo o mundo e optou por fechar o escritório no Brasil.


O que é a Eventbrite?

Presente em mais de 170 países, a Eventbrite é uma plataforma direcionada à organização e gerenciamento de eventos. Apenas em 2018, foram mais de 3,9 milhões eventos realizados. 

Com um ambiente virtual simples, porém completo, a Eventbrite permite que você comece a vender seus ingressos em poucos minutos. Também é possível acompanhar suas vendas de qualquer lugar.

A diversidade de meios de pagamento é um ponto forte da Eventbrite. Seu público pode comprar as entradas via cartão de crédito parcelado em até 12 vezes e boleto bancário, com toda segurança.

A Eventbrite é indicada para quem?

Considerada uma das melhores soluções do segmento, a Eventbrite atende produtores de eventos de vários nichos, como:

  • Cursos e workshops;
  • Corridas e maratonas;
  • Exposições de arte e cultura;
  • Conferências e feiras;
  • Meetups e tecnologia;
  • Festas e música;
  • Eventos religiosos,

Como vender com a Eventbrite?

Você pode vender seus ingressos tanto pelo site quanto pelo app mobile na Eventbrite. As mesmas funcionalidades estão presentes nas duas versões.

Quanto à cobrança das entradas, há duas possibilidades: utilizar o PayPal ou o meio de processamento de pagamentos próprio da Eventbrite.

Veja a seguir como cada um funciona e defina a melhor opção para seu evento:

Processamento direto com a Eventbrite

Por padrão, você pode aceitar em seu evento as principais bandeiras de cartão de crédito, além de boleto bancário.

A grande facilidade está relacionada aos prazos oferecidos pela Eventbrite, bem como a isenção de taxas extras para processamento do pagamento.

É interessante lembrar que nessa opção você recebe os repasses dos ingressos no momento em que achar mais oportuno: durante as vendas ou após finalizado o evento.

Venda com o PayPal

Você também pode utilizar o PayPal como meio de pagamento. Nesse caso, além das taxas fixas da Eventbrite, você deverá arcar com as tarifas de processamento propostas pelo PayPal.

Os valores não são fixos, já que podem variar dependendo do preço do ingresso. Você pode consultar aqui.

Os convites e inscrições podem ser pagos via cartão de crédito em até 12 vezes, transferência entre contas PayPal e débito online (somente com bancos parceiros: Citibank, HSBC, Itaú e Santander).

O PayPal permite que você mantenha e utilize o saldo dentro da própria ferramenta, transfira para outras contas PayPal ou repasse para sua conta bancária, seja ela corrente ou poupança.

Quais são as funcionalidades da Eventbrite?

Descubra como a Eventbrite pode facilitar a gestão do seu evento:

1. Aplicativo Mobile

Disponível para os sistemas iOS e Android, o app da Eventbrite traz funções interessantes tanto para os participantes do evento, quanto para quem deseja criar um.

O aplicativo permite que você, enquanto produtor de eventos, acompanhe - em tempo real - dados relacionados às vendas, número de compradores e check-in deles, sem a necessidade de impressão dos tickets.

O ingresso físico pode ser substituído pelo QR Code gerado no ato da compra, que aparece na tela do smartphone. Pelo aplicativo, você também pode organizar seu evento do zero!

Para os espectadores, a experiência proporcionada pelo app também é bem atrativa. É possível acompanhar os amigos e saber de quais eventos eles irão participar, obtendo detalhes sobre cada um.

O ingresso também é recebido com mais agilidade, já que não há envio físico: ele é disponibilizado no próprio app.

2. Credenciamento

Longas filas na entrada do evento são um grande obstáculo sempre e isso piora quando há a necessidade de cadastrar os interessados em seu evento.

Muitas vezes, as empresas realizam credenciamentos manuais ou por planilhas eletrônicas, impedindo que o evento flua bem e de maneira organizada.

Para otimizar esse e oferecer mais comodidade aos visitantes, a Eventbrite disponibiliza uma ferramenta que faz a leitura dos QR Codes na porta do evento.

Isso elimina a necessidade de colher dados manualmente e a fila fica muito mais ágil.

3. Lugares marcados

Quando alguém decide adquirir um ingresso de um evento, espera que a organização seja de alto nível e que realmente ofereça o que propõe.

A Eventbrite também auxilia nessa questão, já que é possível conhecer o local e marcá-lo antes de ir ao evento. Isso é interessante para palestras, workshops e seminários, por exemplo.

4. Extensões

A Eventbrite disponibiliza mais de 400 extensões, que facilitam ainda mais a organização do seu evento.

Dentre as mais utilizadas pelos “Evenbriters”, podemos destacar:

SurveyMonkey

Que tal realizar pesquisas de satisfação antes, durante e depois do seu evento? Com a extensão SurveyMonkey, é possível.

Os resultados das pesquisas podem ser utilizados para ações imediatas ou pós-evento, como estratégia de marketing.

Hubspot 

Integrando a sua conta Hubspot à Eventbrite, você tem ao seu alcance algumas funcionalidades interessantes relacionadas ao marketing do evento. É possível:

  • Acompanhar quando alguém comprou ingressos ou se inscreveu no evento;
  • Saber em qual estágio do funil de vendas o interessado se encontra;
  • Criar promoções exclusivas para seus inscritos, estreitando ainda mais a relação produtor-público.

Com os relatórios disponíveis, você também consegue acompanhar o ROI da sua campanha e gerenciar seus leads.

MailChimp 

A extensão do MailChimp possibilita a sincronização dos seus contatos de e-mail com o evento na Eventbrite. Assim, você consegue criar campanhas personalizadas para o seu público.

É possível escolher quais contatos serão sincronizados com determinado evento, além de criar parâmetros para sincronizá-los às próximas apresentações.

WordPress

Conectando sua conta WordPress à Eventbrite, você exibe os eventos em seu site. Além disso, os visitantes podem fazer filtros e receber informações de interesse.

A API e o plugin permitem também que qualquer tema de WordPress seja integrado à Eventbrite. A extensão está disponível somente em inglês, mas pode ser utilizada em portais brasileiros.

Eventbristo

Permite que o produtor venda os ingressos em sua própria página do Facebook, gerando mais engajamento e proximidade com o seu público.

Essa funcionalidade possibilita a compra exatamente quando o visitante está buscando informações sobre determinado evento.

Você também pode enviar os convites do seu evento por email, veja:

Quais são as taxas para quem vende com a Eventbrite?

Para começar pela Eventbrite, é preciso escolher um dos planos oferecidos pela plataforma:

  • Essentials: plano indicado para quem está planejando seus primeiros eventos. É cobrada uma taxa de 6,99% por cada ingresso pago.
  • Professional: solução a nível profissional para aqueles que organizam eventos um pouco mais robustos e necessitam de uma análise de vendas detalhada.
  • Premium: ideal para grandes eventos. O plano possui suporte completo, incluindo locação de equipamentos para bilheteria e check-in, treinamentos e suporte no local do evento. O valor do plano é personalizado, repassado direto pela central de atendimento da Eventbrite.

Pontos importantes:

  • Não são cobradas tarifas por venda para eventos que trabalham com entradas gratuitas.
  • Para os compradores, há incidência da chamada “taxa de conveniência”, que é cobrada do comprador - por padrão. Porém, o organizador pode assumir o pagamento, alterando a configuração da conta. Esse valor adicional de serviço é calculado com base no tipo de evento, valor do ingresso e plano contratado.
  • Quem optar por utilizar o PayPal, precisa saber que o gateway cobrará taxas adicionais para o processamento das transações, bem como para saque dos valores acumulados. Essas tarifas não são de responsabilidade da Eventbrite.

Como receber os pagamentos da Eventbrite?

Você pode solicitar a transferência dos valores pagos ainda durante a venda de ingressos ou após o evento acabar.

Os montantes são repassados para a conta bancária citada no cadastro ou para a conta utilizada na última transação.

Saques solicitados ao longo do evento são disponibilizados em sua conta em até 4 dias úteis. Nessa opção, você precisa ter o valor mínimo de R$400 em sua conta Eventbrite.

Caso você deixe acumular o valor das vendas gerais, todo o montante é repassado em 8 dias úteis após o encerramento do evento.

Como é possível solicitar vários pagamentos durante o evento, a Eventbrite estabelece que haja um intervalo de 24 horas entre cada um dos pedidos.

Os pagamentos são realizados na mesma moeda que foi utilizada para cobrança dos seus ingressos. Não há conversão de valores. Para isso, é necessário que sua conta bancária seja originária do mesmo país cuja moeda foi utilizada.

A Eventbrite é segura?

A venda de ingressos e inscrições online pela Eventbrite garante total segurança ao seu evento.

A Eventbrite possui políticas de segurança que protegem não somente os dados dos compradores, mas todo o processo de pagamento e gestão. Veja só:

Ambiente de hospedagem

Os sistemas de produção da Eventbrite são hospedados pela Amazon EC2, com certificação ISO 27001. Todos os processos são verificados e auditados, seguindo sempre em conformidade às normas de segurança estabelecidas pela própria empresa.

Privacidade

A Eventbrite preza pela segurança dos dados dos seus clientes. Não há vendas de informações e informações sensíveis a terceiros. Além disso, a plataforma trabalha continuamente para oferecer uma experiência segura.

Criptografia

Enquanto são recebidas e utilizadas pelo sistema da Eventbrite, todas as informações relacionadas aos cartões de crédito e outros meios de cobrança são criptografadas.

As chaves de acesso são manipuladas por um número mínimo de funcionários Eventbrite. Além disso, nenhum dado é armazenado após a autorização da transação.

Pesquisa e divulgação

Sabemos que ocorrências podem surgir, principalmente quando o assunto é compra e venda de serviços. No entanto, a Eventbrite preza pela divulgação idônea de assuntos relacionados à empresa.

A plataforma sugere que quando o organizador notar inconsistências ao longo do processo, entre em contato e aguarde a resolução e posição oficial sobre a questão.

Como gerenciar as suas notas fiscais com a Eventbrite?

O cliente que comprou uma entrada para seu evento tem direito receber a sua nota fiscal eletrônica.  Além disso, é sua obrigação - enquanto empreendedor - declarar seus ganhos ao Fisco.

A Eventbrite é uma plataforma que intermedia a venda de ingressos, mas não possui obrigação em relação à emissão dos seus documentos fiscais.

Sendo assim, para você não ter que sofrer com processos manuais e instabilidades frequentes nos sites das prefeituras, você pode emitir as suas NFS-e de forma 100% automática.

Por meio de softwares inteligentes, como o eNotas, você consegue ter tempo para focar em melhorar os eventos, conquistar mais clientes e valorizar ainda mais a sua marca.

A integração entre Eventbrite e eNotas faz que, assim que alguém compre um ingresso seu, a nota fiscal seja gerada automaticamente dentro da sua própria ferramenta de vendas. Interessante, não é mesmo?

Aí é possível gerenciar os números do seu negócio com muito mais eficiência - até mesmo monitorar chargebacks e reembolsos.

Em compras para pessoa jurídica, caso o cliente insira o nome de pessoa física no carrinho, o nome do tomador será o nome informado ao invés da razão social da empresa. Então, fique atento, ok?

Se quiser entender melhor como funciona esse processo, entre em contato com a nossa equipe e aproveite!

Quer saber como funcionam outros meios de pagamento? Confira!


Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Boa noite!! Adquiri o2 ingressos para o Canadá 360 no Rio de janeiro e não consigo imprimi-las, podem reenviar para meu e-mail?

  2. Contratei a empresa Eventbrite para um evento, mas devido a pandemia foi cancelado.
    A empresa não devolveu o dinheiro aos participantes e em um e-mail me orientou a devolver dos meus próprios recursos o dinheiro dos participantes e disse q faria esse reembolso no valor total diretamente para mim.
    Fiz como fui orientado, encaminhei todas as documentações mas NUNCA recebi uma resposta é muito menos o reembolso…
    A empresa não atende no 0800… e não responde aos emails….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.