14 ferramentas do Google gratuitas para fazer seu negócio crescer!

Atualizado há mais de 1 semana

O Google não é só o maior site de buscas da internet: trata-se de um grande hub de ferramentas que podem ser imprescindíveis para seu negócio.

Se você ainda não sabe quais são essas ferramentas do Google para sua empresa, saiba que será apresentado a 14 delas neste texto.

Essas ferramentas podem ajudar com diversas rotinas do dia a dia, desde o planejamento à construção de publicidade para alcançar mais pessoas para o seu negócio.

Todas elas promovem algo que toda empresa deve priorizar em sua rotina: a automação. Ficou interessado? Então siga a leitura.

Ferramentas do Google para usar no seu negócio

As ferramentas do Google ajudam quase que totalmente na rotina de seu negócio. Além do buscador, a empresa ainda oferece recursos de e-mail, armazenamento, chats e outras funcionalidades bem diversas.

Confira aqui 14 que podem ser colocadas como as principais ferramentas do Google para uma empresa.

1. Gmail

Para começar, talvez a principal ferramenta do Google. O Gmail é um provedor de e-mail e uma porta de entrada para todos os outros recursos da empresa.

Com ele, você pode personalizar o domínio para o nome de sua empresa, dando ainda mais de toque profissional ao endereço de e-mail de seus colaboradores.

A plataforma é muito intuitiva e permite que você tenha acesso às outras ferramentas do Google que encontrará por aqui.

Além disso, o Gmail possui integração com outros provedores, como Microsoft Outlook e Apple Mail.

2. Google Calendar

Ao ter um Gmail, você também tem acesso ao Calendar. Também chamado de Google Agenda, ele é um planejador em que você pode organizar seus dias.

Com ele, você tem acesso ao Meet, ferramenta de reuniões virtuais do Google.

Também bem intuitivo, o Calendar pode ser compartilhado com outras pessoas da sua empresa, fazendo com que todos tenham acesso a reuniões organizadas pelo seu negócio e até mesmo possam ver sua agenda.

O Google Calendar também pode ser personalizado com datas e compromissos a sua escolha, como eventos nas quais planeja participar, datas comemorativas, feriados e é um ótimo recurso para fazer a gestão de férias de seu time.

3. Google Drive

O Google Drive é a opção de armazenamento em nuvem da empresa. São 15 GB de espaço gratuito e planos expansíveis para atender às necessidades de qualquer empresa.

É claro que seus arquivos podem ser acessados de qualquer lugar, seja pelo celular ou computador.

Além disso, é possível gerenciar acessos e compartilhar pastas com outras pessoas de seu time, de forma que elas possam visualizar.

É possível integrá-lo com outras ferramentas do Google, dando ainda mais dinâmica à sua rotina!

4. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma espécie de vitrine digital de sua empresa. Nele, você cadastra o seu empreendimento e pode ter um campo de destaque na busca quando uma pessoa procurar pelo nome do seu negócio.

Antes de continuar, conheça o guia Completo do Google Meu Negócio

Aliás, com um bom trabalho de SEO local, você faz com que sua empresa apareça também em outras buscas.

Preencha seus dados gratuitamente com as informações mais relevantes para um potencial cliente, como o nome de sua empresa, local, adicione fotos, hora de funcionamento…

Dessa forma, você terá um perfil forte e confiável para quando as pessoas pesquisarem pela empresa.

As pessoas podem acrescentar comentários e avaliações sobre sua empresa, então, esteja sempre atento para fazer com que as pessoas possam falar bem de seu negócio.

5. Google Trends

O Trends é uma ferramenta do Google fundamental para quem trabalha com conteúdo. Ele ajuda a entender as tendências de assuntos que possam fazer sentido em sua estratégia.

Com ele, você analisa quando determinada busca está em alta, em históricos a partir de 2004! Dessa forma, você consegue saber quando é o momento ideal para falar de determinado tema em seu blog, redes sociais ou no YouTube.

Também é possível segmentar as buscas, fazendo com que você identifique em quais regiões o termo é mais buscado.

Não sabe como como usar o Google Trends? Aprenda no link!

6. Alertas

Por falar em palavras que possam ser do interesse de sua empresa, é possível monitorar o que a internet está falando de cada uma delas pelo Google Alertas.

Como funciona: você cadastra uma palavra na ferramenta e envia um e-mail por dia — no horário que quiser — com um compilado de conteúdos sobre o tema publicados no dia anterior.

É uma ótima forma de ficar por dentro das novidades de cada tema que você possui, inclusive, com o nome de sua empresa.

7. Hangouts

O Hangouts nada mais é do que um chat, possível com todos os seus contatos, a partir do endereço de e-mail. Ele pode ser acessado pelo seu Gmail ou por uma plataforma dedicada.

Esse chat ainda é integrado com o Meet, a plataforma de videoconferências. Com um clique, você pode criar uma chamada e compartilhar com quem quiser.

Ideal para empresas com funcionários remotos ou até mesmo para fazer reuniões online para clientes.

8. Google Docs, Sheets e Slides

Essas são as ferramentas do Google alternativas ao Word, Excel e Power Point, respectivamente.

Então, você tem acesso a um editor de texto, de planilhas e de apresentações gratuitas sem perder a intuitividade.

Tudo de maneira online e com os arquivos salvos no seu drive. Eles podem ser acessados por quem você permitir e editados por várias pessoas, desde que se tenham acesso.

Aproveite para conhecer 14 atalhos Google Docs para ser mais produtivo

9. Google Ads

Se você quer alcançar um público maior e melhor para o seu negócio, o Google Ads te ajuda com isso.

Trata-se de uma ferramenta de anúncios, capaz de levar seu conteúdo a diversos locais do buscador.

Com o Ads, você pode anunciar no próprio buscador ou em sites parceiros. Seus anúncios aparecem conforme a pesquisa do usuário, se for relacionado à sua campanha.

São alguns tipos de anúncios dessa ferramenta do Google:

  • Rede de pesquisa: quando o seu anúncio aparece como um resultado de pesquisa, mas com um aviso de ser patrocinado;
  • Rede de Display: é quando você opta por anúncios que aparecem como vitrines em sites parceiros. Nele, além de texto, você pode colocar imagens;
  • Anúncios de Shopping: são mostrados na aba Shopping. Normalmente usados para produtos específicos;
  • Campanhas de Apps: são anúncios em aplicativos, que podem variar em formatos, como imagens e vídeos.

10. Google Analytics

O Google Analytics nada mais é do que uma plataforma que mostra os dados de navegação do seu site ou app.

Essa ferramenta do Google é essencial para quem tem um site e quer entender melhor o comportamento dos usuários que o acessam.

Com o GA, você coleta dados de visita, o tempo de permanência, as taxas de rejeição, as páginas mais visitadas e consegue configurar eventos principais, de maneira a entender quando e onde as ações de conversão acontecem em seu site ou app.

A implementação do GA é gratuita, mas dependendo do seu volume de tráfego, pode limitar algumas informações.

Você pode se interessar também: Google Search Console: o que é e como usar ele para vender mais 

11. Google Forms

Por sua vez, o Forms é uma ferramenta do Google capaz de realizar e criar formulários. Dessa forma, você tem uma plataforma para utilizar em pesquisas, por exemplo.

Além da facilidade de criação, o Forms ajuda a tabular as respostas, simplificando a coleta das respostas e a sua interpretação.

O formulário pode ser compartilhado e ter diferentes tipos de perguntas: objetivas, múltiplas escolhas e abertas.

12. Think With Google

Por fim, o Think With Google é uma plataforma de insights do buscador. Com ele, é possível ter conteúdos ricos sobre os mais diferentes nichos de mercado.

Logo, ele é essencial para empresas que buscam se inspirar, conhecer melhor o mercado, das próprias ferramentas do Google e ter uma coletânea de ideias para criar campanhas e estratégias. 

Aposte na automatização

Você já deve ter percebido como o Google ajuda na hora de tornar a sua empresa mais estratégica, em toda a rotina de sua empresa.

Mais do que um buscador, o Google hoje é um player completo para quem quer presença na internet, oferecendo não só recursos complexos para captar dados e produzir conteúdos, como para tarefas mais simples, como edição e produção de textos, planilhas, apresentações ou mesmo ter um armazenamento online.

Todas essas ferramentas do Google ajudam a fomentar a automação, uma aposta que você não pode ignorar em sua rotina.

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Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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