Ferramentas para redes sociais: 14 plataformas para produzir conteúdos incríveis

Atualizado há mais de 3 semanas

Você criou um produto ou serviço e resolveu vendê-lo pela internet. Aí você pensou em criar um site, talvez um blog e divulgar nas redes sociais, não é mesmo? Geralmente, essas são as primeiras estratégias de quem vai se aventurar pelo ambiente online. 

Mas você não precisa fazer tudo manualmente ou utilizar programas complexos. Hoje existem aplicativos e softwares que atendem as necessidades de quem está iniciando um negócio ou até mesmo de quem já está há algum tempo no mercado.

E quando o assunto é conteúdo, é preciso fazer um planejamento para que a comunicação realmente atinja a sua persona.

Por isso, hoje vamos te apresentar 13 ferramentas para redes sociais que vão fazer você produzir conteúdos incríveis e com praticidade. Confira!

1. Canva

ferramentas para redes sociais

O Canva é ideal para quem não entende muito de artes gráficas, mas deseja fazer algo que tenha beleza e seja impactante. A plataforma é gratuita e oferece diversos tipos de layouts, que podem ser customizados da maneira que você preferir.

Quando você vai criar um novo design, pode escolher: tamanho de post para Facebook, redes sociais, miniatura do Youtube, imagem para blog e muito mais.

Preço: gratuito

2. Fotor

ferramentas para redes sociais

Quando você está criando uma imagem para as redes sociais, é comum que precise cortar, colocar algum efeito, redimensionar ou algo do tipo. Isso é bem fácil de fazer no Fotor, um site intuitivo e simples de utilizar.

Preço: gratuito

3. Photo Grid

ferramentas para redes sociais

O Photo Grid é um app para editar fotos e vídeos para o Instagram. Com a ferramenta, é possível criar memes, gifs, colagem de vídeos e fotos, livro de recortes, efeitos de câmera, adesivos, slideshows, retoque e até mesmo fazer modelos de cartões em 3D.

Preço: gratuito

4. Quik

ferramentas para redes sociais

Precisa criar vídeos com rapidez e que atraiam o seu público? O Quik pode ser uma ótima alternativa. Basta você selecionar as fotos e vídeos e deixar que o próprio software faça a “mágica”.

Em segundos, a ferramenta encontra os melhores momentos, adiciona transições e efeitos e até sincroniza com música. Tudo é personalizável.

Preço: gratuito

5. Snapseed

ferramentas para redes sociais

O Snapseed é um editor completo de fotos desenvolvido pelo Google, que conta com 29 ferramentas e filtros. Entre os seus diversos recursos, podemos destacar: abertura de arquivos em JPG e RAW, pincel de filtro seletivo, controles finos e precisos nas imagens, correções, ajuste de posição e cores.

Preço: gratuito

6. VSCO

ferramentas para redes sociais

Para quem deseja publicar imagens profissionais, o VSCO é o app ideal. Na palma da sua mão, você tem uma rede social, no qual pode seguir pessoas, selecionar trabalhos da comunidade e filtrar conteúdos editoriais exclusivos. Você pode seguir, curtir, comentar e acompanhar amigos e pessoas em todo o mundo.

O VSCO é uma poderosa câmera escura digital no seu telefone, no qual os vídeos e imagens são produzidos com extrema qualidade.

Preço: gratuito

Leia mais: 13 ferramentas para gestão de redes sociais

7. Snappa

ferramentas para redes sociais

O Snappa é um software para criação de imagens para diversos tipos de redes sociais. Ele possui variados templates que já são dimensionados para canal que você vá publicar, ou seja, mídias sociais, campanhas pagas, blogs, emails e infográficos.

O mais interessante é que a ferramenta disponibiliza um banco de imagens bem completo. Assim, você não precisa se preocupar em pagar um ou ter que citar a fonte.

Qualquer design que você fizer é totalmente customizável. Ainda é possível integrar com o Buffer e programar as postagens de acordo com a sua estratégia de marketing.

Preço: gratuito (2 contas)

8. Easel.ly

ferramentas para redes sociais

Você já percebeu como os infográficos estão cada vez mais populares? Seja nas redes sociais, blogs ou sites, eles são uma ótima forma de informar e são facilmente compartilháveis.

Se você tem a ideia de criar um, mas acha que vai ser muito trabalhoso, é hora de conhecer o Easel.ly.

Essa solução oferece milhares de templates totalmente customizáveis para você criar o seu infográfico. É possível alterar a fonte, inserir imagens e o que mais for preciso para que a sua informação seja clara.

Preço: gratuito

9. GIPHY

ferramentas para redes sociais

Uma das ferramentas para redes sociais mais incríveis é o Giphy. Você já deve ter visto vários gifs no Facebook, não é mesmo? Eles são sempre engraçados e chamam a atenção. Então, que tal fazer o seu? Com o Giphy, isso é possível facilmente.

Você escolhe entre milhares de gifs disponíveis na plataforma, pode inserir textos e até montar o seu do zero!

Preço: gratuito

10. Meme Generator

ferramenta para redes sociais

Quantos memes você já viu nas redes sociais? Incontáveis, não é? Eles estão por toda parte e em muitos momentos. Seguindo o propósito do seu negócio, você também pode criar o seu.

Basta utilizar o Meme Generator e divulgar facilmente nas redes sociais. Mas lembre-se que o humor tem que ter sentido para a sua marca e não ser apenas algo engraçado.

Preço: gratuito

11. Stencil

ferramentas para redes sociais

O Stencil é uma ferramenta simples, no qual você encontra templates e pode editar as suas imagens como preferir. Aqui, no eNotas, usamos a plataforma para criar thumbnail para os nossos vídeos e funciona muito bem!

O software ainda possui várias imagens e recursos de edição bem interessantes.

Preço: gratuito (criação de 10 imagens por mês)

12. Lumen5

ferramentas para redes sociais

O Lumen5 é voltado especialmente para a criação de vídeos para as redes sociais. Você otimiza cada um deles, de acordo com o canal de publicação.

Há um banco de imagens bem completo e o mais incrível é que é possível personalizar o vídeo com a logomarca da sua empresa.

Preço: gratuito (com alguns recursos limitados)

13. Clipchamp

clipchamp

Esse editor de vídeo é intuitivo e facilita a criação audiovisual mesmo para quem não tem nenhuma experiência na área. 

Com o Clipchamp, é possível criar anúncios para Instagram e Facebook, vídeos para Stories, slideshows com fotos, entre outras possibilidades. A plataforma também disponibiliza uma biblioteca com templates de vídeos e clipes de áudio facilmente editáveis. 

Preço: gratuito

14. Camtasia

ferramentas para redes sociais

Se você não tem muita familiaridade com a criação de vídeos e considera isso uma tarefa muito complicada, o Camtasia pode te ajudar. Ele é uma solução bem completa para inserir transições, imagens, efeitos, fazer cortes, dar zoom e muito mais. E de uma forma bem simples!

Preço: é preciso comprar a licença do software que custa em média R$900,00.

Estar nas redes sociais é algo fundamental para qualquer tipo de empresa. Mas é preciso saber como transmitir conteúdo de forma correta para o seu público para isso resulte em vendas, que é o desejo de todo empreendedor, não é mesmo?

Utilizar as plataformas certas é a chave para que a sua estratégia de marketing tenha mais chances de alcançar os objetivos desejados.

Agora que você conheceu as 13 ferramentas para redes sociais voltadas para produção de conteúdo, que tal conhecer os 14 melhores bancos de imagens gratuitos? Aproveite! 

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

    1. Olá, Ilton!

      Cada ferramenta possui uma finalidade e propriedades próprias. Basta analisar o que agrega mais valor ao seu negócio!
      O que sem dúvida não pode faltar, é um emissor automático de notas fiscais, além do mais, como prestador de serviços, você não vai querer ficar emitindo NFS-e manualmente suas notas, certo?
      Que tal conhecer um pouco mais das funcionalidades da eNotas? https://enotas.com.br/emissor/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.