Manual para ganhar dinheiro na internet em 2024

Atualizado há mais de 1 semana

Ano novo e planos novos: você é daquelas pessoas que fazem listas de metas a fazer no ano que começa? Nessa lista tem “Melhorar a situação financeira”? Pois saiba que ganhar dinheiro na internet é uma boa maneira para isso.

A internet tem se mostrado o ambiente perfeito para o empreendedorismo há muito tempo e não deixará de ser assim em 2024.

Mas, em um ambiente tão cheio de oportunidade, como ganhar dinheiro na internet da maneira certa?

Nesse manual, você encontrará as melhores formas de ganhar dinheiro na internet em 2024: redes sociais, modelos de empreendimento e outras maneiras. Confira.

Como ganhar dinheiro na internet? 

Antes de saber como ganhar dinheiro na internet, outra pergunta precisa ser respondida: isso é mesmo possível?

A resposta é óbvia: sim. O empreendedorismo digital no Brasil está cada vez mais fortalecido, já que é uma maneira de democratizar o mercado de negócios no país.

Se há não muito tempo era preciso ter um espaço físico para vender seus produtos ou um escritório onde se reunir para mostrar seus serviços, agora, a internet é um ambiente que, mesmo com pouco recurso, consegue reunir pequenos, médios e grandes empresas.

Obviamente, o investimento é necessário mesmo que para alocar uma marketplace ou um site, mas nada comparado com aluguéis e orçamento para insumos e manutenção desses locais.

Por isso mesmo, a internet se tornou essa porta de entrada para grandes negócios e é sim uma das formas de se ganhar dinheiro.

Mas, efetivamente, como ganhar dinheiro na internet? Você terá ajuda neste manual. Confira.

Principais formas de ganhar dinheiro

Basicamente, a internet possui um mundo de possibilidades de gerar renda. A grande quantidade de oportunidade, no entanto, não é um sinônimo de facilidade.

Todo negócio que queira ter sucesso, precisa de pessoas capacitadas, treinadas e atualizadas para prosperar. Resumidamente: você não ganhará dinheiro na internet da noite para o dia.

O tempo de dedicação requer cuidados desde a escolha do público-alvo, da persona, a qualidade de seu produto e serviço.

Por isso, independente do tipo de negócio que pretenda ter, procure se capacitar, ter alguma especialidade naquilo que queira empreender e dê tempo ao tempo para obter sucesso.

Colocado esses pontos, confira quais são as melhores formas de ganhar dinheiro na internet em 2024.

Mercado de afiliados

O mercado de afiliados é uma área do marketing digital que permite que pessoas ganhem dinheiro divulgando produtos ou serviços de terceiros. A renda vem por meio de uma comissão por cada venda ou lead gerado por meio de suas indicações.

O marketing de afiliados é uma ótima oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro online, mesmo sem ter um produto ou serviço próprio.

Basta escolher um produto ou serviço que você acredita e começar a divulgá-lo para o seu público-alvo.

É claro, para a divulgação acontece em redes sociais ou outros canais, como newsletter e site, na qual o afiliado já possui alguma audiência.

Confira: Afiliado autoridade: 3 estratégias para se posicionar na internet 

Para se tornar um afiliado, você precisa se cadastrar em um programa de afiliados, como o da Hotmart, na qual existem produtos e serviços de todos os tipos para uma pessoa poder divulgar.

Saiba mais sobre a Hotmart Afiliados

Ao se cadastrar em um programa de afiliados e escolher um produto para divulgar, você receberá um link ou código de rastreamento que poderá usar para divulgar o produto ou serviço.

Quando alguém clicar no seu link ou código e realizar uma compra, você receberá uma comissão que normalmente é estipulada pelo infoprodutor: o responsável por criar aquele infoproduto.

As comissões variam conforme o produto ou serviço e o programa de afiliados. Algumas comissões são fixas, enquanto outras são variáveis, com base no valor da venda ou no número de leads gerados.

Para ter sucesso no mercado de afiliados, é importante escolher produtos ou serviços de qualidade que sejam relevantes para o seu público-alvo. Também é importante criar conteúdo de qualidade que incentive as pessoas a realizar uma compra.

Curso online

Se você possui habilidade ou conhecimento que possa ajudar outras pessoas, então o curso online pode ser uma maneira de ganhar dinheiro na internet.

Para começar a vender cursos online, é preciso escolher um nicho. Ele é um pedaço do mercado na qual suas habilidades, conhecimentos e experiência podem contribuir mais. Isso o ajudará a se destacar da concorrência e a atrair alunos interessados.

Depois, é preciso ter uma plataforma para criar um curso de alta qualidade: essa plataforma deve ser específica para isso, de modo que tenha recursos e ferramentas que auxiliem tanto você a aplicar as aulas, quanto seus alunos a aplicarem seu aprendizado.

O seu curso deve ser bem feito e fornecer informações valiosas para os alunos. Isso garantirá que você tenha alunos satisfeitos que voltarão para outras aulas. E poder indicá-lo também.

Criado um ótimo curso, você precisa promovê-lo para as pessoas saberem que ele existe. 

Você pode fazer isso usando as redes sociais, e-mail marketing e outras estratégias de marketing digital, como os Ads do Google e da Meta (Instagram e Facebook).

Confira 8 dicas para aumentar as vendas na internet 

Monetização de redes sociais

As redes sociais são um espaço que, cada uma à sua maneira, ajuda a aproximar pessoas e principalmente influencers de seu público.

Muitos empreendedores, sem tino para o marketing de influência, optam pela monetização de redes sociais para ganhar dinheiro na internet.

Mais uma vez, para ter sucesso na monetização de redes sociais, é importante ter um público-alvo definido e criar conteúdo de alta qualidade que seja relevante para esse público.

Também é importante ser consistente na publicação de conteúdo e interagir com os seguidores.

Para conseguir ganhar dinheiro dessa maneira, primeiramente é necessário escolher a plataforma certa: cada mídia social tem seus próprios pontos fortes e fracos e maneiras de se comunicar com o público.

Escolha aquela que, além de se comunicar melhor com seu público-alvo, possua uma rentabilidade de monetização vantajosa.

Depois, é preciso construir uma audiência. Para ganhar dinheiro com as redes sociais, você precisa de um público-alvo.

Comece a publicar conteúdo de alta qualidade e interagir com seus seguidores para construir uma audiência cativa e que gere engajamento.

Dropshipping

O dropshipping é um modelo de negócio em que o vendedor não mantém estoque físico dos produtos que vende.

Quando um cliente faz uma compra, o vendedor envia o pedido para um fornecedor, responsável pela entrega do produto ao cliente.

Esse modelo é uma ótima opção para quem deseja começar um negócio online sem precisar investir muito dinheiro. Isso porque o vendedor não precisa comprar estoque, o que pode ser um grande custo inicial.

Para começar a investir no dropshipping, escolha uma plataforma de e-commerce. Existem muitas plataformas de e-commerce disponíveis que possibilitam esse serviço, com opções de comissão bem vantajosas.

Você precisa também encontrar fornecedores. Faça sua pesquisa para encontrar um que seja confiável e que ofereça produtos de qualidade.

Outro passo importante é configurar um método de pagamento. Você precisará de um para processar as compras dos seus clientes. Existem muitas opções de pagamento disponíveis, como cartão de crédito, débito, boleto bancário, Pix e PayPal.

E, como não poderia deixar de ser, tenha uma estratégia de marketing. Isso ajudará a atrair clientes para o seu negócio.

Freelancer

O freelancer é uma pessoa autônoma que presta serviços por demanda para uma empresa. E aqui, as possibilidades são muitas.

Existem pessoas redatoras, que criam textos para blogs, sites e copy para empresas. Profissionais do design conseguem vender seu trabalho com demandas de criação de projetos gráficos ou de webdesign.

Essas pessoas também podem criar conteúdos para redes sociais, recebendo as demandas de clientes.

Aliás, as redes sociais possibilitam o trabalho de freelancers que atuam como social media: algumas pessoas conseguem trabalhar com mais de um projeto, criando cronograma e as próprias postagens de seu cliente.

Para ser um freelancer, é necessário se especializar e ter um bom portfólio para divulgar seus serviços. Networking e presença no LinkedIn ajudam a aumentar seu público. 

Confira: 11 sites confiáveis para contratar freelancers 

Consultorias

As consultorias são uma maneira de monetizar um conhecimento na qual domina. Para isso, você precisa ser um profissional reconhecido em uma certa especialização.

Por isso, o primeiro passo para ganhar dinheiro na internet dando consultorias, é necessário ter uma área de domínio, na qual você tenha conhecimentos práticos e teóricos.

Assim como os freelancers — e esse não deixa de ser uma atuação autônoma — é necessário ter um site e um portfólio para as pessoas poderem conhecê-lo melhor.

Mais uma vez, o networking é uma ótima maneira de potencializar novos negócios e clientes. A consultoria exige um certo reconhecimento do mercado, por isso, você precisará estar presente nas redes sociais do seu nicho, frequentar eventos e participar de debates.

Montar uma loja virtual

Outra forma de ganhar dinheiro na internet em 2024 é montar uma loja virtual. Essa é uma maneira especialmente necessária para quem tem produtos para vender.

Nesse caso, você pode ser um infoprodutor ou uma pessoa que tenha produtos físicos para vender.

Busque plataformas de ecommerce para montar a sua loja, de modo que sejam fáceis de serem navegadas, permitam diversas formas de pagamento e tenha intuitividade para montar um site com a cara de seu negócio.

Não deixe de pensar também em estoque e logística para enviar seus produtos, caso seja um negócio físico.

E na emissão de notas, afinal, independentemente do modo na qual escolher ganhar dinheiro na internet, você precisa manter seu negócio legal e não poderá abrir mão das obrigações legais.

É sobre isso que você lerá agora.

Importância de cumprir as obrigações fiscais 

As obrigações legais são medidas do governo de cobrar os impostos sobre um negócio.

Essas obrigações ajudam seu negócio a se manter legal e evitar o pagamento de multas e taxas, além de evitar sanções mais pesadas, como o cancelamento do CNPJ e a punição mais severa ao empreendedor.

Manter seu negócio legal o ajuda a manter uma reputação. Afinal, nenhum cliente gostaria de contratar uma empresa que pratica atos como a sonegação fiscal, que seria capaz de arranhar a sua própria imagem.

O pagamento dos impostos ajuda a manter a competitividade de uma empresa, de modo que ela não tenha que pagar multas e taxas e aplique seus recursos de maneira a escalar e crescer dentro do seu nicho.

Por isso, ganhe dinheiro na internet de modo legal e com a ajuda de softwares fiscais como a eNotas. Quer saber como a empresa ajuda com isso?

Conheça a eNotas e saiba como se manter legal em seu negócio legal..

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

    1. Olá, Flavio! Que bom que nossas dicas te ajudaram 🙂 continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre empreendedorismo, marketing digital e dicas para faturar mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.