O Instagram é, atualmente, uma das redes sociais mais expressivas, com uma grande diversidade de usuários e de empresas.
É uma rede social que possui alto número de usuários. Por isso, ganhar seguidores no Instagram pode significar um aumento significativo em vendas e em lucro. O crescimento da rede social é impressionante, cerca de 5% por trimestre. Além disso, o Instagram alcançou mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em 2018.
Em meio a esse cenário, o seu negócio você deve aproveitar essa oportunidade para ganhar seguidores no Instagram quanto antes. Neste artigo, você aprenderá mais detalhes sobre o assunto e dicas rápidas para colocar em prática ainda hoje.
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A importância dos seguidores no Instagram
Quando o app Instagram foi criado, ter seguidores era questão de status, mas, com o passar do tempo, as funcionalidades da plataforma foram sendo alteradas.
De uma rede social que era exclusiva para fotos quadradas 5x5 cm, a ferramenta passou a ser uma gigante plataforma de interação, implementando diversas funcionalidades como Stories, gifs, hashtags e vídeos (IGTV) — competindo com diversos aplicativos, como o Snapchat, o Youtube, o Twitter e o Tumblr.
Utilizando o Instagram corretamente para sua empresa, é possível atingir milhares de usuários que podem se converter em leads e clientes de forma gratuita.
Um grande desafio para as empresas que querem potencializar as suas vendas pelo Instagram é ganhar novos seguidores, mas não apenas em números e sim em seguidores que tem interesse no que você publica.
11 dicas rápidas para ganhar seguidores no instagram
Entendendo a importância de ter seguidores no instagram e analisando o alto crescimento da rede social, fica bem claro que estar presente nessa comunidade online deixou de ser opcional. Aprenda dicas rápidas de como ganhar mais seguidores e bombar o seu Instagram:
1. Utilize hashtags
Hashtags funcionam como links que direcionam para uma página com diversas postagens do mesmo assunto — gerando maior engajamento médio.
A utilização de hashtags entrega seu conteúdo a clientes e usuários que buscarem pelo assunto mencionado. Veja algumas possibilidades:
- crie uma hashtag exclusiva para sua empresa. No eNotas, utilizamos #goenotas;
- utilize hashtags padrões do seu nicho. Influencers do mundo fitness, por exemplo, podem acrescentar #gymlife #nopainnogain ou #fitgirl;
- utilize hashtags específicas mescladas com as genéricas. Quem trabalha no ramo educacional e vende um sistema escolar, por exemplo, pode usar #erp, que é um termo genérico, e #gestãodecursinhos, que é um termo específico.
Diante disso, a utilização de hashtags é essencial para ganhar seguidores no Instagram e potencializar as suas vendas e a sua audiência.
2. Poste bons conteúdos
Um dos primeiros aspectos analisados em uma postagem é a qualidade do conteúdo e da imagem divulgada.
Para perfis comerciais, é importante que as imagens e os posts sejam chamativos e objetivos, para que o usuário entenda o que você vende e o que quer passar.
Para boas imagens, você pode utilizar um banco de imagem gratuito e personalizar a imagem de acordo com o que deseja para o post. É possível ter uma equipe de design, que produz materiais exclusivos para o seu perfil também.
Existem diversas ferramentas para redes sociais que você pode incluir na sua rotina de criação de conteúdo.
3. Conecte o Instagram a outras redes sociais
Conectar o Instagram a outras plataformas e redes sociais é uma das estratégias mais simples, que traz um grande resultado.
Conectando-o ao Facebook, por exemplo, é possível publicar automaticamente as postagens nos perfis das duas redes sociais. Com isso, você chama atenção dos usuários das duas plataformas, potencializando o alcance da publicação.
Para conectar as duas contas, siga os passos abaixo:
- abra seu o Instagram e clique em “Configurações”;
- clique em “Contas Vinculadas”;
- selecione o “Facebook”;
- forneça seu email e senha do facebook, e pronto, suas contas estão conectadas!
Outra boa prática que deve ser realizada é a inserção do link do Instagram da sua empresa em outras redes sociais. Ao inserir o link, o usuário terá fácil acesso ao seu perfil e a chance de segui-lo é maior.
4. Personalize seu perfil
Você, provavelmente, já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? E é assim mesmo que funciona com o seu perfil no instagram.
Quando um usuário acessa um perfil que pareça pouco interessante ou confuso, com apenas um clique, ele vai para outro perfil. Por isso, é tão importante ter um perfil atraente e bem organizado, que prende a atenção do visitante nos primeiros instantes.
Personalizar a foto do seu perfil deve ser a sua prioridade agora. Para perfis pessoais, o ideal é que tenha uma boa foto de rosto, com qualidade boa e, de preferência, só uma pessoa na foto.
Para perfis empresariais, é mais adequado é que tenha a logo da empresa, o slogan ou uma imagem que defina de modo objetivo a empresa. Preze pela qualidade da imagem usada e pela nitidez da informação.
No caso de logos com slogan, verifique se as letras estão legíveis, e caso não esteja, opte somente pela imagem ou desenho da marca.
O próximo passo para personalizar seu perfil é caprichar na Bio. Diversas empresas utilizam esse espaço para incluir telefones de contato e descrição da empresa.
Poucas pessoas sabem que é possível incluir hashtags na bio do Instagram, mas agora isso já não é um segredo para você! Por mais que isso pareça simples, é possível atrair tráfego para o seu perfil das pessoas que têm interesse pelo assunto da hashtag.
Outra dica é colocar uma breve descrição da sua empresa e informações de contato. É válido inserir emojis e símbolos também — mas tenha cautela para não poluir o seu perfil e transmitir a sensação de pouco profissionalismo.
5. Interaja com os seus seguidores
Uma ação muito importante que deve começar a fazer parte da sua rotina é interagir com os usuários que comentam em suas postagens. — Afinal, os usuários que te seguem estão dizendo que querem se relacionar com a sua marca, certo?
Por ser uma rede social de extrema expressividade, a interação é um requisito fundamental para ganhar seguidores no Instagram.
Sendo assim, quando alguém comentar em um de seus posts, retribua o comentário, curtindo ou respondendo. Esse simples ato gera engajamento e desperta a sensação de exclusividade. Em outras palavras, a sua empresa deixa claro que acompanha e se importa com os seus followers.
Do mesmo modo, você pode realizar interação com hashtags do seu nicho ao comentar em posts sobre o seu setor de atuação.
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6. Utilize corretamente o campo de “link” disponível no perfil
Nos perfis comerciais e pessoais do Instagram, há um campo específico para inserção de um link.
Um erro comum é inserir um link genérico em vez de um que direcione para alguma ação ou página.
Uma prática interessante é acrescentar um URL para uma landing page com CTA e opções podem direcionar, por exemplo, para a sua página de vendas, o seu blog e o seu perfil em outra rede social.
Ah, não se esqueça de metrificar essas interações também. Todo clique deve ser rastreado, a fim de saber qual é o destino mais procurado pelos visitantes.
7. Faça posts patrocinados
Assim como em outras plataformas e redes sociais, o Instagram também possui posts patrocinados.
Investir em posts patrocinados é um bom método para ganhar seguidores no Instagram, por levar o seu conteúdo aos usuários que têm interesse em suas postagens.
Um grande diferencial do Instagram Ads é que você escolhe o orçamento máximo.
Suponha que você queira investir R$100 em uma publicação. Após determinar esse valor, a própria plataforma se encarregar de ajustar os dias e as exibições de acordo com que foi estabelecido.
Caso prefira, também é possível escolher entre os planos disponíveis no Advertising. Basta selecionar o modo de exibição e publicar. Essa estratégia permite que você segmente os seus anúncios por:
- localização;
- dados demográficos;
- interesses;
- comportamentos;
- públicos personalizados;
- e muito mais.
8. Observe o melhor horário para postagem
Analisar o horário para postagens é um aspecto fundamental para quem deseja ganhar seguidores no Instagram.
Segundo a Social Media Trends, os melhores horários e datas para o Instagram são:
- quarta às 15:00h, quinta às 11:00h e 15:00 e sextas às 05:00h.
- quinta é o dia que apresenta os melhores resultados;
- domingo é o pior dia, não importando o horário.
Contudo, o seu nicho pode ter um melhor horário de postagem. Por isso, é importante seguir a próxima dica.
9. Realize testes
Para ganhar seguidores no Instagram, é necessário saber o que os usuários preferem e desejam.
Por isso, realize testes. Ao testar diferentes horários e assuntos em suas postagens, é possível analisar qual performa melhor. Com esses dados em mãos, você consegue tomar melhores decisões e ter mais seguidores.
Personalize os posts de acordo com datas temáticas ou eventos e teste o engajamento do seu público, por exemplo.
A criação de uma pesquisa ou de um quiz é uma boa ideia para quem deseja saber diretamente o que o público quer consumidor. Pergunte, por exemplo:
- qual é a frequência de postagem ideal?
- qual é o horário que os seus seguidores são mais ativos no feed de notícias?
- o que os seus followers consideram?
- qual é a mídia a sua mídia preferida: live, post com imagem ou vídeo?
Use a sua imaginação e crie a melhor estratégia possível!
10. Analise suas métricas
Independentemente de onde a sua ação está sendo veiculada, é necessário entender o resultado que ela está trazendo. E com o Instagram não é diferente.
Quem quer ter mais seguidores no Instagram deve metrificar todos os esforços realizados, desde a quantidade de curtidas por hora até o número de comentários em um vídeo.
A plataforma Social Blade permite que você analise o crescimento da sua rede social, verificando o número de seguidores e de usuários que deixam de te seguir.
Com esses dados é possível verificar se o número de pessoas que deixaram de seguir corresponde ao dia de algum post específico, por exemplo.
Sempre analise as métricas e acompanhe se o que o seu público deseja está sendo de fato entregue e caso sejam necessárias alterações, não hesite.
11. Deixe o seu perfil no piloto automático
A automação para Instagram já é uma realidade que você não pode deixar de lado. Hoje em dia, existem ferramentas que permitem a programação de:
- postagens,
- curtidas,
- stories;
- comentários;
- directs.
Existem diversas opções para empreendedores, como a Scalehot, Buffer e a Nikau. Veja qual mais se adequa ao seu negócio ainda hoje!
Se você deseja aumentar o engajamento de seus followers, ter mais curtidas e vender mais pare de perder tempo e coloque em prática o que aprendeu por aqui!
Fique de olho também nas atualizações do Instagram e em como utilizar aquilo que há de mais moderno e eficiente na criação dos seus conteúdos.
Quer ver mais opções para automação das suas publicações? Confira aqui as melhores opções do mercado!
Ótimas dicas, isso ira ajudar muitas pessoas que querem ter um bom engajamento em seu perfil do instagram.