Ganhar seguidores no Instagram: 11 dicas rápidas para o seu negócio

Atualizado há mais de 3 semanas

O Instagram é, atualmente, uma das redes sociais mais expressivas, com uma grande diversidade de usuários e de empresas. 

É uma rede social que possui alto número de usuários. Por isso, ganhar seguidores no Instagram pode significar um aumento significativo em vendas e em lucro. O crescimento da rede social é impressionante, cerca de 5% por trimestre. Além disso, o Instagram alcançou mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em 2018.

Em meio a esse cenário, o seu negócio você deve aproveitar essa oportunidade para ganhar seguidores no Instagram quanto antes. Neste artigo, você aprenderá mais detalhes sobre o assunto e dicas rápidas para colocar em prática ainda hoje.

A importância dos seguidores no Instagram

Quando o app Instagram foi criado, ter seguidores era questão de status, mas, com o passar do tempo, as funcionalidades da plataforma foram sendo alteradas.

De uma rede social que era exclusiva para fotos quadradas 5x5 cm, a ferramenta passou a ser uma gigante plataforma de interação, implementando diversas funcionalidades como Stories, gifs, hashtags e vídeos (IGTV) — competindo com diversos aplicativos, como o Snapchat, o Youtube, o Twitter e o Tumblr.

Utilizando o Instagram corretamente para sua empresa, é possível atingir milhares de usuários que podem se converter em leads e clientes de forma gratuita.

Um grande desafio para as empresas que querem potencializar as suas vendas pelo Instagram é ganhar novos seguidores, mas não apenas em números e sim em seguidores que tem interesse no que você publica.

11 dicas rápidas para ganhar seguidores no instagram

Entendendo a importância de ter seguidores no instagram e analisando o alto crescimento da rede social, fica bem claro que estar presente nessa comunidade online deixou de ser opcional. Aprenda dicas rápidas de como ganhar mais seguidores e bombar o seu Instagram

1. Utilize hashtags

Hashtags funcionam como links que direcionam para uma página com diversas postagens do mesmo assunto — gerando maior engajamento médio.

A utilização de hashtags entrega seu conteúdo a clientes e usuários que buscarem pelo assunto mencionado. Veja algumas possibilidades:

  • crie uma hashtag exclusiva para sua empresa. No eNotas, utilizamos #goenotas;
  • utilize hashtags padrões do seu nicho. Influencers do mundo fitness, por exemplo, podem acrescentar #gymlife #nopainnogain ou #fitgirl;
  • utilize hashtags específicas mescladas com as genéricas. Quem trabalha no ramo educacional e vende um sistema escolar, por exemplo, pode usar #erp, que é um termo genérico, e #gestãodecursinhos, que é um termo específico.

Diante disso, a utilização de hashtags é essencial para ganhar seguidores no Instagram e potencializar as suas vendas e a sua audiência.

2. Poste bons conteúdos

Um dos primeiros aspectos analisados em uma postagem é a qualidade do conteúdo e da imagem divulgada.

Para perfis comerciais, é importante que as imagens e os posts sejam chamativos e objetivos, para que o usuário entenda o que você vende e o que quer passar.

Para boas imagens, você pode utilizar um banco de imagem gratuito e personalizar a imagem de acordo com o que deseja para o post. É possível ter uma equipe de design, que produz materiais exclusivos para o seu perfil também.

Existem diversas ferramentas para redes sociais que você pode incluir na sua rotina de criação de conteúdo.

3. Conecte o Instagram a outras redes sociais

Conectar o Instagram a outras plataformas e redes sociais é uma das estratégias mais simples, que traz um grande resultado.

Conectando-o ao Facebook, por exemplo, é possível publicar automaticamente as postagens nos perfis das duas redes sociais. Com isso, você chama atenção dos usuários das duas plataformas, potencializando o alcance da publicação.

Para conectar as duas contas, siga os passos abaixo:

  • abra seu o Instagram e clique em “Configurações”;
  • clique em “Contas Vinculadas”;
  • selecione o “Facebook”;
  • forneça seu email e senha do facebook, e pronto, suas contas estão conectadas!

Outra boa prática que deve ser realizada é a inserção do link do Instagram da sua empresa em outras redes sociais. Ao inserir o link, o usuário terá fácil acesso ao seu perfil e a chance de segui-lo é maior.

4. Personalize seu perfil

Você, provavelmente, já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? E é assim mesmo que funciona com o seu perfil no instagram.

Quando um usuário acessa um perfil que pareça pouco interessante ou confuso, com apenas um clique, ele vai para outro perfil. Por isso, é tão importante ter um perfil atraente e bem organizado, que prende a atenção do visitante nos primeiros instantes.

Personalizar a foto do seu perfil deve ser a sua prioridade agora. Para perfis pessoais, o ideal é que tenha uma boa foto de rosto, com qualidade boa e, de preferência, só uma pessoa na foto.

Para perfis empresariais, é mais adequado é que tenha a logo da empresa, o slogan ou uma imagem que defina de modo objetivo a empresa. Preze pela qualidade da imagem usada e pela nitidez da informação.

No caso de logos com slogan, verifique se as letras estão legíveis, e caso não esteja, opte somente pela imagem ou desenho da marca.

O próximo passo para personalizar seu perfil é caprichar na Bio. Diversas empresas utilizam esse espaço para incluir telefones de contato e descrição da empresa.

Poucas pessoas sabem que é possível incluir hashtags na bio do Instagram, mas agora isso já não é um segredo para você! Por mais que isso pareça simples, é possível atrair tráfego para o seu perfil das pessoas que têm interesse pelo assunto da hashtag.

Outra dica é colocar uma breve descrição da sua empresa e informações de contato. É válido inserir emojis e símbolos também — mas tenha cautela para não poluir o seu perfil e transmitir a sensação de pouco profissionalismo.

5. Interaja com os seus seguidores

Uma ação muito importante que deve começar a fazer parte da sua rotina é interagir com os usuários que comentam em suas postagens. — Afinal, os usuários que te seguem estão dizendo que querem se relacionar com a sua marca, certo?

Por ser uma rede social de extrema expressividade, a interação é um requisito fundamental para ganhar seguidores no Instagram.

Sendo assim, quando alguém comentar em um de seus posts, retribua o comentário, curtindo ou respondendo. Esse simples ato gera engajamento e desperta a sensação de exclusividade. Em outras palavras, a sua empresa deixa claro que acompanha e se importa com os seus followers.

Do mesmo modo, você pode realizar interação com hashtags do seu nicho ao comentar em posts sobre o seu setor de atuação.



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6. Utilize corretamente o campo de “link” disponível no perfil

Nos perfis comerciais e pessoais do Instagram, há um campo específico para inserção de um link.

Um erro comum é inserir um link genérico em vez de um que direcione para alguma ação ou página.

Uma prática interessante é acrescentar um URL para uma landing page com CTA e opções podem direcionar, por exemplo, para a sua página de vendas, o seu blog e o seu perfil em outra rede social.

Ah, não se esqueça de metrificar essas interações também. Todo clique deve ser rastreado, a fim de saber qual é o destino mais procurado pelos visitantes.

7. Faça posts patrocinados

Assim como em outras plataformas e redes sociais, o Instagram também possui posts patrocinados.

Investir em posts patrocinados é um bom método para ganhar seguidores no Instagram, por levar o seu conteúdo aos usuários que têm interesse em suas postagens.

Um grande diferencial do Instagram Ads é que você escolhe o orçamento máximo.

Suponha que você queira investir R$100 em uma publicação. Após determinar esse valor, a própria plataforma se encarregar de ajustar os dias e as exibições de acordo com que foi estabelecido.

Caso prefira, também é possível escolher entre os planos disponíveis no Advertising. Basta selecionar o modo de exibição e publicar. Essa estratégia permite que você segmente os seus anúncios por:

  • localização;
  • dados demográficos;
  • interesses;
  • comportamentos;
  • públicos personalizados;
  • e muito mais.

8. Observe o melhor horário para postagem

Analisar o horário para postagens é um aspecto fundamental para quem deseja ganhar seguidores no Instagram.

Segundo a Social Media Trends, os melhores horários e datas para o Instagram são:

  • quarta às 15:00h, quinta às 11:00h e 15:00 e sextas às 05:00h.
  • quinta é o dia que apresenta os melhores resultados;
  • domingo é o pior dia, não importando o horário.

Contudo, o seu nicho pode ter um melhor horário de postagem. Por isso, é importante seguir a próxima dica.

9. Realize testes

Para ganhar seguidores no Instagram, é necessário saber o que os usuários preferem e desejam.

Por isso, realize testes. Ao testar diferentes horários e assuntos em suas postagens, é possível analisar qual performa melhor. Com esses dados em mãos, você consegue tomar melhores decisões e ter mais seguidores.

Personalize os posts de acordo com datas temáticas ou eventos e teste o engajamento do seu público, por exemplo.

A criação de uma pesquisa ou de um quiz é uma boa ideia para quem deseja saber diretamente o que o público quer consumidor. Pergunte, por exemplo:

  • qual é a frequência de postagem ideal?
  • qual é o horário que os seus seguidores são mais ativos no feed de notícias?
  • o que os seus followers consideram?
  • qual é a mídia a sua mídia preferida: live, post com imagem ou vídeo?

Use a sua imaginação e crie a melhor estratégia possível!

10. Analise suas métricas

Independentemente de onde a sua ação está sendo veiculada, é necessário entender o resultado que ela está trazendo. E com o Instagram não é diferente.

Quem quer ter mais seguidores no Instagram deve metrificar todos os esforços realizados, desde a quantidade de curtidas por hora até o número de comentários em um vídeo.

A plataforma Social Blade permite que você analise o crescimento da sua rede social, verificando o número de seguidores e de usuários que deixam de te seguir.

ganhar seguidores instagram social blade

Com esses dados é possível verificar se o número de pessoas que deixaram de seguir corresponde ao dia de algum post específico, por exemplo.

Sempre analise as métricas e acompanhe se o que o seu público deseja está sendo de fato entregue e caso sejam necessárias alterações, não hesite.

11. Deixe o seu perfil no piloto automático

A automação para Instagram já é uma realidade que você não pode deixar de lado. Hoje em dia, existem ferramentas que permitem a programação de:

  • postagens,
  • curtidas,
  • stories;
  • comentários;
  • directs.

Existem diversas opções para empreendedores, como a Scalehot, Buffer e a Nikau. Veja qual mais se adequa ao seu negócio ainda hoje!

Se você deseja aumentar o engajamento de seus followers, ter mais curtidas e vender mais pare de perder tempo e coloque em prática o que aprendeu por aqui! 

Fique de olho também nas atualizações do Instagram e em como utilizar aquilo que há de mais moderno e eficiente na criação dos seus conteúdos.

Quer ver mais opções para automação das suas publicações? Confira aqui as melhores opções do mercado!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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