7 dicas para uma gestão empresarial eficiente

Atualizado há mais de 3 semanas

Qualquer empreendimento consolidado ou que venha surgir no mercado precisa contar uma gestão empresarial eficiente, que vai muito além de estratégias isoladas pontuais.

Portanto, ao utilizar um conjunto de práticas que garante o sucesso de um negócio, o empresário consegue administrar a empresa de um jeito prático e pensando sempre na otimização dos processos.

Então, se você quer saber como analisar os problemas do seu empreendimento, corrigir erros e mensurar resultados, acompanhe o artigo até o final para descobrir 7 dicas essenciais para ter uma gestão empresarial completa.

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial se refere a um conjunto de estratégias que possibilitam o seu negócio a atingir os melhores resultados. Contudo, para alcançar esse nível, todos os setores da empresa precisam estar em perfeita harmonia e em equilíbrio.

Por isso, ao falar de gestão empresarial, é preciso pensar em ações que vão englobar todas as partes do empreendimento, ou seja:

  • Um controle pleno das finanças;
  • Bom planejamento;
  • Administração dos recursos humanos;
  • Equipe técnica qualificada;
  • Boas ferramentas de gestão e controle, dentre outros itens que são fundamentais para a manutenção do empreendimento.

Conheça os tipos de gestão empresarial 

Cada tipo de empresa vai ter o um estilo próprio de gestão e, quando falamos em gestão empresarial, é interessante conhecer os 3 principais modelos de gerenciamento que existem.

Isso, porque cada um deles vai ter características individuais e que podem contribuir para você traçar suas estratégias no ambiente corporativo. Confira, abaixo, quais são eles:

  • Cadeia de valor: como o nome já indica, esse primeiro modelo propõe trabalhar com o marketing empresarial para agregar valor aos produtos e serviços que são oferecidos pelo seu negócio;
  • Ciclo de inovação: por outro lado, nesta segunda alternativa, o foco está em oferecer soluções e inovações nos procedimentos que têm no empreendimento. Neste caso, esse modelo é desenvolvido por meio de três etapas que são: criação, implementação e capitalização;
  • Ciclo PDCA: por fim, nessa opção, o objetivo é ter uma melhora contínua e sistemática em relação a todos os processos, produtos e serviços da empresa. Com isso, o negócio pode adquirir uma maior eficiência e agilidade nas tomadas de decisões.

7 dicas para sua gestão empresarial

Agora que você já entende o que é gestão empresarial e quais são os modelos mais comuns que existem, separamos 7 dicas que você pode inserir em seu conjunto de estratégias:

1. Fidelize os seus clientes  

Um das questões mais importantes que podem ajudar diretamente o seu negócio a crescer é saber fidelizar a sua clientela.

Mas, para que isso aconteça, você deve ter em mente que precisa avaliar o produto ou serviço que está disponibilizando para o seu público-alvo. Pensando nisso, vale a pena seguir algumas orientações:

  • Realize prospecções na região onde você o seu negócio atua;
  • Faça uma comparação dos itens que estão sendo comercializados pelo seu empreendimento com os de seus concorrentes;
  • Estabeleça um relacionamento mais informal e contínuo com os clientes por meio das redes sociais;
  • Meça o grau de satisfação dos consumidores para verificar se tem algum problema em relação à qualidade ou entrega do produto ou serviço, por exemplo.

2. Mantenha uma boa comunicação

Outro pilar de uma gestão empresarial de qualidade é apostar em uma comunicação direta e clara, tanto com os seus colaboradores, quanto com o seu público. Sendo assim, dentro da empresa você pode: 

  • Fazer reuniões de avaliação;
  • Traçar prioridades de ações e procedimentos;
  • Divulgar novidades e notícias relevantes que envolvem o negócio;
  • Buscar ter um canal próprio de comunicação na empresa, usando ferramentas como, por exemplo, o Slack;
  • Acompanhar o desempenho dos funcionários, dentre outras demandas que possam contribuir diretamente para que não haja nenhum, ou pouco, ruído na comunicação interna.

Já em relação à comunicação externa, o ideal é contar com os serviços de uma assessoria de imprensa que possa trabalhar na divulgação da marca e, além disso, criar um relacionamento saudável com os veículos de comunicação da cidade ou região.

3. Escute o feedback do público e do funcionários

Para que a gestão empresarial possa funcionar, os gestores precisam estar abertos ao diálogo e, principalmente, ao feedback dos que que trabalham na empresa e daqueles que consomem o produto ou serviço oferecido.

São essas pessoas, além dos líderes e gestores, que podem trazer novas percepções em relação ao empreendimento.

Com o auxílio delas, é possível minimizar problemas, pensar em soluções mais eficazes e em oportunidades de mercado que, até então, passaram despercebidas pelos gestores.

Mantendo um bom nível de comunicação, sempre honesto, e conversando com essas pessoas, você conseguirá ter um clima organizacional mais tranquilo.

4. Administre a empresa de forma consciente

Não importa o tamanho da sua empresa, caberá a você ser um bom gestor e transmitir segurança para todos que trabalham no empreendimento.

Isso mostra que você realmente se importa com cada membro da equipe, com as decisões que são feitas em conjunto, além de estabelecer uma relação líder-liderado da maneira mais transparente possível.

5. Monte um planejamento estratégico

Qual é o plano de ação da sua empresa que precisa ser cumprido para alcançar os resultados esperados?

Se o seu negócio ainda não tem, está na hora de montar um planejamento estratégico que garanta uma administração controlada e efetiva dos recursos que a empresa utiliza para entregar ao público o produto ou serviço.

Para ter uma otimização da produtividade, nesse sentido, foque em implementar medidas que consigam diminuir desperdícios, gastos desnecessários e demais custos que prejudicam a gestão empresarial do negócio.

Assim, todos os setores da empresa poderão ser impactados positivamente.

6. Faça a implementação de métricas e KPIs

Com o uso dos KPIs, sigla para Key Performance Indicators, você pode analisar as métricas mais relevantes para o seu empreendimento, com o intuito de identificar os pontos fortes do conjunto de estratégias da empresa e, também, aqueles que podem ser aperfeiçoadas para atingir os resultados.

No entanto, a implementação de KPIs e métricas, assim como a definição dos mesmos, precisa acontecer antes da execução dos projetos que existem na empresa.

Portanto, com esse método de mensuração, você é capaz de buscar soluções de melhorias para otimizar a produtividade, analisar resultados de cada setor e, ainda, alinhar o objetivo central do negócio com os colaboradores, caso seja necessário.

7. Deixe claro os valores e missão da empresa

Independentemente do tipo de produto ou serviço que é ofertado por sua empresa, ou ERP, o importante é estar bem posicionado no mercado no sentido de deixar claro quais são os valores e a missão que pautam as ações do negócio.

Muito mais do que proporcionar qualidade ao público com o produto ou serviço, a empresa precisa cultivar uma boa imagem e reforçar o seu compromisso ético e profissional para com a sociedade.

Conclusão

Como você pôde conferir ao longo do texto, a gestão empresarial se torna imprescindível para qualquer empreendimento que deseja atingir os melhores resultados.

Por isso, o conjunto de estratégias que será implementado no negócio deve ser aplicado constantemente, mas não de forma isolada e pontual.

A gestão empresarial é algo que precisa de um acompanhamento recorrente, muito planejamento e dedicação de todos as pessoas que estão ajudando a construir a história da empresa.

Ao saber disso, lembre-se de anotar todas essas dicas para começar a traçar sua jornada. Caso queira ter acesso a mais informações de gestão empresarial, veja este artigo que fala sobre automação de um sistema ERP para o seu negócio e aprenda a usá-lo para promover o crescimento da empresa.

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