Atualmente, empreendedores e donos de pequenos negócios se encontram diante de uma série de responsabilidades fiscais e tributárias. Com tantos tributos e deveres, muitas pessoas podem ficar confusas, especialmente sobre os processos e sistemas que devem ser utilizados para cumprir essas obrigações.
Um desses sistemas é a GissOnline, ferramenta muito utilizada para emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Se você quer entender melhor o que é esse sistema, para que serve e como utilizá-lo, vem com a gente!
O que é GissOnline?
A GissOnline é um sistema de escrituração eletrônica para as notas fiscais de serviços tomados e prestados, onde consta a movimentação econômica das empresas e dos livros fiscais. Também possibilita o controle e gestão completa do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN ou ISS - e que possui diversos facilitadores para o registro por meio da internet e offline.
A ferramenta permite que municípios introduzam controles de Retenção na Fonte (por Substituição Tributária), evitando assim a perda de arrecadação. O sistema também é uma forma de garantir que as empresas mantenham sua escrituração e, consequentemente, a declaração do ISSQN.
Assim, o sistema fornece informações sobre a economia dos municípios no setor de serviços, disponibilizando dados em tempo real. Assim, o processo de análise do comportamento econômico e fiscal por parte da administração pública também é facilitado.
Para que serve?
A GissOnline é uma ferramenta necessária para empresas e prestadores de serviços, uma vez que os municípios estipulam a obrigação de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). Por meio da GissOnline, pode ser solicitada a autorização do AIDF/NFS-e para que os contribuintes possam emitir documentos fiscais.
Em algumas cidades, a emissão da NFS-e é realizada pelo Ambiente de Gestão Inteligente da Nota Fiscal Eletrônica (GINFES). Mas não se preocupe: se a prefeitura usar o GissOnline, o sistema é integrado automaticamente.
Além disso, a GissOnline foi criada, conforme consta no próprio portal "para fornecer subsídios para que o Administrador Público possa, no tempo necessário, reduzir ou aumentar alíquotas de determinado segmento econômico com a correta previsão de ganho ou perda da arrecadação".
A partir do momento da sua implantação, o sistema já disponibiliza de forma individualizada a escrituração para cada empresa do seu município, conforme a sua legislação, respeitando o sigilo da informação.
Você deve estar se perguntando: mas, afinal, eu sou obrigado usar a GissOnline? Por isso, fique atento, pois a utilização da ferramenta é obrigatória e é regulamentada através de Decreto ou Lei do município
Todos os prestadores e tomadores de serviço, sejam eles pessoas jurídicas (empresas) ou equiparadas, estabelecidas ou sediadas no município devem usar a Giss Online. Isso também vale para contribuintes de fora do município, cujo imposto é devido no local da prestação de serviços!
Como acessar a GissOnline?
O acesso ao site é realizado através do site. Para autorizar a liberação, o usuário deve fazer uma solicitação no ambiente do provedor no GissOnline e, em seguida, aguardar que o departamento de fiscalização tributária do governo municipal verifique as informações.
Já nos casos de emissão de documentos fiscais, o contribuinte deve utilizar seu nome de usuário e senha para acessar o ambiente disponibilizado pela prefeitura municipal e preencher os dados para a emissão dos documentos.
Assim que a fatura for emitida pelo prestador de serviços, o sistema GissOnline integrará automaticamente os dados do documento ao ambiente eletrônico e fornecerá as informações necessárias para o preenchimento do cadastro fiscal dos serviços prestados.
Além disso, levando em consideração as informações do arquivo, o sistema determina o valor do imposto devido ao município (se for por conta do mutuário ou prestador de serviço).
Como alterar dados na GissOnline?
Caso você tenha errado na hora de preencher os dados ou precise atualizar alguma informação, também é possível fazer isso facilmente no portal da GissOnline. Para isso, basta ir em “Contato”, nas “Opções de atendimento” e alterar os dados necessários. Depois, é só salvar!
Hora de usar!
Agora que você já entendeu melhor o que é a Giss Online, para que serve e como acessá-la, garantimos que o processo para utilizá-la será mais rápido e fácil! Sabemos que ter ou administrar um negócio requer uma série de tarefas e conhecimentos em ferramentas.
Portanto, esperamos ter conseguido solucionar suas dúvidas sobre como a GissOnline e como ela funciona!