Golpe da Nota Fiscal Eletrônica Falsa
NOTAS FISCAIS

Golpe da Nota Fiscal Eletrônica Falsa: Tenha cuidado!

Atualizado há mais de 1 semana
Insert Video

Acompanhe o nosso post e descubra como identificar o golpe da nota fiscal eletrônica falsa, um vírus que é enviado por email e pode acabar prejudicando o seu negócio, confira!

O golpe de uma nota fiscal eletrônica falsa sendo enviada por email tornou-se recorrente. 

É preciso tomar cuidado e observar bem os detalhes para que você não acabe sendo prejudicado por malwares ou, de repente, colocar a segurança da sua empresa em risco!

Vale dizer que basta alguns cliques para acabar permitindo que esse vírus tome conta da sua máquina e te dê muita dor de cabeça caso chegue a afetar a integridade do seu negócio.

O que é o golpe da nota fiscal eletrônica falsa?

Insert Video

O golpe da nota fiscal eletrônica falsa trata-se do envio de um email com uma nota fiscal falsa anexada — seja no formato do Documento Auxiliar de Nota Fiscal (Danfe), ou na extensão XML

Assim, caso você clique e faça o download e abra o arquivo, há grandes chances da sua máquina contrair vírus e, dessa forma, abre uma oportunidade para hackers conseguirem roubar os seus dados, por exemplo.

Este tipo de golpe tem acontecido com maior frequência quando próximo de datas comemorativas (Black Friday, Natal, Dia das Mães…), épocas que as pessoas, justamente, fazem muitas compras, seja online, seja em lojas físicas. 

Portanto, todo cuidado é pouco nesses momentos. 

Quais são as suas consequências?

Como já explicamos, por causa de uma pequena distração e poucos cliques, você pode colocar em risco toda a estrutura do seu negócio. 

Entre os principais problemas, podemos destacar:

  • Perda de documentos;
  • Dados roubados;
  • Comprometimento da segurança da sua empresa;
  • Chantageado para recuperação das informações;
  • Prejuízo com a danificação dos equipamentos eletrônicos devido à entrada dos arquivos maliciosos na máquina;
18 principais perguntas sobre nota fiscal eletronica
Ebook: As 18 principais perguntas sobre nota fiscal eletrônica

Como evitar cair no golpe da nota fiscal falsa?

Sempre que receber um email com uma nota fiscal, a primeira coisa que se deve verificar é a procedência daquele email e, além disso, deve-se checar os dados disponíveis.

Entre outras análises, também é válido observar:

  • O email descreve claramente qual empresa emitiu aquela nota e a qual serviço/produto aquela nota se refere? Veja também se você realmente fez compras naquela empresa ou adquiriu algum serviço.
  • Verifique qual email encaminhou para você aquele documento. Vale lembrar que as empresas oficiais não costumam utilizar emails padrões como: @hotmail, @gmail, @yahoo, etc…
  • Ainda, caso seja uma empresa que tenha  feito compras ou adquirido serviço, verifique o teor/descrição do produto, observe se condiz com o que foi comprado/contratado.
  • Observe a extensão do arquivo baixando antes de abri-lo (As extensões .EXE, .BAT, .COM e .VBS apresentam riscos);
  • Consulte a chave de acesso através da Secretaria da Fazenda e não baixe o arquivo direto do e-mail;
  • Mantenha seu antivírus sempre atualizado

Bom, se o resultado de pelo menos uma dessas verificações der negativo, então é melhor que você tome cuidado! Entre em contato com a empresa em casos de dúvida, do contrário, você pode estar sendo vítima deste golpe.

atenção!

Não baixe ou abra nenhum link do email!

Veja na prática como esse golpe da nota fiscal falsa funciona

golpe da nota fiscal eletrônica falsa

Fonte: Imagem retirada do portal Jornal Contábil

Nesta imagem podemos  identificar uma nota fiscal verdadeira e outra falsa, que foi utilizada nesse mesmo tipo de golpe. 

A imagem à esquerda apresenta um email verdadeiro da eNotas. Observe que as informações estão claramente listadas e de fácil identificação.  

Já a imagem à direita  representa um email falso, típico do golpe. Veja que você não encontra a descrição do produto, nem mesmo as informações gerais de modo claro, mas sim, um monte de números. 

Se você for analisar com calma, nem mesmo é apresentado à empresa que emitiu esse documento. 

Parece simples fazer a identificação, mas o grande problema é que durante a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam não prestando a devida atenção e terminam como reféns desse tipo de fraude.

Boas dicas para se assegurar da veracidade do documento

No caso de um empreendedor, contar com uma solução que possibilite fazer a consulta e monitoramento das notas fiscais emitidas e tomadas é uma excelente forma de evitar esse tipo de dor de cabeça, uma vez que ele poderá fazer a consulta da nota fiscal para identificar quaisquer ocorrências fiscais envolvendo esses documentos em seu CNPJ. 

Assim, na hipótese de notas falsas, esta não estará listada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou da Prefeitura. 

Contudo, o mais importante é ter uma plataforma que armazena seus documentos fiscais em nuvem e faz a consulta do XML diretamente da Secretaria da Fazenda, como é o caso da eNotas.


Vale destacar que caso você identifique uma fraude desse tipo, o ideal é marcar o  email como spam e fazer uma denúncia ao Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS):

Conclusão

Neste post, você entendeu como tem sido aplicado o golpe da nota fiscal eletrônica falsa e também quais as boas práticas para evitar se tornar refém desse problema.

Lembre-se: É importante reportar fraudes para que o mais rápido possível, pessoas sejam alertadas sobre as consequências deste tipo de crime.

Aproveite e descubra também como tem sido aplicado o Golpe da Nota Fiscal Cancelada e tire a sua empresa do risco!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.