Com certeza, você já pesquisou uma loja ou restaurante no Google. Ou até mesmo procurou por outros estabelecimentos mais próximos de você, em casos de urgência.
A ferramenta é uma grande aliada na hora de encontrar certas informações. Se você digitar “restaurantes” e o nome da sua cidade, por exemplo, encontrará uma extensa lista de estabelecimentos localizados no seu município!
Nesse sentido, ser encontrado facilmente é uma grande vantagem. Por isso, muitas empresas estão presentes na internet e preocupadas em colocar o máximo de informações possível.
No entanto, muitos empreendedores ainda não sabem como fazer isso. E se eu te contasse que uma ferramenta pode ajudar consideravelmente nesse objetivo?
O Google Meu Negócio, lançado em 2014, ajuda potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa. De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.
Além disso, quanto mais fácil for encontrar sua empresa, há mais chances de conquistar novos clientes. Atualmente, as pessoas prezam por agilidade. Com a rapidez do fluxo de informações que a internet possibilitou, os usuários querem dados fáceis de serem encontrados, o mais rápido possível.
Por isso, se para encontrar seu negócio é preciso fazer uma busca um pouco mais elaborada a ferramenta pode ser um divisor de águas para você.
Se o seu empreendimento é um negócio local, há ainda mais benefícios na utilização dessa ferramenta. Por isso, nós preparamos esse post como um guia completo sobre o Google Meu Negócio, com tudo que você precisa saber sobre a ferramenta.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, oferecida para organizações ou empresas que querem gerenciar sua presença online. Ela possibilita que o negócio esteja presente no pacote local, além de aparecer em vários resultados diferentes e gerenciar como suas informações são exibidas em cada um.
Com ela, os consumidores podem encontrar empresas e negócios locais, e conferir informações relevantes sobre os empreendimentos, como o site, redes sociais e localização, além dos comentários de outros internautas.
As informações podem aparecer de diversas formas, sendo que o destaque fica no painel de conhecimento, pacote local do Google, e Google Maps. Vamos ver cada um deles.
Painel de Conhecimento
Este painel é a caixa de informações que aparece na parte superior direita dos resultados de pesquisa ou perto da parte superior da página no mobile quando alguém pesquisa especificamente pelo seu negócio.
Esta seção é muito importante, porque exibe as informações essenciais sobre o empreendimento, como endereço, horário de atendimento, número de telefone, site, link para direções de localização, dentre outros dados. Geralmente, os internautas se guiam pelos dados que aparecem neste painel.
Pacote local do Google
São os três resultados de perfil de negócio que aparecem em destaque sob o mapa quando um usuário faz uma pesquisa localizada.
Google Maps
O Google Maps (tanto para computador como para dispositivo móvel) aparece para quem procura direções de localização e também quem quer descobrir negócios e locais. Nele, o negócio fica destacado e apontado no mapa.
Por que me cadastrar no Google My Business?
Muitos empreendedores ainda não conhecem a ferramenta, ou não sabem muito bem como funciona. Porém, o Google My Business apresenta uma série de benefícios. Confira alguns deles:
Ser encontrado por clientes
Imagine que você quer muito comer em um restaurante que um amigo indicou, e decide pesquisá-lo no Google. Mas, ao olhar os resultados, não encontra informações como o horário de funcionamento e endereço. Muitas pessoas acabam desistindo de procurar ou não conseguem encontrar negócios dessa forma.
Por isso, o Google Meu Negócio exibe as informações relevantes sobre os estabelecimentos, tornando-as mais fáceis de encontrar e otimizando a experiência de busca dos usuários, além de aumentar as chances da sua empresa de conquistar um novo cliente.
Interação com clientes
Entre as informações que o Google Meu Negócio exibe, também estão as avaliações e comentários. Com isso, seus clientes podem deixar suas opiniões e feedbacks, que podem ser respondidos e ficam exibidos para todos os usuários. Assim, se um cliente tiver um elogio, ele fica disponível para todos que pesquisarem. Lembrando que é crucial responder também os feedbacks negativos, mostrando que o negócio está presente e preparado para melhorias.
Além disso, a ferramenta também permite responder perguntas dos internautas, como dúvidas sobre horários de funcionamento, localização, estacionamento, entre outras questões, facilitando a comunicação e resolvendo dúvidas de potenciais clientes.
Ter informações sobre o seu negócio
O Google Meu Negócio pode também reúne dados sobre o seu negócio, que podem ser essenciais para tomar decisões estratégicas. Com essas informações, é possível ter um panorama do nível de procura pelo seu negócio, além de dados relevantes sobre o público que o pesquisa. Confira alguns dos principais dados que o Google Meu Negócio disponibiliza:
- Número de visualizações que seu perfil, fotos e postagens recebem;
- Consultas de pesquisa que as pessoas usam para encontrar seu negócio;
- Engajamento;
- Perfil do seu público (faixa etária, gênero e países);
- Número de cliques no site, ligações telefônicas e consultas de direção de localização.
Gratuidade da ferramenta
O Google Meu Negócio é totalmente gratuito! Por isso, a ferramenta é extremamente vantajosa para as empresas, permitindo benefícios também para os clientes, sem custos extras.
Como criar uma conta no Google My Business
Já deu pra perceber que os negócios que utilizam a ferramenta tem grandes chances de aparecer em destaque, e, até mesmo, serem as primeiras empresas que aparecem quando o cliente pesquisa algo. Por isso, é interessante se cadastrar!
Para isso, vamos te mostrar o passo a passo de como ingressar no Google My Business. Primeiro é preciso criar uma conta. Basta seguir as instruções:
1. Acesse a página inicial do Meu Negócio e clique em “comece agora”.
2. Preencha o formulário com os dados da empresa: nome, país, endereço, código postal, categoria. Informe também se atende os clientes onde eles estiverem ou se somente em seu endereço (última opção do formulário).
3. Confirme as informações na próxima página, marcando a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Clique em continuar.
4. Insira o número do seu celular. O Google enviará um SMS para confirmar a criação da conta.
5. Digite o código enviado para o celular.
6. Tudo certo! Você será direcionado para a página recém-criada da sua empresa no Google +.
Editando o local do seu negócio
Depois de criar a conta, será necessário confirmar que o endereço informado está correto. Para isso, o Google envia uma carta para seu endereço contendo um link e um código. É só seguir as orientações que estão na carta e confirmar seu local no Google Meu Negócio.
Depois, você estará pronto para editar e gerenciar seu local no mapa. Basta acessar essa página, encontrar o local no painel e clicar em gerenciar local.
Você será redirecionado para a página do seu local, onde poderá adicionar fotos, telefones, redes sociais, horários de funcionamento (e alteração, caso ocorram) e ver avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa.
Meu negócio já está no Google Meu Negócio! E agora?
Pode ser que a sua empresa já esteja marcada no Google Meu Negócio, mas não foi você que se cadastrou. Muita calma nessa hora! Nestes casos, geralmente o próprio Google faz um compilado de dados, e exibe informações disponibilizadas por clientes e internautas.
Mas, caso você queira editar esses dados e acrescentar informações, é possível reivindicar o perfil de negócio. Vamos te mostrar como fazer isso!
Primeiro, é preciso fazer uma pesquisa com o nome do seu negócio e selecionar o correto. Aparecerá uma opção chamada “reivindicar esse negócio”. Depois, a opção de gerenciar o negócio será exibida.
Depois, o Google solicita a confirmação, verificando um perfil reivindicado por meio de um cartão postal enviado para o endereço do estabelecimento, que deve chegar em até quatro dias. Uma vez confirmado, o negócio já pode ser editado e customizado.
Meu perfil já foi reivindicado
Em alguns casos, mesmo realizando o processo acima, o perfil não consegue ser reivindicado. Isso pode significar que você já o configurou e verificou anteriormente, ou outra pessoa fez isso. Mas como recuperar a página?
Para isso, é preciso acessar a página de criação do perfil e fazer a busca por sua empresa. Ao encontrar o perfil, aparecerá uma mensagem informando que o perfil já foi verificado, e uma dica do endereço de e-mail usado no perfil. Caso seja uma conta de e-mail sua, pode ser fácil identificá-la. Após receber a mensagem informando que o perfil já foi reivindicado, você precisa "solicitar acesso".
Depois, será preciso fornecer algumas informações, como nome, número de contato, o nível de acesso de que precisa e seu relacionamento com o negócio. Todas essas informações e o pedido de reivindicação serão enviados para o titular atual da conta. A previsão de resposta é, geralmente, cerca de sete dias.
Preciso ter um endereço físico?
Uma dúvida comum de muitos empreendedores é se é necessário ter um endereço físico para criar uma página no Google Meu Negócio. De forma resumida, você deve ter um negócio que tenha uma loja física ou que chegue à localização do cliente. Se você for um pintor, por exemplo, talvez não tenha uma localização física convencional, mas atende clientes a domicílio.
Você deve interagir pessoalmente com os clientes para conduzir seus negócios.
Por isso, não pode configurar uma página do Google Meu Negócio se for um negócio apenas online ou virtual e não tiver um local físico. Você precisará usar um endereço ao configurar e verificar sua conta. No entanto, é possível optar por não exibi-lo publicamente.
Colocando mais de um local
Se você tem mais de um endereço, não se preocupe: você não precisará criar um perfil para cada um. Em um único perfil no Google Meu Negócio, é possível ter mais de uma localização em uma única conta.
Você pode usar grupos de localização para gerenciar com facilidade vários locais de um único grupo ou pasta no próprio GMB. Para fazer isso, é só seguir as orientações.
Em "adicionar localização" na guia "gerenciar locais" no Google Meu Negócio, há uma opção para adicionar um único local ou importar locais. Se você quer fazer perfis apenas de alguns locais, talvez faça mais sentido fazer isso individualmente como locais separados, mas se você gerencia muitos locais, é mais interessante importar em massa.
Para isso, é só incluir os dados dos locais em uma planilha, e importá-la no Google Meu Negócio.
Etiquetas
As etiquetas são uma ferramenta que o Google Meu Negócio disponibiliza para ajudar a organizar os perfis da sua conta. É uma funcionalidade muito útil para gerenciar vários locais em um painel. Ao usá-las, é possível pesquisar um local específico no GMB com facilidade.
Com as etiquetas, você pode agrupar perfis por região e até mesmo por país, se você estiver trabalhando com um negócio global que tenha lojas em vários territórios. É possível atribuir até 10 etiquetas de até 50 caracteres por local. Você encontrará a opção para adicionar etiquetas na seção "informações avançadas" da tela "informações".
Atenção às perguntas
O Google permite que os clientes façam perguntas para seu negócio - basta clicar em “Fazer uma pergunta”, ao pesquisar seu empreendimento. É importante verificar com regularidade se há novas dúvidas, e buscar respondê-las o mais rápido possível. Assim, você ajuda potenciais clientes e cria um relacionamento com o público baseado em confiança e bom atendimento.
Outro aspecto que merece atenção, é que qualquer internauta pode responder às perguntas feitas. Por isso, confira se as respostas dadas por outras respostas estão corretas, para evitar desentendimentos.
Uma boa estratégia para agilizar o atendimento e torná-lo mais intuitivo é observar quais são as perguntas mais frequentes, e respondê-las.
Destaques/atributos no Google Meu Negócio
Os atributos ou destaques no Google Meu Negócio são as características do seu negócio que merecem ser destacadas, e que podem ser úteis para seus clientes. Dados como a disponibilidade ou não de estacionamento, se o local é acessível, ou se possui elevador, por exemplo, podem ser apontados neste menu.
Essa funcionalidade é muito importante, já que é uma forma de se destacar em relação aos concorrentes e mostrar os atributos do seu negócio que podem ser chamativos para o público.
Na ferramenta, há uma série de destaques já prontos, que você pode selecionar e acrescentar ao menu do seu negócio que aparece quando um usuário realiza uma busca.
Hora de apostar no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio apresenta uma grande variedade de funcionalidades que podem ajudar seu negócio a se destacar diante da concorrência, além de permitir que novos clientes te encontrem com mais facilidade. Também é uma forma simples e prática de manter contato com o público, construindo uma imagem de autoridade no mercado e um relacionamento baseado na confiança com os clientes.
Nos tempos atuais, com tantas informações e mudanças constantes, as pessoas buscam cada vez mais praticidade e agilidade. Por isso, deixar todos os dados da sua empresa disponíveis, fáceis de encontrar e resumidos em uma pesquisa otimizada, é um grande diferencial.
E o melhor de tudo: é uma ferramenta totalmente gratuita e disponível para qualquer negócio local que queira utilizá-la. Apesar de parecer complicado, utilizar a ferramenta é um processo intuitivo, e a própria plataforma guia os empreendedores.
Está esperando o que? Use esse guia e comece a usar o Google Meu Negócio agora mesmo! Esperamos que esse post tenha sido útil para você e sua empresa. Se você quiser acompanhar mais dicas sobre negócios, empreendedorismo, marketing e finanças, continue com a gente e veja as melhores ferramentas do Google para fazer o negócio crescer!