GPT Chat: o que é, como funciona e como usar essa ferramenta

Atualizado há mais de 3 semanas

Clique no player abaixo para ouvir o artigo sobre Chat GPT!

Se antes a inteligência artificial parecia algo distante da nossa realidade, agora ela se faz cada vez mais presente na rotina. Com o desenvolvimento tecnológico, surgiram diversas ferramentas que usam esse mecanismo, despertando a curiosidade da população e gerando questionamentos sobre o futuro da tecnologia. 

Uma das ferramentas que se tornou assunto na internet foi o GPT Chat, uma inteligência artificial que imita a linguagem humana. Muitas pessoas começaram a explorar esse recurso, e perceberam que ele pode ter diversas utilidades, ajudando, inclusive, na rotina de um empreendimento. 

Se você ainda não sabe o que é o GPT Chat, nós te explicamos nesse post como essa ferramenta funciona e quais são as formas de utilizá-la!

O que é o GPT Chat?

O GPT Chat é um recurso de inteligência artificial que simula a linguagem humana, criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos Estados Unidos, a OpenAI. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”, que traduzindo, fica algo como “Transformador pré-treinado generativo”. 

Basicamente, o GPT Chat pode fazer várias tarefas, desde escrever artigos, notícias e redações até criar códigos inteiros de programação ou ajudar a encontrar erros e bugs em código. Ele ainda traça estratégias de vendas, compõe músicas e produz teses acadêmicas. 

O grande diferencial do GPT é que ele se baseia em uma tecnologia de modelo de linguagem que consegue entender o significado das frases e estabelecer conversas mais complexas. A ferramenta tem como guia milhares de exemplos da comunicação humana, e, assim, os resultados são muito mais próximos à nossa forma de se comunicar. 

Ao contrário de um chatbot, que precisa ser programado com um script, o GPT Chat pode responder a milhares de perguntas e se aperfeiçoar para se aproximar do resultado esperado. 

Como o GPT Chat funciona? 

O GPT Chat funciona como uma conversa, em que é possível enviar uma mensagem à ferramenta, como uma conversa no Whatsapp, por exemplo.

Assim, o usuário escreve o que deseja na caixa de texto, e a ferramenta responde usando a Inteligência Artificial. Você pode explicar detalhadamente o que deseja, e dessa forma, o GPT vai aprimorando as respostas, baseadas no que você disse anteriormente, até alcançar o padrão desejado. Isso é possível graças à tecnologia de aprendizagem de máquina, também conhecida como Machine Learning. 

O GPT Chat pode ser usado por qualquer pessoa, mediante um cadastro na plataforma da OpenAI. Além do chat, é possível acessar uma API para utilizar em outras plataformas, integrando a tecnologia a outros aplicativos, 

Como usar o GPT Chat

A novidade foi muito comentada na internet, mas as pessoas ainda têm dúvidas sobre como usar o GPT Chat. A ferramenta tem várias funções, que podem ser exploradas de acordo com o seu objetivo. Confira algumas das funcionalidades:

  1. Criar conteúdo 

A criação de conteúdo é uma das funções mais interessantes do GPT Chat. A ferramenta pode gerar conteúdos totalmente inéditos de acordo com os dados que você fornecer, como textos, posts, artigos, resumos e descrições. Isso pode ser uma ótima forma de otimizar a sua estratégia de produção de conteúdo

  1. Tradução

O GPT Chat também pode ser usado para traduzir textos em praticamente qualquer idioma, aproximando-se de uma tradição mais semelhante ao padrão linguístico daquele idioma. 

  1. Tirar dúvidas

Sim, o GPT Chat também pode atuar como um consultor! A tecnologia é capaz de responder a questionamentos, e, caso não entenda, solicitar mais informações para oferecer as melhores respostas possíveis. 

  1. Analisar dados

Outra função desse recurso é a análise de grandes quantidades de dados. É possível solicitar o estudo aprofundado de informações, relatórios, balanços, planilhas e quaisquer dados que sejam do seu interesse, em busca de padrões ou insights. 

  1. Atendimento 

Se você é empreendedor, essa funcionalidade é bem interessante. O GPT Chat também pode atuar com o atendimento ao cliente, respondendo perguntas, dúvidas e solicitações de forma automatizada. O recurso pode até mesmo opinar e analisar decisões e temas estratégicos do seu negócio, avaliando possibilidades e riscos. 

Hotmart AI: de olho na inteligência artificial 

Não é só o Chat GPT que está se destacando nos últimos meses: diversas ferramentas de inteligência artificial se popularizaram na internet. Com elas, é possível fazer desde edições elaboradas em fotos até criação de músicas com vozes de artistas renomados. 

Nesse cenário, a inteligência artificial pode atuar como uma ferramenta de apoio no desenvolvimento e gerenciamento de negócios, facilitando o cotidiano do empreendedor.

Foi pensando nisso que a Hotmart criou a Hotmart AI. Usando ferramentas de inteligência artificial, a solução propõe estratégias de venda e formatos de conteúdo de curso, de forma gratuita e sem limite de acesso

Para usar a ferramenta, é preciso fornecer algumas informações sobre a área de atuação e os objetivos do negócio. Por meio desses dados, a inteligência artificial sugere módulos, formatos de aulas para curso online, estratégias de venda ideais para o setor do negócio, entre outros. 

Por isso, fica a dica: contar com a tecnologia pode ser uma ótima oportunidade para aperfeiçoar seu negócio e ter insights valiosos. 

Atenção ao usar a ferramenta!

O GPT Chat ainda é um recurso relativamente novo, que ainda está sendo aperfeiçoado. Portanto, é preciso ficar atento e acompanhar as diretrizes e políticas em relação ao seu uso.

A ferramenta também traz alguns questionamentos e polêmicas, já que algumas pessoas se perguntam se esse recurso seria capaz de substituir a atuação humana em algumas profissões. 

Vale lembrar que a tecnologia deve ser usada como um apoio, e que a supervisão e monitoramento dos conteúdos gerados é muito importante. Quando usado de forma responsável, ferramentas como o Chat GPT podem trazer mais praticidade ao negócio.

Por falar em praticidade, ficou claro que a automação é um parceiro de qualquer negócio digital, não é? Com ela, tarefas burocráticas e manuais não precisam mais ocupar seu tempo. 

Automatize seus processos

A automação é uma grande aliada de negócios dos mais variados portes e segmentos. Você pode optar por ferramentas de automação em sua estratégia de marketing, vendas e até mesmo para processos financeiros. 

Automatizando seus processos, é possível ter algumas vantagens que ajudam o empreendimento a crescer de forma otimizada, evitando problemas e diminuindo as dificuldades de tarefas manuais. 

Veja algumas das praticidades da automação de processos: 

  1. Redução de erros humanos

Fazendo tarefas manualmente, estamos inevitavelmente sujeitos a erros humanos. Mesmo prestando máxima atenção ao que estamos fazendo, algumas falhas podem acabar passando despercebidas. 

Contando com a ajuda de uma automação, você não precisa se preocupar com os erros humanos. Ao configurar e estabelecer alguns comandos, as tarefas são feitas de forma mais rápida, reduzindo as falhas. 

  1. Mais acesso à informação

Ferramentas de automação têm a grande vantagem de otimizar processos e fornecer insights e informações valiosas, que podem beneficiar seu negócio. Assim, você tem mais dados para estipular estratégias eficientes. 

  1. Menor custo com mão de obra

Com a automação de processos, você não precisa mais manter um profissional exclusivo para o cumprimento de tarefas burocráticas, Em vez disso, você pode direcionar os esforços desse profissional para tarefas mais estratégicas, que geram crescimento e mais retorno para o seu negócio.

  1. Mais tempo para focar no core business

Automatizando tarefas, não é necessário dedicar seu tempo a tarefas manuais e burocráticas; Você pode focar no que mais importa: fazer seu negócio crescer.  

Dessa forma, você tem mais tranquilidade para planejar e desenvolver tarefas estratégicas, como criar mais conteúdo, aplicar uma nova metodologia de vendas, colocar uma campanha nova no ar, aperfeiçoar seu produto e até mesmo fazer seu próximo lançamento. 

O seu foco passa a ser o desenvolvimento do seu core business. 

Esse também é o objetivo da eNotas, que emite suas notas fiscais de forma totalmente automática

Não deixe de conferir nossa solução e descobrir um novo jeito de otimizar sua rotina.

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

    1. O Chat GPT pode ajudar nos estudos sim, Maria! Mas vale lembrar que ele pode ser usado mais como um apoio, já que é uma inteligência artificial que ainda está “aprendendo”.

    1. Ei, João! Tudo bem? Se você não conseguiu baixar o aplicativo, pode usar a versão web. É só digitar “chat GPT” no Google, e usar por lá mesmo 🙂

    1. Olá, Jean! Pelo que encontramentos, a Telus é uma empresa canadense de telecomunicações que fornece uma ampla gama de produtos e serviços de telecomunicações, incluindo acesso à Internet, voz, entretenimento, saúde, vídeo, automação residencial inteligente e televisão IPTV. Eles tem algumas soluções de inteligência artificial também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.