Grupo Zelo: como o maior player do Death Care nacional automatizou a emissão de notas
Grupo Zelo
A morte ainda é um tabu entre os brasileiros, que evitam o tema a todo custo. Porém, cada dia mais, nota-se como é importante que este momento seja tratado com cuidado, praticidade e segurança. Esse é o objetivo do Grupo Zelo, empresa destaque no segmento de Death Care.
Em pleno crescimento, o grupo já está presente em oito estados e no Distrito Federal: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Tocantins e Goiás, e segue em expansão. Com o crescimento exponencial da base de clientes e da cobertura geográfica de atuação, com a entrada em novas cidades e regiões, o grupo decidiu dar um passo adiante e investir em uma funcionalidade que o permitisse dedicar-se mais ao desenvolvimento do negócio.
Foi assim que a parceria entre a eNotas e o Grupo Zelo começou, para ajudar o maior player nacional no segmento de Death Care a impulsionar o negócio e oferecer uma experiência ainda melhor para seus clientes.
2,4 milhões de vidas cobertas
Presente em 8 estados e no DF
A sabedoria para automatizar os processos necessários e não perder tempo, foi fundamental, e a eNotas esteve presente para colaborar com a emissão das notas fiscais.
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Death Care
O Death Care é um setor
em expansão
Até 2027, a previsão é de receita de $126,3 bilhões no mercado
No Brasil, o Grupo Zelo é o
maior player do segmento
O termo Death Care, em tradução livre, cuidados com a morte, ainda pode gerar certo estranhamento. No Brasil, não estamos acostumados a lidar com a morte e as providências que ela exige. A proposta deste setor nada mais é do que acolher e ajudar pessoas a passar por esta experiência da forma mais tranquila possível.
Nos Estados Unidos, por exemplo, este setor já está se popularizando e apresenta boas perspectivas de crescimento. Estimativas apontam que, até 2027, o mercado de serviços de Death Care alcançará uma receita de $126,3 bilhões.
A população está percebendo que o cuidado e o carinho podem ser transmitidos mesmo no momento pós-morte, na despedida de entes queridos. Funerais planejados, com participação de familiares na execução dos detalhes e até mesmo personalização de detalhes têm se tornado comuns.
Por isso, o Grupo Zelo surgiu com a missão de oferecer atenção, tranquilidade e cuidado em momentos difíceis.
Como tudo começou
Começou com a união de
4 funerárias
Desde 2017, já são 46
empresas incorporadas
Em 2020, o faturamento
já era de R$ 204 milhões
O Grupo Zelo surgiu a partir das funerárias Assistencial Santa Clara, Assistencial Santa Rita, Plano Funerário Bom Jesus e Funerária Bom Pastor. A união das empresas formou um grupo capaz de oferecer o grande diferencial de ter uma estrutura completa para o atendimento do início ao fim dos serviços prestados.
A ideia é oferecer mais estrutura, segurança, conforto e qualidade de vida para os clientes. Atualmente, o Grupo Zelo é o maior plano funerário do país, e com uma estrutura em constante crescimento. Além disso, o Grupo atua em todos os segmentos de serviços funerários, desde funerárias e planos funerários até cemitérios, crematórios e uma rede de benefícios para os clientes.
Hoje, o Grupo Zelo já tem uma cartela de 2,4 milhões de clientes, que continua em expansão. Desde 2017, já foram 46 empresas integradas ao grupo. De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2020, publicado pelo próprio Grupo Zelo, em apenas quatro anos, a empresa se consolidou como referência no setor de Death Care no Brasil. De acordo com a publicação, que segue as normas do Global Reporting Initiative (GRI), a empresa alcançou faturamento bruto de R$ 204 milhões no ano passado.
No entanto, enquanto o crescimento deixa de ser uma promessa e se torna realidade, a empresa enfrentou alguns desafios: com o crescimento no número de clientes, alguns serviços passaram a exigir mais tempo e esforço. É o caso da emissão de notas fiscais, que antes era feita manualmente e agora foi totalmente automatizada!
Automatização das notas
Parceria desde o início:
Grupo Zelo e eNotas
“Passamos a dar ao cliente uma melhor experiência no recebimento da nota, diminuindo esse prazo entre a prestação de serviço e a emissão da nota”,
Samuel Ayres,
Coordenador de Gestão e Controle do Grupo Zelo
Diante da expansão do número de clientes, a busca por funcionalidades que tornassem o processo interno para oferecimento dos serviços mais fácil se fez necessária. A decisão pelo processo de automação de notas foi pautada em dois direcionamentos: proporcionar melhor experiência ao cliente e dinamizar a produtividade dentro da empresa.
Antes, o fluxo de emissão de notas fiscais era totalmente manual. As unidades prestavam um serviço e faziam a solicitação de emissão de nota ao time do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que realizava o processo. Por isso, esse fluxo dependia exclusivamente de uma ação humana.
Porém, conforme pedidos do Brasil inteiro passaram a chegar, havia uma fila de espera que podia durar de dois a quatro dias. Dessa forma, a parceria com a eNotas automatizou o processo de emissão de notas fiscais no maior cemitério do grupo, o Cemitério Belo Vale, proporcionando ao cliente a possibilidade de receber a nota no momento que o serviço é prestado, ou pouquíssimo tempo depois.
O segundo ponto que levou à decisão de automatizar a emissão de notas foi a necessidade de aumento da produtividade do time de CSC. A equipe executa atividades de todas as unidades do Brasil, e tinha a emissão de notas como uma de suas atividades. Então, havia cerca de duas ou três pessoas que ficavam por conta disso, realizando, diariamente, uma atividade muito mecânica.
Somente no Cemitério do Belo Vale, em março e abril deste ano, aproximadamente 700 notas fiscais foram emitidas por mês. Se for considerado a soma de todas as unidades, o número de notas chega a 1850 mensalmente.
“Automatizando esse processo, foi possível redirecionar essas pessoas para atuarem em atividades mais estratégicas, apoiando a administração. Assim, os colaboradores podem contribuir ainda mais com o desenvolvimento do negócio”, relata Samuel.
A otimização do tempo foi um divisor de águas. Nas unidades de serviços funerários, a previsão é de redução de 38% no tempo gasto na atividade de solicitação de emissão de notas; nas unidades de cemitérios, houve uma redução de 48%. Já no CSC, a expectativa é que a redução no tempo empregado para emissão das notas chegue em 75% quando o sistema tiver sido implantado em todas as unidades.
Para o gerente do cemitério Belo Vale, Luiz Fernando Oliveira, a automatização foi uma grande evolução.
"Com a implantação das ferramentas da eNotas conseguimos emitir as notas fiscais em questão de minutos, antes disso tínhamos um lapso temporal de 4 dias, o que gerava um índice alto de reclamações. Além disso, o novo sistema trouxe muito mais praticidade para o trabalho”, comenta.
Crescimento pela frente
Previsão de investimento de
R$ 200 milhões
Foco no crescimento sustentável
A decisão de aderir a uma solução de emissão de notas fiscais foi um importante passo no desenvolvimento do Grupo Zelo. Hoje, a empresa realiza, todos os meses, a integração de novas empresas, adquirindo grupos em novas regiões, e a meta é estar em todo o Brasil. Por isso, uma solução que permita maior tempo e capital para desenvolvimento do negócio se mostrou crucial.
Hoje, já são quase 3 mil colaboradores divididos entre mais de 160 cidades em que o grupo está presente. Em 2021, a empresa chegou até São Paulo e Pernambuco, marco importante para os planos de expansão nacional.
O grupo também conta com fortes planos de investimentos futuros, com foco no desenvolvimento de áreas estratégicas. Recentemente, a organização recebeu um aporte financeiro para sustentar sua estratégia de crescimento, no valor de R$150 milhões, do fundo Crescera Capital. Há ainda previsões para o recebimento de outro aporte de R$ 200 milhões nos próximos meses.
A perspectiva é continuar crescendo. Desde o ano passado o Grupo Zelo segue em um ritmo forte de expansão. A companhia tem estruturado toda a governança do grupo para que siga crescendo de forma sustentável, sempre com foco em expansão nesse modelo de negócio baseado em fusão e aquisição, e também abertura de novas unidades.
Focado no crescimento sustentável, o Grupo Zelo direciona esforços para fortalecer a estrutura de governança por meio da criação das áreas de Relações com Investidores, Compliance e Sustentabilidade e a implementação de iniciativas como o Código de Ética e o Programa de Integridade. Dessa forma, o grupo se consolida como uma referência de gestão para o desenvolvimento de players da cadeia de serviços funerários.