8 hábitos de empreendedor digital que você deve ter

O mercado online é formado por vários setores. Cada área tem oportunidades para crescer e clientes diferentes. Quem vende cursos de culinária precisa ter uma estratégia distinta dos profissionais que vendem coach de emagrecimento.

Porém, existem certos hábitos de empreendedor digital que podem ser aplicados por todos que querem melhorar resultados.

Estabelecer uma rotina saudável e compatível com o seu padrão de vida é essencial para ser mais produtivo — e isso não é tão complicado quanto alguns acham.

Antes de mudar o seu dia a dia, saiba que é importante entender o que é um hábito, como mudá-lo e qual é o papel de se planejar estrategicamente.

Com a leitura deste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto e conhecerá 8 hábitos de empreendedor digital.

O que é o hábito?

Hábito é aquela ação ou projeto que se torna rotina, que se repete várias vezes.

Em alguns casos, acreditamos que temos o controle de certa situação, quando, na verdade, estamos apenas repetindo hábitos.

De acordo com Charles Duhigg no livro O poder do Hábito, nosso cérebro funciona de um modo fantástico. O autor explica que, o cérebro busca maneiras de realizar menos esforço e automatizar as funções.

Charles Duhigg explica que um hábito funciona em um fluxo de 3 etapas:

  • Gatilho: seu cérebro recebe um estímulo e entende isso como um chamado para entrar no modo automático, e, a partir disso, escolhe qual rotina usar;
  • Rotina: assim que o gatilho é recebido, o cérebro busca uma rotina que é uma ação física, emocional ou mental;
  • Recompensa: ocorre quando a rotina é realizada com sucesso. Seu cérebro armazena essa informação e entende que aquele processo foi bem-sucedido. 

Ps: Inclusive, é possível tornar um hábito em produto. Se você quer aprender mais sobre o assunto, leia o nosso post sobre Hook Model!

Como mudar hábitos?

Você aprendeu que hábitos são rotinas armazenadas por seu cérebro automaticamente. Agora, chegou o momento de aprender como mudá-los. Confira um passo a passo abaixo:

  • Identifique a rotina: estabeleça o que você precisa mudar;
  • Identifique o gatilho: analise o que te leva a realizar aquela ação, o que você faz para chegar em determinado resultado;
  • Crie um plano: é hora de estabelecer uma estratégia, e quando o hábito estiver consolidado na rotina, você terá um plano para seguir.

Como o planejamento estratégico pode ajudar?

Planejamento estratégico é o detalhamento do que será feito e como cada atividade deve ser realizada. Com isso, é possível encontrar os pontos mais fracos e fortes, que precisam ou não serem mudados.

O primeiro passo para um empreendedor digital se destacar é, fazer um bom planejamento estratégico, considerando todos os setores da empresa, principalmente, dos hábitos que ele deseja criar ou melhorar.

Confira abaixo os seus benefícios:

Definição dos objetivos

Quando se tem um planejamento estratégico, é possível detalhar objetivos imediatos, a curto, médio e longo prazo, e encontrar as melhores possibilidades para alcançá-los.

Tomada de decisões eficientes

Facilita a tomada de decisões, pois, se tem os dados e objetivos facilmente acessados. Com essas informações em mãos, você estabelece o caminho mais curto e eficiente para ter hábitos de empreendedor digital.

Ah e tem mais: o planejamento estratégico permite que você estabeleça alternativas para superar desafios e imprevistos.

Imagine que você deseja aprender um novo idioma, mas não sabe por onde começar. Você pode se planejar da seguinte maneira:

  • 1º passo: descobrir o motivo desse novo hábito (Ex.: É para fazer uma viagem? Ter maior independência para buscar novos conteúdos? Criar mais oportunidades no mercado?
  • 2º passo: definir o idioma a ser estudado
  • 3º passo: estabelecer se você optará por um professor particular, um curso online ou aulas presenciais em uma turma
  • 4º passo: estipular número de horas ou aulas por semana
  • 5º passo: prever metas de evolução (Ex.: aprender 100 palavras no primeiro mês ou conseguir ler um livro de literatura clássica após 2 anos de estudos).

Percebe que um simples roteiro amplia o seu campo de visão e facilita a obtenção de resultados positivos? Então, mãos à obra!

8 hábitos de empreendedor digital que você deve ter

Neste tópico, você aprenderá os 8 hábitos de um empreendedor digital de sucesso.

1. Positividade

Sempre que estiver montando um projeto ou até mesmo sua empresa, é importante ter positividade.

Sonhar alto dá o mesmo trabalho que sonhar baixo. Ao analisar a vida pelo lado positivo, você enxerga possibilidades para crescer e busca melhorias em sua rotina.

Esse é um hábito de um empreendedor digital: sempre pensar positivamente. Desse modo você conseguirá sempre evoluir naquilo que faz.

2. Proatividade

Não espere que ações se resolvam sozinhas, caso algo precise ser alterado, não espere o amanhã chegar. Tome iniciativa em sua vida, entenda que as atitudes são o que determinam o sucesso no seu empreendimento.

Se você deseja evitar o estresse no trabalho, por exemplo, entenda melhor como funciona o seu dia a dia e encontre os aspectos que precisam de melhorias.

Por outro lado, se você quer fidelizar mais clientes, entenda como as dores dos compradores e proponha mudanças em seus canais de comunicação ou até mesmo em seu produto ou serviço.

Os exemplos citados são distintos, mas deixam claro que ser proativo é um hábito de empreendedor digital que você deve ter.

3. Aprendizado contínuo

Estamos sempre propensos a achar que já sabemos o suficiente, e isso é um erro.

Ninguém sabe de tudo. É sempre um bom  tempo para aprender algo novo. Isso estimula o cérebro, além de trazer novas experiências, atualizações e informações.

Sempre que possível leia um livro, um artigo ou até mesmo uma reportagem.  Lembre-se de que existem inúmeras formas de aprender algo que você desconhece. Se você não gosta de leitura, por exemplo, os podcasts são ótimas fontes de aprendizado.

Tenha em mente que os cursos a distância e até mesmo presenciais são boas oportunidades também. Marque presença em palestras e congressos de sua área de atuação.

Aproveite esses momentos para fazer networking e aprender o que há de melhor em seu nicho.

4. Foco

Quando for realizar uma ação, é necessário que tenha foco naquilo que tem domínio, para que a atividade tenha a melhor execução possível. Pequenas decisões podem tomar um tempo maior que poderia ser gasto em assuntos mais complexos.

Para poder manter o foco na sua rotina, você pode, por exemplo, dar mais autonomia para sua equipe ou automatizar ações repetitivas e trabalhosas, seja para programar o lançamento de Stories em seu Instagram, seja para emitir notas fiscais eletrônicas automaticamente.

Direcione todos os seus esforços nas atividades que você pode controlar. Gastar tempo e energia em tópicos que não são previsíveis e facilmente monitorados é um erro comum — e  acredite: isso pode atrapalhar o crescimento do seu negócio.

5. Aprenda com seus erros

Empreendedores devem buscar resultados positivos, porém, algumas situações não agem conforme o planejado. Erros acontecem com qualquer pessoa, e você não está fora dessa.

Você deve analisar friamente cada falha ou imprevisto que acontecer, visando encontrar seus motivos e as suas consequências. Ao adotar essa postura, você se mantém em constante atualização e evita que essas situações se repitam.

Sabemos que, em algumas situações, admitir o erro significa colocar o orgulho e o ego de lado, mas isso é um hábito para empreender com eficiência.

6. Tenha momentos livres e de descanso

É de extrema importância ter um tempo para descanso, sozinho ou com sua família.

6.1. Cochilar de 10 a 20 minutos na metade do dia

De acordo com uma pesquisa realizada pela PubMed, um cochilo de 10 minutos no meio da rotina aumenta sua produtividade e deixa o seu cérebro mais ativo.

Por isso, aproveite para tirar uma soneca após o almoço e aliviar o estresse do seu trabalho. Encontre um lugar aconchegante e se sinta confortável. Só não passe dos limites e não durma durante toda a tarde, ok?

6.2. Praticar exercícios físicos

Você não precisa ser um maratonista, uma simples caminhada de meia hora por dia já é o suficiente para que o seu corpo produza Serotonina. Esse hormônio liberado com exercícios físicos aeróbicos, te ajudando a regular o sono, o humor e o apetite.

Hoje em dia, existem opções para todos os gostos, como academias de luta, escolas de dança e até mesmo andar de bicicleta pelas ruas de seu bairro. O importante é não ficar parado.

6.3.Ter relações sociais e familiares

Você já deve saber que ter um bom relacionamento com a sua família e os seus amigos é essencial para ser feliz e viver mais, certo? Mas será que você coloca isso em prática?

Será que você não está se sobrecarregando demais com tarefas do trabalho e está deixando esse assunto de lado?

Pois bem, empreender no mercado é bom, contudo, você precisa conviver com as pessoas em sua volta.

Comer uma pizza em família ou tomar um açaí com seus amigos, por exemplo, ajudam a fortalecer laços de amizade. Por isso, faça disso um hábito de empreendedor em sua vida.

7. Prepare-se para o que está por vir

Planeje hoje o amanhã! 

Todas as ações e decisões devem ter um embasamento, devem ser planejados para que você não tenha que tomar alguma atitude imprevista.

Então, planeje tudo: desde a roupa que você vestirá até as ações que você comprará  na bolsa de valores.

Existem ferramentas gratuitas e que podem te ajudar na organização da sua rotina:

  • O Google Calendar permite que você agende reuniões, viagens, e até mesmo o tempo de descanso.
  • O Google Drive facilita o compartilhamento e o armazenamento de documentos, fotos e qualquer arquivo que você quiser.
  • O Google Keep é basicamente um caderninho que pode te ajudar com lembretes e anotações rápidas sobre o que você deseja fazer.

As agendas tradicionais podem estar saindo de moda, mas são de grande ajuda nessas horas também.

8. Tenha metas bem estabelecidas

A determinação de objetivos é hábito de empreendedor digital que você deve ter a partir de agora. Estabeleça onde você quer chegar e como isso será alcançado. Liste ferramentas e processos que precisam acontecer para que tudo dê certo.

Apenas não seja rigoroso demais e tenha métricas que estão ao seu alcance. Pensar que você ganhará R$ 1 milhão de reais em seu primeiro mês como empreendedor pode ser algo perigoso, por exemplo.

Então comece com metas a curto e médio prazo. Acompanhe os resultados obtidos e não espere o ano acabar para ver se tudo aconteceu como planejado. Caso algo inesperado aconteça e você perceba algum problema, revise as suas metas e modifique-as para algo mais realista.

9. Busque ajuda quando preciso

Empreender significa caminhar rumo ao desconhecido e enfrentar as dificuldades do mercado. Contudo, isso  não quer dizer que você precisa agir sozinho. É importante entender também que você não deve ter resposta para todas as perguntas.

Bons empreendedores sempre buscam ajuda quando necessário. Um contador, por exemplo, é o profissional ideal para te aconselhar ao tratar de assuntos tributários e financeiros. Um advogado é imprescindível para solucionar pendências judiciais.

E não acaba por aí. Você pode dar conta do recado e conseguir fazer várias atividades no início de sua jornada como empreendedor. Porém, com o passar do tempo, você precisará montar um time eficiente e confiável.

Portanto, não tenha vergonha de pedir ajuda. Cerque-se de profissionais competentes, que te ajudam a crescer e se tornar um empreendedor melhor.

Conclusão

Nesse post você aprendeu o que é um hábito, como ele é alterado e quais os hábitos de empreendedor digital que você deve ter!

É importante destacar que não se deve deixar a correria do dia a dia ser usada como desculpa para deixar essas questões de lado, pois elas fazem toda a diferença.

No começo, é normal ter dificuldades, mas pense nas melhorias que um hábito saudável, por exemplo, pode proporcionar em sua vida. Por isso, tenha foco em seus objetivos.

Gostou deste conteúdo? Então, siga as nossas redes sociais e fique pode dentro das novidades do mundo digital: Facebook, Instagram e LinkedIn.

About the Author

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.

>