Hashtag (#): o que é, como usar e quais são as mais famosas

Hashtags são palavras-chave que, quando precedidas por # (cerquilha), se tornam links. Elas são utilizadas em diversas redes sociais, mas será que você sabe o porquê disso?

As hashtags ajudam o Instagram a organizar e categorizar o conteúdo, direcionando para uma página com todos os resultados de postagens que tiveram a mesma hashtag.

Desse modo, ao inserir uma hashtag, um produtor digital impulsiona o alcance da publicação, tornando-a visível a um público selecionado. Isso quer dizer que é possível ter mais curtidas e melhorar a divulgação de seus conteúdos.

Leia este post e descubra mais sobre as hashtags e como utilizá-las corretamente e aumentar o engajamento de sua gestão de redes sociais.

Qual é a importância da hashtag?

O uso das hashtags se popularizou por volta do ano 2013, com a finalidade de separar os conteúdos em grupos com o mesmo tema. Atualmente, a funcionalidade ainda é parecida, mas possui também a vantagem de impulsionar anúncios e aumentar a visibilidade da empresa.

O acréscimo de uma hashtag em uma postagem cria oportunidades para que as pessoas encontrem o seu perfil e os seus produtos.

Quando é inserida uma hashtag em sua postagem, ela tem maior possibilidade de ser encontrada por seu público, pois, quando eles procurarem pelo assunto o seu post estará visível nas pesquisas.

Imagine que você está planejando a sua próxima postagem no Instagram sobre marketing digital. Antes de concluir a sua postagem, você decide fazer uma rápida pesquisa sobre o número de publicações com a hashtag #marketingdigital.

hashtag marketing digital

Como você pode ver na imagem acima, a hashtag em questão tem mais de 5 milhões de publicações. Em outras palavras, acrescentá-la em seu post significa aumentar exponencialmente o alcance do seu conteúdo, já que muitas pessoas estão interessadas no assunto.

Não pense que apenas os perfis mais famosos aparecem nessa pesquisa. O Instagram divide os resultados em duas categorias: “Principais Publicações” e “Mais recentes”. Portanto, comece a usar hashtags quanto antes em suas redes sociais.

Como utilizar hashtags em cada rede social?

Cada comunidade digital tem um algoritmo, uma regra para uso de hashtags, e também a quantidade ideal para que a sua campanha seja destacada e não punida.

O Instagram é a rede social que permite maior número de hashtags por postagem sem que seja considerado spam. É possível incluir até 30 hashtags, mas o ideal é incluir de 7 a 12 hashtags. Ao tomar esse cuidado, o seu conteúdo tem uma boa visibilidade e não é considerado indevido.

Com o Facebook, as regras já mudam um pouco. É importante pensar bem em qual palavra colocar como hashtag, pois o algoritmo considera como spam as postagens que tem mais de duas hashtags

No Twitter, além da restrição de caracteres, o algoritmo destaca as postagens com duas hashtags. Ou seja, o acréscimo de três ou mais hashtags pode provocar uma queda no número de visualizações em seus tweets.

Uma observação importante é não incluir hashtags só por serem famosas ou trazerem visibilidade se não tiverem relação com o conteúdo da sua postagem. Essa prática pode prejudicar a imagem da empresa.

Outra dica é não incluir hashtags com frases ou muitas palavras, como #umafraseinteiraaqui ou #uma #frase #inteira #aqui, uma vez que inserida a hashtag, cada palavra se torna um link. A chance do seu cliente procurar somente por uma dessas palavras ou pela frase inteira é mínima.

Além do mais, tome cuidado ao utilizar estrangeirismos em suas postagens. Termos em inglês, por exemplo, podem atrair visitantes de outros países, que nunca consumirão os seus produtos.

Agora, se o seu objetivo é só aumentar o número de curtidas, pense em adotar essa estratégia.

Quais os tipos de hashtags?

Nas redes sociais, existem três tipos de hashtags. Cada uma é utilizada com objetivos diferentes. Entenda mais sobre o assunto a seguir:

1. Hashtags Genéricas

Usadas para gerar volume rápido de visualizações. São formadas por termos generalizados, e nem sempre estão relacionados ao seu produto.

A hashtags genéricas mais usadas são:

  • #love;
  • #instagood;
  • #tbt;
  • #happy;
  • #cute;
  • #empreendedorismo;
  •  #photooftheday;
  • #fashion;
  • #beautiful;
  • #follow.

2. Hashtags Específicas

Definem o seu produto ou empresa, destacando uma característica, uma qualidade ou um diferencial. Esse tipo de hashtag atrai um público mais específico, apesar de gerar um volume menor de interação quando comparado às hashtags genéricas.

Uma boa prática para uso de hashtags específicas em empresas é a criação de um slogan e de uma hashtag própria, como “#nomedasuaempresa“. É possível adotar uma categoria do produto ou alguma característica exclusiva da marca.

Ao criar uma hashtag própria, você transmite profissionalismo e autonomia para publicar conteúdos exclusivos. Veja exemplos de hashtags específicas, #brigadeirodepaçoca #paofit #notafiscalnapratica

Inclusive, a eNotas tem a sua própria hashtag: #goeNotas.

hashtag enotas

As gigantes do mercado também adotam essa estratégia. A Coca-Cola criou a #shareacoke e já tem mais de 670 mil publicações.

hashtag shareacoke

Então pare de perder tempo: crie uma hashtag para o seu empreendimento!

Veja também o infográfico que fizemos, que resumo o que você precisa saber:

infográfico hashtag


Quais são as hashtags mais famosas?

Uma pergunta muito comum é sobre qual hashtag colocar no post em cada rede social. São milhares de hashtags usadas diariamente em várias plataformas, com objetivos diferentes.

Por isso, é essencial entender melhor sobre o assunto antes de traçar a sua estratégia.

O primeiro passo para localizar a melhor hashtag para o seu negócio é analisar o seu produto e o seu público-alvo. Defina os termos e as palavras-chave que mais se identificam com o seu empreendimento.

É válido utilizar o Google ou até mesmo analisar o perfil de um concorrente, a fim de encontrar os termos mais relevantes.

Das hashtags genéricas, as que possuem maior número de buscas e de postagens são:

  • #follow4follow;
  • #handmade;
  • #fun;
  • #sweet;
  • #life;
  • amazing;
  • #instagood;
  • #home;
  • #hot;
  • #fitness.

Essas hashtags devem ser usadas com cautela no caso de perfis empresariais, pois atraem um público generalizado, que nem sempre é formado por pessoas interessadas no seu produto.

Uma boa prática é mesclar o uso dos três tipos de hashtags no seu post no Instagram, as genéricas, as específicas e as de interação.

No Twitter e no Facebook, o ideal é utilizar a palavra-chave do seu post, pois, com a restrição para uma ou duas hashtags, pode ser mais interessante deixar um pouco de lado a quantidade e aumentar a qualidade do público que será atraído.

Como localizar hashtags famosas para o seu nicho?

Existem diversas maneiras de localizar a hashtag ideal para o seu negócio. Uma das formas mais simples é utilizar a palavras-chave do post.

Utilizado a palavra-chave, é necessário verificar se essa hashtag é generalizada ou específica. No caso de hashtags genéricas, pode haver um número grande de publicações no mesmo grupo de hashtags e dificultar que a sua postagem tenha destaque.

Então uma ideia para contornar essa situação é o uso de um buscador de hashtags!

Essa ferramenta te dá palavras alternativas para a busca realizada.

Volte no exemplo da publicação sobre marketing digital. Ao usar o buscador, você descobre que existem outras hashtags que auxiliam a divulgação do seu post, como #dicasdemarketing, #mkt e #mktdigital. Portanto, turbine os seus posts com hashtags que estão relacionadas ao seu conteúdo.

Conclusão

Neste post, você aprendeu a importância de utilizar hashtags em uma postagem nas redes sociais. Ficou por dentro de boas práticas para não transformar os seus posts em spam e como encontrar as melhores hashtags

Gostou deste conteúdo? Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: Facebook, Instagram e LinkedIn.


About the Author

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.

>