Anunciar no Instagram
MARKETING DIGITAL
NEGÓCIOS

Instagram insights: o que é e como consultar

Atualizado há mais de 1 semana

Atualmente, é praticamente impossível conhecer alguém que não esteja presente em uma rede social. O Instagram, por exemplo, é uma das redes mais utilizadas hoje em dia, somando milhões e milhões de usuários do mundo todo. Por ser uma forma de alcançar diversos públicos, empresas, figuras públicas, empreendedores e várias outras pessoas estão presentes na rede social. 

Além de ser uma excelente ferramenta de divulgação, o Instagram também é uma forma de criar autoridade e estabelecer uma relação com os clientes. Se você deseja divulgar uma marca, produto ou até mesmo o seu perfil, você deve saber disso. Mas será que você está utilizando o Instagram da maneira correta, aproveitando todas as ferramentas que ele fornece?

Afinal, hoje já é possível publicar diversos tipos de conteúdos: stories, vídeos, imagens, IGTV’s, reels… mas o conteúdo que você publica está dando resultado? Seus vídeos tem muitas visualizações, mas eles alcançam as pessoas certas? Seu número de seguidores é alto, mas você tem engajamento? Se você não sabe a resposta para alguma dessas perguntas, não se desespere. É aí que o Instagram Insights entra em ação e oferece dados essenciais para você entender isso melhor. 

Por isso, nesse post vamos te contar tudo sobre o Instagram Insights, o que é, como consultar e em quais métricas você deve ficar de olho!

O que é Instagram Insights?

O Instagram Insights é a ferramenta de análise de dados do Instagram, disponibilizada pela própria plataforma dentro do aplicativo. A funcionalidade faz parte de uma série de medidas que foram implantadas para transformar a rede social em uma plataforma de negócios para marcas.

Por meio da funcionalidade, é possível acompanhar os resultados das publicações, tendo acesso a dados como o número de pessoas alcançadas e visualizações, além do crescimento do perfil ao longo do tempo, em gráficos e relatórios fáceis de visualizar. O Instagram Insights funciona como um Analytics da rede social, oferecendo informações relevantes para produtores de conteúdo. 

Alcance dos posts, engajamento do público e perfil da audiência são algumas das informações que você pode analisar.

Como acessar?

As métricas ficam disponíveis tanto no aplicativo para iPhone (iOS) quanto na versão para Android. Porém, é  importante destacar que o Instagram Insights só está disponível para perfis comerciais. Por isso, empresas ou negócios que ainda estão com um perfil pessoal devem migrar o quanto antes para uma conta business. 

Essa ação é recomendada não somente para permitir a visualização das métricas, mas também para poderem criar anúncios no Instagram

atenção

Para acessar o Instagram Insights, basta ir em Configurações, onde fica o item: “Insights”, com um ícone de gráfico de barras. É só clicar nele e acessar as métricas.

Métricas do Instagram Insights

A ferramenta apresenta uma variedade de métricas, tanto de forma geral, quanto específicas das publicações feitas no período de tempo selecionado. Você pode optar ver as métricas dos últimos sete, quatorze ou trinta dias, ou ver os dados do mês passado. Para utilizar o Instagram Insights de forma correta, é importante entender quais são essas métricas e o que indicam. Confira:

Visão geral dos insights 

Nessa aba, você consegue acessar as principais informações sobre as contas alcançadas com suas publicações no período de tempo selecionado, e as interações com o conteúdo. 

visao-geral-insights
  1. Contas alcançadas

Neste insight, é possível obter o número de seguidores e não seguidores no período, os tipos de conteúdo publicados e o número de seguidores provenientes de cada tipo e as publicações no feed e os stories mais relevantes. 

Também é possível acessar o número de impressões, ou seja, o número de vezes que um post ou o perfil apareceu na tela dos usuários. Não importa se um mesmo usuário viu aquele post várias vezes — todas essas exibições serão contabilizadas nas impressões. 

Nessa aba, também é possível ver a atividade do perfil, com o número de visitas ao perfil e os toques no botão enviar e-mail.

contas-alcancadas
  1. Interações com o conteúdo

Nesta aba, estão os insights relacionados a mensagens, como compartilhamentos e respostas ao conteúdo publicado. É possível encontrar um levantamento quantitativo das ações como visitar, curtir, comentar, clicar no link etc.

A interações com publicações, como curtidas e comentários, ficam disponíveis, assim como as interações com os stories, mostrando o número de respostas e compartilhamentos. As interações das demais formas de conteúdo, como reels e IGTV também podem ser acessadas. 

interacoes

Seu público

Nessa aba, ficam as informações sobre os seguidores no período selecionado. A seção apresenta uma série de gráficos e símbolos que apontam o crescimento ou decrescimento do público. O usuário consegue ver quantas pessoas o seguiram e deixaram de seguir, bem como dados demográficos sobre as pessoas que passaram a seguí-lo. Informações como localização dos usuários, faixa etária, gênero, e períodos em que estes usuários estão mais ativos podem ser vistas por meio de gráficos. 

seguidores

Conteúdo que você compartilhou

Nesse segmento, o usuário consegue ver todos os conteúdos que publicou no período selecionado (últimos sete dias, últimos 14 dias, últimos 30 dias ou mês anterior). Assim, ele pode acessar as métricas individuais de cada conteúdo apenas clicando em cima dele.   

Métricas de conteúdo

Como abordamos acima, o Instagram Insights disponibiliza dados importantes sobre cada conteúdo publicado de forma individual. Fazer essa análise de forma individual é muito importante, pois aponta se o público teve interesse ou não no assunto da publicação, entre outras vantagens. É preciso ter atenção, porque há algumas métricas específicas para cada formato de publicação. 

Posts

Nas métricas das publicações, você pode ver como os seguidores estão interagindo com os posts. Para isso, os seguintes dados estão disponíveis:

post
Insert Image
  • Comentários: mensagens que os seguidores deixam nas suas publicações;
  • Curtidas: quantidade de vezes em que os usuários deram like no seu post;
  • salvaram: número de vezes em que usuários salvaram a sua publicação em uma coleção privada dentro do Instagram — seja para se lembrar dela ou para vê-la depois;
  • Envolvimento: métrica que engloba o número de curtidas, comentários e vezes em que a publicação foi salva;
  • Impressões: número de vezes em que a publicação apareceu para os usuários (aparecer mais de 1 vez para o mesmo usuário também conta);
  • Alcance: é o número de perfis únicos que viram a sua publicação (aparecer mais de 1 vez para o mesmo usuário vai contar apenas como 1 pessoa alcançada).

Stories

O Insights também apresenta dados sobre as imagens, vídeos e boomerangs que você divulga no Instagram Stories. Além das impressões e do alcance, esse relatório inclui as seguintes métricas:

stories

Interações

Essa seção mostra as ações que as pessoas executam quando se engajam com o seu perfil, ao ver seu conteúdo no stories. Ele consiste em:

  • Visitas ao perfil: quantas pessoas clicaram para ver o seu perfil;
  • Toques em figurinhas: quantas pessoas clicaram em contas que você marcou.

Descoberta

Esse insight revela quantas pessoas veem o seu story, e onde elas o encontraram.

  • Impressões: o número de vezes que seu story foi exibido na tela (podendo contar múltiplas visualizações por um usuário, por exemplo);
  • Seguidores: o número de contas que começaram a seguir você à partir do story;
  • Encaminhamentos: quantidade de vezes que as pessoas tocaram na tela para ver a próxima foto ou vídeo;
  • Voltar: número de toques para voltar a ver uma foto ou vídeo na sua história;
  • Saídas: contabiliza quantas vezes as pessoas abandonaram a sua história;
  • Próximo story: número de vezes em que os usuários fizeram o gesto de deslizar para pular a sua história e assistir a história da próxima conta.

Aqui, também é possível filtrar os dados pelo tempo da publicação, mas a diferença é que só conseguimos selecionar entre 24 horas, 7 dias e 14 dias.

Instagram


Como vender seu curso pelo Instagram
Poucas pessoas sabem, mas a maioria das ferramentas que você precisa para vender o seu curso no Instagram já estão lá, sabia disso? Basta você saber usar a seu favor!

Por que usar o Instagram Inisghts? 

Como você pode ver, o Instagram Insights oferece diversos dados sobre sua conta na rede social, seus seguidores e o alcance dos conteúdos publicados. Mas afinal, porque e como utilizar essas informações? Mais do que uma forma de divulgar um negócio, marca ou pessoa, a rede social oferece uma forma de fazer de forma inteligente.

Confira alguns dos benefícios do Instagram Insights:

  1. Conheça seu público

Conhecer o público para o qual você está se dirigindo é crucial. Por meio de uma noção do gênero, faixa etária e localização dos seus seguidores, é possível projetar e definir uma estratégia de conteúdo voltada para essas pessoas, utilizando uma linguagem mais adequada Assim, as publicações podem ser mais criativas e eficazes para atingir a sua audiência.

  1. Saiba quais temas geram mais interesse

Seus conteúdos podem ser muito bons, bem elaborados e produzidos com um design interessante. Mas, se o tema ou o formato não agradam ao seu público alvo, pode ser uma boa repensar a produção de conteúdo. Por isso, ter acesso às métricas como alcance e interações é uma grande vantagem. 

Observando quais conteúdos e temas geraram mais interesse, você pode dedicar mais tempo e esforço para a produção de conteúdos similares, ou com temas relacionados, que também vão gerar maior atenção da audiência.

  1. Engaje a audiência

Agora que sua audiência já te conhece, é importante construir uma relação com eles para formar assim uma rede de clientela fiel. Para isso, os Instagram Insights são uma excelente ferramenta para ajudar a aumentar o engajamento, principalmente nos stories. 

Para saber se o esforço desprendido na rede social tem de fato contribuído para engajar os seus seguidores, você pode conferir se as pessoas estão assistindo aos seus stories ou se preferem pulá-las com o gesto de deslizar.

Use essas informações para entender que tipo de comunicação funciona melhor com o público, interpretar o que não está dando certo e procurar entender quais ajustes são necessários para otimizar o engajamento nos stories. Assim, você terá um público engajado e participativo.

  1. Gerar brand awareness

É claro que não íamos deixar essa de fora: a divulgação do seu negócio também é impulsionada com o Instagram Insights. Por meio da ferramenta, você consegue ver se suas publicações estão tendo o alcance esperado, analisando o número de visualizações e interpretando as visualizações de cada conteúdo publicado. 

Também é interessante analisar quantos seguidores se originam de cada publicação. Se alguém começou a segui-lo após ver um post ou story seu, isso é um indicativo de que aquele tema é interessante e que sua marca está sendo reconhecida.

Hora de usar as métricas a seu favor

Já sabemos que as redes sociais vieram para ficar e que a sua existência influencia, e muito, na forma como as pessoas se comportam. Mais do que uma vitrine para a sua empresa, o Instagram pode funcionar como uma ferramenta de análise do seu negócio, seu público e os temas que se relacionam com ele.

Por isso, além de estar presente na rede social do momento, é primordial entender como ela funciona e todas as funcionalidades que ela proporciona para ajudar sua empresa a crescer. Hoje, os insights são uma forma simples, rápida e automática de ter acesso a dados importantíssimos, que podem revolucionar a forma como você produz conteúdo para a sua rede, e, o mais importante - como os seus seguidores consomem e absorvem o seu conteúdo. 

Se você ainda não conferiu seus Instagram Insights ou ainda não mudou sua conta para um perfil comercial, a hora é agora. Esperamos que as dicas tenham ajudado você a entender melhor o que é o Instagram Insights e como consultar suas métricas. Se você quer conferir mais dicas como essas, continue com a gente por aqui!

Vivencie a melhor experiência da galáxia em automação fiscal!

O que mais você entregaria aos seus clientes se não tivesse de gastar tanto tempo se preocupando com esse processo burocrático de emissão de notas fiscais?

Conhecer
Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.